As competições de capoeira agitaram o fim de semana dos Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR 2025), realizadas no Centro de Artes Marciais de Ji-Paraná, reunindo 50 atletas de nove municípios do estado. A modalidade aconteceu no sábado (11) e domingo (12), encerrando com a entrega da premiação em clima de confraternização e celebração da cultura afro-brasileira.
Equipe comemora a conquista de medalha
O Instrutor Wesley Miranda, de Nova Brasilândia, conhecido no mundo da capoeira como Tortuga, destacou o alto nível técnico das apresentações e a importância do evento para o fortalecimento da modalidade em Rondônia. “O rendimento foi excelente este ano. Os atletas vêm se dedicando muito nas suas performances e o JIR oferece essa oportunidade para que possam mostrar seus potenciais. Tivemos competidores que já participam de eventos até fora do país. Foi um excelente evento”, ressaltou.
Entre os municípios participantes, Buritis foi um dos destaques. A cidade retornou ao JIR após mais de 12 anos sem participar de nenhuma modalidade esportiva. A atleta Gecira Landi da Silva dos Santos, que competiu no peso médio, conquistou o primeiro lugar e celebrou o retorno do município à competição. “É a primeira vez que participo do JIR e estou muito feliz. Nossa equipe veio em busca de aprendizado e experiência e, graças a Deus estamos levando quatro premiações: um primeiro lugar no feminino, um terceiro lugar no peso pena feminino e dois terceiros lugares no peso pena e peso pesado masculino”, comemorou.
O diretor da Superintendência de Esporte, Cultura e Turismo de Buritis, Bruno de Rezende Damasceno destacou a retomada da cidade nos Jogos. “Buritis há mais de 12 anos não participava do JIR. Aderimos à competição este ano, trazendo novas modalidades e novos atletas. Para muitos, é a primeira experiência em uma competição dessa dimensão. A expectativa é grande e o aprendizado está sendo valioso”, afirmou.
O governador Marcos Rocha expressou que, “o JIR tem a missão de ser um grande instrumento de integração social e cultural em Rondônia, e a capoeira cumpre esse papel com maestria. A união de esporte, arte e cultura, como vimos aqui em Ji-Paraná, fortalece nossos laços municipais e celebra a riqueza da nossa história.”
Equipe feminina de Pimenta Bueno que se destacou na modalidade
A atleta Lucy Cavalheiro, de Pimenta Bueno, que participa dos Jogos Intermunicipais de Rondônia desde 2014, viveu uma experiência diferente nesta edição. Pela primeira vez, ela assumiu o papel de técnica da equipe do município. “Participo do JIR desde 2014, e esse ano foi o primeiro em que vim como técnica. Percebi que o rendimento atlético foi muito maior e acredito que nos próximos anos teremos ainda mais atletas e mais visibilidade para os jogos. Confesso que me emocionei, porque estava acostumada a participar como atleta, mas estou muito feliz, ganhamos o geral novamente, então está tudo ótimo”, salientou.
O secretário da Sejucel, Paulo Higo Ferreira destacou o trabalho desenvolvido na organização e estrutura do evento. “Nosso compromisso é garantir que cada modalidade seja desenvolvida com segurança e responsabilidade. A capoeira, com sua beleza e complexidade, exige um espaço adequado à sua evolução. Trabalhamos para que a estrutura e a segurança das competições reflitam o respeito que temos pelos atletas e por essa manifestação cultural.”
O Ministério do Esporte publicou nesta quinta-feira (16), no Diário Oficial da União, o edital do Programa Bolsa Atleta , que regulamenta a concessão do benefício para o próximo ciclo. As inscrições começam no próximo dia 19 de janeiro e seguem até 6 de fevereiro de 2026, com previsão de publicação da primeira lista de atletas contemplados entre 23 e 27 de março. O cronograma também prevê prazo para complementação de documentos, interposição de recursos e divulgação da lista final até o fim de abril.
O Bolsa Atleta é uma das políticas públicas mais importantes para o fortalecimento do esporte brasileiro. Com a publicação deste edital, damos início a um novo ciclo que garante previsibilidade, apoio financeiro e condições para que nossos atletas sigam treinando, competindo e representando o Brasil em alto nível”, avalia André Fufuca, ministro do Esporte.
O edital estabelece critérios, categorias e prazos para atletas das categorias olímpica, paralímpica e surdolímpica, internacional, nacional, de base e estudantil e considera resultados obtidos em competições realizadas ao longo de 2025, desde que reconhecidas pelo Ministério do Esporte. Para a secretária Nacional de Excelência Esportiva, Iziane Marques, a abertura do novo edital reforça o papel estruturante do programa para o desenvolvimento esportivo do país.
“Temos a responsabilidade de conduzir esse processo com critérios de transparência, integridade e respeito aos atletas, garantindo que o recurso público chegue a quem realmente está em atividade e representando o país. Como atleta, sei o quanto esse apoio é decisivo para assegurar treino, competição e permanência no esporte. Este edital representa oportunidade, continuidade e segurança para milhares de atletas em diferentes fases da carreira”, afirmou Iziane.
O edital também detalha as etapas do processo seletivo, desde a inscrição no Sistema Bolsa Atleta, a análise documental, os critérios de prioridade conforme a disponibilidade orçamentária, até a assinatura do Termo de Adesão e o pagamento das parcelas mensais do benefício, concedido pelo prazo de até 12 meses.
Atenção especial a atletas gestantes e puérperas
O novo edital mantém e reforça a política de proteção às atletas gestantes, puérperas e adotantes e assegura a renovação da Bolsa Atleta mesmo nos casos em que a participação em competições tenha sido interrompida por motivo de gestação ou puerpério. Nessas situações, é permitido utilizar resultados esportivos obtidos antes da gravidez, além da possibilidade de acréscimo de até seis parcelas, respeitado o limite máximo de pagamento previsto. Durante esse período, também não é exigida a comprovação de plena atividade esportiva na prestação de contas.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente de forma online, entre 19 de janeiro e 6 de fevereiro, por meio do portal gov.br, com envio de formulário e documentação comprobatória diretamente no Sistema Bolsa Atleta. Todas as informações, modelos de documentos e orientações estão disponíveis no site do Ministério do Esporte.
O Flamengo acertou termos com Lucas Paquetá e recebeu um “sim” para um retorno ao Ninho do Urubu. O clube, agora, precisa chegar a acordo com o West Ham, da Inglaterra.
É uma vontade de Paquetá que o negócio se concretize. Ele pediu para ser deixado de fora da partida contra o QPR pela FA Cup. A informação foi dada inicialmente pelo jornal inglês The Guardian. Apesar do avanço inicial com o jogador, a diretoria rubro-negra tem cautela por considerar a transação cara e projetar que o West Ham não liberará facilmente. A negociação está longe de ser considerada encaminhada.
Aos 28 anos, o brasileiro é titular absoluto da equipe inglesa e é ainda mais valorizado pelas convocações constantes para a Seleção Brasileira. Nesta temporada, ele disputou 18 partidas da Premier League, o Campeonato Inglês, e uma da Copa da Liga Inglesa, todas como titular. O meia perdeu apenas quarto partidas do West Ham na temporada.
Além da importância técnica para a equipe de Londres, Paquetá tem mercado na Europa. Nos últimos tempos, o jogador recebeu propostas de Manchester City e Aston Villa, ambos da elite do futebol da Inglaterra. O meia, no entanto, já manifestou publicamente a vontade de voltar ao Flamengo.
Em entrevista em novembro de 2025, Paquetá afirmou que conversou com o clube rubro-negro em duas oportunidades nos últimos tempos. Ainda durante a gestão do ex-presidente Rodolfo Landim, o jogador recebeu uma proposta, mas recusou por ainda estar envolvido na acusação de envolvimento em esquema de apostas. Depois, já sob gestão Bap, o meia revelou que conversou com o técnico Filipe Luís e tentou o retorno, mas esbarrou no jogo duro do West Ham.
Paquetá é cria do Flamengo, que o negociou com o Milan em 2018. O brasileiro deixou a Itália após duas temporadas, sem o mesmo destaque, e foi para o Lyon, onde evoluiu e chamou a atenção da Premier League. Ele está no West Ham desde 2022. Na época, o clube inglês pagou 61,63 milhões de euros (R$ 309 milhões) para tirá-lo da França.
O Flamengo anunciou a renovação com o técnico Filipe Luís até dezembro de 2027.
“O desfecho positivo só foi possível porque havia, de ambas as partes, o desejo genuíno de continuidade do projeto”, diz José Boto, diretor executivo de futebol do clube, em nota publicada nesta segunda-feira (29).
Em negociação desde setembro, havia um impasse entre o treinador e o clube sobre a questão salarial, pois o treinador solicitou vencimentos maiores que os atuais.
Nos últimos dias, houve muita incerteza sobre a renovação e, nos bastidores, o Flamengo já trabalhava com outros possíveis nomes para comandar o clube. Os portugueses Artur Jorge e Leonardo Jardim estavam no radar.
Em 2024, Filipe Luís foi campeão da Copa do Brasil e, em 2025, venceu Supercopa do Brasil, Campeonato Carioca, Campeonato Brasileiro e Copa Libertadores.
Leia a nota do Flamengo na íntegra:
O Clube de Regatas do Flamengo informa que chegou a um acordo para a renovação do contrato do técnico Filipe Luís até dezembro de 2027.
“O desfecho positivo só foi possível porque havia, de ambas as partes, o desejo genuíno de continuidade do projeto, além da disposição conjunta para convergir interesses e construir um acordo equilibrado e sustentável, que atendesse aos anseios do técnico, mas também às políticas de governança do clube estabelecidas pelo BAP (Luiz Eduardo Baptista, presidente do Flamengo)”, comentou José Boto, diretor executivo de futebol do clube.
A renovação simboliza a continuidade de uma história de longa data entre Filipe Luís e o Flamengo. Rubro-negro desde a infância, o treinador construiu uma relação afetiva profunda com o clube, que se fortaleceu dentro de campo, quando defendeu o Manto como jogador, e segue agora à beira do gramado, liderando a equipe durante um dos períodos mais vitoriosos de sua história.
Com a renovação de Filipe Luís, o Flamengo reafirma sua convicção na continuidade do trabalho desenvolvido e trabalhará firmemente para que os próximos anos sejam marcados por ainda mais sucesso, crescimento profissional e conquistas.