Conecte-se conosco

Polícia

PRF detém dois homem flagrados transportando ouro ilegalmente na BR-364

Publicado

em

A Polícia Rodoviária Federal em Rondônia (PRF-RO) realizou na BR-364, KM 759 (próximo ao Presídio Federal), a apreensão de ouro bruto, sendo transportado sem documentação legal.

Durante o procedimento de fiscalização de trânsito, uma equipe de policiais do Núcleo de Comando de Operações Especiais (NOE-RO), flagrou uma caminhonete Toyota Hillux SW4 realizando manobra de ultrapassagem em local proibido, colocando em risco a vida da equipe e de terceiros.

Ao realizar a abordagem, os servidores notaram certa pressa dos ocupantes do veículo (condutor de 30 anos e passageiro de 29 anos), que vinham da região de fronteira (Guajará-Mirim), sendo que um deles já possuía condenação pela prática do crime de tráfico de drogas.

Ao realizar conferência dos equipamentos obrigatórios (Art. 105 do CTB) dentro do veículo, os agentes identificaram uma porção de ouro “bruto”. Como ambos (motorista e carona) divergiam sobre a propriedade do bem – mas que em nenhuma hipótese teria documentação – foram encaminhados à autoridade policial judicial federal para apuração.

Transportar bem ou matéria-prima da União em desacordo com a Lei pode significar a prática do crime do Art. 2º da Lei 8.176/91 (crime contra a ordem econômica), passível de pena de detenção de (1) um a (5) cinco anos.

Em Rondônia, diversas apreensões de minérios são realizadas todos os anos pelos agentes de polícia que trabalham nas atividades de fiscalização e combate ao crime da regional. Além disso, em 2024¹, durante a primeira etapa da Operação Arco Verde II (abril), a PRF realizou a maior apreensão de minérios já registrados no estado.

Atuando no combate aos crimes ambientais na região amazônica, a PRF mostra-se crucial na preservação dos recursos naturais, bem como no combate ao crime organizado, que explora desenfreadamente as áreas de preservação em grande parte do território nacional. Nesse sentido, as ações específicas de fiscalização de trânsito (Operações), vêm ganhando destaque na regional, principalmente por qualificarem os profissionais de segurança pública, tornando-os especialistas na matéria (o que reflete um melhor aproveitamento do recuso público).

Para saber mais desse trabalho, recomendamos a leitura do artigo “As dinâmicas irregulares e ilegais da cassiterita na amazônia ocidental a partir dos dados de apreensões da Polícia Rodoviária Federal², que traz como um dos autores o Inspetor PRF Gibson (Chefe da Delegacia de Ariquemes).

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Homem esfaqueado durante confraternização tenta dirigir em busca de socorro, mas morre em hospital

Publicado

em

Ueliton Ramiro de Andrade, de 44 anos, morreu na madrugada deste domingo (21) no Hospital João Paulo II, em Porto Velho, após ser vítima de um ataque a facadas ocorrido na zona sul da capital.

De acordo com informações apuradas pela equipe do Notícias Urgentes, a vítima participava de uma confraternização na residência de uma amiga quando se envolveu em um desentendimento com outro homem. Durante a discussão, o suspeito teria sacado uma faca e desferido quatro golpes no abdômen de Ueliton.

Mesmo gravemente ferido, Ueliton ainda conseguiu entrar em seu veículo e dirigir por diversas ruas na tentativa desesperada de encontrar ajuda. No entanto, devido à gravidade dos ferimentos, ele acabou perdendo o controle da direção e colidindo o automóvel na Rua Geraldo Siqueira.

A Polícia Militar foi acionada e encontrou a vítima ferida dentro do veículo. Ueliton recebeu os primeiros atendimentos e foi encaminhado às pressas para o Hospital João Paulo II, mas não resistiu aos ferimentos e morreu horas depois.

O suspeito do crime fugiu após o ataque e ainda não foi localizado pelas autoridades.

O caso foi registrado e está sendo investigado pela Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes Contra a Vida (DHPP), que trabalha para identificar a motivação da discussão e prender o autor do homicídio.

Continue lendo

Polícia

Colisão fatal tira a vida de motociclista de 40 anos

Publicado

em

A motociclista Eliete Lino, de 40 anos, morreu na tarde da última sexta-feira (19) após se envolver em um grave acidente de trânsito no distrito de Vista Alegre do Abunã, em Porto Velho.

De acordo com informações apuradas pela equipe do Notícias Urgentes, a vítima conduzia uma motocicleta quando ocorreu a colisão com um automóvel. O impacto foi extremamente violento, causando ferimentos graves e incompatíveis com a vida.

Testemunhas acionaram equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e órgãos de resgate, que chegaram rapidamente ao local. No entanto, os profissionais de saúde apenas puderam confirmar o óbito da motociclista.

Após a confirmação da morte, a Polícia Militar isolou a área para preservar a cena do acidente e garantir a segurança durante os trabalhos periciais. Equipes da Polícia Técnico-Científica (Politec) realizaram os levantamentos necessários para identificar as circunstâncias da colisão e auxiliar na investigação.

Concluídos os procedimentos periciais, o corpo de Eliete Lino foi removido pelo rabecão e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Porto Velho.

O caso foi registrado na Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) e será investigado pela Polícia Civil, que busca esclarecer as causas do acidente.

Continue lendo

Polícia

Pastor condenado por estupro contra a filha é preso em Rondônia

Publicado

em

Por

Um homem de 48 anos foi preso pela Polícia Civil na avenida Brasil, na região central de Cerejeiras, no Cone Sul de Rondônia, em cumprimento a um mandado de prisão expedido pela Justiça do estado de São Paulo.

Ele foi condenado a 23 anos e quatro meses de reclusão pelo crime de estupro de vulnerável, cometido contra a própria filha, e era considerado foragido da Justiça, com ordem válida até junho de 2046. O investigado deveria ter iniciado o cumprimento da pena, mas permaneceu em fuga.

Segundo informações apuradas, durante o período em que estava foragido, o homem atuava como pastor em uma igreja evangélica no município de Cerejeiras.

Após ser localizado, ele foi preso, passou por exame de corpo de delito e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição do Poder Judiciário.

Continue lendo

Trending