Polícia
PF expulsa invasores de área na Terra Indígena Igarapé Lage, que estava sendo dividida por criminosos

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (3) a Operação Igarapé Lage para investigar um grupo criminoso acusado de grilagem na Terra Indígena Igarapé Lage, localizada entre nos municípios de Nova Mamoré e Guajará-Mirim. Foram cumpridos 5 mandados de busca nessas duas cidades e ainda em Porto Velho.
O grupo é suspeito de dividir uma área de 20 km em 100 lotes para venda ilegal, uma vez que as terras indígenas são área de propriedade da União e de uso exclusivo dos povos indígenas.
Dois dos envolvidos se apresentavam como “engenheiro” e “advogado”, incentivando pessoas a invadir e ocupar a área ilegalmente.
A TI Igarapé Lage foi demarcada em 1981 e abriga cerca de mil habitantes em 6 aldeias. Desde o final de 2022, mais de 800 hectares foram desmatados, e houve queimadas ilegais, além de um ataque a uma família indígena em que a casa foi incendiada.
Policiais federais, com o apoio de agentes da Funai e do Ibama realizaram a desintrusão na área com a expulsão de invasores e destruição de construções clandestinas, como pontes, algumas com mais de 200 metros de extensão.
Em 2024, ocorreram mais de 8 operações da Polícia Federal de desintrusão na TI Igarapé Lage envolvendo centenas de policiais federais e órgãos parceiros, como o Exército Brasileiro, Funai, Ibama, Polícia Militar e Força Nacional.
Polícia
Ônibus com estudantes cai em ribanceira e deixa sete mortos

Um ônibus com estudantes e professores do curso de Paisagismo do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) caiu na manhã desta sexta-feira (4) em uma ribanceira, na altura do município de Imigrante (RS), no Vale do Taquari. Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente resultou em sete mortes. As vítimas ainda não foram identificadas.
O veículo transportava 35 pessoas no total, 31 alunos, 3 professores e o motorista terceirizado. O grupo faria uma visita técnica ao cactário Horst, no município onde ocorreu o acidente.
Além dos bombeiros, participam do resgate a Brigada Militar, o Instituto Geral de Perícias (IGP) e voluntários.
Hospitais
O Hospital Ouro Branco, no município vizinho de Teutônia, a 20 quilômetros de Imigrante, informou que recebeu 18 pacientes que estavam no ônibus, sendo 16 mulheres e 2 homens, com idades entre 24 e 64 anos. Três pacientes receberam alta, mas seguem em leitos do hospital até que familiares cheguem.
Dois pacientes foram transferidos pra Lajeado, no Hospital Bruno Born, referência em neurocirurgia. A assessoria do hospital informou que a identidade das vítimas deve ser divulgada em breve pelo Ministério da Saúde.
Solidariedade
A UFSM disse, em nota, que enviou uma equipe ao local para acompanhar o resgate. As atividades acadêmicas e administrativas na instituição foram suspensas, com luto oficial de três dias.
A prefeitura de Santa Maria emitiu uma nota de pesar pelo acidente e disse se solidarizar com familiares, amigos e toda comunidade acadêmica. O comunicado diz que representantes da prefeitura vão ao campus da UFSM para “prestar apoio psicológico e receber as famílias que procuram informações sobre o acidente”.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, considero o acidente uma “tragédia profunda”.
“Em nome do governo do estado, manifesto minha solidariedade às famílias das vítimas, aos colegas da UFSM e a todos que estão direta ou indiretamente afetados por esse triste episódio”, disse Leite nas redes sociais.
Ele informou que está em contato direto com as forças de segurança, resgate e equipes de saúde, e que o governo do estado está mobilizado para prestar o apoio que for necessário.
Polícia
Lojas Americanas é arrombada durante a madrugada na zona sul de Porto Velho

O prédio das Lojas Americanas, na Avenida Jatuarana, esquina com a Rua Anari, na zona sul da capital, foi alvo de invasão durante a madrugada desta sexta-feira (4). Três homens encapuzados teriam arrombado a porta principal do estabelecimento por volta das 4 horas.
A ação criminosa foi denunciada por uma pessoa que passava pelo local. Segundo ela, os criminosos chegaram em um veículo preto, modelo Peugeot, que ficou estacionado nas proximidades da loja enquanto o grupo agia.
Quando a PM chegou ao local, encontrou a entrada da loja danificada e com sinais claros de arrombamento. Dentro do estabelecimento, foi constatado que o cofre também havia sido arrombado.
Ainda não se sabe o que foi levado pelos criminosos, já que nenhum responsável pela loja foi localizado no momento para avaliar os prejuízos.
Polícia
Grave colisão entre caminhão e van deixa seis mortos e 11 feridos

Seis mulheres morreram e outras 11 pessoas ficaram feridas após uma batida frontal entre uma van e um caminhão, na manhã desta quinta-feira (3), próximo ao povoado Tanque Velho, na região do município de São Braz do Piauí, no Sul do estado.
As vítimas eram da cidade de Jurema, também no Piauí. A prefeitura da cidade decretou luto oficial de seis dias. A Prefeitura de Anísio de Abreu também lamentou a tragédia, pois uma das vítimas trabalhava na Secretaria de Saúde do município.
Segundo o Corpo de Bombeiros, populares iniciaram o resgate de quatro corpos, enquanto as equipes se dirigiam até o local.
Outras duas mulheres, que morreram presas às ferragens do veículo, foram resgatadas pelo 8º Grupamento da cidade de São Raimundo Nonato, que isolou a área para evitar possíveis contaminações ou alterações no local do acidente.
Veja quem são as vítimas do acidente:
Rosimeire Rubens da Rocha – 61 anos
Marizete Ferreira Dias – 38 anos
Letícia Soares Ribeiro – 25 anos
Janete Alves de Deus – 35 anos
Dilça Dias Torres Cavalcante – 56 anos
Hilda Ribeiro Dias – 50 anos
Os sobreviventes, incluindo os motoristas dos dois veículos, foram encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Raimundo Nonato, pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Ao todo, foram 11 sobreviventes feridos.
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informou que, das 11 vítimas do acidente, três foram transferidas para o Hospital Regional Senador José Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato, onde permanecem internadas na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em estado grave.
Uma criança foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), transferida para o mesmo hospital e recebeu alta médica. Outro paciente foi admitido na clínica cirúrgica do hospital.
Além disso, seis pacientes continuam em observação na UPA de São Raimundo Nonato.
Nota de pesar da Prefeitura de Jurema:
É com imensa tristeza que recebemos a notícia do trágico acidente que vitimou fatalmente seis vidas de Jurema-PI. Estamos profundamente devastados pela dor dessa perda irreparável e nos solidarizamos com as famílias e amigos das vítimas neste momento tão difícil. Reafirmamos nosso compromisso em prestar todo o apoio necessário às famílias enlutadas, oferecendo conforto e suporte. Que Deus conceda força e paz a todos os corações atingidos por essa tragédia.
A Prefeitura de Jurema decreta luto oficial de seis dias em respeito às vidas perdidas no trágico acidente que abalou nossa cidade.
Manifestamos nossa solidariedade às famílias e amigos neste momento de profunda dor.
-
Geral23 horas atrás
Navio da Marinha sai de Manaus para garantir assistência hospitalar a comunidades ribeirinhas do Rio Madeira
-
Geral24 horas atrás
MPF entra com Ação Civil Pública para que a JBS pare de autorizar caminhões com excesso de peso nas BRs em Rondônia
-
Geral51 minutos atrás
Rio Madeira atinge 16,73 metros, a maior marca de 2025 em Porto Velho
-
Polícia6 horas atrás
Lojas Americanas é arrombada durante a madrugada na zona sul de Porto Velho
-
Polícia23 horas atrás
Delegacia de Furtos e Roubos recupera rolo compactador roubado em Porto Velho
-
Polícia10 horas atrás
Grave colisão entre caminhão e van deixa seis mortos e 11 feridos
-
Geral23 horas atrás
Governo Federal antecipa 13º de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios; veja calendário
-
Geral54 minutos atrás
Quatro municípios realizam eleições suplementares neste domingo