Conecte-se conosco

Geral

Café da manhã gratuito reflete na economia e proporciona momentos de interação entre beneficiários, em Porto Velho

Publicado

em

Aos 65 anos, aposentado, Marcos Uchôa, é um dos beneficiários da Rede Prato Fácil, que além do almoço servido a R$ 2 para famílias em situação de vulnerabilidade social, iniciou na segunda-feira (22) a oferta do café da manhã, gratuito, por meio do programa Pão Nosso, em sua fase piloto em 15 estabelecimentos credenciados em Porto Velho. Uchôa conta que teve uma vida social razoável até se tornar cadeirante após ser picado por uma cobra, resultando na amputação de uma das pernas. Por conta disso, atualmente ele vive com auxílio do Benefício de Prestação Continuada (BPC), um dos critérios para ser atendido pela Rede Prato Fácil, implantada pelo governo do estado, por meio da Secretaria da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas). O café da manhã é servido de segunda a sábado, das 6h às 9h.

“Sou beneficiário do Prato Fácil desde que começou a atender no bairro 4 de Janeiro e além da comida de qualidade ofertada no almoço e agora com o café da manhã gratuito, considero importantes também os momentos de interação que esses programas proporcionam para pessoas, que assim como eu, moram sozinhas e não têm com quem interagir em suas casas”, destacou, ao mesmo tempo em que conversava com outros dois beneficiários.

Solteiro, aos 55 anos, José Mourão por enquanto é diarista, mas como concluiu recentemente o curso de Letras/Espanhol, espera que em breve esteja trabalhando na área. Ele afirmou que almoça em um dos restaurantes credenciados sempre que não está trabalhando, e comemorou a chegada do Pão Nosso por representar mais economia. “Vale reforçar que não se trata apenas de um simples café. É um café reforçado, praticamente um almoço”, observou.

Osmarina disse que prefere comer em casa com a família

A exemplo do almoço, o café da manhã também funciona com as opções de consumo no local ou para viagens. “Assim como faço com o almoço, prefiro pegar o café e levar para casa”, disse a dona de casa Osmarina Valentim, enquanto saía do restaurante com 4 cafés. “Com esses programas a gente tem economizado bastante e se alimentado bem melhor, com um cardápio elaborado por nutricionista, que inclui frutas e verduras”, completou.

Criado em 2024 por iniciativa da Seas, o programa atende pessoas ou famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda per capita de até meio salário mínimo, aposentados que recebem até um salário mínimo ou pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressalta que a proposta do programa é garantir a primeira refeição do dia com mais qualidade para que isso reflita também no melhor desempenho dos beneficiários em suas atividades diárias.

Já a secretária da Seas, Luana Rocha adiantou que assim como o almoço do Prato Fácil, o Pão Nosso deverá ser expandido gradativamente para outros municípios.

Durante os seis dias, além do café puro ou com leite, chá ou leite puro, os beneficiários contarão com um cardápio variado, como por exemplo, pão com ovo ou carne bovina, tapioca com carne bovina e cuscuz com ovo ou carne bovina, sempre acompanhados com uma fruta.

ESTABELECIMENTOS CREDENCIADOS

Restaurante Papaia

Avenida Nações Unidas, 319, Km 1 – Centro

Sabor do Chef

Rua Natanael de Albuquerque, 191 – Centro

Semprebom

Avenida Campos Sales, 2645 – Centro

Predileta

Rua Vicente Rondon, 4437 – bairro Rio Madeira

Sorv-Park

Avenida Imigrantes, 2581, Galpão D – bairro Costa e Silva

Chef e Nutri

Rua Sucupira, 5199, Casa 02 – bairro Nova Floresta

Distribuidora França

Rua Fernando Cortes, s/n – bairro Aeroclube

Federal Burger

Rua Sucupira, 4148 – bairro Nova Floresta

Panificadora Two Brothers Gourmet

Rua Humberto Florêncio, 5403 – bairro Cidade Nova

Restaurante Norte Sul

Rua da Beira, 6191, Sala 05 – bairro Nova Porto Velho

Rota 22

Avenida Pinheiro Machado, 5826 – bairro Igarapé

Espaço Sabor Raiz

Rua Itapema, 5246, subesquina com a Gregório Alegre, 5750 – bairro Aponiã

O Gostosão Hamburgueria, Picanharia, Pizzaria e Choperia

Rua Alexandre Guimarães, 8596 – bairro Tancredo Neves

W Melo (Tá no Prato)

Avenida Amazonas, 4242 – bairro Agenor de Carvalho

Restaurante Capixaba

Avenida José Vieira Caúla, 3411 – bairro Embratel

Fonte: Secom

Geral

MP obtém condenação de 23 integrantes de organização criminosa em Rondônia

Publicado

em

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio da 7ª Promotoria de Justiça de Ji-Paraná, obteve condenações no âmbito das investigações sobre uma organização criminosa voltada à prática de tráfico de drogas e associação para o tráfico, com emprego de arma de fogo e participação de agente público.

A Operação Primavera foi deflagrada pela Polícia Civil em sua fase ostensiva em 13 de outubro de 2023, com o objetivo de cumprir mandados de prisão e mandados de busca e apreensão. Na ocasião, 11 pessoas foram presas, e foram apreendidas armas de fogo e aproximadamente 18 kg de drogas.

A sentença foi proferida pela 3ª Vara Criminal da Comarca de Ji-Paraná, resultando na condenação de 23 integrantes pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

As investigações apontaram a existência de um esquema estruturado e complexo, com atuação no município de Ji-Paraná, especialmente no bairro Primavera, envolvendo diversos agentes que operavam de forma organizada para viabilizar a comercialização de entorpecentes. As diligências permitiram identificar investigados e demonstrar a sofisticação operacional do grupo.

As penas aplicadas variam de 5 a 17 anos de reclusão, conforme a participação e o grau de envolvimento de cada condenado, observados os critérios legais de dosimetria e os princípios constitucionais da proporcionalidade e da individualização da pena.

A decisão também determinou a perda do cargo público de um dos acusados, policial militar, diante da comprovação de que ele se valeu da função e da autoridade inerentes ao cargo para favorecer e fomentar as atividades ilícitas da organização criminosa.

O MPRO reafirma seu compromisso com a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, atuando de forma firme e contínua no enfrentamento ao crime organizado em Rondônia, com o objetivo de proteger a população dos impactos do tráfico de drogas.

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)

Continue lendo

Geral

Moraes decide transferir Jair Bolsonaro para a Papudinha

Publicado

em

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quinta-feira (15/1) transferir Jair Bolsonaro (PL) para a Sala de Estado Maior no 19º Batalhão da Polícia Militar, a chamada Papudinha. Hoje, o ex-presidente está preso na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília.

A determinação de Moraes é para que Bolsonaro cumpra pena privativa de liberdade de 27 anos e 3 meses por trama golpista, no novo local, onde estão presos o ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, Anderson Torres e o ex-chefe da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques. Bolsonaro, no entanto, ficará em cela separada.

  • assistência integral dos médicos particulares anteriormente cadastrados, sem necessidade de comunicação prévia;
  • deslocamento imediato para os hospitais em caso de urgência, devendo a defesa comunicar nos autos no prazo máximo de 24 horas da ocorrência;
  • a realização das sessões de fisioterapia nos horários e dias da semana indicados pelos médicos, com prévio cadastramento do fisioterapeuta e comunicação ao juízo;
  • entrega diária de alimentação especial, devendo a defesa indicar no prazo de 24h o nome da pessoa responsável pela entrega;
  • disponibilização, pelo sistema penitenciário, de atendimento médico em tempo integral, em regime de plantão;
  • visitação semanal permanente, respeitados os procedimentos do estabelecimento prisional, da esposa Michelle de Paula Firmo Reinaldo Bolsonaro; dos filhos Carlos Nantes Bolsonaro, Flávio Nantes Bolsonaro, Jair Renan Valle Bolsonaro e Laura Firmo Bolsonaro e da enteada Leticia Marianna Firmo da Silva, às quartas e quintas-feiras, nos horários de 8h às 10h; 11 às 13h; ou 14h às 16h;
  • assistência religiosa pelo Bispo Robson Lemos Rodovalho e pelo Pastor Thiago de Araújo Macieira Manzoni, a ser realizada uma vez por semana, às terças ou sextas-feiras, individualmente, com duração 1h.

Motivações para a decisão

Na decisão, o ministro Alexandre de Moraes afirmou que o sistema prisional brasileiro enfrenta, há anos, um cenário de elevada população encarcerada e déficit estrutural de vagas, o que resulta em índices persistentes de superlotação e péssimas condições estruturais, especialmente no regime fechado.

O ministro usou dados do sistema de Informações Penitenciárias (Infopen), divulgado pela Secretaria Nacional de Políticas Penais, órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, que apontam 941.752 pessoas sob custódia penal no primeiro semestre de 2025.

Metrópoles

Continue lendo

Geral

Prefeitura arrecada roupas para famílias afetadas pela cheia

Publicado

em

A Prefeitura de Porto Velho está realizando a campanha humanitária “O Rio Nos Une”, com o objetivo de arrecadar roupas em bom estado de conservação para auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade social. A ação é coordenada pela Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMDC).

“As primeiras entregas serão destinadas às famílias ribeirinhas impactadas pela cheia nas regiões do alto, médio e baixo Madeira. Dependendo do volume arrecadado, também atenderemos famílias da capital”, explicou o superintendente da SMDC, Marcos Berti.

Os donativos podem ser entregues na sede da Defesa Civil Municipal, localizada na Rua Abunã, nº 2625. Caso o doador não possa comparecer ao local, uma equipe poderá realizar o recolhimento mediante solicitação pelo telefone (69) 99345-3486.

A iniciativa reforça o compromisso do município em apoiar famílias afetadas pela cheia dos rios, que enfrentam perdas materiais e dificuldades ao terem suas moradias atingidas.

“Solicitamos o apoio da população. Quem puder, contribua e ajude a reduzir o sofrimento das famílias em vulnerabilidade”, destacou Marcos Berti.

Fonte: Secretaria municipal de Comunicação (Secom)

Continue lendo

Trending