Geral
Praça do Abobrão reúne famílias em grande festa para o Dia das Mães
A Praça do Abobrão, na Zona Sul de Porto Velho, ficou tomada por famílias, crianças, música e emoção durante a programação especial em homenagem ao Dia das Mães realizada pela Prefeitura de Porto Velho, no último sábado (9). O espaço público se transformou em um grande ponto de encontro da comunidade, reunindo lazer, serviços gratuitos, apresentações culturais e sorteios de prêmios para centenas de mães da capital.
A programação movimentou a praça desde o início da noite com aula de zumba, música ao vivo, espaço infantil, atividades recreativas, atendimentos de saúde, ações sociais, distribuição de mudas, cadastro para mutirão de castração, adoção de cães e gatos, e uma feira voltada para mulheres empreendedoras. O evento também contou com sorteio de diversos brindes e prêmios, levando ainda mais emoção para as famílias presentes.
Ao longo da noite, moradores circularam pelos espaços montados pela Prefeitura, aproveitando os serviços disponíveis e o ambiente preparado especialmente para acolher mães, filhos e toda a comunidade da Zona Sul.
oradora do bairro Cohab há mais de 20 anos, Maria de Lurdes, de 75 anos, acompanhou a programação ao lado da família e falou sobre o sentimento de participar da homenagem. “Eu sempre participo quando tem evento e é muito bom pra nós. Hoje, com essa comemoração do Dia das Mães, ficou melhor ainda. O sentimento de ser mãe é muito bom, é o maior orgulho que eu tenho. Sou mãe de um casal maravilhoso”, contou emocionada.
O evento contou com sorteios, ao todo, 69 mulheres foram contempladas com diversos prêmios distribuídos pela organização.
Uma das ganhadoras da noite foi Ananda Reissa, moradora do bairro Socialista, que participou do evento ao lado dos filhos e ganhou uma Smart TV. “Foi muito emocionante. Quando chamaram meu número eu fiquei muito feliz. A gente sempre sonha, né? Eu pedi muito pra Deus por uma televisão e graças a Deus fui abençoada. Só tenho a agradecer”.
Quem também saiu comemorando foi Maria Luciana, doméstica e moradora da Vila DNIT, contemplada com um prêmio de mil reais em Pix. “Nossa, eu tô muito feliz, muito feliz mesmo. Você não sabe o quanto esse Pix vai me ajudar. Eu cheguei aqui, fiz a inscrição com a ajuda das meninas e fiquei aguardando. Graças a Deus deu certo”, relatou.
O prefeito Léo Moraes acompanhou a programação e destacou o carinho envolvido na organização do evento. “É um evento muito bonito, feito com muito carinho para todas as mamães da nossa cidade. A ideia é proporcionar uma tarde especial, com brindes, atividades, serviços e muito acolhimento. As mães representam amor, equilíbrio, força e sustentação dentro das famílias. Nós desejamos sempre o melhor para todas elas. Afinal, todos nós saímos de uma mãe”.
O secretário da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Cássio Moura, ressaltou o caráter humanizado da ação e a aproximação da Prefeitura com os moradores.
“A Prefeitura está mais uma vez cuidando das pessoas com muito carinho. Hoje foi um evento cheio de amor, com consultas médicas, corte de cabelo, esmaltação, música e muitos prêmios para as mamães. É uma festa pensada para acolher as famílias e aproximar os serviços da população”.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Geral
Bandeira tarifária das contas de luz segue amarela em julho
A bandeira tarifária permanecerá amarela em julho, informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com isso, será mantido o acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos nas contas de luz, no próximo mês, para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
Segundo a Aneel, a decisão foi tomada devido ao período seco no Brasil, o que leva a uma geração hidrelétrica menor e ao acionamento de usinas termelétricas, com custo mais elevado.
“A manutenção da bandeira amarela, ativa desde abril, reflete condições menos favoráveis de geração no País, típicas do período seco, quando há redução nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas e necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que possuem custo mais elevado”, explicou a agência.
Geral
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 7 milhões neste sábado
As seis dezenas do concurso 3.024 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O prêmio da faixa principal está acumulado e estimado em R$ 7 milhões.
As apostas podem ser feitas até as 20h (horário de Brasília), nas lotéricas e pela internet, no portal das Loterias Caixa.
O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 6.
O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa.
Fonte: Agência Brasil
Geral
Prefeitura inicia recuperação de mais de 280 maquinários parados há anos
Atual gestão trabalha para devolver a capacidade operacional da frota municipal
Mais de 280 veículos e máquinas da Prefeitura de Porto Velho, que permaneceram parados por mais de dois anos, estão sendo recuperados pela atual gestão.
A força-tarefa coordenada pela gestão do prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, busca reverter o cenário encontrado no início da administração, quando grande parte da frota municipal estava fora de operação por falta de manutenção.
Ao todo, a frota da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) e do setor de Estradas Vicinais é composta por 484 veículos e máquinas. Desse total, 284 equipamentos passam por manutenção, recebendo desde revisões preventivas e troca de óleo até reformas completas de motores. Outros 160 veículos e máquinas já foram encaminhados para manutenção, ampliando o cronograma de recuperação.

Os equipamentos ficaram mais de dois anos sem receber os reparos necessários, reduzindo significativamente a capacidade da Prefeitura de executar serviços de infraestrutura na capital, nos distritos e na zona rural.
Entre as máquinas que estão voltando à operação estão retroescavadeiras, pás carregadeiras, caminhões-caçamba, caminhões-pipa, rolos compactadores, tratores agrícolas, escavadeiras hidráulicas e motoniveladoras, equipamentos essenciais para obras, manutenção de vias e recuperação das estradas vicinais.
Segundo o prefeito Léo Moraes, a prioridade da gestão é recuperar a frota para restabelecer a capacidade de atendimento do município.

“Recebemos uma frota bastante comprometida, com muitos equipamentos sem condições de uso. O desafio é grande, mas, com inteligência, capacidade e poder de gestão, estamos transformando essa realidade para garantir que Porto Velho receba, de forma cada vez mais intensa, as ações de infraestrutura que a população merece.”
Com o avanço da recuperação dos mais de 280 maquinários que ficaram parados por mais de dois anos, a expectativa é ampliar gradativamente o número de equipamentos em operação e acelerar a execução de obras em todas as regiões de Porto Velho.


Fonte: Assessoria
