Conecte-se conosco

Geral

Últimos dias: Seleção do IFRO tem mais de 4 mil vagas disponíveis para cursos

Publicado

em

Terminam dia 24 de janeiro as inscrições do Processo Seletivo Unificado (PSU/IFRO 2025/1) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. No total, são ofertadas 4.144 vagas em cursos integrados, subsequentes e de graduação, para os Campi Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte, São Miguel do Guaporé e Vilhena. 

No caso do Campus Porto Velho Zona Norte, há vagas que incluem os polos de Educação a Distância (EaD) para os cursos superiores em polos vinculados ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O IFRO oferta ensino público, inclusivo, de excelência e gratuito. Não há cobrança de taxa de expediente/manutenção, taxa de inscrição, taxa de matrícula e/ou mensalidade. Mais informações e acesso aos editais neste link: https://selecao.ifro.edu.br/unificado

O Processo Seletivo, conforme campus, curso, turno, modalidade de ensino, possui distribuição de vagas entre ampla concorrência e ações afirmativas, observando a legislação e documentação legal oficial. Há reserva para quem tenha cursado integralmente o ensino fundamental ou médio em escola pública (conforme o nível de ensino almejado), tenha renda familiar conforme especificado em edital, bem como destinado à população preta, parda, indígena, quilombola e para pessoa com deficiência (PcD), como política de inclusão.

As inscrições podem ser feitas até, precisamente, as 23h59 do dia 24/01/2025 (inclusive durante o final de semana e feriados compreendidos nesse período). Para quem necessitar realizar correção de dados cadastrais e confirmação da inscrição (tudo pelo site oficial do IFRO), terá também até o dia 24 de janeiro.

Conforme o cronograma, dia 29/01/25 será publicada a lista dos candidatos inscritos e o Resultado Preliminar. Quem desejar realizar interposição de recursos contra o resultado preliminar, poderá fazê-lo nos dias 30 e 31/01. No dia 06/02/2025, após as 18 horas, será feita a divulgação do resultado dos recursos impetrados, divulgado o Resultado Final e feita a convocação para matrícula em primeira chamada.

A classificação do Processo Seletivo Unificado obedecerá ao número de vagas ofertadas, conforme os quadros de cursos e vagas de cada edital, não havendo nota de corte. Será usada para efeito de classificação, as notas/conceitos constantes no histórico escolar do ensino fundamental (ou do ensino médio para seleção dos cursos superiores ou subsequentes), boletim escolar oficial (ou documento oficial equivalente, que no caso de graduação ou subsequente podem ser, por exemplo, certificações como Provão, ENCCEJA e Enem) serão convertidas para peso 100, com duas casas decimais.

PSU 2025/1

As inscrições para o Processo Seletivo Unificado para ingresso no 1º semestre de 2025 são para vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio, cursos de graduação e cursos técnicos subsequentes ao ensino médio.

Cursos de graduação

Para o nível de graduação, há três diferentes possibilidades (todas para quem já concluiu o ensino médio): a primeira são os cursos superiores de tecnologia, que ofertam formação específica em determinada profissão; a segunda são as licenciaturas, que são cursos para formação de professores; e uma terceira opção são os cursos de bacharelado, com formação de profissionais generalistas.

Há vagas para:

  • Ariquemes (Bacharelado em Agronomia, Licenciatura em Ciências Biológicas e Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas)
  • Cacoal (Bacharelado em Engenharia Agronômica, Bacharelado em Zootecnia, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Matemática, Superior de Tecnologia em Agronegócio, Superior de Tecnologia em Gestão Comercial EaD e Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD)
  • Colorado do Oeste (Bacharelado em Engenharia Agronômica, Bacharelado em Medicina Veterinária, Bacharelado em Zootecnia, Licenciatura em Ciências Biológicas, Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD)
  • Guajará-Mirim (Licenciatura em Ciências Biológicas)
  • Jaru (Bacharelado em Medicina Veterinária, Superior de Tecnologia em Gestão Comercial e Superior de Tecnologia em Gestão Pública)
  • Ji-Paraná (Bacharelado em Engenharia Florestal, Licenciatura em Química, Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Superior de Tecnologia em Gestão Comercial EaD e Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD)
  • Porto Velho Calama (Bacharelado em Engenharia Civil, Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação, Bacharelado em Engenharia Química, Licenciatura em Física e Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas)
  • Porto Velho Zona Norte (Licenciatura em Pedagogia EaD, Superior de Tecnologia em Gestão Comercial, Superior de Tecnologia em Gestão Pública,
  • Polo Ariquemes/RO: Superior de Tecnologia em Gestão Comercial/UAB,
  • Polo Buritis/RO: Superior de Tecnologia em Gestão Comercial/UAB,
  • Polo Chupinguaia/RO: Superior de Tecnologia em Gestão Comercial/UAB,
  • Polo Guajará-Mirim/RO: Superior de Tecnologia em Gestão Comercial/UAB,
  • Polo Nova Mamoré/RO: Superior de Tecnologia em Gestão Comercial/UAB,
  • Polo Porto Velho/RO: Superior de Tecnologia em Gestão Comercial/UAB,
  • Polo Ariquemes/RO: Superior de Tecnologia em Gestão Pública/UAB,
  • Polo Buritis/RO: Superior de Tecnologia em Gestão Pública/UAB,
  • Polo Chupinguaia/RO: Superior de Tecnologia em Gestão Pública/UAB,
  • Polo Guajará-Mirim/RO: Superior de Tecnologia em Gestão Pública/UAB,
  • Polo Nova Mamoré/RO: Superior de Tecnologia em Gestão Pública/UAB,
  • Polo Porto Velho/RO: Superior de Tecnologia em Gestão Pública/UAB,
  • Superior de Tecnologia em Redes de Computadores e Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet),
  • São Miguel do Guaporé (Superior de Tecnologia em Agrocomputação, Superior de Tecnologia em Gestão Comercial EaD e Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD)
  • Vilhena (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Licenciatura em Matemática e Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas).

Para os cursos ofertados na modalidade Educação a Distância (EaD) há requisito de realização de atividades presenciais obrigatórias, que ocorrerão no campus/polo em que o aluno estiver matriculado, conforme Calendário Acadêmico da Unidade. O candidato inscrito nesta modalidade de Ensino a Distância (EaD) deverá residir no município da oferta, na zona urbana ou rural. Caso não resida no munícipio da oferta do curso, deverá apresentar o “Termo de compromisso para participar das aulas presenciais”.

Para ler o Edital 88/2024/REIT-CEA/IFRO completo, clique aqui.

Cursos subsequentes

Os cursos subsequentes ao ensino médio oferecem habilitação profissional técnica de nível médio a quem já tenha concluído o ensino médio. Portanto, para ingresso na modalidade presencial ou a distância, é requisito imprescindível que o candidato tenha sido aprovado, sem dependências, no ensino médio, comprovado por meio do Histórico Escolar do Ensino Médio, Boletim Escolar oficial ou documento oficial equivalente.

Ofertam vagas nesta modalidade de ensino:

  • Guajará-Mirim (Técnico em Enfermagem),
  • Jaru (Técnico em Zootecnia),
  • Porto Velho Calama (Técnico em Edificações e em Eletrotécnica),
  • Porto Velho Zona Norte (Técnico em Finanças)
  • Vilhena (Técnico em Eletromecânica).

Para ler o Edital 87/2024/REIT-CEA/IFRO completo, clique aqui

Fonte: IFRO

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Jovem que nasceu sem cérebro completa 20 anos, contrariando previsão médica

Publicado

em

Uma mulher que nasceu com hidranencefalia, uma condição neurológica rara em que os hemisférios cerebrais não são formados, comemorou seu 20º aniversário no início deste mês. O marco contrariou expectativas médicas de que ela não viveria para além de quatro anos. As informações são do jornal americano The Mirror US.

Alex Simpson nasceu em Omaha, no Nebraska, e foi diagnosticada com a condição rara aos dois meses de idade. Segundo o relato da família ao jornal, Alex tinha apenas “metade do tamanho de um dedo mindinho” de tecido cerebelar na parte posterior do cérebro.

Conforme relata S.J., o irmão de 14 anos de Alex, a jovem precisa de cuidados 24 horas por dia e supervisão constante. Além do apoio dos pais e do irmão, outros membros da família ajustam suas rotinas diárias para atender às necessidades dela, estabelecendo conexões por meio do contato físico.

A família diz ao The Mirror US que acreditam que Alex sobreviveu para além da expectativa médica graças ao ambiente acolhedor que criaram para ela.

O que é hidranencefalia?

A hidranencefalia é uma anomalia congênita (ou seja, que acontece desde o nascimento) que afeta o sistema nervoso central. Segundo a Cleveland Clinic, um bebê que nasce com essa condição não possui os hemisférios cerebrais, que são as duas metades do cérebro, a parte frontal e maior do encéfalo.

Apesar dos termos semelhantes, a hidranencefalia é uma condição diferente da hidrocefalia, caracterizada pelo acúmulo de líquido no cérebro e aumento da pressão intracraniana. A doença pode ser causada por uma anomalia congênita ou ser um sintoma de lesão ou doença, podendo estar, inclusive, associada à hidranencefalia.

No entanto, no caso da hidranencefalia, o próprio cérebro se forma de maneira anormal durante o desenvolvimento fetal.

Os cientistas ainda não sabem quais são as causas da hidranencefalia, mas acreditam que pode estar relacionada a questões genéticas ou à exposição a toxinas durante a gravidez. A condição pode ser diagnosticada pelo ultrassom pré-natal ou ressonância magnética.

Além da ausência de partes do cérebro, a condição leva a sintomas como: falta de desenvolvimento, aumento ou diminuição do tônus muscular, aumento do tamanho da cabeça, problemas de visão e audição, braços e pernas rígidos e dificuldade para respirar.

A hidranencefalia não tem cura. Segundo a Cleveland Clinic, os tratamentos incluem cirurgia para implantação de uma válvula de derivação (tubo) para drenar o líquido do cérebro e reduzir a pressão intracraniana e o uso de medicamentos como anticonvulsionantes, além de fisioterapia e suporte nutricional.

Geralmente, o prognóstico para crianças com hidranencefalia é ruim: a maioria dos bebês morre antes de nascer ou antes de completar um ano de idade, ainda de acordo com a Cleveland Clinic.

CNN Brasil

Continue lendo

Geral

Enem 2025: o que é permitido e o que é proibido no dia da 2ª prova?

Publicado

em

Milhões de candidatos em todo o país realizarão as provas do segundo dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025 neste domingo, 16 de novembro. Desta vez, os concorrentes serão submetidos às questões de ciências da natureza e suas tecnologias; e de matemática e suas tecnologias.

Para garantir que todos cheguem preparados, confira as principais regras sobre o que você pode e o que não pode fazer ou levar no local de prova.

✅ O que é permitido (Obrigatório e opcional):

  • Documento de identificação: 

Apresentar original com foto, emitido por órgãos oficiais, físico ou digital (e-Título, CNH Digital, RG Digital, CIN Digital, etc.) nos aplicativos oficiais (ou app gov.br).

  • Caneta:Somente esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.
  • Lanches e água:
  • Permitidos, desde que sejam vistoriados pelo chefe de sala. A embalagem da água ou alimentos não precisa ser transparente, mas garrafas digitais são proibidas.
  • Cartão de confirmação:
  • Recomendado levar impresso, mas não é obrigatório. Contém informações importantes como local de prova e número de inscrição.
  • Declaração de comparecimento:
  • Permitida, se precisar comprovar presença. Deve ser impressa da Página do Participante e entregue ao chefe de sala para assinatura no momento da identificação.
  • ❌ O que é Proibido (e deve ser guardado)
  • Qualquer uso ou porte desses itens resultará na eliminação do participante.
  • Equipamentos eletrônicos: 
  • Celular, tablets, smartwatches, alarmes, calculadoras, fones de ouvido, gravadores, pen drives e outros dispositivos eletrônicos.
  • Canetas não-transparentes: 
  • Lápis, lapiseira, borracha, régua, corretivo e qualquer caneta que não seja de tinta preta em material transparente.
  • Acessórios de Vestuário: 
  • Óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares).
  • Materiais de Consulta: 
  • Livros, manuais, impressos, anotações e similares.
  • Relógios: 
  • Qualquer tipo de relógio (analógico ou digital).
  • Procedimento de segurança:
  • Todos os itens proibidos (e também chaves, carteira, etc.) devem ser desligados, colocados no envelope porta-objetos fornecido pelo fiscal de sala, lacrados e mantidos debaixo da carteira durante toda a permanência no local de prova.
  • Atenção ao Horário (de Brasília):
  • Abertura dos Portões: 12h
  • Fechamento dos Portões: 13h (Proibida a entrada após este horário!)
  • Início da Prova: 13h30
  • Término da Prova (2º dia): 18h30
  • Enem 2025: CNN Brasil transmite live com correção da prova em tempo real
  • O Enem 2025 está chegando e você acompanha na CNN Brasil a correção extraoficial ao vivo do exame.
  • Neste domingo (16), a partir das 20h, os professores do Objetivo estarão nos nossos estúdios para uma live com a resolução das questões, análises e comentários.

CNN Brasil

Continue lendo

Geral

Jovem passa por situação inusitada após ficar com tampa de caneta presa no ânus

Publicado

em

Um caso inusitado movimentou a zona rural de Ouro Preto do Oeste (RO) na madrugada da última segunda-feira (10). Um jovem precisou de ajuda após ficar com a tampa de uma caneta presa no ânus enquanto tentava aliviar um incômodo na região íntima.

De acordo com relatos, o rapaz vinha sentindo coceira na região anal havia alguns dias e, para tentar aliviar o desconforto, utilizou a tampa de uma caneta como instrumento improvisado. Porém, o objeto acabou sendo sugado e ficou alojado internamente, impossibilitando a remoção manual.

Desesperado, o jovem buscou ajuda de familiares. Uma parente que já atuou como auxiliar de enfermagem no interior do Acre conduziu uma espécie de atendimento emergencial caseiro. Ela administrou laxantes potentes e, após algumas horas, a tampa foi expelida naturalmente, sem necessidade de atendimento médico especializado.

Apesar do constrangimento, o caso terminou sem complicações clínicas.

Outros casos semelhantes registrados em Rondônia

Este não foi o único episódio do tipo registrado nesta semana no estado. Um empresário de Rondônia e outro homem, em Porto Velho, procuraram atendimento médico após ficarem com frascos de desodorante presos no ânus.

VEJA OS CASOS:

Continue lendo

Trending