Geral
Locomotiva 18 é restaurada para se apresentar durante as comemorações dos 111 anos de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho promoveu, na tarde desta quarta-feira (24), uma coletiva de imprensa no Galpão Oficina da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré para anunciar oficialmente a restauração da Locomotiva nº 18, conhecida como Barão do Rio Branco, e divulgar a programação do aniversário de 111 anos da cidade. O prefeito Léo Moraes ressaltou que a festa deste ano foi pensada de forma agregadora, inclusiva e diversa, valorizando a história da capital e oferecendo atrações para todos os públicos.

O prefeito não escondeu a emoção ao falar sobre o retorno da locomotiva. “A alegria, satisfação, prazer. É uma emoção muito grande. Tive a oportunidade de percorrer esses trilhos, de passear na nossa Maria Fumaça, na minha época de infância. A gente ia até a Igreja de Santo Antônio. Do jeito que me marcou essa memória afetiva, marcou milhares de pessoas. E poder fazer parte junto com esse time pra retomar a nossa Maria Fumaça realmente é impagável. É um sentimento único, muito próprio. São dias de celebração que a gente pensou com muito cuidado, com muito esmero, para realmente atender a população diante de tantos desafios que nós temos. E é fundamental que possamos cultuar a nossa história para saber o que nós queremos pelo dia de amanhã.”
O historiado e adjunto da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Aleks Palitot, destacou a relevância histórica da máquina e a complexidade da sua restauração. “A locomotiva 18, a Barão do Rio Branco, foi a última a funcionar nos passeios turísticos na década de 1990. Após um longo período de abandono e prejuízos causados por enchentes, a Prefeitura de Porto Velho resgatou essa memória no momento em que a cidade celebra seus 111 anos. O desafio da restauração foi enorme, já que muitas peças não existem mais e tivemos que adaptar componentes de outras locomotivas e fabricar novos em diferentes estados do país. Esse trabalho só foi possível com o apoio da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), entidade que há 50 anos atua na gestão de ferrovias históricas no Brasil. Estamos muito felizes com o resultado e este é apenas o primeiro passo para retomarmos o passeio até Santo Antônio.”

O presidente da ABPF, Marlon Ilg, reforçou a importância da iniciativa. “Com certeza, não só para Porto Velho como para o Brasil. Principalmente para nós, que somos uma associação de preservação ferroviária. Pelo cunho histórico que a gente tem aqui, da construção dessa ferrovia que levou décadas e custou tantas vidas. É uma ferrovia icônica para a história ferroviária brasileiro.”
O secretário da Semtel, Paulo Moraes Júnior, também compartilhou sua expectativa em ver a locomotiva em funcionamento novamente. “A gente hoje poder viver a história é algo que nos enche de alegria, de amor. Eu, particularmente, sou filho dessa terra, eu sou um portovelhense que fiz o passeio de trem quando era criança. E ver, agora, aos meus 38 anos, no aniversário de 111 anos da nossa Porto Velho, um momento tão emblemático, é emocionante. Restaurar de forma consciente e intencional nos mostra que estamos nos trilhos certos do progresso e colocando Porto Velho no lugar de destaque que merece.”
Locomotiva 18: histórico e características

A Locomotiva nº 18, fabricada em 1936 pela empresa alemã L. Schwartzkopf e incorporada à Estrada de Ferro Madeira-Mamoré em 1950, mede 15,20 metros de comprimento e tem configuração de rodas 2-8-2. Recebeu o nome Barão do Rio Branco em homenagem ao diplomata responsável pelo Tratado de Petrópolis, que abriu caminho para a construção da ferrovia.
Foi utilizada no transporte de borracha e produtos regionais ao longo dos 366 km de trilhos entre Porto Velho e Guajará-Mirim, além de ter servido em passeios turísticos nas décadas de 1980 e 1990. Após 26 anos fora de circulação, retorna agora restaurada pela ABPF, simbolizando o resgate da memória e identidade portovelhense.
Programação dos 111 anos de Porto Velho
Encerrando a coletiva, o prefeito Léo Moraes convidou a população para participar da festa e destacou a diversidade de atrações. “Então nós teremos dia 1º já o show Cristão, com o Jefferson e Suellen, e tantas outras bandas locais. Joelma será atração nacional, teremos o Beiradão Cultural com 12 horas de música ininterrupta, uma Noite no Museu para as crianças, sessões inclusivas, a atração infantil nacional 3 Palavrinhas, infláveis, corrida, passeios e, claro, o ápice de tudo isso: a retomada da nossa Maria Fumaça, a locomotiva 18. Essa festa é feita para vocês, com muito cuidado e amor. Queremos toda a população presente nesse momento histórico.”

A programação segue extensa e diversificada, movimentando diferentes pontos da cidade e oferecendo opções para todas as idades.

2 de outubro
Corrida solidária “Cidade de Porto Velho”
Local: Av. Farquar
Horário: 6h
Paraquedista e Hasteamento da Bandeira de Porto Velho com Orquestra
Local: Complexo Madeira-Mamoré
Horário: 8h
Inauguração da Praça Jonathas Pedrosa
Local: Avenida Sete de Setembro
Horário: 10h
Entregas das Comendas Madeira-Mamoré
Local: Teatro Banzeiros
Horário: 11h
Bolo de aniversário de 111 metros
Local: Em frente ao Prédio do Relógio
Horário: 15h30
Culto Ecumênico e Ato da Locomotiva
Local: Complexo Madeira-Mamoré
Horário: a partir das 14h
Atrações: cantor Silvio Santos, Sandro Barcela e Gabriê
Observação: o culto será às 16h15, seguido do ato da locomotiva
Tacacá Musical e Exposição de Carros Antigos
Local: Complexo Madeira-Mamoré
Horário: a partir das 17h
Atrações: DJ Cláudio Casemiro, voz e violão Carol Moura e DJ Jefferson Paula
Show Secular – Joelma
Local: avenida Farquar
Horário: a partir das 18h
Pré-Show: Marla Souza, Gata Forrozeira, Lene Ventura e DJ Lacaia
3 de outubro
Tacacá Musical e Exposição de Carros Antigos
Local: Complexo Madeira-Mamoré
Horário: a partir das 17h
Atrações: DJ Cláudio Casemiro, voz e violão Carol Moura e DJ Jefferson Paula
Beiradão Cultural
Local: avenida Farquar
Horário: a partir das 18h
Atrações: Forro Madeira, Beto Mendes, Banda K7, Criston Lucas, Samba +, Patrícia Moraes, Fina Batucada, Elly Lima, Gabriel Parada, Lívia e Thainara, Henry Vidal, Forró Felina, DJ Lacaia e DJ Leyilson
4 de outubro
Walking Tour
Local: saída do Mercado Cultural
Horário: 8h
Mundo dos Infláveis
Local: Complexo Madeira-Mamoré
Horário: das 16h às 21h
Roda Literária
Local: EFMM (Casa Branca)
Horário: 17h30
Atração: Cantos Sílvio Santos
Uma Noite no Museu / Planetário e Observatório do Ifro
Local: Museu da EFMM
Horário: a partir das 18h30
Show Infantil 3 Palavrinhas
Local: avenida Farquar
Horário: 18h
Pré-Show: Bozó e Lelê, Furacão Kids e DJ Mário
5 de outubro
Bike Tour
Local: saída do Mercado Cultural
Horário: 7h30
Projeto Rio Limpo
Local: Margens do rio Madeira
Horário: 8h
Mundo dos Infláveis
Local: Complexo Madeira-Mamoré
Horário: das 16h às 21h
Show Mercado Cultural
Local: Mercado Cultural
Horário: a partir das 16h
Atrações: Banda Lance Novo, Gira Samba, Escola de Samba Asfaltão, Pirarucu do Madeira, Embalo 5, Estação do Forró, Forro dos 3, Tay Reis, Rejane Castro, Fran Diniz e DJ Leyilson.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Geral
Governo anuncia classificação indicativa para apps e nova faixa etária

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, assinou, nesta quarta-feira (15), portaria que aponta que aplicativos e jogos eletrônicos, além dos produtos audiovisuais, também poderão ter classificação indicativa.
Outro anúncio foi a criação de uma nova faixa etária indicativa, a de 6 anos de idade, para filmes, programas e também para os novos itens passíveis de classificação. Até agora, as classificações existentes são livre, 10 anos, 12, 14,16 e 18 anos.
“A portaria que assinamos é especialmente inovadora ao incluir a chamada interatividade digital”, disse o ministro. Ele explicou que, atualmente, a classificação indicativa se baseava apenas em conteúdo que continham sexo, nudez, drogas e violência.
“Mas a partir de agora serão avaliados riscos presentes em jogos eletrônicos, aplicativos de toda espécie à venda nas redes sociais. Serão averiguadas a possibilidade de contato com adultos desconhecidos, as compras online não autorizadas e as interações potencialmente perigosas. com agentes de inteligência artificial”, explicou Lewandowski.
O objetivo, segundo o ministro, é criar mecanismos que contribuam para a construção de um ambiente midiático e digital mais seguro, educativo e respeitoso para as crianças brasileiras.
Proteção

O governo ainda lançou vídeos do programa Famílias Fortes, para fomentar políticas para reduzir fatores de risco relacionados à violência, à saúde mental e ao uso de drogas.
“Nosso objetivo é que até o fim de 2026 o programa beneficie três mil famílias, pelo menos”.
Outro anúncio foi a aprovação de projeto do governo para dar prioridade à tramitação de procedimentos penais envolvendo mortes violentas de crianças e adolescentes. “A proposta também instituiu um sistema de monitoramento unificado para esses casos”.
O objetivo é acelerar as investigações e julgamentos de crimes como homicídio, feminicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. quando as vítimas são crianças e adolescentes.
Ainda nesta quarta, o governo assinou o Pacto Nacional pela Escuta Protegida de crianças e adolescentes, vítimas ou testemunhas de violência.
Cenário preocupante
Ricardo Lewandowski destacou que dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2025 revelam um cenário muito preocupante para a infância e adolescência. O ministro citou que, nos últimos dois anos, as mortes violentas intencionais de crianças e adolescentes aumentaram 4,2%, e totalizaram 2.356 casos.
“Este lamentável cenário exige uma ação imediata e coordenada do Estado brasileiro. O projeto Crescer em Paz reafirma o compromisso do governo com a proteção e a dignidade das crianças e dos adolescentes”.
A partir do novo pacto, foi criado, segundo Lewandowski, um sistema unificado para receber denúncias de violações online. com um protocolo de atendimento.
Urgências
A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, destacou que o dever do Estado é garantir plenitude de acesso aos direitos para que seja possível assegurar um projeto de vida plena. “São mais de 54 milhões de crianças e adolescentes no país, mas os dados sobre sua situação de segurança são preocupantes”, citou.
Outro dado destacado é que houve o aumento de 245,6% de interrupções no calendário escolar por conta da violência. “Isso nos mostra a urgência da pauta de prevenção e proteção à vida e à integridade física de nossas crianças e adolescentes”.
No ambiente digital, foram 2.543 registros criminais de bullying e 452 de cyberbullying, com uma concentração em ambos os casos em crianças e adolescentes de 10 a 17 anos.
“Superar esse cenário é o que tentamos fazer no governo federal. Uma das nossas maiores vitórias no campo de garantias foi a aprovação do ECA Digital nesse ano, o que estendeu a proteção do ECA”.
Fonte: Agência Brasil
Geral
Correios negociam empréstimo de R$ 20 bilhões para equilibrar contas

Os Correios apresentaram, nesta quarta-feira (15), as medidas que integram a primeira fase do plano de reestruturação financeira e operacional para garantir sustentabilidade e modernização da estatal.
Entre elas, a empresa negocia com bancos o empréstimo de R$ 20 bilhões, com garantia do Tesouro Nacional, para custear as operações dos Correios e equilibrar financeiramente a instituição no biênio 2025-2026 e para gerar lucro a partir de 2027.
De janeiro a junho deste ano, os Correios registraram prejuízo de R$ 4,36 bilhões, enquanto no mesmo período de 2024, o déficit foi de R$ 1,3 bilhão.
Segundo o novo presidente dos Correios, Emmanoel Rondon, que está no cargo há 21 dias, um dos fatores que contribuíram para as contas negativas foi a crescente concorrência no comércio eletrônico.
“A nossa empresa não se adaptou de forma ágil a uma nova realidade e isso fez com que a gente sofresse em termos de resultados, de geração de caixa e da operação em si. Então, nos últimos anos, o que vem acontecendo na empresa é que a perda de competitividade vem fazendo com que a gente tenha perda de receitas”, admitiu Rondon.
De acordo com o presidente, o Postalis (fundo de pensão complementar dos funcionários dos Correios e um dos maiores do país) é um dos itens relevantes de despesas da empresa pública e é preciso negociar uma solução melhor do que a existente nos dias atuais.
Medidas anunciadas
Entre as medidas de reestruturação anunciadas, estão o corte de despesas operacionais e administrativas, a busca pela diversificação de receitas e a recuperação da liquidez da empresa.
Para o cortes de despesas, a empresa lançará um novo Programa de Demissões Voluntárias (PDV), com mapeamento da força de trabalho no país inteiro e de áreas ociosas.
“Esse programa de demissão voluntária está sendo tratado de forma bem cuidadosa para enxergar no país onde a gente tem ineficiências e ociosidades e não trabalhar de uma forma linear, perdendo capacidade operacional onde a gente já está justo, gerando todo o potencial de resultado que a gente pode alcançar”, diz Rondon.
A estatal também planeja vender imóveis ociosos, o que poderá representar a entrada de recursos novos, acompanhada da redução de gastos com manutenção desses espaços.
Para que a empresa pública volte a reequilibrar as contas, o plano financeiro prevê também a redução de custos operacionais com a renegociação de contratos com os maiores fornecedores da empresa, em busca de condições mais vantajosas, sem colocar em risco a segurança jurídica das operações.
Os Correios, que têm como marca o serviço postal, planejam ampliar o portfólio de produtos e serviços para captar e gerar novas receitas. A empresa está fazendo um esforço de reaproximação com grandes clientes, ao mesmo tempo em que estuda experiências internacionais ligadas à rede logística, sobretudo na área de serviços financeiros, e também planeja o lançamento de produtos.
“Normalmente, as empresas que geram lucro conseguiram se adaptar rápido e aumentaram o portfólio de ofertas de produtos, com destaque aos serviços financeiros e serviços de seguridade, que são os carros-chefes da maioria das empresas que geram resultados positivos”, avalia o presidente da estatal.
Para recuperar a liquidez, a empresa espera que a captação de recursos de empréstimos ajude a financiar as demais medidas de reestruturação.
“Estamos negociando a operação para ter reequilíbrio da empresa em 2025 e 2026, para ter tempo de adotar as medidas que começam a impactar em 2026, para em 2027 a gente conseguir iniciar um ciclo de balanço em azul. A ideia é que em 2027 a empresa já esteja reequilibrada e com lucro.”
Pacote anterior
Após fechar o ano de 2024 no vermelho, com o prejuízo total de R$ 2,6 bilhões, a empresa anunciou, em maio deste ano, um pacote de medidas que incluiu outro programa de demissão voluntária (PDV); redução de jornada de trabalho para 6 horas diárias em unidades administrativas; suspensão temporária das férias de 2025 e a decretação do fim do trabalho remoto.
Como resultado, a última edição do PDV do Correios foi encerrada com o pedido voluntário de demissão de cerca de 3,5 mil empregados, o que gerou uma economia anual de aproximadamente R$ 750 milhões à estatal.
O presidente Emmanoel Rondon comparou as medidas do primeiro semestre às anunciadas agora. “Aquelas foram medidas emergenciais, não foram estruturais. O que a gente está buscando agora são medidas estruturais que permitam o equilíbrio da empresa nos próximos anos”.
Questionado se a direção dos Correios cogita a privatização da estatal, o novo presidente respondeu que as medidas estudadas para o curto prazo são maiores do que as que foram feitas em um passado recente e estas poderão cumprir a função de reestruturação da empresa. Rondon adiantou que novas medidas estão em análise e poderão acompanhar as ações estruturantes anunciadas nesta quarta-feira.
“Neste momento, estamos buscando ter o equilíbrio financeiro da empresa, que as receitas dela sejam suficientes para pagar as despesas que temos todos os meses, para sair dessa discussão de viabilidade ou não da empresa. A empresa vai se colocar em pé e vai ser viável.”
O presidente Emmanoel Rondon afirmou que os Correios têm capacidade de geração de receita. “Se fizermos a normalização da situação de caixa dela e da operação, [os Correios] têm capacidade de gerar receita suficiente para pagar as despesas.”
Estrutura
Os Correios estão presentes em 100% dos municípios do Brasil. O país tem 5.568 municípios, além do Distrito Federal e do Distrito Estadual de Fernando de Noronha (PE), de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A estrutura da estatal abrange mais de 10 mil agências de atendimento, 8 mil unidades operacionais (de distribuição e tratamento de encomendas e correspondências), 23 mil veículos e 80 mil empregados diretos.
Agência Brasil
Geral
Ação conjunta promove sustentabilidade e conscientização ambiental em Porto Velho

Em alusão ao Dia Internacional dos Resíduos Eletrônicos, celebrado em 14 de outubro, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), promoveu uma mobilização de conscientização e recolhimento de materiais eletrônicos na capital.
A iniciativa fez parte da campanha “Descarte Correto em Rondônia”, que tem como objetivo incentivar a população a dar o destino adequado a equipamentos como celulares, televisores, cabos, pilhas, baterias e outros tipos de eletrônicos que não têm mais utilidade. A ação contou com diversas parcerias institucionais e privadas, fortalecendo o compromisso coletivo com o meio ambiente.

Durante todo o dia, das 8h às 22h, moradores puderam levar seus resíduos a diferentes pontos de coleta espalhados pela cidade. Entre os locais participantes estavam: Fimca (8h às 20h), Unama (8h às 22h), Defensoria Pública de Rondônia – Núcleo Zona Leste (8h às 13h), Sicoob Centro Norte (8h às 17h), Semagric (8h às 14h), Semusb/Seinfra (8h às 14h), Bemol Centro (8h às 14h) e Ifro Calama (8h às 20h).
Além da coleta, também contou com ações de educação ambiental, voltadas à conscientização sobre o impacto do descarte incorreto de resíduos eletrônicos e a importância da reciclagem para a preservação dos recursos naturais. A Sema contribuiu com a distribuição de mudas de plantas nativas, estimulando práticas sustentáveis e o cuidado com o meio ambiente.
A Prefeitura reforça que o descarte responsável é essencial para reduzir a contaminação do solo e da água, além de evitar riscos à saúde humana causados por substâncias presentes nos equipamentos eletrônicos.
Com o engajamento da população e o apoio das secretarias envolvidas, o Dia Internacional dos Resíduos Eletrônicos foi marcado por um importante gesto de cidadania ambiental e compromisso coletivo com o futuro sustentável de Porto Velho.
O sucesso da campanha demonstra que, a comunidade atuando, é possível construir uma cidade mais limpa, consciente e preparada para os desafios ambientais do presente e do amanhã.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
-
Polícia10 horas atrás
Influenciadora é presa acusada de ordenar torturas a mando do Comando Vermelho em Porto Velho
-
Polícia16 horas atrás
Empresário rondoniense “Pequeno da Talismã 21” é encontrado morto em chácara
-
Polícia13 horas atrás
Militar da Base Aérea é encontrado morto com tiro na cabeça em Porto Velho
-
Polícia11 horas atrás
Sargento da Aeronáutica é encontrado morto com tiro na cabeça dentro da Base Aérea de Porto Velho
-
Polícia8 horas atrás
PF apreende R$ 600 mil e prende suspeito por porte ilegal de arma de fogo em Rondônia
-
Polícia14 horas atrás
Sargento da PM começa a ser julgado por matar esposa e jogar corpo em rio
-
Polícia8 horas atrás
Ministério Público de Rondônia denuncia dois policiais penais por crime de tortura em Porto Velho
-
Polícia9 horas atrás
Motorista tenta fugir, arrasta agente da PRF e é preso com 40 kg de drogas