Geral
MODERNIZAÇÃO: Prefeitura de Porto Velho vai mudar o Sistema de Bilhetagem do Transporte Coletivo para versão digital

Focada na modernização do sistema, oferta de novos meios de pagamento e melhoria da segurança para os usuários do COM Card que utilizam o transporte coletivo, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), anuncia que o COM Card, usado para pagar a passagem, vai mudar do modelo atual (bilhetagem eletrônica) para um sistema mais moderno: a bilhetagem digital, com novos equipamentos e programas (hardware e software).
Essa mudança, que faz parte da gestão do prefeito Léo Moraes, tem como objetivo trazer mais agilidade para o usuário realizar recargas por diversas formas de pagamento, como PIX, por exemplo.
Conforme a diretora de Transportes da Semtran, Adriana Rosa de Souza, a Secretaria tem um cronograma de 90 dias que está sendo seguido.
Segundo ela, como a empresa que gerencia o novo sistema é diferente da atual, não será possível transferir o saldo de um sistema para o outro. Por isso, a orientação é não carregar o cartão com grandes valores. “Em maio e junho de 2025, será feito um recadastramento obrigatório, que poderá ser feito totalmente pela internet, sem sair de casa. Neste cadastro, será possível optar se quer o cartão físico e já vai para uma aba para agendar a retirada do cartão ou se quer o virtual, que gera na hora e já poderá passar no validador no próprio celular”, explicou.
(1).jpg)
A partir de 1º de julho de 2025, o novo sistema começará a funcionar. Os usuários poderão:
– Fazer recargas online;
– Pagar a passagem com Pix, que gera um QR Code na hora;
-Fazer o cadastramento de gratuidades e biometria facial on-line (sem precisar ir a um ponto de atendimento);
-Usar o cartão virtual direto no celular.
Vantagens do sistema de bilhetagem digital (chamado Sistema ABT):
– Os dados ficam seguros na nuvem e não são armazenados em aparelhos físicos, o que reduz riscos de fraudes;
– Atualizações e manutenções são feitas remotamente, sem precisar trocar equipamentos;
– É mais moderno e fácil de integrar com outros sistemas.
O secretário da Semtran, Iremar Lima, destacou o compromisso da Prefeitura em manter o transporte acessível e eficiente, priorizando a integração do sistema e o benefício econômico para os moradores da capital rondoniense. “A migração para um novo do sistema de bilhetagem visa garantir mais segurança e acessibilidade para os usuários. Certamente a modernização vai melhorar ainda mais para os usuários do transporte coletivo na capital”, disse.
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Geral
Prefeitura de Porto Velho solicita recursos à Defesa Civil Nacional em apoio aos atingidos pela cheia do Madeira

Diante da cheia do rio Madeira e da situação de emergência decretada no início do mês de abril de 2025, a Prefeitura de Porto Velho realizou a solicitação de recursos federais junto à Defesa Civil Nacional. A medida visa garantir apoio emergencial a mais de 14 mil pessoas afetadas pela cheia e dar continuidade às ações de resposta, recuperação e assistência humanitária em todo o município.
A solicitação foi formalizada por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), plataforma oficial utilizada pelas entidades federativas para registrar calamidades, solicitar reconhecimento federal de situação de emergência e requerer o envio de recursos para resposta e reconstrução.
Segundo a equipe técnica da Secretária Municipal de Orçamento, Planejamento e Gestão (Sempog), que está atuando na força-tarefa junto à Defesa Civil, os Formulários de Informações do Desastre (Fide) e o plano de contingência já foram inseridos no S2ID e enviados. Agora, a administração municipal aguarda o reconhecimento oficial por parte da União, etapa necessária para o repasse dos recursos federais estimados.
“O valor solicitado é definido com base nos levantamentos técnicos realizados pelas secretarias municipais diretamente atingidas. Os dados são consolidados em relatórios, que servem de base para os lançamentos no sistema federal”, explica Cel BM RR Lindoval Rodrigues Leal, servidor Sempog e integrante da sala de situação.

Mais de 14 mil pessoas foram atingidas pela cheia do Madeira, na zona rural e urbana de Porto Velho. As regiões mais afetadas pela elevação do nível do rio estão situadas ao longo do baixo, médio e alto Madeira, onde ficam localizadas as comunidades ribeirinhas.
As ações de resposta incluem distribuição de cestas básicas, água, hipoclorito de sódio (essencial para a purificação da água em locais onde o abastecimento regular foi comprometido), kits de higiene e itens de assistência direta às comunidades. A Defesa Civil Municipal segue em monitoramento constante, com equipes em campo e mapeamento das áreas de risco.
S.O.S Ribeirinhos
A campanha S.O.S Ribeirinhos segue coletando doações da sociedade civil organizada para a mitigação dos impactos da cheia. As doações podem ser entregues diretamente na Defesa Civil Municipal, localizada na avenida Rafael Vaz e Silva, 1402, bairro Nossa Senhora das Graças, ou através do telefone (69) 8473-2112.
Situação de emergência em Porto Velho

No dia 10 de abril, a Prefeitura publicou no Diário Oficial o Decreto nº 20.894 (Prefeitura Municipal de Porto Velho ), que oficializa a Situação de Emergência no município devido à enchente. O documento autoriza a mobilização de todos os órgãos da administração pública para atuarem, sob coordenação da Defesa Civil Municipal, em ações de resposta ao desastre, ajuda humanitária, reabilitação e reconstrução.
A Situação de Emergência somente é declarada pelo Poder Público diante de condição anormal provocada por desastre, com potencial para causar danos insuperáveis às comunidades afetadas, expondo-as à vulnerabilidade social.
Com validade de 180 dias, o decreto também permite a dispensa de licitação para a aquisição de bens, serviços e obras emergenciais, dentro do limite legal de até um ano para conclusão das atividades. Na manhã desta quarta-feira (23), o rio Madeira atingiu 16,16 metros em Porto Velho. Segundo a Sala de Situação do município, que acompanha a evolução do nível do rio, há indicativos de que o processo de recuo está começando, após vários dias de elevação contínua das águas.
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Geral
Governo de RO realiza 1° Festival de Culturas Indígenas para valorizar saberes e tradições dos povos originários

Com o intuito de promover a valorização, o reconhecimento e a visibilidade das tradições e expressões culturais dos povos indígenas, o governo do estado realizou o 1° Festival de Culturas Indígenas de Rondônia, nos dias 19 e 20 de abril, em Porto Velho. A iniciativa reuniu representantes de diversas etnias em uma programação com apresentações culturais, rodas de conversa e exposições de artesanato, fortalecendo o diálogo intercultural e reforçando o compromisso do estado com a diversidade e a inclusão social.
Coordenada pela Superintendência Estadual do Indígena (SI), a ação teve como foco dar visibilidade e reconhecimento a artistas, artesãos e demais representantes indígenas, valorizando suas produções e destacando as importantes contribuições para a cultura local. Ao ampliar os espaços desses povos no cenário cultural rondoniense, o Festival buscou sensibilizar a população e os visitantes quanto à riqueza da cultura indígena, promovendo maior entendimento e respeito pelas tradições e expressões artísticas.
Durante os dois dias de programação, o público participou de diversas atividades, como:
- Apresentações musicais e culturais – com danças tradicionais, cantos indígenas e performances artísticas;
- Rodas de conversa – com a participação de lideranças indígenas e organizações parceiras;
- Exposições e feira de artesanato – com espaço para comercialização e exposição de peças produzidas por artesãos indígenas.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Festival representa um marco no reconhecimento da importância dos povos originários na formação da identidade cultural de Rondônia. “Valorizar suas tradições é também reafirmar o compromisso do estado com a diversidade, o respeito e o diálogo intercultural”, ressaltou.
O superintendente estadual dos Povos Indígenas, Gasodá Suruí, destacou a relevância do evento. “O Festival é um espaço que promove o respeito às comunidades indígenas, fortalecendo seus direitos e valorizando saberes tradicionais que, muitas vezes, são desvalorizados. Esse é um dos papéis fundamentais da Superintendência.”
POLÍTICAS INCLUSIVAS
O governo de Rondônia exerce função essencial na promoção e apoio a eventos voltados à valorização da cultura indígena, atuando como agente articulador de políticas públicas inclusivas. A Superintendência Estadual do Indígena, criada pela Lei Complementar n° 1.180, de março de 2023, tem como objetivo dar visibilidade aos povos indígenas e à diversidade de sua cultura em Rondônia.
Fonte: Secom
Geral
Sine Municipal Itinerante integra ações em União Bandeirantes e Agevisa em Ação, na zona Sul de Porto Velho

Nos próximos sábado e domingo (26 e 27), as comunidades do distrito de União Bandeirantes e da zona Sul de Porto Velho serão beneficiadas com serviços prestados pelas equipes do Sine Municipal Itinerante. As ações sociais são resultados dos projetos “Cidadania em Movimento”, da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) e “Agevisa em Ação”, iniciativa do Governo do Estado de Rondônia.
Em União Bandeirantes, o Sine Itinerante vai disponibilizar serviços como emissão de Carteira de Identidade Nacional (CIN), cadastro do trabalhador, orientações sobre a Carteira de Trabalho Digital e conta GOV, elaboração de currículo e encaminhamento para vagas de emprego. O atendimento será realizado nas dependências da Escola 3 de Dezembro, à BR-364, linha 101, km 60, das 8h às 16h.
Os mesmos serviços gratuitos também serão disponibilizados durante o “Agevisa em Ação”, que acontece na Escola Manoel Aparício Nunes, zona Sul da capital, das 8h às 14h.
(1).jpeg)
SINE ITINERANTE
Coordenado pela Semdestur, o Sine Itinerante visa promover a cidadania, aproximar mais o órgão da comunidade e prestar atendimento de forma mais humanizada e rápida aos cidadãos, dentre outros benefícios. Na prática, o projeto busca facilitar o acesso dos moradores aos serviços ofertados pelo Sine Municipal.
CIDADANIA EM MOVIMENTO
O Cidadania em Movimento reúne uma força tarefa para a execução dos serviços prestados à população. São instituições das esferas municipal, estadual e federal que se unem para beneficiar quem mais precisa: a população.
O Projeto conta com a participação de parceiros como Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), Junta Militar, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Rondônia e Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação (SMTI), entre outros.
AGEVISA EM AÇÃO
Iniciativa da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), do Governo do Estado de Rondônia, cujo objetivo é promover a saúde por meio de atendimento por profissionais da área, práticas esportivas e orientações sobre programas sociais. A ação tem como foco estimular hábitos saudáveis e cuidados com a saúde.

Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
-
Polícia16 horas atrás
IMAGENS FORTES: Corpo de caseiro atacado por onça é encontrado em partes no Pantanal – VEJA O VÍDEO
-
Empregos24 horas atrás
Inscrições para o processo seletivo do Sesc RO, com salários de até R$ 4.102,00, encerram nesta quinta-feira (24)
-
Polícia23 horas atrás
Trabalhador morre eletrocutado enquanto realizava serviço em prédio
-
Polícia22 horas atrás
Trabalhador morre eletrocutado enquanto realizava serviço de pintura em prédio
-
Polícia16 horas atrás
Homem é condenado por matar esposa com facada e simular assalto
-
Polícia3 horas atrás
Motociclista morre após grave acidente no interior de Rondônia
-
Polícia23 horas atrás
Mulher é presa tentando embarcar com 5 kg de cocaína no aeroporto de Porto Velho
-
Polícia23 horas atrás
Jovem morre em colisão entre moto e caminhonete na zona rural