Geral
Influencer expõe corpo de cadela morta em caixa
Uma influenciadora causou polêmica nas redes sociais após revelar que guarda o corpo da cadela de estimação morta em uma caixa de vidro. O animal passou por um processo de liofilização, ou secagem por congelamento.
Em um vídeo postado no Instagram, a influenciadora Chloe Chung mostrou que colocou o corpo do animal de estimação, chamada MisTricks, em uma caixa de vidro e deixou exposto na sala de sua casa.
A gravação gerou críticas e a influenciadora se defendeu. Ela afirma que se sentiu bem “por ter sua pequena em casa” e acha que ela “está linda”.
“Recebi milhares de mensagens de pessoas que sentem o mesmo sobre a preservação dos animais de estimação, mas que tiveram medo de serem julgados pelos trolls da internet. Estarei sempre aqui para normalizar o processo de luto dos animais de estimação em todas as suas fases e formas”, defendeu.
Fonte: Metrópoles
Geral
Assembleia Legislativa não perdoa dívidas da Energisa
Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívida no valor de R$ 2 bilhões em favor da empresa Energisa. A Assembleia Legislativa de Rondônia esclarece que nenhum projeto de lei que trate de dívida específica de empresa foi aprovado pelo Parlamento.
O que foi votado e aprovado pelos deputados foi o Projeto de Lei 1243/25, encaminhado pelo Poder Executivo, que estabelece regras gerais para a realização de transações em litígios envolvendo créditos tributários e não tributários do Estado, sem qualquer menção a empresa específica. A definição de critérios, valores, condições e eventual aceitação dessas transações cabe exclusivamente ao Governo do Estado.
Na mensagem encaminhada à Assembleia Legislativa, o governador destacou que o projeto tem como finalidade possibilitar a aplicação da transação resolutiva de litígios relacionados a débitos inscritos em dívida ativa, criando mecanismos e condições para que o Estado, suas autarquias, fundações e estatais dependentes, representados pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE), possam celebrar acordos com devedores.
As fake news divulgadas nas redes sociais insistem em atribuir ao Parlamento responsabilidade por suposto perdão de dívidas, com clara intenção de desgastar a imagem da Casa de Leis, que apenas cumpriu sua atribuição constitucional de analisar e votar uma proposta voltada à melhoria da eficiência da cobrança da dívida ativa estadual.
Advogado rechaça fake news
A repercussão do tema, em meio a ataques e à disseminação de fake news em ano eleitoral, levou nesta quarta-feira (4) o advogado e ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, Juacy dos Santos Loura Júnior, a se manifestar publicamente sobre o assunto.
Em entrevista à rádio Jovem Pan, na qual foram debatidos os impactos da disseminação de fake news no contexto das eleições de 2026, o jurista afirmou não possuir procuração de deputados estaduais e não atuar na defesa da empresa Energisa. Segundo ele, sua manifestação ocorre exclusivamente na condição de professor universitário e cidadão, motivado pela responsabilidade com a informação correta e o esclarecimento da sociedade.
Juacy explicou que não existe perdão de dívida tributária nos termos das fake news que vêm sendo divulgadas. Ele destacou que o artigo 14 da Lei de Responsabilidade Fiscal contém vedação expressa à renúncia de receita. “O que houve foi uma compensação tributária, prevista no Código Tributário Nacional e encaminhada à Assembleia pelo Poder Executivo”, esclareceu.
O jurista afirmou ainda que a compensação tributária permite o ajuste entre créditos e débitos antigos, reconhecidos judicialmente, desde que atendidos requisitos legais específicos. Ele reforçou que o Projeto de Lei nº 43/2025 foi encaminhado pelo Governo de Rondônia e apenas analisado e votado pela Assembleia Legislativa, não cabendo ao Parlamento conceder anistia ou perdão de dívidas tributárias.
Ao final, Juacy alertou para o uso político de fake news, especialmente em período pré-eleitoral. “As fake news se espalham com rapidez e podem induzir a população ao erro. Quem atua na comunicação pública precisa ter responsabilidade”, afirmou.
Fonte: Assessoria
Geral
Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia localiza jovem desaparecido
Após intensos trabalhos de busca o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) localizou o jovem Marcelo Gonçalves Pinto, 22 anos, que estava desaparecido desde o dia 30 de janeiro de 2026, no município de Cacaulândia. A localização ocorreu na região da rodovia RO-140 e Linha C-25, envolvendo equipes especializadas, cães farejadores e aeronave remotamente pilotada (drone).
Marcelo desapareceu enquanto estava acompanhado de seu pai, Salvador Pinto de Araújo, às margens da RO-140, nas proximidades da ponte do Rio Quatro Cachoeiras. No momento do desaparecimento, o jovem encontrava-se sem camisa e trajando short preto, havendo a informação de possível quadro depressivo.
No dia 03 de fevereiro de 2026, o CBMRO realizou mais uma etapa da Operação de Busca, com emprego de buscas aéreas com drone e busca com cães, concentrando os esforços na RO-140 e na Linha C-25.
Durante o período matutino, as equipes atuaram no trecho compreendido entre a ponte da RO-140 e a entrada da Linha C-25, realizando varreduras com cães farejadores e sobrevoos com drone, cobrindo a ponte, margens do rio e áreas adjacentes. Também foi realizada verificação no local onde a vítima teria sido vista pedindo carona, com raio aproximado de 1,5 km e alcance de até 2 km após a ponte. Os cães indicaram vestígios de que Marcelo teria seguido a pé pelas margens da rodovia, em direção ao acesso da Linha C-25.
No período vespertino, as buscas se concentraram na Linha C-25, em uma fazenda onde havia relatos de pegadas. Foram utilizadas câmeras térmicas e imagens convencionais, abrangendo um raio de 1 km, com aproximadamente 7 km de extensão ao longo da linha, além do emprego contínuo dos cães de busca. Os pontos verificados foram negativados, e os focos de calor identificados foram descartados após confirmação de que se tratavam de animais, rochas aquecidas ou da própria equipe de busca.
Na avaliação inicial da equipe, não havia indícios de que o desaparecido permanecesse na área inicial das buscas, sendo levantada a hipótese de que ele pudesse ter embarcado em algum veículo, possivelmente uma carona.
Apesar disso, a operação teve desfecho positivo. Marcelo Gonçalves Pinto foi localizado por um vaqueiro da região, que o avistou escondido em um cocho, em uma área de pasto, a aproximadamente 5 quilômetros do local onde as equipes concentravam as buscas. Segundo o relato, o jovem mudava de local sempre que percebia a aproximação de pessoas. O vaqueiro conseguiu filmá-lo e informou que familiares e equipes de resgate o procuravam, ação que foi fundamental para a localização.
O Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia ressalta a importância da persistência operacional, do uso de tecnologia e cães de busca, bem como da colaboração da comunidade local, fatores essenciais para o êxito da ocorrência. A Corporação reafirma seu compromisso com a preservação da vida e a pronta resposta em situações de busca e salvamento.
Fonte: Secom – Governo de Rondônia
Geral
Simulador de aposentadoria do INSS é reativado
O Ministério da Previdência Social, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência) reativaram, nesta quarta-feira (4), o simulador de aposentadoria, após a suspensão do serviço, desde o fim de semana, para manutenção e atualização tecnológica dos sistemas da Dataprev.

O sistema passou por uma migração para uma infraestrutura mais moderna, visando maior estabilidade e segurança, segundo o Ministério da Previdência Social.
O serviço gratuito pode ser usado por qualquer pessoa para estimar o tempo que falta para se aposentar.
A simulação leva em conta requisitos como idade e tempo de contribuição para a Previdência e considera as informações que estão na base de dados do INSS.
Caso o contribuinte queira mudar algum dado para nova simulação, como idade, sexo e tempo de contribuição com vínculos e períodos, basta clicar no desenho de um lápis, ao lado da informação, e clicar no ícone ‘Recalcular’.
O INSS alerta que o resultado em tela gerado pela calculadora vale somente para consulta da estimativa de tempo para se aposentar e não garante direito à aposentadoria.
Onde acessar
Os cidadãos podem encontrar o simulador de aposentadoria, no site oficial do INSS ou pelo aplicativo Meu INSS disponível para Android e IOS.
Para acessar é preciso fazer o login com a conta Gov.br, por meio do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha.
No menu principal, no alto da página, onde está escrito “Do que você precisa?”, basta procurar por “simular aposentadoria”.
O sistema cruzará os dados do extrato de contribuições, e o simulador já está atualizado com as novas regras de transição estabelecidas pela reforma da Previdência, vigentes em 2026.
O resultado informará as opções de aposentadoria por idade e por tempo de contribuição, a idade do segurado, além de cálculo estimado da renda mensal inicial.
Fonte: Agência Brasil
-
Polícia16 horas atrásAtaque a tiros em bar deixa um morto e um ferido na zona leste de Porto Velho – VEJA O VÍDEO
-
Polícia18 horas atrásDois homens são atacados a tiros na zona leste
-
Polícia17 horas atrásHomem é executado em bar na zona leste
-
Polícia3 horas atrásJovem é torturado, queimado com ferro e chapinha de cabelo por mulher
-
Polícia3 horas atrásGrave acidente entre ônibus e carreta deixam ao menos 6 feridos
-
Polícia22 horas atrásSuspeito de homicídio é capturado em operação policial
-
Polícia17 horas atrásReceita Federal e Denarc apreendem carga milionária de sibutramina em Porto Velho
-
Empregos21 horas atrásTCE-RO abre processo seletivo com salário que ultrapassa R$ 9 mil

