Polícia
Operação da PF cumpre cinco mandados contra esquema de grilagem em terra indígena
Um esquema de grilagem de terras públicas, associado a desmatamento em larga escala e incêndio criminoso, levou a Polícia Federal a deflagrar a Operação Lage em Chamas na Terra Indígena Igarapé Lage, localizada entre os municípios de Nova Mamoré e Guajará-Mirim, em Rondônia, nesta quarta-feira (10) e resultou no cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal.
As investigações apontam que um grupo criminoso promoveu a ocupação ilegal da área indígena, avançando sobre o território com abertura de clareiras, divisão da terra em lotes e venda irregular das áreas. Também há indícios de que os suspeitos tenham incendiado, em agosto de 2024, a residência de uma família indígena como forma de coação para que deixasse o local.
A Terra Indígena Igarapé Lage foi demarcada em 1981 e abriga cerca de mil habitantes distribuídos em mais de seis aldeias. Desde o final de 2022, mais de 800 hectares da área já foram desmatados em razão das invasões ilegais.
Segundo o apurado, o grupo investigado chegou a dividir clandestinamente aproximadamente 70 quilômetros quadrados do território indígena em 100 lotes, mesmo se tratando de área pertencente à União e destinada ao uso exclusivo das comunidades indígenas.
Entre 2024 e 2025, a Polícia Federal realizou 10 operações na região, com apoio de forças de segurança, órgãos ambientais e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). As ações resultaram na retirada de dezenas de invasores, inutilização de estruturas clandestinas, apreensão de equipamentos, madeira e veículos, além da destruição de pontos de extração ilegal e pontes utilizadas para facilitar novas invasões.
Em agosto de 2024, sete encapuzados invadiram a terra indígena, efetuaram disparos de arma de fogo e incendiaram uma residência e uma motocicleta, obrigando uma família indígena, que incluía crianças, a fugir do local.
Com base na análise de materiais apreendidos em ações anteriores, a investigação avançou na identificação de novos envolvidos, o que motivou o cumprimento dos mandados judiciais nesta quarta-feira. Os alvos da operação poderão responder por crimes relacionados à ocupação ilegal da área, ao desmatamento, à associação criminosa e ao ataque à família indígena.
Fonte: Rondoniagora
Polícia
Idosa fica gravemente ferida após ser atropelada na Avenida Raimundo Cantuária
Uma idosa ficou gravemente ferida na noite desta segunda-feira (2) após ser atropelada na Avenida Raimundo Cantuária, nas proximidades da Avenida Jorge Teixeira, no bairro Nova Porto Velho, em Porto Velho (RO).
De acordo com informações apuradas pela equipe do Notícias Urgentes, a vítima tentava atravessar a via quando foi atingida por um veículo de passeio, modelo Gol. Com o impacto, a idosa foi arremessada ao solo e sofreu ferimentos graves.
Populares que presenciaram o acidente acionaram imediatamente o socorro. A equipe de resgate chegou ao local, prestou os primeiros atendimentos e encaminhou a vítima para uma unidade de saúde.
As circunstâncias do atropelamento estão sendo investigadas pelas autoridades competentes, que devem apurar as causas do acidente.

Fonte: Notícias Urgentes
Polícia
Em Rondônia: PRF apreende aproximadamente 25 kg de droga
A Polícia Rodoviária Federal em Rondônia, nesta noite de domingo (1º), apreendeu 24,74 kg de entorpecente, durante comando estático no km 1 da BR-364, em Vilhena. A droga era transportada em um veículo de aplicativo.
Durante a verificação dos equipamentos obrigatórios, os agentes sentiram um forte odor característico de maconha. Ao vistoriarem o compartimento de carga, localizaram diversos tabletes de “skunk” escondidos em malas e caixas. Após diligências, a equipe localizou outro condutor envolvido na mesma empreitada criminosa, que realizava a escolta da carga ilícita.
Os homens e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal no município, sob o enquadramento nos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico, para os procedimentos legais cabíveis.
Fonte: Assessoria da Polícia Rodoviária Federal
Polícia
Criança de 4 anos morre e pai fica ferido após máquina derrubar muro de residência
Uma criança, de 4 anos, morreu e o pai ficou ferido, após uma máquina derrubar o muro da casa nesta segunda-feira (2), na Itapevi, na Grande São Paulo.
De acordo com a Prefeitura, equipes estiveram no local e constataram que o acidente ocorreu após o maquinário, de uma empresa de fabricação de blocos instalada no local, colidir e derrubar a estrutura.
O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) chegou a ser acionado para prestar atendimento. Pai e filho foram socorridos e encaminhados ao Pronto-Socorro Central.
A criança não resistiu aos ferimentos e teve o óbito constatado na unidade de saúde. O homem ferido já recebeu alta médica.
Em nota, a Prefeitura diz que lamenta profundamente a perda e que se solidariza com a família.
Fonte: CNN Brasil
-
Polícia17 horas atrásCorpo de criança de 2 anos é encontrada em córrego após horas de buscas
-
Polícia16 horas atrásDiscussão em confraternização termina em tiros, acidente e morte de criança
-
Polícia15 horas atrásHomem é executado a tiros na zona rural em Rondônia
-
Polícia16 horas atrásIrmãos morrem abraçados após incêndio atingir residência
-
Polícia15 horas atrásPolícia intensifica buscas por “Gordinho”, suspeito de envolvimento em homicídio
-
Polícia15 horas atrásMotorista é socorrido após capotamento na BR-429
-
Polícia13 horas atrásEx-vereadora morre após explosão no interior de Rondônia
-
Polícia16 horas atrásPM prende homem por violência doméstica e ameaças contra familiares

