Polícia
Força-tarefa combate garimpo ilegal no Vale do Javari e destrói 16 dragas em área de indígenas isolados

Uma força tarefa de agentes federais promove, até amanhã (1º), uma operação para combater o garimpo ilegal na Terra Indígena do Vale do Javari, no extremo oeste do Amazonas (AM), nas proximidades do rio Jandiatuba, onde há comunidades indígenas isoladas. Iniciada no dia 24, a Operação Nidaid Isquim destruiu 16 dragas e maquinários de garimpo.
A força é composta pela Polícia Federal (PF), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Frente de Proteção Etnoambiental Vale do Javari, da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
Segundo a PF, além da destruição do maquinário, também estão são realizadas diligências para identificar os líderes e financiadores da atividade ilícita, bem como suas conexões com o crime organizado.
O objetivo é garantir a segurança dos territórios contra invasões e ameaças externas, especialmente nas áreas onde há indícios ou confirmações de presença de povos indígenas isolados.
Como é
O Vale do Javari é a segunda maior terra indígena do Brasil, com cerca de 8,5 milhões de hectares. Ela concentra a maior população de indígenas isolados do mundo. A região foi o local onde foram assassinados o indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips, em 2022.
Em janeiro, a Funai divulgou imagens inéditas de povos isolados na Terra Indígena (TI) Massaco, em Rondônia, feitas durante expedições de monitoramento em 2024.
Segundo a Funai, atualmente há nove referências confirmadas de grupos isolados e outras cinco em estudo.
Na região também vivem aproximadamente sete mil indígenas de etnias como os Matis, Matsés, Mayoruna, Marubo, Kanamary, Kulina Pano, Korubo e Tshom Dyapa.
Entre janeiro de 2023 e agosto de 2024, as ações de combate ao garimpo ilegal na região resultaram em mais de R$ 15 milhões em multas aplicadas, 98 dragas de garimpo destruídas, 67 armas e 70 embarcações apreendidas ou inutilizadas, além da apreensão de animais silvestres e de 322 toras de madeira.
Polícia
Discussão por drogas termina em esfaqueamento no centro de Porto Velho

Na noite desta quarta-feira (30), um homem ainda não identificado foi esfaqueado durante uma briga na região central de Porto Velho, Rondônia. O crime ocorreu no cruzamento das avenidas Dom Pedro II com Miguel Chakiam, no bairro Nova Porto Velho.
Segundo informações preliminares apuradas, tanto a vítima quanto o agressor seriam usuários de drogas. A confusão teria começado após um desentendimento relacionado ao uso de entorpecentes. Durante a discussão, o suspeito pegou uma faca e atacou a vítima pelas costas.
O homem foi atingido na região dorsal e recebeu os primeiros atendimentos no local por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Em seguida, ele foi encaminhado à Policlínica Ana Adelaide para uma avaliação médica mais detalhada.
Policiais militares estiveram na cena do crime para registrar a ocorrência. Até o momento, o estado de saúde da vítima não foi divulgado, e o agressor segue foragido. O caso segue sendo investigado.

Matéria em atualização.
Polícia
IDENTIFICADO: Homem é morto a tiros no residencial Cristal da Calama

Na tarde desta quarta-feira (30/04), véspera de feriado, mais um homicídio foi registrado na capital rondoniense. Desta vez, o crime aconteceu na rua Lazulita, Cristal da Calama, bairro Teixeirão, na zona leste de Porto Velho.
Segundo informações preliminares, o homem, identificado como Landerson Luan Pinheiro M., de 24 anos, estava dentro da residência quando os criminosos chamaram ele na porta e na hora que saiu ele foi alvejado por cinco disparos de arma de fogo.
Devido os ferimentos, a vítima morreu na hora. Policiais militares isolaram todo perímetro para facilitar o trabalho da perícia técnica.
Após os trabalhos de praxe, o corpo foi removido ao Instituto Médico Legal (IML) da capital.


Polícia
Homem é executado a tiros no residencial Cristal da Calama, em Porto Velho

Um homem ainda não identificado foi morto a tiros na noite desta quarta-feira (30), no residencial Cristal da Calama, na zona Leste de Porto Velho.
Segundo testemunhas, os criminosos chegaram ao local e, sem dizer nada, efetuaram diversos disparos contra a vítima, que morreu na hora. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas apenas pôde confirmar o óbito.
A Polícia Militar isolou a área para os trabalhos da perícia técnica. O corpo será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). A Polícia Civil investigará o caso para identificar os autores e a motivação do crime.

Matéria em atualização.
-
Polícia14 horas atrás
Barco Hospital do governo de RO afunda em Guajará-Mirim
-
Polícia5 horas atrás
IDENTIFICADO: Homem é morto a tiros no residencial Cristal da Calama
-
Polícia6 horas atrás
Homem é executado a tiros no residencial Cristal da Calama, em Porto Velho
-
Polícia12 horas atrás
Jovem é executado a tiros dentro de casa em Rondônia
-
Polícia2 horas atrás
Discussão por drogas termina em esfaqueamento no centro de Porto Velho
-
Geral8 horas atrás
Inscrições para concurso da PF estão abertas para 192 vagas
-
Esportes14 horas atrás
CBF emite nota e desmente rumores sobre suposta camisa vermelha da Seleção Brasileira
-
Polícia14 horas atrás
BPTAR prende homem com submetralhadora, facas e munições na zona leste da capital