Conecte-se conosco

Geral

Rondônia é destaque em evento internacional de turismo e negócios

Publicado

em

Rondônia está sendo destaque em evento internacional ao representar o Norte do Brasil por meio das Rotas Amazônicas Integradas durante a Edição Europa do Meeting Brasil 2025, que começou no dia 6 em Madri e segue até o dia 16 em Porto e Lisboa (Portugal). O evento tem sido considerado uma plataforma estratégica para promover o turismo e aumentar a visibilidade das rotas turísticas brasileiras, e o estado de Rondônia se posiciona como um dos destinos promissores para atrair turistas de todo o mundo.

Durante o encontro, Rondônia é apresentada como um destino de referência no turismo de aventura, ecoturismo e cultura, com foco nas riquezas naturais da Amazônia e na diversidade cultural das comunidades locais. Com suas belíssimas paisagens, rios e biodiversidade, o estado se torna uma rota obrigatória para quem deseja explorar as maravilhas da região Norte do Brasil.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destaca a importância do evento para o fortalecimento do setor turístico do estado. “Este evento representa uma oportunidade para colocar Rondônia na vitrine mundial do turismo. Estamos em um processo de crescimento e de integração com o mercado global, promovendo nossa cultura, nossa biodiversidade e as experiências únicas que só o Norte pode oferecer. A participação no Meeting Brasil Europa é um marco para atrair mais visitantes e investimentos para o estado”.

O evento, que ocorrerá em Portugal, visa fortalecer as relações entre Brasil e Europa, com a presença de representantes de diversos estados brasileiros e de operadores turísticos internacionais. Com um portfólio robusto de produtos turísticos, Rondônia está na rota para conquistar turistas de diferentes partes do mundo.

O titular da Secretaria de Estado de Turismo de Rondônia (Setur), Gilvan Pereira, enfatiza a relevância da participação de Rondônia nesse evento de alto nível. “O Meeting Brasil Europa é a ocasião perfeita para apresentar os principais produtos turísticos de Rondônia para o mercado internacional. Estamos mostrando o que temos de melhor: a culinária amazônica, as comunidades tradicionais e a imersão nas paisagens da Floresta Amazônica. Queremos que os turistas conheçam de perto o que faz do nosso estado um destino único e inesquecível”, ressaltou.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prazo de regularização anual para veículos com placa final 6 termina no dia 30 de junho

Publicado

em

Por

Proprietários de veículos automotores em Rondônia, devem ficar atentos ao calendário de regularização de licenciamento anual,  estabelecido pela Portaria nº 30 de 5 de janeiro de 2017. O período regulamentar para a atualização do documento com placas que terminam com o dígito 6 se encerra no próximo dia 30 de junho. 

Para realizar a emissão da taxa, o usuário dispõe da Central de Serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), devendo informar a placa e o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), e de forma rápida, realizar a atualização do documento.  

O documento será renovado quando o proprietário quitar, além da taxa de licenciamento, todas as obrigações tributárias e/ou administrativas do veículo, como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e possíveis multas vencidas.  Qualquer unidade de atendimento da autarquia poderá emitir as taxas de licenciamento gratuitamente. Motocicletas de até 170 cilindradas contam com o benefício de isenção do IPVA instituído pelo Governo do Estado de Rondônia.  

CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO 

Algarismo Final da PlacaPrazo para Licenciar
1,2,3até 31 de março
4até 30 de abril
5até 30 de maio
6até 30 de junho
7até 31 de julho
8até 29 de agosto
9até 30 de setembro
0Até 31 de outubro

Fonte: Secom – Governo de Rondônia

Continue lendo

Geral

PGE-RO e Fhemeron realizam campanha de doação de sangue nos dias 15 e 16 de julho

Publicado

em

Por

Com o intuito de fortalecer os estoques de sangue e incentivar a solidariedade entre os servidores e a população, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RO) em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) realizará, nos dias 15 e 16 de julho, a 4ª edição da Campanha de Doação de Sangue. A ação, acontecerá das 8h às 12h, na Escola de Governo, localizada no térreo do Edifício Jamari, no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho. 

A iniciativa dá continuidade a uma mobilização que já se tornou referência entre as ações de responsabilidade social promovidas pelas instituições. Durante os dois dias de ação, uma equipe da Fhemeron estará no local para receber os voluntários e realizar todos os procedimentos necessários para a doação. A expectativa para a quarta edição é ampliar ainda mais a participação dos servidores públicos e da comunidade, contribuindo para a manutenção dos estoques de sangue em Rondônia.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, mais do que um gesto de solidariedade, a doação de sangue representa uma oportunidade de salvar vidas e fortalecer a rede pública de saúde. “A campanha é mais uma das ações desenvolvidas pela gestão estadual voltadas ao bem-estar coletivo e à promoção da cidadania, demonstrando que a união de esforços pode gerar impactos positivos para toda a sociedade”, ressaltou.

O procurador-geral do Estado, Thiago Alencar, destacou que a campanha amplia a promoção da cidadania e do cuidado com o próximo. “A doação de sangue é um ato simples, mas que tem um impacto imensurável na vida de quem precisa. Convidamos servidores, colaboradores e toda a sociedade a participarem desta campanha e contribuírem para fortalecer os estoques de sangue do nosso estado. Cada doação pode representar uma nova oportunidade de vida para muitas pessoas.”

De acordo com o presidente da Fhemeron, Anilto Funez Júnior,  campanhas como essa são fundamentais para manter os estoques de sangue em níveis seguros e garantir o atendimento aos pacientes em todo o estado. A doação de sangue é um ato de solidariedade que gera um impacto direto na vida de quem precisa. Cada bolsa coletada pode ajudar a salvar até quatro vidas. A parceria com a PGE-RO tem sido essencial para fortalecer a cultura da doação voluntária e contribuir para que a Fhemeron mantenha seus estoques abastecidos para atender a população de Rondônia. Convidamos todos que estiverem aptos a participarem dessa corrente do bem”, enfatizou. 

Requisitos para ser doador:

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados pelos responsáveis);
  • Pesar mais de 50 quilos;
  • Ter dormido pelo menos oito horas na noite anterior;
  • Estar alimentado no momento da doação, evitando alimentos gordurosos nas horas que antecedem o procedimento;
  • Aumentar a ingestão de líquidos desde o dia anterior à doação, mantendo-se bem hidratado;
  • Não ter fumado nas duas horas que antecedem a doação;
  • Apresentar documento com foto oficial.

Segundo a Fhemeron, é importante também observar os critérios e impedimentos temporários e permanentes para a doação de sangue. Homens podem doar até quatro vezes ao ano, respeitando o intervalo mínimo de 60 dias entre as doações, enquanto mulheres podem doar até três vezes ao ano, com intervalo mínimo de 90 dias.

SOLIDARIEDADE 

O objetivo da ação é aumentar em 20% o número de bolsas coletadas em comparação aos anos anteriores, beneficiando as unidades hospitalares públicas e privadas atendidas pela Fhemeron. A iniciativa não apenas supre uma necessidade vital, mas também fortalece a solidariedade entre os servidores estaduais e a população em geral.

Na edição anterior, realizada em 2024, a campanha registrou 126 cadastros de voluntários e resultou na coleta de 79 bolsas de sangue, contribuindo diretamente para o atendimento de pacientes que dependem de transfusões, tratamentos contínuos e procedimentos cirúrgicos.

Fonte: Secom – Governo de Rondônia

Continue lendo

Geral

Novas regras facilitam inclusão da EAR na CNH em Rondônia

Publicado

em

Por

Novas diretrizes para a inclusão da observação de Exercício de Atividade Remunerada, conhecido como EAR, na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já está disponível em Rondônia. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) explica que as mudanças são significativas para motociclistas, condutores da categoria A. Estabelecidas por meio da Medida Provisória nº 1.360/2026, que revisou as exigências relacionadas à atividade remunerada para motociclistas no país, as mudanças buscam facilitar o acesso de profissionais ao mercado de trabalho, especialmente aqueles que dependem da condução de motocicletas para geração de renda. 

A diretora Técnica de Habilitação interina, Danúbia Almeida, explicou que de acordo com as novas diretrizes, a inclusão da EAR deixou de exigir uma série de requisitos que antes eram obrigatórios. “Não há mais necessidade de idade mínima de 21 anos, além de comprovação de tempo mínimo de habilitação de dois anos na categoria A. Também foi eliminada a exigência de realização de curso especializado para motofretistas ou mototaxistas como condição para a inclusão dessa observação na CNH.”

PROCESSO SIMPLIFICADO 

Para inserir a EAR, o condutor deverá apenas cumprir os procedimentos já previstos na legislação de trânsito vigente, mantendo-se como obrigatória a realização do exame psicológico. 

A solicitação do EAR pode ser feita de duas formas: 

  • Alteração de dados: o condutor pode pedir a inclusão do EAR pela Central de Serviços ou em uma unidade do Detran-RO. Depois, será encaminhado para uma avaliação psicológica, pagando pelo serviço. Nessa opção, a data de vencimento da CNH não muda. 
  • Renovação da CNH: se a CNH estiver vencida ou perto de vencer, o condutor pode solicitar o EAR ao renovar o documento, também pela Central de Serviços ou em uma unidade. Será necessário fazer exames físico e mental e avaliação psicológica, com pagamento das taxas. Aqui, a data de vencimento da CNH será atualizada. 

O condutor pode escolher a opção mais conveniente: a primeira mantém o vencimento atual da CNH, enquanto a segunda altera a data por conta dos novos exames realizados. 

REGRAS DE SEGURANÇA

Mototaxistas, motoboys e demais profissionais de motofrete, devem obrigatoriamente, utilizar equipamentos de proteção, como antena corta-pipas, protetor de motor e pernas e colete de segurança com dispositivos retrorrefletivos. É obrigatório possuir a CNH na categoria “A” ou Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC).

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, ressaltou que, apesar da flexibilização das regras, os condutores devem continuar atentos às normas de segurança e às exigências legais para o exercício da atividade remunerada no trânsito.

Fonte: Secom – Governo de Rondônia

Continue lendo

Trending