Polícia
PRF detém dois homem flagrados transportando ouro ilegalmente na BR-364
A Polícia Rodoviária Federal em Rondônia (PRF-RO) realizou na BR-364, KM 759 (próximo ao Presídio Federal), a apreensão de ouro bruto, sendo transportado sem documentação legal.
Durante o procedimento de fiscalização de trânsito, uma equipe de policiais do Núcleo de Comando de Operações Especiais (NOE-RO), flagrou uma caminhonete Toyota Hillux SW4 realizando manobra de ultrapassagem em local proibido, colocando em risco a vida da equipe e de terceiros.
Ao realizar a abordagem, os servidores notaram certa pressa dos ocupantes do veículo (condutor de 30 anos e passageiro de 29 anos), que vinham da região de fronteira (Guajará-Mirim), sendo que um deles já possuía condenação pela prática do crime de tráfico de drogas.
Ao realizar conferência dos equipamentos obrigatórios (Art. 105 do CTB) dentro do veículo, os agentes identificaram uma porção de ouro “bruto”. Como ambos (motorista e carona) divergiam sobre a propriedade do bem – mas que em nenhuma hipótese teria documentação – foram encaminhados à autoridade policial judicial federal para apuração.
Transportar bem ou matéria-prima da União em desacordo com a Lei pode significar a prática do crime do Art. 2º da Lei 8.176/91 (crime contra a ordem econômica), passível de pena de detenção de (1) um a (5) cinco anos.
Em Rondônia, diversas apreensões de minérios são realizadas todos os anos pelos agentes de polícia que trabalham nas atividades de fiscalização e combate ao crime da regional. Além disso, em 2024¹, durante a primeira etapa da Operação Arco Verde II (abril), a PRF realizou a maior apreensão de minérios já registrados no estado.
Atuando no combate aos crimes ambientais na região amazônica, a PRF mostra-se crucial na preservação dos recursos naturais, bem como no combate ao crime organizado, que explora desenfreadamente as áreas de preservação em grande parte do território nacional. Nesse sentido, as ações específicas de fiscalização de trânsito (Operações), vêm ganhando destaque na regional, principalmente por qualificarem os profissionais de segurança pública, tornando-os especialistas na matéria (o que reflete um melhor aproveitamento do recuso público).
Para saber mais desse trabalho, recomendamos a leitura do artigo “As dinâmicas irregulares e ilegais da cassiterita na amazônia ocidental a partir dos dados de apreensões da Polícia Rodoviária Federal², que traz como um dos autores o Inspetor PRF Gibson (Chefe da Delegacia de Ariquemes).
Polícia
Antes de ser morto, homem grava vídeo e faz acusações contra policiais por suposto envolvimento com o tráfico de drogas – VEJA O VÍDEO
Um homem, que ainda não teve a identidade oficialmente divulgada, foi executado com mais de dez tiros na madrugada deste sábado (27), no bairro Compensa, zona Oeste de Manaus.
Minutos antes de ser morto, a vítima gravou um vídeo que passou a circular nas redes sociais. Nas imagens, ele faz acusações contra dois homens que identifica como supostos integrantes da Rocam.
Um deles é citado pelo nome de Erico da Silva Serra, enquanto o outro é mencionado apenas pelo apelido de “Barata”, que estariam roubando e fornecendo drogas a bocas de fumo em Manaus. Veja o vídeo abaixo;
Até o momento, não há confirmação oficial das acusações feitas pela vítima, nem manifestação das autoridades ou dos citados no vídeo.
Após a execução, o homem foi encontrado com as mãos amarradas para trás e o corpo ao lado de um cartaz contendo uma mensagem atribuída ao chamado “tribunal do crime”.
No texto, criminosos afirmam que o homem comercializava drogas e outros materiais supostamente roubados e distribuídos por policiais militares, além de fazer um alerta a pessoas que atuariam nesse tipo de prática.
As circunstâncias do crime serão investigadas pela Polícia Civil, que deverá apurar tanto a autoria da execução quanto o conteúdo das declarações registradas no vídeo. Até o momento, ninguém foi preso.
Polícia
Prints expõem plano de filho e namorada para matar mãe por herança
A Polícia Civil de São Paulo (PCSP) investiga a tentativa de homicídio contra Aparecida Francisca dos Santos, conhecida como Dona Cida, em Mairiporã, na Região Metropolitana de São Paulo. O principal suspeito é o filho adotivo dela, Nicolas dos Santos Nunes, de 22 anos, preso na quinta-feira (25/6). Segundo a investigação, o objetivo do crime era ficar com a herança da vítima.
Mensagens obtidas pelas autoridades mostram que a namorada de Nicolas, uma adolescente de 17 anos, incentivava o companheiro a matar a mãe adotiva. Nas conversas, a jovem pressionava o investigado a acelerar o plano e afirmava que, após a morte de Dona Cida, os dois poderiam viver juntos sem interferências da família.

Em um dos trechos da conversa, a adolescente escreve: “Se livra logo dessa puta”.
Em outra mensagem, tenta convencer Nicolas de que ele superaria a morte da mãe. “Você já pensou como vai ser nossa vida depois que ela morrer? Vamos ter uma casa pra morar só nós dois”, afirmou.
Vítima começou a apresentar sintomas
- As investigações apontam que Nicolas teria colocado pequenas doses de um veneno, ainda não identificado, na comida da mãe durante semanas. A vítima passou a apresentar vômitos, tonturas, fortes dores abdominais e episódios frequentes de mal-estar.
- A situação começou a ser investigada depois que uma parente desconfiou dos sintomas e levou Dona Cida ao hospital. Exames indicaram a possibilidade de envenenamento, e um boletim de ocorrência foi registrado.
- As mensagens também mostram que o casal discutia diferentes formas de matar a vítima.
- Eles comentavam sobre o uso de veneno para ratos e veneno para formigas, reclamavam da demora para que a substância fizesse efeito e cogitavam outros meios caso o plano falhasse.
Em uma conversa, Nicolas afirma ter preparado o veneno e envia uma foto da substância ao lado de um prato de comida. “Pronto, veneno pronto. Tô nervoso, amor. Tive que macetar, era em grão”, escreveu.
Ele chegou a filmar a mãe ingerindo a comida envenenada.
Metrópoles
Polícia
Homem invade CRAS para continuar agressões contra a esposa e é contido com taser pela PM
Um homem foi preso na noite deste sábado (27) após agredir e ameaçar a esposa e tentar atacá-la novamente dentro de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no bairro Marcos Freire.
De acordo com informações apuradas pela equipe do Notícias Urgentes, a vítima conseguiu escapar das agressões e correu até a unidade do CRAS, localizada na Rua Pirituba, em busca de proteção. No entanto, o suspeito a perseguiu e invadiu o local, onde tentou dar continuidade às agressões.
Diante da situação, dois vigilantes da unidade intervieram para impedir o ataque. Foi necessário o uso de força física para conter o agressor, e ambos acabaram sofrendo lesões durante a ação.
A Polícia Militar foi acionada e, ao chegar ao local, encontrou o homem bastante alterado. Para controlar a ocorrência e garantir a segurança das pessoas presentes, os policiais utilizaram uma arma de incapacitação elétrica (taser).
Após ser atingido, o suspeito caiu ao solo, bateu a cabeça e sofreu um ferimento com sangramento. Ele foi socorrido e encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) José Adelino, onde recebeu atendimento médico para retirada dos dardos da taser e realização de curativos.
Veja o vídeo;
Após receber alta, o homem foi conduzido à delegacia, onde ficou à disposição da autoridade policial.
O caso foi registrado como violência doméstica, com base na Lei Maria da Penha, e será investigado pelas autoridades competentes.
