Polícia
MPRO ordena prisão de suposto “armeiro” de facção criminosa liberado em audiência de custódia
O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio de seu Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da 29ª Promotoria de Justiça de Porto Velho/RO, conseguiu na data de hoje (23/1), junto a 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), uma liminar em medida cautelar inominada em recurso em sentido estrito, interposto contra decisão proferida em audiência de custódia realizada em 1ª instância no dia (20/1), que havia relaxado a prisão em flagrante de suposto integrante de organização criminosa, preso pela Polícia Militar no dia 19 deste mês, em razão da suposta prática dos crimes de comércio ilegal e posse ilegal de arma de fogo e munição de uso permitido e restrito.
Na decisão liminar, o Desembargador do TJRO reconheceu a legalidade da prisão em flagrante realizada pela Polícia Militar e ratificada pelo Delegado de Polícia Civil que recebeu a ocorrência da Central de Flagrantes e autuou o conduzido em flagrante delito pela suposta prática do crime de comércio ilegal de arma de fogo. Na sequência, o Desembargador acolheu o segundo pedido formulado pelo MPRO e converteu a prisão em flagrante do conduzido em prisão preventiva, por entender presentes os pressupostos, fundamentos e requisitos previstos nos arts. 312 e 313 do Código de Processo Penal.
Nessa decisão, também foi considerada a gravidade concreta do crime, a possibilidade de reiteração delitiva do agente e o risco de fuga do distrito da culpa, além do fato de o conduzido ser suposto fornecedor de armas de fogo para organização criminosa e ter sido flagrado em nova prática delitiva antes mesmo de terminar o cumprimento da pena aplicada em condenação anterior por crime idêntico, inclusive estava foragido do regime semiaberto.
A prisão em flagrante restabelecida pelo TJRO ocorreu no contexto da onda de ataques e incêndios praticados por integrantes de organização criminosa em retaliação a ações legítimas do Estado, que, em um contexto geral, estão agindo friamente como uma organização criminosa violenta, bem administrada, com ações planejadas, específicas, e bastante contundentes, cujas ações, nos últimos dias, se espalharam pelas cidades de Porto Velho, União Bandeirantes, Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste, Mirante da Serra, dentre outras, todas no sentido de desestabilizar a segurança pública do Estado de Rondônia e colocar em risco a segurança da população.
O mandado de prisão preventiva, expedido pelo TJRO, foi cumprido nesta data e o conduzido será recolhido ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.
- RELEMRE O CASO: Polícia descobre fábrica clandestina de armas e prende foragido com duas submetralhadoras
O MPRO reforça seu compromisso em defesa da sociedade, da ordem jurídica, do regime democrático e dos direitos sociais e individuais indisponíveis, atuando incessantemente em parceria com as forças de segurança e outros setores do Estado no combate ao crime organizado, destacando-se, no caso, a atuação da Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Polícia Penal (PP), Polícia Técnico-científica (Politec), Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e Força Tarefa Integrada de Combate ao Crime Organizado (FTICCO) da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).
Gerência de Comunicação Integrada (GCI)
Polícia
PM recupera equipamentos fotográficos em menos de 24 horas após furto
O crime aconteceu na madrugada da última segunda-feira, 03, no bairro Nova Brasília, em Ji-Paraná (RO). Criminosos invadiram um estabelecimento comercial de fotografia e furtaram uma grande quantidade de equipamentos fotográficos de alto valor, incluindo câmeras, lentes, drones e notebooks.
A Polícia Militar foi acionada pela vítima na manhã do mesmo dia e iniciou imediatamente diligências para localizar os objetos furtados. Após intensas buscas, os equipamentos foram encontrados na noite de segunda-feira, abandonados na Rua Teresina, ainda nas proximidades do local do crime.
As investigações continuam para identificar os responsáveis pelo furto. A Polícia Militar reforça seu compromisso com a segurança da população e a manutenção da ordem pública, garantindo a continuidade da persecução penal.
Esse é mais um exemplo da eficiência e dedicação da corporação na rápida resposta contra ações criminosas.
Polícia
Ex-presidiário é assassinado a facadas em vila de apartamentos na zona sul
Alexsander Martinez de Figueiredo foi morto a facadas na noite desta terça-feira (4) em uma vila de apartamentos localizada na Rua Ivan Marrocos, no bairro Caladinho, zona sul de Porto Velho (RO).
De acordo com testemunhas, vizinhos ouviram gritos e, ao saírem para verificar, encontraram a vítima ferida com golpes de faca. A Polícia Militar foi acionada imediatamente.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também foi chamada, mas, ao chegar ao local, apenas constatou o óbito.
A Polícia Militar isolou a área para os trabalhos da perícia e, em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).
Ainda segundo informações, Alexsander teria ido até o local no dia anterior e ameaçado sua ex-companheira com um facão. A Polícia Civil ja inicou as investigações.
Polícia
Homem é morto a facadas após ameaçar ex com facão na zona sul
Na noite desta terça-feira (04), um homem ainda não identificado foi morto a facadas em uma vila de apartamentos localizada na rua Ivan Marrocos, bairro Caladinho, zona sul de Porto Velho (RO).
Segundo relatos de testemunhas, a vítima teria ido até o local e ameaçado sua ex-companheira com um facão. Durante o desentendimento, ele acabou sendo atacado com golpes de faca, não resistiu aos ferimentos e morreu antes da chegada do socorro.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, mas ao chegar ao endereço apenas constatou o óbito.
Matéria em atualização.
-
Polícia23 horas atrás
Homem é morto a tiros dentro de residência
-
Polícia24 horas atrás
Duas pessoas são presas em operação contra furto de energia
-
Polícia14 horas atrás
Polícia Civil pede ajuda para localizar foragido da justiça
-
Polícia13 horas atrás
Homem é morto a facadas após ameaçar ex com facão na zona sul
-
Polícia19 horas atrás
Mulher é presa com 13 tabletes de drogas em táxi na BR-364
-
Polícia2 horas atrás
Ex-presidiário é assassinado a facadas em vila de apartamentos na zona sul
-
Empregos23 horas atrás
Mais de 2,2 mil vagas de emprego e cursos estão abertas; principais cargos são destacados pelo governo do RO
-
Geral20 horas atrás
Força Nacional do SUS chega a Porto Velho para avaliar a situação da saúde pública