Polícia
Operação “Protetor dos Biomas” reforça ações integradas de combate ao desmatamento em Rondônia
O governo de Rondônia, em uma iniciativa conjunta entre o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO) e a Gerência de Aviação de Estado (GAVE), com apoio do Ministério da Justiça, lançou nesta quinta-feira (16) a Operação “Protetor dos Biomas”, com apresentação das atividades e planejamentos da operação com os profissionais da área. A ação tem como objetivo principal intensificar a fiscalização ambiental e combater o desmatamento ilegal em todo o território estadual.
O objetivo da operação é o combate a crimes ambientais mais especificamente o desmatamento. Porém, as equipes estarão à disposição de outras ocorrências ambientais que poderão ser atendidas pela tropa. A Operação marca um avanço significativo nas políticas ambientais do estado, promovendo a integração entre órgãos de segurança pública e o uso de tecnologias avançadas para monitoramento e repressão de crimes ambientais. A ação reflete o compromisso com a preservação dos biomas regionais e o desenvolvimento sustentável. A operação conta com 10 patrulhas distribuídas em todo o território rondoniense.

Aliando o planejamento da operação
O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressalta que ao identificar os crimes ambientais o governo do estado pode direcionar os esforços das equipes no combate aos crimes ambientais. “Com esses reforços, conseguimos direcionar as equipes para os pontos mais críticos, evitando que situações de crimes, como desmatamento, comprometam a biodiversidade e a saúde da população”.
ESTRUTURA DA OPERAÇÃO
Coordenada pelo Batalhão de Polícia Ambiental, a operação conta com o apoio de diversos batalhões da Polícia Militar, além do suporte técnico e logístico do Ministério da Justiça. A utilização de imagens de satélite para o monitoramento do uso do solo, alertas ambientais diários, drones e inteligência operacional são fundamentais para a identificação e rápida resposta a infrações ambientais. O planejamento e a execução das ações são de total autonomia do Batalhão de Polícia Ambiental.
O comandante do Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar de Rondônia, tenente coronel Railinson Baumann Lopes, salienta que a Operação Protetor do Biomas representa um marco muito importante para a fiscalização e o policiamento ambiental no estado de Rondônia. “As operações são direcionadas com base em tecnologia de ponta, utilizando imagens de satélite, como as fornecidas pela Plataforma Brasil MAIS, o que permite uma atuação mais precisa e estratégica. Embora o foco principal esteja no combate ao desmatamento, as ações não se restringem apenas a essa modalidade de crime ambiental. Todo o trabalho é desenvolvido de forma integrada e planejada, com base em dados geoespaciais, o que torna o policiamento muito mais efetivo e garante uma manutenção mais eficiente do meio ambiente e, principalmente, do bioma amazônico”.

O chefe da Seção Operacional, major PM Mozer Oliveira Rodrigues, responsável por coordenar as ações da operação destaca a atuação integrada entre os órgãos de segurança na operação, com o propósito de combater de forma eficaz o desmatamento ilegal e outros crimes ambientais, garantindo a proteção do meio ambiente no estado. “Trabalhamos com inteligência operacional e contamos com uma sala de situação dedicada ao geoprocessamento. Por meio da Plataforma Brasil, do Ministério da Justiça recebemos alertas ambientais que orientam a atuação das equipes em campo, possibilitando maior eficiência na prevenção e repressão de crimes”.
O sargento José Benito de Oliveira Junior, comandante de uma das guarnições que atua junto à comunidade destaca a importância da interação da comunidade na proteção do meio ambiente. “A comunidade é o nosso principal aliado, pois tem um papel fundamental na verificação e denúncia dos crimes ambientais”.
A população também pode contribuir com as ações de fiscalização e combate aos crimes ambientais por meio do Disque-Denúncia pelo número (69) 99995-6874, com garantia de sigilo e anonimato. As informações repassadas auxiliam diretamente as equipes de segurança na identificação de áreas de desmatamento e outras práticas ilegais, fortalecendo o trabalho de proteção ambiental em Rondônia.
Fonte: Secom
Polícia
Bebê de 1 ano cai da cama e fica com carregador cravado na testa
Uma menina de 1 ano passou por cirurgia de urgência, na terça-feira (13/1), após cair da cama e ter um carregador cravado na testa em Divinópolis (MG). De acordo com os médicos, a criança segue em observação e, até o momento, não apresenta sinais de sequelas neurológicas.
O neurocirurgião Bruno Castro, responsável pelo atendimento, informou que a mãe do bebê havia ido ao banheiro no momento do acidente. A criança estava com o carregador na mão quando caiu da cama, e acabou com o objeto cravado na cabeça.
A criança foi levada para a sala de cirurgias onde passou por procedimentos de limpeza, retirada do objeto, lavagem, fechamento e reconstrução da área atingida.
Metrópoles
Polícia
Adolescente é apreendido com pistola e drogas após tentativa de homicídio em Itapuã do Oeste
Um adolescente foi apreendido na tarde desta sexta-feira (16) após uma tentativa de homicídio registrada na Rua Tancredo Neves, no município de Itapuã do Oeste, interior de Rondônia.
RELEMBRE O CRIME: Jovem é baleado enquanto trabalhava em Rondônia
De acordo com informações preliminares, a vítima estava trabalhando quando foi surpreendida e atingida por vários disparos de arma de fogo. Mesmo ferido, o jovem conseguiu correr e se refugiar em um imóvel próximo, conseguindo escapar do ataque.
A vítima foi socorrida inicialmente para o hospital de Itapuã do Oeste. Em razão da gravidade dos ferimentos, precisou ser transferida para o Hospital João Paulo II, em Porto Velho, onde permanece internada sob cuidados médicos.
A Polícia Militar foi acionada, realizou buscas na região e conseguiu apreender o adolescente. Com ele, os policiais encontraram uma pistola Taurus G2C com numeração raspada, sem munições, além de drogas, um rádio comunicador (HT) e uma máscara balaclava.
O adolescente foi encaminhado à Polícia Civil, que ficará responsável pelas investigações para esclarecer as circunstâncias da tentativa de homicídio e apurar a possível participação de outros envolvidos.

O caso segue sob investigação.
Polícia
Polícia Federal combate contrabando em Rondônia
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (16/1), a Operação Dissipar para reprimir o comércio ilegal de cigarros de origem estrangeira e cigarros eletrônicos. Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão nos municípios de Ji-Paraná/RO e Cacoal/RO.
A investigação identificou pessoas e empresas envolvidas na venda desses produtos, cuja comercialização é proibida pela Anvisa. Durante as diligências, duas pessoas foram presas em flagrante em Ji-Paraná. Além do contrabando, uma delas também foi detida por posse irregular de arma de fogo.
As investigações prosseguem com o objetivo de identificar todas as pessoas envolvidas e todas as ações criminosas praticadas. Os envolvidos poderão responder pelo crime de contrabando, além de outros delitos que venham a ser apurados no decorrer das investigações.


Fonte: Assessoria da Polícia Federal
-
Polícia17 horas atrásDelegada é presa suspeita de ligação com PCC
-
Polícia14 horas atrásEstudante de medicina e mãe, naturais de Rondônia, morrem em grave acidente na BR-070, em Mato Grosso
-
Polícia14 horas atrásCondenado a mais de 68 anos por estuprar enteados em Rondônia é capturado pela Interpol nos EUA
-
Polícia10 horas atrásMotorista de aplicativo desaparecido é encontrado morto; carro foi achado queimado
-
Polícia10 horas atrásJovem é baleado enquanto trabalhava em Rondônia
-
Polícia17 horas atrásMulher está desaparecida desde dezembro de 2025 após descer ao subsolo de prédio
-
Geral4 horas atrásOnça-parda é flagrada em área urbana de Porto Velho
-
Polícia11 horas atrásEntenda a relação de delegada presa com Dedel, líder do PCC

