Geral
Prefeitura divulga listas preliminares de inscrições homologadas e não-homologadas para o programa Auxiliar de Ordem Pública
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), divulga nesta terça-feira (25), via publicação no Diário Oficial, do edital nº 001/2025 – retificação II, as listas preliminares de inscrições homologadas e não homologadas para o programa Auxiliar de Ordem Pública.
O Processo Seletivo para Adesão ao Programa de Serviço Voluntário para Auxiliar de Ordem Pública deve atender as demandas da Semusb, e tem como finalidade promover a orientação da população quanto ao cumprimento do Código de Postura Municipal, incentivando a convivência harmônica nos espaços públicos e fortalecendo os laços entre a comunidade e a administração municipal.
A prestação de serviço voluntário será exercida mediante a celebração do Termo de Adesão e Compromisso ao Serviço Voluntário, e somente poderá ser formalizada após a verificação de idoneidade do candidato e da regularidade da sua documentação civil.
De acordo com o titular da Semusb, Giovanni Marini, o serviço voluntário é prestado de forma espontânea e não gera vínculo funcional ou empregatício, nem qualquer obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim. Os voluntários farão jus a um ressarcimento diário de R$ 80 (oitenta reais) para despesas com alimentação, transporte, vestimentas/traje e equipamento, conforme a Lei Complementar nº 803/2019 e o Decreto nº 19.088/2023, alterado pelo Decreto nº 20.783/2025.
Marini explicou que “essa ação vai promover a conscientização e a orientação da população sobre as normas estabelecidas no Código de Postura do Município de Porto Velho, conforme a Lei nº 53-A/1972 e suas alterações e também contribuir para a preservação do bem-estar coletivo, da higiene pública e da segurança nos espaços urbanos, fortalecendo a relação entre os cidadãos e a administração pública.
A Semusb informa, ainda, que eventuais recursos serão feitos conforme data estipulada no edital e que os candidatos devem acompanhar todo o certame do processo seletivo através deste link.
Confira aqui a lista preliminar das inscrições homologadas.
Confira aqui a lista preliminar das inscrições não-homologadas.
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Geral
Ações educativas são reforçadas em Porto Velho em respeito às faixas de pedestres e vagas reservadas
Uma série de ações educativas foi realizada em pontos estratégicos da capital, com foco na valorização das faixas de pedestres, no respeito às vagas reservadas e na conscientização de condutores sobre comportamentos seguros no trânsito.A inicistiva do governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), reforçou o compromisso com a segurança viária na quinta-feira (18), em Porto Velho.
As atividades desenvolvidas pela Escola Pública de Trânsito (EPT) começaram com um Pit Stop educativo na Avenida José Amador dos Reis, bairro Tancredo Neves, região de grande fluxo de veículos e pedestres. No local, agentes orientaram motoristas e motociclistas sobre a importância de respeitar a faixa de pedestres, alertando para os riscos enfrentados diariamente por quem precisa atravessar as vias da cidade. Em seguida, a ação foi realizada na avenida Amazonas, ampliando o alcance da iniciativa.

Foram repassadas orientações sobre o uso correto das vagas de estacionamento reservadas
Durante as abordagens, também foram repassadas orientações sobre o uso correto das vagas de estacionamento reservadas para idosos e pessoas com deficiência. Com base na Lei nº 10.741, atualizada, supermercados e estabelecimentos similares são obrigados a garantir, no mínimo, 5% das vagas destinadas a idosos com 60 anos ou mais, tanto em estacionamentos públicos quanto privados, além da exigência da credencial para utilização adequada desses espaços.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou a importância das ações educativas como ferramenta de prevenção. “Investir em educação é ter a certeza de um trânsito mais seguro por meio da conscientização. Essas ações aproximam o poder público da população e ajudam a construir uma cultura de respeito, cuidado e responsabilidade nas vias”, afirmou.
TRABALHO CONTÍNUO
O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, reforçou que o trabalho educativo é permanente e estratégico. “O Detran tem intensificado essas iniciativas em locais com maior índice de sinistros, levando informação direta aos condutores. Nosso objetivo é preservar vidas, seja orientando sobre o uso do capacete, do cinto de segurança ou alertando sobre os riscos de dirigir sob efeito de álcool”, ressaltou.

Ao todo, 375 condutores foram abordados durante as atividades
De acordo com o diretor da Escola Pública de Trânsito, Hassan Mohamad, “nosso foco é conscientizar motociclistas, motoristas e pedestres. Quando a população entende seu papel no trânsito, os resultados aparecem. Educação é a base para um trânsito mais humano e seguro”, pontuou.
Morador do bairro Tancredo Neves, o aposentado José Carlos Gonçalves, de 66 anos, aprovou a iniciativa. “Essas orientações são muito importantes. A gente vê muita gente desrespeitando a faixa de pedestre. Quando o Detran vem até o bairro, chama atenção e faz a pessoa pensar antes de cometer o erro”, comentou.
Outro participante da ação foi o agricultor Adelson Feitosa de Matos, de 53 anos, que chamou atenção para o uso indevido das vagas reservadas. “Muitas vezes vejo pessoas que não são idosas nem têm deficiência usando essas vagas. Até motocicletas ocupam esses espaços, mesmo tendo locais próprios. Isso acontece quase todo dia nos supermercados. Ninguém escolhe ter uma deficiência, isso acontece por circunstâncias da vida. O que a gente pede é mais respeito para convivermos melhor em sociedade”, desabafou.
Ao todo, 375 condutores foram abordados durante as atividades, demonstrando o alcance e a relevância das ações promovidas. O Detran-RO reforça que iniciativas como essas continuarão sendo realizadas em Porto Velho e em outras regiões do estado, com o objetivo de promover um trânsito mais seguro, consciente e respeitoso para todos.
Fonte: Secom
Geral
Prefeitura entrega mais de mil bicicletas aos alunos da rede municipal que tiraram as melhores notas
A tarde de sexta-feira (19) foi só euforia, animação e felicidade no Parque da Cidade. Crianças do 2º ao 9º ano que estudam nas escolas municipais e tiraram boas notas no programa Avalia Porto Velho foram premiadas com a tão sonhada bicicleta, por meio do Projeto Aluno Destaque da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O prefeito Léo Moraes fez questão de entregar os prêmios.
“Isso aqui é o reconhecimento aos alunos de destaque, com a melhor performance. Lembrando que não é uma competição entre alunos, mas também serve de inspiração, muitas vezes de exemplo, sobre a necessidade daquela dedicação, daquele empenho e também para os pais acompanharem, aumentarem o monitoramento dos estudos de seus filhos”, afirmou o prefeito Léo Moraes.
Além da premiação aos estudantes, o prefeito anunciou que também haverá o reconhecimento para os professores que mais se empenharam e tiveram a maior quantidade de alunos com boas notas. Em janeiro próximo, cerca de 200 profissionais receberão notebooks como prêmios pela sua dedicação em sala de aula.

Prefeito Léo Moraes fez questão de entregar os prêmios
FELICIDADE
Nair Souza era só felicidade e orgulho do filho Caio Calebe, estudante do 5º ano da Escola Darcy Ribeiro. Ela reconhece que a iniciativa da Prefeitura em premiar os alunos destaques é importante tanto para eles quanto para os pais.
“Sinto muito orgulho por ele ter se esforçado bastante, por está aqui recebendo esse presente maravilhoso, porque não é fácil. Tem pessoas com muitas dificuldades para chegar até a escola, mas graças a Deus que muitos se esforçaram e a Prefeitura ajuda bastante”, afirmou.
Sentimento semelhante foi compartilhado por Vanicleia da Silva Ferreira e a filha Lohane da Silva dos Santos, 8 anos de idade, estudante do 2º ano-B também da Escola Darcy Ribeiro.
Nair Souza era só felicidade e orgulho do filho Caio Calebe
“Agradeço a Deus pela vida da minha filha, pela professora e pela parceria estabelecida entre a escola e os pais. Ela obteve um excelente desempenho nessa prova, e nós a auxiliamos bastante em casa, como sempre fazemos. Considero essa iniciativa muito gratificante e maravilhosa”, destacou Vanicleia.
INICIATIVA INÉDITA
O titular da Semed, Leonardo Leocádio, destacou a iniciativa inédita da pasta, mas ressaltou que o objetivo é incentivar o estudo e não apenas recompensar o desempenho individual ou promover uma competição entre os estudantes.
“Desejamos, antes, demonstrar que a dedicação e o esforço diário nos estudos são fundamentais para alcançar objetivos importantes. Acreditamos que esta iniciativa inspirará nossos alunos e trará resultados positivos nos próximos anos”, disse o secretário.

Vanicleia da Silva Ferreira e a filha Lohane da Silva dos Santos
ENTREGA SIMBÓLICA
1.200 alunos se destacaram nesta 1ª edição do projetoDurante a solenidade foram entregues cerca de 300 bicicletas para estudantes de 79 escolas urbanas e duas rurais. Os demais alunos receberão os prêmios nas escolas onde estudam.
Ao todo, 106 unidades escolares participaram do Projeto Aluno Destaque, sendo que a Escola Antônio Ferreira foi a que teve a maior quantidade de estudantes com notas altas. No total, 1.200 alunos se destacaram nesta 1ª edição do projeto.
A solenidade contou ainda com a presença de vários secretários municipais, vereadores, professores e gestores escolares.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Geral
Adolescentes da Casa da Juventude da Prefeitura participam de passeio cultural no Rio Madeira
No último sábado (20), adolescentes da unidade de acolhimento Casa da Juventude, da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social Semias), da Prefeitura de Porto Velho, tiveram uma experiência inesquecível: um passeio no barco Nossa Senhora Aparecida, navegando pelas águas do Rio Madeira, em Porto Velho.
A atividade foi organizada pela articuladora do Selo Unicef/Porto Velho, Marina Falcão, e pela gerente do projeto “Apadrinhando uma História”, Francilene Amorim, com apoio da Prefeitura de Porto Velho e instituições que integram a Rede de Proteção da Criança e do Adolescente.
Para os jovens acolhidos, momentos como esse representam muito mais do que diversão. São oportunidades de convivência, de fortalecimento da autoestima e de acesso ao direito ao lazer, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente. “É uma chance de mostrar que eles também podem e devem participar da vida cultural e social da cidade”, destacou Marina Falcão.

Atividade reforçou a importância de valorizar a história e a cultura local
Durante o passeio, os adolescentes puderam conhecer de perto o transporte fluvial, um dos símbolos da identidade de Porto Velho. A atividade reforçou a importância de valorizar a história e a cultura local, aproximando os jovens da memória coletiva da capital rondoniense. “O Rio Madeira é parte da nossa história, e proporcionar esse contato é também uma forma de educação cultural”, ressaltou Francilene Silva.
Essas ações estão alinhadas às diretrizes do Selo Unicef – edição 2025-2028. O Selo Unicef é uma iniciativa que reconhece e estimula municípios brasileiros a desenvolver políticas públicas voltadas para garantir os direitos de crianças e adolescentes.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
-
Polícia14 horas atrásPai mata namorado da filha após ele agredi-la – VEJA O VÍDEO
-
Polícia23 horas atrásHomem é chamado ao portão de casa e é baleado três vezes em Rondônia – VEJA O VÍDEO
-
Polícia19 horas atrásGuarda Municipal invade casa e mata ex-companheira a tiros
-
Polícia14 horas atrásTentativa de homicídio é registrada no interior de Rondônia
-
Polícia24 horas atrásForça Tática prende homem armado e apreende drogas em distribuidora de fachada
-
Geral19 horas atrásAnvisa alerta para riscos de canetas emagrecedoras manipuladas
-
Geral24 horas atrásPrêmio da Mega da Virada chega a R$ 1 bilhão
-
Geral24 horas atrásLançamento de foguete no Maranhão é reagendado para esta segunda

