Polícia
Força-tarefa combate garimpo ilegal no Vale do Javari e destrói 16 dragas em área de indígenas isolados
Uma força tarefa de agentes federais promove, até amanhã (1º), uma operação para combater o garimpo ilegal na Terra Indígena do Vale do Javari, no extremo oeste do Amazonas (AM), nas proximidades do rio Jandiatuba, onde há comunidades indígenas isoladas. Iniciada no dia 24, a Operação Nidaid Isquim destruiu 16 dragas e maquinários de garimpo.
A força é composta pela Polícia Federal (PF), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Frente de Proteção Etnoambiental Vale do Javari, da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
Segundo a PF, além da destruição do maquinário, também estão são realizadas diligências para identificar os líderes e financiadores da atividade ilícita, bem como suas conexões com o crime organizado.
O objetivo é garantir a segurança dos territórios contra invasões e ameaças externas, especialmente nas áreas onde há indícios ou confirmações de presença de povos indígenas isolados.
Como é
O Vale do Javari é a segunda maior terra indígena do Brasil, com cerca de 8,5 milhões de hectares. Ela concentra a maior população de indígenas isolados do mundo. A região foi o local onde foram assassinados o indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips, em 2022.
Em janeiro, a Funai divulgou imagens inéditas de povos isolados na Terra Indígena (TI) Massaco, em Rondônia, feitas durante expedições de monitoramento em 2024.
Segundo a Funai, atualmente há nove referências confirmadas de grupos isolados e outras cinco em estudo.
Na região também vivem aproximadamente sete mil indígenas de etnias como os Matis, Matsés, Mayoruna, Marubo, Kanamary, Kulina Pano, Korubo e Tshom Dyapa.
Entre janeiro de 2023 e agosto de 2024, as ações de combate ao garimpo ilegal na região resultaram em mais de R$ 15 milhões em multas aplicadas, 98 dragas de garimpo destruídas, 67 armas e 70 embarcações apreendidas ou inutilizadas, além da apreensão de animais silvestres e de 322 toras de madeira.
Polícia
Homem não resiste e morre após ataque a tiros na zona leste
Um dos homens baleados em um ataque a tiros na zona leste de Porto Velho não resistiu aos ferimentos e morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região. O crime ocorreu na noite desta segunda-feira (26), no cruzamento da avenida Amador José Amador dos Reis com a rua Raimundo Cantuária, no bairro Tancredo Neves.
De acordo com as primeiras informações, duas pessoas foram atingidas por disparos de arma de fogo. Uma das vítimas foi socorrida com um tiro na cabeça e encaminhada em estado gravíssimo para a UPA da zona leste, onde acabou indo a óbito.
A segunda vítima foi atendida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levada às pressas para o Hospital João Paulo II. O estado de saúde dela não foi divulgado.
A Polícia Militar foi acionada e realiza diligências na região na tentativa de localizar o autor ou autores do ataque. As circunstâncias e a motivação do crime ainda estão sendo investigadas.
Polícia
Apenado é baleado em troca de tiros com o BOPE
Um apenado monitorado por tornozeleira eletrônica foi baleado durante uma troca de tiros com policiais do BOPE na noite desta segunda-feira (26/01), na rua Banjo, bairro Castanheiras, zona sul de Porto Velho.
De acordo com as primeiras informações, o suspeito teria tentado atirar contra os policiais, que reagiram. Durante o confronto, o homem foi atingido e caiu ao solo.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, prestou os primeiros socorros e encaminhou o suspeito para o Hospital João Paulo II.
Matéria em atualização.
Polícia
Homem é executado a tiros no portão de casa na zona leste
Mais um ataque a tiros foi registrado na noite desta segunda-feira (26/01), na zona leste de Porto Velho. Desta vez, um homem não resistiu aos ferimentos após ser atingido por vários disparos de arma de fogo na rua Rita Ibanez, bairro Pantanal.
De acordo com as primeiras informações, o atirador passou pelo local e efetuou diversos disparos em direção à vítima. O homem ainda tentou correr para dentro da residência, mas acabou sendo atingido e caiu no portão do imóvel.
A Polícia Militar foi acionada, porém, ao chegar ao local, constatou que a vítima já estava sem vida, antes mesmo da chegada do socorro.
A área foi isolada para os trabalhos da perícia técnica, enquanto a Polícia Militar colhe informações para tentar identificar e localizar o autor de mais um homicídio registrado na capital.

Matéria em atualização.
-
Geral9 horas atrásNova 364 alerta para possível manifestação na BR-364, em Cujubim
-
Polícia11 horas atrásJovem é internado as pressas após desodorante ficar preso no reto
-
Polícia4 horas atrásEx-funcionário da Câmara armado com faca tenta atacar prefeito de Presidente Médici – VEJA O VÍDEO
-
Polícia3 horas atrásDois homens são atacados a tiros na zona leste
-
Polícia3 horas atrásHomem é executado a tiros no portão de casa na zona leste
-
Polícia13 horas atrásHomem desaparece após cair em rio durante pescaria em Rondônia
-
Polícia14 horas atrásServidor público é preso embriagado após bater em joalheria com caminhonete no centro – VEJA O VÍDEO
-
Polícia5 horas atrásMulher é esfaqueada no rosto pela cunhada durante confusão

