Polícia
Operação “Protetor dos Biomas” reforça ações integradas de combate ao desmatamento em Rondônia
O governo de Rondônia, em uma iniciativa conjunta entre o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO) e a Gerência de Aviação de Estado (GAVE), com apoio do Ministério da Justiça, lançou nesta quinta-feira (16) a Operação “Protetor dos Biomas”, com apresentação das atividades e planejamentos da operação com os profissionais da área. A ação tem como objetivo principal intensificar a fiscalização ambiental e combater o desmatamento ilegal em todo o território estadual.
O objetivo da operação é o combate a crimes ambientais mais especificamente o desmatamento. Porém, as equipes estarão à disposição de outras ocorrências ambientais que poderão ser atendidas pela tropa. A Operação marca um avanço significativo nas políticas ambientais do estado, promovendo a integração entre órgãos de segurança pública e o uso de tecnologias avançadas para monitoramento e repressão de crimes ambientais. A ação reflete o compromisso com a preservação dos biomas regionais e o desenvolvimento sustentável. A operação conta com 10 patrulhas distribuídas em todo o território rondoniense.

Aliando o planejamento da operação
O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressalta que ao identificar os crimes ambientais o governo do estado pode direcionar os esforços das equipes no combate aos crimes ambientais. “Com esses reforços, conseguimos direcionar as equipes para os pontos mais críticos, evitando que situações de crimes, como desmatamento, comprometam a biodiversidade e a saúde da população”.
ESTRUTURA DA OPERAÇÃO
Coordenada pelo Batalhão de Polícia Ambiental, a operação conta com o apoio de diversos batalhões da Polícia Militar, além do suporte técnico e logístico do Ministério da Justiça. A utilização de imagens de satélite para o monitoramento do uso do solo, alertas ambientais diários, drones e inteligência operacional são fundamentais para a identificação e rápida resposta a infrações ambientais. O planejamento e a execução das ações são de total autonomia do Batalhão de Polícia Ambiental.
O comandante do Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar de Rondônia, tenente coronel Railinson Baumann Lopes, salienta que a Operação Protetor do Biomas representa um marco muito importante para a fiscalização e o policiamento ambiental no estado de Rondônia. “As operações são direcionadas com base em tecnologia de ponta, utilizando imagens de satélite, como as fornecidas pela Plataforma Brasil MAIS, o que permite uma atuação mais precisa e estratégica. Embora o foco principal esteja no combate ao desmatamento, as ações não se restringem apenas a essa modalidade de crime ambiental. Todo o trabalho é desenvolvido de forma integrada e planejada, com base em dados geoespaciais, o que torna o policiamento muito mais efetivo e garante uma manutenção mais eficiente do meio ambiente e, principalmente, do bioma amazônico”.

O chefe da Seção Operacional, major PM Mozer Oliveira Rodrigues, responsável por coordenar as ações da operação destaca a atuação integrada entre os órgãos de segurança na operação, com o propósito de combater de forma eficaz o desmatamento ilegal e outros crimes ambientais, garantindo a proteção do meio ambiente no estado. “Trabalhamos com inteligência operacional e contamos com uma sala de situação dedicada ao geoprocessamento. Por meio da Plataforma Brasil, do Ministério da Justiça recebemos alertas ambientais que orientam a atuação das equipes em campo, possibilitando maior eficiência na prevenção e repressão de crimes”.
O sargento José Benito de Oliveira Junior, comandante de uma das guarnições que atua junto à comunidade destaca a importância da interação da comunidade na proteção do meio ambiente. “A comunidade é o nosso principal aliado, pois tem um papel fundamental na verificação e denúncia dos crimes ambientais”.
A população também pode contribuir com as ações de fiscalização e combate aos crimes ambientais por meio do Disque-Denúncia pelo número (69) 99995-6874, com garantia de sigilo e anonimato. As informações repassadas auxiliam diretamente as equipes de segurança na identificação de áreas de desmatamento e outras práticas ilegais, fortalecendo o trabalho de proteção ambiental em Rondônia.
Fonte: Secom
Polícia
Polícia Civil deflagra operação e prende envolvidos em homicídio de 2023
A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de São Francisco do Guaporé, em cooperação com as Delegacias de Costa Marques e Rolim de Moura, deflagrou na manhã desta sexta-feira uma operação integrada para cumprimento de quatro medidas cautelares, sendo três mandados de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão.
As ações ocorreram simultaneamente nos municípios de São Francisco do Guaporé, Rolim de Moura e Alvorada do Oeste, todas relacionadas à investigação de um homicídio ocorrido em 2023, que vitimou F.M.S.
Após meses de aprofundamento investigativo, o Serviço de Investigação e Capturas (SEVIC) da 1ª DP de São Francisco conseguiu elucidar integralmente o crime, identificando três indivíduos envolvidos diretamente na execução, praticada com extrema violência e requintes de crueldade.
A Polícia Civil de Rondônia, reconhecida nacionalmente como uma das instituições mais eficientes do país na elucidação de homicídios, reforça com mais esta operação seu compromisso constitucional com a segurança pública, assegurando justiça, paz e proteção aos cidadãos rondonienses.
Fonte: Assessoria da Polícia Civil
Polícia
Polícia Militar prende procurado por estupro de vulnerável no interior de RO
Um homem foi preso nesta segunda-feira (1º) em Tarilândia, distrito de Jaru (RO), após a Polícia Militar cumprir um mandado de prisão relacionado ao crime de estupro de vulnerável. A ação foi resultado de um trabalho integrado entre a Polícia Militar de Tarilândia e o Núcleo de Inteligência de Ariquemes.
De acordo com informações da PM, as equipes realizaram diligências previamente planejadas para localizar o suspeito. Após a abordagem, ele recebeu voz de prisão, passou por exame de corpo de delito e foi encaminhado à Unidade Prisional de Jaru, onde permanece à disposição da Justiça.
A operação reforça o compromisso das forças de segurança no combate a crimes graves na região. O mandado de prisão cumprido é o de número 7006336972023822000301000110.
Polícia
Condenado a 87 anos por homicídio é preso ao fugir pelo trilho do trem
Um foragido da Justiça, condenado a 87 anos e 3 meses de prisão por homicídio triplamente qualificado e roubo qualificado, foi capturado nessa segunda-feira (1º/12) por policiais militares do 4º BPM (Guará) no Distrito Federal. Ao perceber a aproximação da equipe, o criminoso tentou escapar pelo trilho do trem do Guará, mas foi rapidamente alcançado.
A PMDF chegou ao suspeito após informações do serviço de inteligência, que apontavam que ele estaria traficando na QE 40. Durante a fuga, o homem entrou em uma região de mata e, ao ser detido, ainda tentou enganar os policiais apresentando uma identidade falsa.
Na checagem dos dados nos sistemas de segurança, a equipe confirmou que havia um mandado de prisão em aberto contra ele.
O foragido foi encaminhado à 1ª Delegacia de Polícia para os procedimentos legais e cumprimento da ordem judicial.
Fonte: Metrópoles
-
Polícia17 horas atrásMulher tem pernas amputadas após ser atropelada e arrastada pelo ex-ficante – VEJA O VÍDEO
-
Geral17 horas atrásSaiba o que muda para tirar a CNH com as novas regras do Contran
-
Geral16 horas atrásOMS lança pela 1ª vez diretrizes sobre uso de canetas emagrecedoras
-
Polícia3 horas atrásMotociclista morre após colidir contra placa de propaganda na zona rural
-
Polícia4 horas atrás‘Barbie humana’: influencer teve morte acidental por overdose de cocaína, apontam IML e polícia
-
Polícia20 horas atrásViatura da PM é atingida por caminhonete na capital
-
Polícia17 horas atrásMoto-app avança preferencial e causa acidente com dois feridos na Amazonas
-
Polícia3 horas atrásAluno suspeito de atacar professores e colega em escola tem 15 anos

