Geral
Prefeitura utiliza tecnologia em operações de limpeza nos bairros de Porto Velho
O trabalho das equipes de limpeza da Prefeitura de Porto Velho tem assegurado ruas mais limpas e com menos entulhos nos bairros. Entre as ações estão retirada da sujeira, desobstrução de canais e das bocas de lobo, entre outras ações, com objetivo de eliminar pontos de alagamentos e transbordamentos durante às chuvas. A iniciativa segue recomendação do prefeito Léo Moraes com apoio dos profissionais da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) que atuam em diversas frentes de serviços. Políticas públicas que são realizadas por meio de um trabalho integrado entre secretarias, o que permite emprego de tecnologias.
“Trabalhamos com foco na prevenção e no cuidado, com objetivo de proporcionar mais dignidade para os moradores. Na rua Itapajé, bairro Lagoinha, por exemplo, instalamos um tubo ármico de três metros de diâmetros por 12 metros de comprimento, para que a água possa escoar mais rápido. Desta forma esperamos reduzir os alagamentos que há décadas causam transtornos para as pessoas”, afirmou o secretário Thiago Felipe Cantanhede (Seinfra).

Outras medidas inovadoras e que refletem o cuidado pelas pessoas ocorrem por meio da limpeza das bocas de lobo e da rede de drenagem, com a utilização do hidrojato (ou multijato). Nesse caso, o caminhão conhecido popularmente por “tatuzão” lança fortes jatos de água para desobstruir a tubulação, propiciar o escoamento das águas pluviais e evitar alagamentos.
“Uma cidade limpa não tem a ver apenas com beleza, mas acima de tudo com a saúde das pessoas. E é exatamente isso que nós queremos, uma cidade onde as pessoas tenham orgulho de viver aqui, por desfrutarem de mais saúde, mais oportunidades e melhor qualidade de vida”, afirmou o prefeito Léo Moraes.
O secretário informou que aproximadamente 250 metros cúbicos de resídios já foram retirados das bocas de lobo, também denominadas caixas de drenagem. Além disso, a Prefeitura realiza limpeza de canais, instalação de manilhas e a construção de ecobueiros.

Os ecobueiros são equipados com grades de ferro, um tipo de gaiola, para impedir que o lixo jogado em via pública seja arrastado pela chuva e obstrua novamente a rede de drenagem. “Estamos nos preparando agora para enfrentar a chuva de amanhã”, explicou Thiago Cantanhede.
Ele acrescentou ainda que os resíduos removidos da rede de drenagem não são compostos apenas por líquidos. Há também resíduos sólidos retirados das bocas de lobo, como barro, embalagens, tecidos (como lençóis), pneus e até mesmo carcaças de animais mortos, entre outros.
LIMPÔMETRO
Para dar total transparência aos trabalhos realizados pela Operação Cidade Limpa, que teve início no primeiro dia de gestão do prefeito Léo Moraes, a Seinfra, por meio da Superintendência de Tecnologia da Informação (SMTI), criou uma plataforma digital que permite à população acompanhar em tempo real a evolução dos trabalhos de limpeza na cidade, pavimentação de ruas e tapa-buracos, entre outras ações.

Até segunda-feira (1), por exemplo, 79.457 toneladas de lixo já tinham sido recolhidas. A ferramenta possibilita acompanhar a evolução dos trabalhos por bairros, zonas e distritos. Clique aqui e acesse o limpômetro.
OUTROS SERVIÇOS:
Limpeza de rua – 7.780 quilômetros
Limpeza de canais – 16.152 metros
Limpeza de bocas de lobo – 734 unidades
Roçagem – 1.137,586 metros quadrados
APELO
“Peço à população para que não jogue lixo nas ruas. Faça o descarte em local correto, e bem embalado, separando o lixo orgânico do não orgânico para facilitar a reciclagem. Vamos preservar a limpeza da nossa cidade”, frisou o titular da Seinfra.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Geral
Bolas confeccionadas no projeto Pintando a Liberdade são entregues pelo governo de RO durante “Natal de Luz”
Em um gesto que une solidariedade, cidadania e reintegração social, o governo de Rondônia realizou, na segunda-feira (3), a entrega de 100 bolas confeccionadas por reeducandos do sistema prisional, durante a tradicional abertura do “Natal de Luz 2025”, realizada na área frontal do Palácio Rio Madeira (PRM), em Porto Velho.
Com a participação da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), que coordenou a confecção das bolas através do projeto Pintando a Liberdade, a ação tem como objetivo oferecer oportunidades de trabalho, capacitação e ressocialização a pessoas privadas de liberdade.
A entrega dos itens foi realizada por meio da Superintendência de Gestão dos Gastos Públicos Administrativos (Sugesp) às crianças durante a festividade, representando a esperança, a solidariedade e o espírito de confraternização que caracteriza o Natal.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, além do caráter social, a atividade reforça as políticas públicas voltadas à reinserção social. “Quando a administração pública promove ações como essa, une dois propósitos muito importantes: o de levar alegria às crianças e a ressocialização. É um gesto simbólico, mas carregado de significado social”, ressaltou.
CELEBRAÇÃO NATALINA
O “Natal de Luz” é um dos eventos mais tradicionais do calendário estadual estendendo-se durante todo o período natalino, reunindo servidores, familiares e a comunidade em geral para celebrar o espírito de Natal, com apresentações culturais, distribuição de presentes e ações solidárias.
De acordo com o secretário da Sejus, Marcus Rito, a iniciativa representa mais do que um simples ato de doação. “Cada bola confeccionada simboliza a reintegração social por meio do trabalho, além de contribuir de forma positiva com a sociedade. Essa é a essência do projeto Pintando a Liberdade: transformar o tempo de reclusão em oportunidade de recomeço e cidadania”, destacou.
Secom
Geral
Expositores da Agroindústria têm até 15 de novembro para se inscrever na Agrotec via formulário on-line
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), informa que foram retificadas as datas do Edital nº 02/2025/SEMAGRIC, que trata do credenciamento de expositores para a Agrotec – 1ª Feira Tecnológica de Agroindústria e Agricultura Familiar.
De acordo com a retificação publicada no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia em 31 de outubro de 2025, foram feitas duas alterações principais:
-A Feira será realizada agora no período de 27 a 30 de novembro de 2025 (antes prevista para os dias 24 a 27 de novembro);
-O período de inscrições foi prorrogado até o dia 15 de novembro de 2025 (anteriormente encerrava em 30 de outubro).
As inscrições podem ser feitas de forma totalmente on-line, por meio do formulário disponível aqui neste link.
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdu0_T7eXGcuvZ1YezZqcpVgIrxuvYeD9yxrh3Tl-gzcqHrwQ/viewform

As demais regras e condições do edital original permanecem inalteradas. O secretário da Semagric, Rodrigo Ribeiro, reforça que todos os interessados em participar da Agrotec 2025 devem ler com atenção os anexos do edital e da retificação, que contêm os requisitos e documentos necessários para habilitação.
“A Agrotec é uma vitrine para a agroindústria e a agricultura familiar de Porto Velho e de toda a região. Essa prorrogação permite que mais empreendedores possam se inscrever e participar deste grande evento”, destacou o secretário.
A retificação do edital pode ser acessada no portal da Semagric e também no site do Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia utilizando o código identificador 78D1426F.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Geral
SENAI-RO oferece mais de 2 mil vagas em cursos profissionalizantes
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) está com inscrições abertas para os cursos gratuitos de Aprendizagem Industrial Básica e Técnica, para a comunidade de todo o Estado. Nesta etapa, são ofertadas mais de duas mil vagas destinadas à comunidade, com oportunidades de formação em diversas áreas profissionais. Os candidatos podem acessar o edital com todas as informações no portal do SENAI-RO.
https://portal.fiero.org.br/senai/paginas/aprendizagem-b%81sica-e-tcnica/85
De acordo com o gerente de Educação, Jair Coelho, os cursos atendem às demandas das indústrias rondonienses e contemplam segmentos como Mecânica, Eletrotécnica, Tecnologia da Informação (TI), Refrigeração, Panificação, Vestuário, entre outros. As formações são ofertadas nas modalidades de qualificação básica e qualificação técnica, ambas certificadas pelo SENAI.
Estão aptos a se inscrever jovens entre 14 e 23 anos e 11 meses, conforme a Lei da Aprendizagem. Para os cursos de qualificação básica, os candidatos devem ter, no mínimo, 14 anos e estar cursando a partir do 9º ano do Ensino Fundamental, seja em escola pública ou particular. Essa formação tem duração média de seis meses. Já os cursos de qualificação técnica exigem que o candidato possua escolaridade a partir do 2º ano do Ensino Médio, com carga horária de até um ano e meio.
As aulas são oferecidas nas modalidades presencial e à distância (EAD). No formato virtual, em determinados períodos, os alunos participam de atividades práticas nos laboratórios das unidades do SENAI localizadas em Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Jaru, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena.
Os interessados podem realizar a inscrição diretamente pelo portal do SENAI Rondônia, onde também estão disponíveis os editais com informações detalhadas sobre o processo classificatório e os requisitos para participação. As inscrições seguem abertas até o dia 25 de novembro.
Fonte: Portal SENAI
-
Polícia22 horas atrásFim do mistério: polícia revela se Japinha do CV está entre os mortos
-
Polícia22 horas atrásPolícia Militar prende “Diamante do CV”, condenada por crime de tortura
-
Polícia1 hora atrásJovem morre esmagado por caminhão em cruzamento no centro
-
Polícia4 horas atrásHomem é encontrado morto em rio no Ramal Maravilha
-
Geral3 horas atrásSENAI-RO oferece mais de 2 mil vagas em cursos profissionalizantes
-
Polícia7 horas atrásCorpo é localizado em Rio no Ramal Maravilha, em Porto Velho
-
Esportes5 horas atrásConmebol define data e horário da final da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras
-
Empregos7 horas atrásSeduc-RO abre processo seletivo para diretores e chefes pedagógicos da rede estadual

