Conecte-se conosco

Polícia

MPRO ordena prisão de suposto “armeiro” de facção criminosa liberado em audiência de custódia

Publicado

em

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio de seu Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da 29ª Promotoria de Justiça de Porto Velho/RO, conseguiu na data de hoje (23/1), junto a 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), uma liminar em medida cautelar inominada em recurso em sentido estrito, interposto contra decisão proferida em audiência de custódia realizada em 1ª instância no dia (20/1), que havia relaxado a prisão em flagrante de suposto integrante de organização criminosa, preso pela Polícia Militar no dia 19 deste mês, em razão da suposta prática dos crimes de comércio ilegal e posse ilegal de arma de fogo e munição de uso permitido e restrito.

Na decisão liminar, o Desembargador do TJRO reconheceu a legalidade da prisão em flagrante realizada pela Polícia Militar e ratificada pelo Delegado de Polícia Civil que recebeu a ocorrência da Central de Flagrantes e autuou o conduzido em flagrante delito pela suposta prática do crime de comércio ilegal de arma de fogo. Na sequência, o Desembargador acolheu o segundo pedido formulado pelo MPRO e converteu a prisão em flagrante do conduzido em prisão preventiva, por entender presentes os pressupostos, fundamentos e requisitos previstos nos arts. 312 e 313 do Código de Processo Penal.

Nessa decisão, também foi considerada a gravidade concreta do crime, a possibilidade de reiteração delitiva do agente e o risco de fuga do distrito da culpa, além do fato de o conduzido ser suposto fornecedor de armas de fogo para organização criminosa e ter sido flagrado em nova prática delitiva antes mesmo de terminar o cumprimento da pena aplicada em condenação anterior por crime idêntico, inclusive estava foragido do regime semiaberto.

A prisão em flagrante restabelecida pelo TJRO ocorreu no contexto da onda de ataques e incêndios praticados por integrantes de organização criminosa em retaliação a ações legítimas do Estado, que, em um contexto geral, estão agindo friamente como uma organização criminosa violenta, bem administrada, com ações planejadas, específicas, e bastante contundentes, cujas ações, nos últimos dias, se espalharam pelas cidades de Porto Velho, União Bandeirantes, Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste, Mirante da Serra, dentre outras, todas no sentido de desestabilizar a segurança pública do Estado de Rondônia e colocar em risco a segurança da população.
O mandado de prisão preventiva, expedido pelo TJRO, foi cumprido nesta data e o conduzido será recolhido ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

O MPRO reforça seu compromisso em defesa da sociedade, da ordem jurídica, do regime democrático e dos direitos sociais e individuais indisponíveis, atuando incessantemente em parceria com as forças de segurança e outros setores do Estado no combate ao crime organizado, destacando-se, no caso, a atuação da Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Polícia Penal (PP), Polícia Técnico-científica (Politec), Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e Força Tarefa Integrada de Combate ao Crime Organizado (FTICCO) da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)

Polícia

Acusado de crimes em Rondônia é preso nos Estados Unidos em ação conjunta do MP/RO, Interpol e PF

Publicado

em

A Polícia Federal, por meio do Núcleo de Cooperação Internacional em Rondônia, publicou, em 1º/10, Difusão Vermelha na lista da Interpol, o que resultou, no mesmo dia, na prisão de um brasileiro nos Estados Unidos.

A prisão preventiva havia sido decretada pela Justiça de Rondônia a pedido do Ministério Público estadual. O homem era investigado por crimes de falsidade ideológica, furto qualificado mediante fraude, lavagem de dinheiro e estelionato contra pessoa idosa.

As apurações indicaram que, enquanto trabalhava em uma instituição bancária, o investigado realizou contratos e transações não autorizadas entre 2022 e 2023, causando prejuízos superiores a meio milhão de reais à vítima. Ele vivia há mais de um ano nos Estados Unidos.

A publicação da Difusão Vermelha pela Interpol possibilitou sua localização e prisão pelas autoridades norte-americanas, reforçando a efetividade da cooperação internacional no enfrentamento à criminalidade transnacional.

O caso foi comunicado ao Poder Judiciário em Rondônia, e as autoridades brasileiras aguardam os desdobramentos quanto à eventual extradição ou deportação do investigado.

Assessoria da Polícia Federal

Continue lendo

Polícia

Polícia Militar apreende drogas, dinheiro e simulacro durante operação no interior de RO

Publicado

em

Na tarde desta sexta-feira (4), uma ação da Polícia Militar resultou na apreensão de entorpecentes, dinheiro, objetos de valor e um simulacro de arma de fogo no Setor 4, em Jaru (RO).

A operação teve início após uma denúncia anônima informar que um homem estaria envolvido em roubos e no tráfico de drogas nas imediações dos bairros Orleans, União 2 e Grenwille. Diante das informações, a equipe composta pelo 3º Sargento PM Teodoro e pelo Cabo PM Siqueira foi até o local para averiguar a situação.

Durante o patrulhamento, os policiais avistaram um suspeito em uma motocicleta, que fugiu ao notar a aproximação da viatura. Em frente à residência, outro homem tentou fechar o portão rapidamente, mas acabou sendo abordado. Perto dos pés dele, os militares encontraram um pequeno recipiente contendo duas pedras de substância semelhante ao crack.

Com o apoio de outra guarnição, os policiais realizaram buscas na casa e encontraram cerca de 10,8 gramas de entorpecentes, uma balança de precisão, dinheiro em espécie, diversos objetos pessoais e um simulacro de pistola.

Nos fundos do quintal, próximo a uma casinha de cachorro, a equipe localizou aproximadamente 400 gramas de pasta base de cocaína, enterradas. O suspeito relatou que o material teria sido deixado no local a mando de uma facção criminosa.

Durante a ação, três homens chegaram à residência afirmando que haviam ido ao local para comprar drogas. Eles também foram detidos e conduzidos à Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) de Jaru, junto com o material apreendido, para as providências legais cabíveis.

Continue lendo

Polícia

Influenciadora de 27 anos em acidente de carro

Publicado

em

A influenciadora digital Rafaela Del Bianchi, de 27 anos, morreu na madrugada desta sexta-feira (3) após um acidente de carro na Rodovia Lix da Cunha, em Campinas (SP).

De acordo com informações, Rafaela estava ao volante do veículo e não utilizava cinto de segurança no momento do acidente. O carro capotou por volta das 5h da manhã, e a influenciadora foi arremessada para fora do automóvel, não resistindo aos ferimentos.

Uma amiga de Rafaela, proprietária do carro, também estava no veículo, no banco do passageiro. Ela sofreu ferimentos leves e foi levada a um hospital da região. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas, e não há confirmação se Rafaela havia ingerido bebida alcoólica antes da colisão.

Com mais de 20 mil seguidores no Instagram, Rafaela costumava compartilhar sua rotina de treinos, viagens e momentos de lazer com amigos e com a filha, Júlia, de 11 anos. Em suas últimas publicações, ela mostrou um dia de exercícios na academia e vídeos ao lado de amigas em uma boate de Campinas.

Rafaela também ficou conhecida por ter se relacionado com a jogadora Kerolin Nicoli, do Manchester City e da Seleção Brasileira de Futebol. A atleta se manifestou nas redes sociais lamentando a morte da ex-companheira.

Continue lendo

Trending