Conecte-se conosco

Polícia

Barco Hospital do governo de RO afunda em Guajará-Mirim

Publicado

em

Na madrugada desta quarta-feira, 30 de abril de 2025, o Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Rondônia foi acionado após relatos de que uma embarcação de grande porte estava à deriva no Rio Mamoré, seguindo em direção à região da Cachoeira.

As equipes de resgate foram imediatamente mobilizadas e, ao chegarem ao local, constataram que se tratava do Barco Hospital Walter Bartolo, uma unidade fluvial de saúde vital para o atendimento médico das comunidades ribeirinhas da região. Infelizmente, a embarcação foi encontrada em estado de destruição, apresentando sérios danos estruturais.

As causas do acidente ainda estão sendo investigadas pelas autoridades competentes. Uma das hipóteses em análise aponta para uma possível combinação de fatores, incluindo falhas técnicas e condições climáticas adversas.

Diante da gravidade do ocorrido, o governo estadual e representantes da área da saúde acompanham atentamente o caso. A maior preocupação, neste momento, é com o impacto direto na oferta de serviços médicos às populações ribeirinhas, que dependem exclusivamente do Barco Hospital Walter Bartolo para acesso a cuidados essenciais.

As investigações continuam, e novas informações serão divulgadas assim que disponíveis.

Polícia

Mulheres ficam feridas em acidente no centro de Porto Velho

Publicado

em

Um acidente envolvendo dois carros foi registrado no final da manhã desta quarta-feira (30/04). A colisão aconteceu no cruzamento da avenida Pinheiro Machado com rua Júlio de castilho, centro de Porto Velho.

De acordo com informações, um dos veículos era conduzido por uma mulher na avenida Pinheiro Machado, quando foi atingido por outro carro que também era dirigido por uma mulher.

Com a força do impacto, ambas as condutoras ficaram feridas. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foi acionada, e socorreu as motoristas e as encaminhou para a Policlínica Ana Adelaide.

Continue lendo

Polícia

Força-tarefa combate garimpo ilegal no Vale do Javari e destrói 16 dragas em área de indígenas isolados

Publicado

em

Uma força tarefa de agentes federais promove, até amanhã (1º), uma operação para combater o garimpo ilegal na Terra Indígena do Vale do Javari, no extremo oeste do Amazonas (AM), nas proximidades do rio Jandiatuba, onde há comunidades indígenas isoladas. Iniciada no dia 24, a Operação Nidaid Isquim destruiu 16 dragas e maquinários de garimpo.

A força é composta pela Polícia Federal (PF), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Frente de Proteção Etnoambiental Vale do Javari, da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Segundo a PF, além da destruição do maquinário, também estão são realizadas diligências para identificar os líderes e financiadores da atividade ilícita, bem como suas conexões com o crime organizado.

O objetivo é garantir a segurança dos territórios contra invasões e ameaças externas, especialmente nas áreas onde há indícios ou confirmações de presença de povos indígenas isolados.

Como é

O Vale do Javari é a segunda maior terra indígena do Brasil, com cerca de 8,5 milhões de hectares. Ela concentra a maior população de indígenas isolados do mundo. A região foi o local onde foram assassinados o indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips, em 2022.

Em janeiro, a Funai divulgou imagens inéditas de povos isolados na Terra Indígena (TI) Massaco, em Rondônia, feitas durante expedições de monitoramento em 2024.

Segundo a Funai, atualmente há nove referências confirmadas de grupos isolados e outras cinco em estudo.

Na região também vivem aproximadamente sete mil indígenas de etnias como os Matis, Matsés, Mayoruna, Marubo, Kanamary, Kulina Pano, Korubo e Tshom Dyapa.

Entre janeiro de 2023 e agosto de 2024, as ações de combate ao garimpo ilegal na região resultaram em mais de R$ 15 milhões em multas aplicadas, 98 dragas de garimpo destruídas, 67 armas e 70 embarcações apreendidas ou inutilizadas, além da apreensão de animais silvestres e de 322 toras de madeira.

Continue lendo

Polícia

PRF em Rondônia cumpre mandado de prisão contra réu em processo criminal relativo a organização criminosa

Publicado

em

 Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia, na última terça-feira (29), em Pimenta Bueno, deu cumprimento a um mandado de prisão contra um homem de 36 anos.

O preso responde pelo cometimento, em tese, dos tipos penais previstos no art. 2º da Lei de organização criminosa, que criminaliza a conduta de “promover, constituir, financiar ou integrar, pessoalmente ou por interposta pessoa, organização criminosa”; e pelo delito previsto no art. 232-A, do Código Penal, referente a ação de promover, “com o fim de obter vantagem econômica, a entrada ilegal de estrangeiro em território nacional ou de brasileiro em país estrangeiro.”

A ordem é oriunda da Justiça Federal, em Porto Velho, e foi expedida em fevereiro de 2023. O infrator tentou se passar por outra pessoa e também foi preso em flagrante delito por uso de documento falso.

Continue lendo

Trending