Conecte-se conosco

Polícia

Abuso sexual infantojuvenil é alvo de operação da Polícia Federal

Publicado

em

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (3/2), a Operação Trace, com o objetivo de combater crimes relacionados ao abuso sexual infantojuvenil. A ação resultou no cumprimento de um mandado de busca e apreensão em Cerejeiras/RO, expedido pela Vara Criminal da Comarca do município.

A investigação teve início a partir do monitoramento de redes de compartilhamento de arquivos digitais, no qual foram identificados registros suspeitos de tráfico de material contendo abuso sexual de crianças e adolescentes. A partir de análises técnicas especializadas, foi possível rastrear a origem do conteúdo, levando à identificação de um possível envolvido residente em Cerejeiras/RO.

O cumprimento do mandado teve como finalidade a localização e a apreensão de dispositivos eletrônicos, de mídias digitais, de documentos e de outros objetos de interesse investigativo. Todo o material eventualmente apreendido será submetido à perícia técnica, a fim de subsidiar a continuidade das investigações.

A Polícia Federal reafirma seu compromisso com a proteção integral de crianças e adolescentes e orienta pais e responsáveis a acompanharem e monitorarem o uso de dispositivos eletrônicos, de redes sociais, de jogos e de aplicativos por menores de idade, mantendo diálogo constante e um ambiente de confiança que favoreça a prevenção de abusos e a segurança do público infantojuvenil.

Nomenclatura e alerta

Embora o termo “pornografia” ainda seja utilizado em nossa legislação (art. 241-E da Lei nº 8.069, de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente) para definir “qualquer situação que envolva criança ou adolescente em atividades sexuais explícitas, reais ou simuladas, ou exibição dos órgãos genitais de uma criança ou adolescente para fins primordialmente sexuais”, a comunidade internacional entende que o melhor nessas situações é referir-se a crimes de “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou mesmo “violência sexual de crianças e adolescentes”, pois a nomenclatura ajuda a dar dimensão da violência infligida nas vítimas desses crimes tão devastadores.

Além disso, a Polícia Federal alerta aos pais e aos responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. Conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual, explicar como utilizar redes sociais, jogos e aplicativos de forma segura e acompanhar de perto as atividades on-line dos jovens são medidas essenciais de proteção. Estar atento a mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso do celular e do computador, pode ajudar a identificar situações de risco.

É igualmente importante ensinar às crianças e aos adolescentes como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais, a fim de reforçar que podem e devem procurar ajuda. A prevenção é a maneira mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e de adolescentes, e a informação continua sendo um instrumento capaz de salvar vidas.

Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia

Polícia

Operação Barco de Papel: prende ex-presidente do Rioprevidência

Publicado

em

Por

A Polícia Federal (PF) prendeu, nesta terça-feira (3), o ex-presidente do Rioprevidência Deivis Marcon Antunes. A prisão foi feita no âmbito da segunda fase da Operação Barco de Papel, que investiga crimes contra o sistema financeiro envolvendo a gestão de recursos do Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro. Outros dois mandados de prisão temporária foram expedidos, mas não foram cumpridos. Segundo a PF, as duas pessoas estão foragidas. 

A PF informou que Antunes foi conduzido à Delegacia de Polícia Federal em Volta Redonda, de onde será encaminhado à Superintendência da PF no Rio de Janeiro para ser ouvido e, após os procedimentos de polícia judiciária, será introduzido no sistema prisional do estado, onde permanecerá à disposição da justiça. 

A prisão foi efetuada em Itatiaia (RJ), com o apoio da Delegacia Especial da PF no Aeroporto Internacional de Guarulhos (DEAIN) e da Polícia Rodoviária Federal. 

Antunes renunciou ao cargo no final de janeiro. Em 23 de janeiro, ele foi alvo de operação de busca e apreensão da Polícia Federal em sua residência. 

Banco Master 

A Operação Barco de Papel apura irregularidades na aquisição de letras financeiras emitidas pelo Banco Master, recentemente liquidado pelo Banco Central. Segundo a PF, entre novembro de 2023 e julho de 2024, a RioPrevidência teria investido aproximadamente R$ 970 milhões na instituição financeira.

As prisões foram determinadas pelo Juízo da 6ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, que considerou risco concreto de destruição de provas e obstrução das investigações caso os envolvidos permanecessem em liberdade.

Os mandados foram cumpridos, de acordo com a PF, em endereços vinculados aos investigados no Rio de Janeiro e em Santa Catarina. 

Após o cumprimento do mandado de busca e apreensão no apartamento do principal alvo da operação deflagrada em 23 de janeiro, a Polícia Federal identificou movimentações suspeitas de retirada de documentos do apartamento do investigado, manipulação de provas digitais, além da transferência de dois veículos de luxo para terceiros.

Fonte: Agência Brasil

Continue lendo

Polícia

Homem é preso com armas e munições durante fiscalização ambiental

Publicado

em

Por

Uma operação de fiscalização ambiental realizada na madrugada do dia 2 de fevereiro de 2026 resultou na prisão em flagrante de um homem por porte ilegal de arma de fogo e munições no município de Rio Crespo, em Rondônia. A ação ocorreu no âmbito da Reserva Extrativista (RESEX) Rio Preto Jacundá e tinha como objetivo a verificação de caminhões que transportavam madeira.

Por volta das 1h30, a guarnição policial que atuava na operação percebeu um veículo GM/S10, de cor branca e placa QTF-10XX, circulando de forma repetida nas imediações do ponto de fiscalização, já em perímetro urbano. A movimentação suspeita levou os policiais a realizarem a abordagem na rua Ermelino Milani, nº 1036, no Setor 01, nas proximidades da praça central da cidade.

Dois homens se encontravam no automóvel. Durante a busca veicular, os policiais encontraram, no banco traseiro, duas espingardas de fabricação artesanal: uma calibre 32, com sinais de oxidação, e outra calibre 20, com acabamento inox. Em revista pessoal, foram localizados ainda três cartuchos intactos de calibre 32 no bolso do passageiro.

A continuidade da vistoria resultou na apreensão de mais munições acondicionadas em sacolas no interior do veículo: 17 cartuchos de calibre 32 e 12 de calibre 20, totalizando 32 munições compatíveis com as armas apreendidas.

Questionado pelos policiais, Z. assumiu espontaneamente a propriedade das armas e das munições e afirmou não possuir registro, porte ou qualquer autorização legal para a posse ou transporte do armamento. Diante dos fatos, os agentes deram voz de prisão em flagrante ao passageiro pelo crime de porte ilegal de arma de fogo e munição de uso permitido. O condutor do veículo foi conduzido como testemunha.

Ambos foram informados de seus direitos constitucionais e encaminhados, sem uso de força ou abuso, à Delegacia de Polícia Civil de Ariquemes, onde o veículo, as armas e as munições foram apresentados para a adoção das medidas legais cabíveis.

Fonte: Assessoria da Polícia Militar

Continue lendo

Polícia

Apenado é flagrado com drogas dentro de colônia penal

Publicado

em

Por

Um apenado de 28 anos foi preso na tarde desta terça-feira após ser flagrado com drogas dentro da Colônia Penal Agrícola, onde cumpre pena em regime de cela livre.

Segundo informações obtidas pela equipe do Notícias Urgentes, a abordagem ocorreu no momento em que o detento retornava para o interior da unidade prisional. Ele cumpre pena pelo crime de roubo, exerce atividade laboral no período da manhã e, conforme as regras do regime semiaberto, deve retornar à cela no período da tarde.

Durante a revista pessoal, os policiais penais localizaram porções de maconha e crack, além de frascos contendo água boricada, substância comumente utilizada no preparo e mistura de entorpecentes. Todo o material foi apreendido.

Diante da situação, o apenado foi encaminhado para os procedimentos legais junto à autoridade competente. Ele poderá responder por novo crime, além de estar sujeito a sanções administrativas, incluindo a possível regressão de regime prisional.

Fonte: Notícias Urgentes

Continue lendo

Trending