Polícia
Força-tarefa combate garimpo ilegal no Vale do Javari e destrói 16 dragas em área de indígenas isolados

Uma força tarefa de agentes federais promove, até amanhã (1º), uma operação para combater o garimpo ilegal na Terra Indígena do Vale do Javari, no extremo oeste do Amazonas (AM), nas proximidades do rio Jandiatuba, onde há comunidades indígenas isoladas. Iniciada no dia 24, a Operação Nidaid Isquim destruiu 16 dragas e maquinários de garimpo.
A força é composta pela Polícia Federal (PF), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Frente de Proteção Etnoambiental Vale do Javari, da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
Segundo a PF, além da destruição do maquinário, também estão são realizadas diligências para identificar os líderes e financiadores da atividade ilícita, bem como suas conexões com o crime organizado.
O objetivo é garantir a segurança dos territórios contra invasões e ameaças externas, especialmente nas áreas onde há indícios ou confirmações de presença de povos indígenas isolados.
Como é
O Vale do Javari é a segunda maior terra indígena do Brasil, com cerca de 8,5 milhões de hectares. Ela concentra a maior população de indígenas isolados do mundo. A região foi o local onde foram assassinados o indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips, em 2022.
Em janeiro, a Funai divulgou imagens inéditas de povos isolados na Terra Indígena (TI) Massaco, em Rondônia, feitas durante expedições de monitoramento em 2024.
Segundo a Funai, atualmente há nove referências confirmadas de grupos isolados e outras cinco em estudo.
Na região também vivem aproximadamente sete mil indígenas de etnias como os Matis, Matsés, Mayoruna, Marubo, Kanamary, Kulina Pano, Korubo e Tshom Dyapa.
Entre janeiro de 2023 e agosto de 2024, as ações de combate ao garimpo ilegal na região resultaram em mais de R$ 15 milhões em multas aplicadas, 98 dragas de garimpo destruídas, 67 armas e 70 embarcações apreendidas ou inutilizadas, além da apreensão de animais silvestres e de 322 toras de madeira.
Polícia
Viatura da PM colide contra muro de residência durante deslocamento para ocorrência em presídio

Na noite desta quinta-feira (1º), uma viatura da Polícia Militar colidiu contra o muro de uma residência localizada no cruzamento da Rua Guaporé com a Rua César Guerra Peixe, na zona leste de Porto Velho (RO).
Segundo informações apuradas, os policiais seguiam em direção ao presídio Milton Soares de Carvalho, conhecido como “470”, na Estrada da Penal, para atender uma ocorrência de fuga em massa de detentos. Durante o trajeto, a equipe perdeu o controle da direção e acabou atingindo o muro da casa.
Uma policial que estava na viatura ficou ferida e precisou de atendimento médico. Ela foi socorrida e seu estado de saúde é considerado estável.
Os moradores do imóvel não se feriram. No momento do acidente, ninguém estava na área externa da residência.
A perícia foi acionada e, após os procedimentos no local, a viatura foi removida por um guincho e levada ao pátio do batalhão.


Matéria em atualização.
Polícia
Detendo é baleado e outro recapturado durante fuga em presídio na capital

Na noite desta quinta-feira (1º), ao menos três apenados fugiram do presídio Milton Soares de Carvalho, conhecido como “470”, localizado em Porto Velho (RO).
De acordo com as primeiras informações, durante as diligências para localizar os fugitivos, uma equipe do Batalhão de Policiamento Tático de Ação e Reação (BPTAR) acabou baleando um dos detentos. Ele foi socorrido na própria viatura policial e encaminhado ao Hospital João Paulo II. Outro apenado foi capturado durante a ação.
O terceiro foragido ainda está sendo procurado em uma área de mata próxima ao presídio, com apoio de equipes da Polícia Militar e da Polícia Penal.
A direção da unidade prisional ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso, que segue sob investigação.

Matéria em atualização.
Polícia
Suspeito de tentativa de furto é espancado por populares em Porto Velho – VEJA O VÍDEO

Um homem de 33 anos ficou gravemente ferido após ser espancado por populares nesta quinta-feira (1º), na Rua Liberdade, no bairro Três Marias, zona Leste de Porto Velho (RO).
De acordo com testemunhas, o homem foi flagrado dentro de uma residência, supostamente tentando cometer um furto. Moradores conseguiram detê-lo, amarraram suas mãos e pés, e o agrediram até a chegada da Polícia Militar.
Apesar da situação, nenhuma vítima se apresentou para registrar denúncia contra o suspeito. Ele foi socorrido pelos próprios policiais em uma viatura da PM e encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Leste. Após receber atendimento médico, o homem foi liberado.
-
Polícia14 horas atrás
Mulher morta pelo marido em Rondônia havia solicitado medida protetiva, mas tentou reatar o relacionamento
-
Geral13 horas atrás
Inscrições para o Programa CNH Social serão abertas no dia 30 de maio
-
Polícia6 horas atrás
Suspeito de tentativa de furto é espancado por populares em Porto Velho – VEJA O VÍDEO
-
Geral13 horas atrás
Mais de 100 mil pessoas fazem inscrição para o processo seletivo do governo de RO que concederá auxílio financeiro para a casa própria
-
Polícia11 horas atrás
Homem morre afogado durante festa de aniversário do irmão
-
Polícia13 horas atrás
Jovem de 26 anos morre e outro fica ferido em grave acidente na BR-435 em RO
-
Polícia13 horas atrás
Polícia Civil prende principal suspeito de matar mulher a facadas em Cujubim
-
Polícia13 horas atrás
Homem é executado a tiros no interior de Rondônia