Política
Deputada federal Cristiane Lopes celebra entrega da Praça Cohab e destaca mais de R$ 112 milhões para Porto Velho
Espaço tradicional da Zona Sul foi totalmente revitalizado e entregue à população com nova estrutura de lazer, convivência e acessibilidade
A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) participou da entrega oficial da revitalização da Praça Cohab, localizada no encontro da Rua Angico com a Rua São Miguel, na Zona Sul de Porto Velho. O espaço, considerado um dos mais tradicionais da região, foi completamente transformado e devolvido à comunidade com uma nova estrutura voltada ao lazer, esporte, convivência e qualidade de vida das famílias.
“A Zona Sul de Porto Velho faz parte da minha história, da minha caminhada e do meu compromisso com as famílias que vivem aqui. É gratificante acompanhar de perto mais uma importante entrega para a nossa população, um espaço pensado para lazer, convivência e qualidade de vida da comunidade”, destacou a deputada.
A obra foi executada pela EMDUR e integra o conjunto de ações da Prefeitura de Porto Velho voltadas à recuperação e modernização de praças e espaços públicos da capital. A revitalização contemplou nova iluminação em LED, recuperação do piso, melhorias na acessibilidade, instalação de bancos, paisagismo, pintura, reorganização dos espaços de convivência, playground, academia ao ar livre, campinho X2 e novas áreas destinadas ao lazer da comunidade.

Durante a entrega, Cristiane Lopes também ressaltou a importância da união entre os poderes para garantir avanços concretos para a população, reforçando sua parceria com a Prefeitura de Porto Velho em diversas áreas estratégicas.
“Cada avanço representa respeito com a nossa gente e o compromisso de continuar transformando Porto Velho. Parabenizo e agradeço ao prefeito Léo Moraes, ao diretor-presidente da EMDUR, Bruno Holanda, e a todos os envolvidos que contribuíram para que esse momento se tornasse realidade”, afirmou.
A atuação da deputada federal tem garantido importantes investimentos para Rondônia e, especialmente, para Porto Velho. Ao todo, já são mais de R$ 267 milhões destinados para o estado e mais de R$ 112 milhões voltados para a capital, contemplando áreas essenciais como saúde, infraestrutura, esporte, lazer, assistência social, cultura e turismo.
Em parceria com a Prefeitura de Porto Velho, Cristiane Lopes também tem contribuído para a execução de diversos projetos importantes para a população, entre eles a revitalização da Praça São Sebastião, revitalização da Praça no Bairro Novo, revitalização do Espaço Recreativo Princesão, no Bairro Socialista, revitalização da Praça da Campos Sales e da Praça Bella Vista, além da construção de praças nos distritos de União Bandeirantes e Extrema.
Os investimentos ainda incluem a construção de três quadras de grama sintética, recursos para a saúde por meio do custeio do MAC da UPA Pediátrica, aquisição de equipamentos hospitalares e materiais permanentes para a atenção especializada, além da construção da nova UBS do Caladinho.
Na área social, a deputada também destinou recursos para aquisição de equipamentos e materiais permanentes para o Espaço Acolher. Já no setor cultural e turístico, os investimentos contemplam a realização da festa de aniversário de Porto Velho, com estrutura, iluminação, eventos culturais e shows artísticos, além da construção de um deck no Rio Madeira, ao lado da Estação da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, voltado para ancoragem de barcos de passeio e pesca.
O prefeito Léo Moraes destacou a importância da parceria institucional para garantir obras e investimentos que impactam diretamente a vida da população. “Quando há união, compromisso e responsabilidade com a cidade, os resultados aparecem. Essa revitalização representa mais dignidade, segurança e qualidade de vida para as famílias da Zona Sul. A parceria com a deputada Cristiane Lopes tem sido fundamental para avançarmos em importantes projetos e levarmos melhorias concretas para Porto Velho”, afirmou o prefeito.
Cristiane Lopes finalizou reafirmando seu compromisso com Porto Velho e com a população rondoniense. “Seguiremos trabalhando com responsabilidade, dedicação e compromisso para garantir mais investimentos, fortalecer os municípios e transformar a vida das pessoas. Nosso mandato continuará presente, ouvindo a população, buscando soluções e apoiando ações que promovam mais dignidade, desenvolvimento e qualidade de vida para nossa gente”, concluiu a deputada.

Fonte: Assessoria
Política
Veja quanto cada partido vai receber do Fundo Eleitoral para as eleições de 2026
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta quarta-feira (3) que serão distribuídos R$ 4,9 bilhões do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) para os 30 partidos que vão disputar as eleições de outubro.

O PL vai receber R$ 881 milhões e será a legenda com a maior fatia do fundo. Em segundo lugar, está o PT, que receberá R$ 615 milhões. Em seguida, aparece o União, com R$ 526 milhões. As três legendas vão receber cerca de 40% dos recursos.
O repasse dos recursos está previsto na Lei das Eleições e leva em conta a divisão igualitária entre todos os partidos registrados no TSE, que levam 2% do total, mais 35% em relação aos votos obtidos na Câmara dos Deputados, mais 48% conforme o tamanho da bancada na Câmara (fusões e incorporações), além da cota de 15% pela bancada no Senado.
>> Saiba os valores recebidos por partido
O Fundo Eleitoral é repassado aos partidos em anos de eleições. O repasse foi criado pelo Congresso em 2017 após a decisão do Supremo, que, em 2015, proibiu o financiamento das campanhas por empresas privadas.
Além do Fundo Eleitoral, os partidos também contam com o Fundo Partidário, que é distribuído anualmente para manutenção das atividades administrativas.
Política
Deputado Alex Redano solicita recuperação da RO-408 entre Campo Novo e Vila União
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Governo de Rondônia, com cópia ao Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), solicitando a recuperação, encascalhamento e manutenção da RO-408, no trecho que liga o município de Campo Novo de Rondônia ao distrito de Vila União, sentido Buritis.
A proposta atende a uma demanda apresentada pelo vereador Claudecir Alexandre Alves e busca garantir melhores condições de trafegabilidade para moradores, produtores rurais, transportadores e demais usuários que dependem diariamente da rodovia.
Segundo o parlamentar, a RO-408 desempenha papel fundamental para a mobilidade da população e para o escoamento da produção agropecuária da região. No entanto, as condições atuais da estrada, agravadas pela ação do tempo e pelo intenso fluxo de veículos, têm causado dificuldades de tráfego, aumentado os riscos de acidentes e comprometido o transporte de pessoas, insumos e mercadorias.
Na indicação, Alex Redano destaca a necessidade urgente da execução de serviços de recuperação, encascalhamento e manutenção da via, visando proporcionar mais segurança aos usuários, reduzir custos de transporte e fortalecer as atividades econômicas locais.
“O fortalecimento da infraestrutura viária é essencial para garantir o desenvolvimento regional, melhorar a qualidade de vida da população e assegurar o acesso aos serviços essenciais”, ressaltou o deputado.
Redano também agradeceu ao vereador Claudecir Alexandre Alves pela solicitação e reafirmou seu compromisso em atuar junto ao Governo do Estado para que a demanda seja atendida o mais breve possível, beneficiando diretamente os moradores de Campo Novo de Rondônia, Vila União e toda a região de Buritis.
Texto Mateus Andrade | Jornalista
Foto: Rafael Oliveira | Secom ALE/RO
Política
Alero sedia posse da nova diretoria da Arom em solenidade com autoridades
A Assembleia Legislativa de Rondônia sediou, na noite de quarta-feira (3), a solenidade de posse da nova diretoria da Associação Rondoniense de Municípios (Arom), realizada no auditório da Casa de Leis, em Porto Velho. O evento marcou o início da gestão do prefeito de Nova Mamoré, Marcélio Brasileiro (PL), à frente da entidade, ao lado do vice-presidente, prefeito de Corumbiara, Leandro Teixeira Vieira (União Brasil), e dos demais integrantes dos conselhos diretor e fiscal.
A cerimônia reuniu autoridades políticas, institucionais e representantes dos municípios rondonienses. O deputado Jean de Oliveira (MDB) compôs a mesa de honra e representou a Assembleia Legislativa de Rondônia durante a solenidade.
Também participaram o senador Marcos Rogério (PL); o deputado federal Fernando Máximo (PL); o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes (Podemos); o procurador do estado Francisco Silveira de Aguiar Neto, representando o governador Marcos Rocha; o desembargador Alexandre Corbacho, representando o Tribunal de Justiça de Rondônia; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rondônia (OAB-RO), Márcio Nogueira; e o representante da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), André Alencar.

Assembleia Legislativa sediou posse da nova diretoria da Associação Rondoniense de Municípios (Foto: Isabela Gomes | Secom ALE/RO)
Também estiveram presentes prefeitos, vereadores, secretários municipais, lideranças políticas e representantes de instituições públicas. Entre eles, o prefeito de Espigão do Oeste e presidente do Consórcio Interfederativo de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Cinderondônia), Wéliton Pereira Campos (PL); o presidente da União das Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver), Joel Venuti; e o prefeito de São Felipe d’Oeste, Ney da Paiol (PSD), vice-presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Centro Leste do Estado de Rondônia (Cimcero).

Ministro Augusto Nardes participou da solenidade por vídeo e parabenizou a nova diretoria empossada (Foto: Isabela Gomes | Secom ALE/RO)
Durante o evento, foi exibido um vídeo com mensagem do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, que destacou a necessidade de fortalecimento dos municípios e da atuação integrada entre as instituições públicas para ampliar resultados em benefício da população. O ministro também parabenizou a nova diretoria pela posse.
Representação da Alero

Jean de Oliveira representou a Assembleia Legislativa de Rondônia durante a solenidade (Foto: Isabela Gomes | Secom ALE/RO)
Ao representar a Assembleia Legislativa, o deputado Jean de Oliveira destacou o compromisso do Poder Legislativo com os municípios rondonienses. O parlamentar afirmou que a descentralização de recursos e a parceria entre o estado e as prefeituras são caminhos para garantir desenvolvimento regional.
Jean também ressaltou a relevância da pauta municipalista e a liderança do novo presidente da Arom. “Eu não tenho dúvida de que todos nós que estamos aqui defendemos essa pauta e acreditamos que, por meio dos municípios, é possível mudar a história de um estado e, principalmente, de um país. Os municípios são a porta de entrada do desenvolvimento, do progresso e da evolução. Parabéns, Marcélio. Essa associação não estaria em melhores mãos”, declarou.
O deputado reforçou ainda que a aproximação entre o Legislativo estadual e os gestores municipais contribui para identificar demandas regionais e construir soluções voltadas ao desenvolvimento de Rondônia.
Nova diretoria

Diretoria empossada assume a gestão da Associação Rondoniense de Municípios para o triênio 2026/2029 (Foto: Isabela Gomes | Secom ALE/RO)
A nova diretoria da Arom assume com o compromisso de fortalecer o municipalismo, ampliar o diálogo com os Poderes e instituições e defender os interesses das prefeituras rondonienses. A entidade atua na representação dos 52 municípios de Rondônia, com foco na articulação institucional, no apoio técnico às administrações municipais e na defesa de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento local.
Foram empossados Marcélio Rodrigues Uchôa, prefeito de Nova Mamoré, como presidente; Leandro Teixeira Vieira, prefeito de Corumbiara, como vice-presidente; José Wellington Drumond Gouveia, prefeito de São Francisco do Guaporé, como secretário-geral; Fábio Garcia de Oliveira, prefeito de Guajará-Mirim, como primeiro-secretário; Edmilson Rodrigues de Almeida, prefeito de Colorado do Oeste, como tesoureiro; e Cleone Lima Ribeiro, prefeito de Vale do Anari, como primeiro-tesoureiro.
Também tomaram posse os membros do Conselho Fiscal. Como titulares, Paulo Henrique dos Santos, prefeito de Machadinho do Oeste; Valtair Fritz dos Reis, prefeito de Buritis; e Sérgio Pedro da Silva, prefeito de Presidente Médici. Como suplentes, Silvano Ascari de Almeida, prefeito de Cabixi; Éder da Silva, prefeito de Rio Crespo; e Ezequiel Saldanha, prefeito de Urupá.
Em seu discurso, o novo presidente agradeceu a confiança dos prefeitos e destacou a importância da união entre os gestores municipais. Marcélio Brasileiro também citou o gesto do prefeito Ney da Paiol, que participou da solenidade mesmo tendo sido seu concorrente no processo eleitoral interno da entidade, como exemplo de compromisso com o municipalismo.
O presidente da Arom ressaltou ainda a parceria com o governo do estado e com os consórcios intermunicipais, como o Cimcero, o Consórcio Intermunicipal de Saneamento da Região Central de Rondônia (Cisan) e o Cinderondônia, para fortalecer a gestão local e ampliar a capacidade de atendimento às demandas dos municípios.
Marcélio também defendeu o fortalecimento do pacto federativo e afirmou que os municípios precisam ter mais condições para responder às demandas da população. “O município é a parte mais fragilizada do pacto federativo, mas é o mais cobrado por tudo que acontece. A gente tem que fortalecer a Arom, a Ucaver e lutar de mãos dadas para esse desequilíbrio diminuir”, declarou.
Ao fazer um apelo aos vereadores, o presidente empossado defendeu a união entre os Poderes municipais. “Fica aqui o meu apelo a todos os 52 presidentes de Câmara, a todos os 533 vereadores, lembrando: nós somos os maiores poderes constituídos desse estado e do Brasil, desde que a gente não disperse os nossos interesses e o nosso foco, que é o municipalismo”, afirmou.
A solenidade reforçou o papel da Assembleia Legislativa como espaço de diálogo institucional e de construção de agendas voltadas ao desenvolvimento dos municípios e à melhoria dos serviços prestados à população.
Texto e foto: Isabela Gomes | Jornalista Secom ALE/RO
