Polícia
PRF detém dois homem flagrados transportando ouro ilegalmente na BR-364
A Polícia Rodoviária Federal em Rondônia (PRF-RO) realizou na BR-364, KM 759 (próximo ao Presídio Federal), a apreensão de ouro bruto, sendo transportado sem documentação legal.
Durante o procedimento de fiscalização de trânsito, uma equipe de policiais do Núcleo de Comando de Operações Especiais (NOE-RO), flagrou uma caminhonete Toyota Hillux SW4 realizando manobra de ultrapassagem em local proibido, colocando em risco a vida da equipe e de terceiros.
Ao realizar a abordagem, os servidores notaram certa pressa dos ocupantes do veículo (condutor de 30 anos e passageiro de 29 anos), que vinham da região de fronteira (Guajará-Mirim), sendo que um deles já possuía condenação pela prática do crime de tráfico de drogas.
Ao realizar conferência dos equipamentos obrigatórios (Art. 105 do CTB) dentro do veículo, os agentes identificaram uma porção de ouro “bruto”. Como ambos (motorista e carona) divergiam sobre a propriedade do bem – mas que em nenhuma hipótese teria documentação – foram encaminhados à autoridade policial judicial federal para apuração.
Transportar bem ou matéria-prima da União em desacordo com a Lei pode significar a prática do crime do Art. 2º da Lei 8.176/91 (crime contra a ordem econômica), passível de pena de detenção de (1) um a (5) cinco anos.
Em Rondônia, diversas apreensões de minérios são realizadas todos os anos pelos agentes de polícia que trabalham nas atividades de fiscalização e combate ao crime da regional. Além disso, em 2024¹, durante a primeira etapa da Operação Arco Verde II (abril), a PRF realizou a maior apreensão de minérios já registrados no estado.
Atuando no combate aos crimes ambientais na região amazônica, a PRF mostra-se crucial na preservação dos recursos naturais, bem como no combate ao crime organizado, que explora desenfreadamente as áreas de preservação em grande parte do território nacional. Nesse sentido, as ações específicas de fiscalização de trânsito (Operações), vêm ganhando destaque na regional, principalmente por qualificarem os profissionais de segurança pública, tornando-os especialistas na matéria (o que reflete um melhor aproveitamento do recuso público).
Para saber mais desse trabalho, recomendamos a leitura do artigo “As dinâmicas irregulares e ilegais da cassiterita na amazônia ocidental a partir dos dados de apreensões da Polícia Rodoviária Federal², que traz como um dos autores o Inspetor PRF Gibson (Chefe da Delegacia de Ariquemes).
Polícia
Novo terremoto atinge Venezuela após tremores que mataram ao menos 188
Um novo terremoto voltou a atingir a Venezuela após tremores que deixam milhares de mortos e desaparecidos no país. Segundo informações da Fundação Venezuelana de Investigações Sismológicas (FUNVISIS), o abalo sísmico, de magnitude 4,0, atingiu o território venezuelano na tarde desta quinta-feira (25/6).
Em um informe, a fundação afirmou que o tremor aconteceu por volta das 15h14 (cerca de 14h14 pelo horário de Brasília). Com base na Escala Richter, o sismo é considerado de intensidade leve.
A FUNVISIS afirmou que o evento foi registrado na cidade de Bachaquero, no estado de Zulia. O local está a aproximadamente 300 km de Yumare, onde aconteceu o epicentro dos terremotos de 7,2 e 7,5 na Venezuela.
De acordo com o órgão, o abalo desta tarde é uma réplica dos terremotos do dia anterior e são tremores secundários, de menor intensidade, que acontecem logo após um abalo forte.
Até o momento, autoridades venezuelanas já contabilizam 188 mortes em decorrência dos abalos sísmicos que atingiram a costa norte do país.
O número de desaparecidos é incerto até o momento. Plataformas criadas por civis venezuelanos, contudo, contabilizam entre 30 mil e 40 mil pessoas sumidas. O governo da Venezuela ainda não divulgou um balanço oficial.
Por causa da situação, a presidente interina, Delcy Rodríguez, decretou estado de emergência na Venezuela.
Fonte: Metrópoles
Polícia
Mulher é condenada a 21 anos de prisão por homicídio de jovem de 19 anos
O crime ocorreu após uma suposta motivação passional envolvendo ciúmes.
Uma mulher de 35 anos foi condenada a 21 anos de prisão em regime fechado pela Justiça do Amazonas pela morte de uma jovem de 19 anos, assassinada a tiros em Manaus. A decisão foi cumprida nesta quinta-feira (25), com a prisão da condenada pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).
O crime ocorreu em 2 de fevereiro de 2018, no bairro Cidade de Deus, zona norte da capital. De acordo com as investigações, a vítima foi executada com disparos de arma de fogo dentro da própria residência, na presença de familiares.
Segundo informações repassadas pela Polícia Civil, a motivação estaria relacionada a um suposto envolvimento amoroso entre a vítima e o companheiro da autora do crime. No momento da execução, a jovem segurava a filha no colo e ainda chegou a implorar pela própria vida, negando qualquer relacionamento, conforme relatos de testemunhas.
A investigação também apontou que a condenada chegou a ser presa anteriormente, mas posteriormente foi colocada em liberdade para responder ao processo. Após a expedição do mandado de prisão, ela passou a ser considerada foragida.
Com o avanço das apurações, as equipes da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) e do Departamento de Inteligência da Polícia Civil conseguiram localizar e efetuar a prisão da mulher no mesmo bairro onde o crime aconteceu.
Além disso, foi identificado que a condenada teria ligação com uma organização criminosa, que possivelmente forneceu a arma utilizada no homicídio, ainda não localizada.
Ela foi encaminhada ao sistema prisional e permanece à disposição da Justiça para o cumprimento da pena.
Polícia
Jovem de 24 anos morre após colisão com carro estacionado
Um motociclista de 24 anos morreu após se envolver em um acidente de trânsito na noite de quarta-feira (24), na Rua Maranhão, no bairro Bosque, em Sena Madureira (AC).
A vítima foi identificada como Amadeus da Silva Pereira. De acordo com informações repassadas por testemunhas à Polícia Militar, o motociclista colidiu contra um automóvel que estaria parado na via no momento do impacto.
O 8º Batalhão da Polícia Militar foi acionado e realizou o isolamento da área para o trabalho da perícia. O jovem chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital João Câncio Fernandes, mas não resistiu aos ferimentos e teve a morte confirmada pouco após dar entrada na unidade.
Durante a ocorrência, foi constatado pelos policiais, por meio de consulta aos sistemas oficiais, que o condutor da motocicleta não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A perícia criminal irá analisar as circunstâncias do acidente para determinar a dinâmica exata da colisão e apontar as causas do ocorrido.
