Polícia
Polícia Federal deflagra operação contra Delegado, secretário municipal e advogado acusados de corrupção
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (21/11) a Operação Triunvirato, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso envolvendo a venda ilegal de bens apreendidos, como madeira e cassiterita, além de pagamento de propina e lavagem de dinheiro no município de Humaitá.
A investigação revelou um esquema de corrupção que contava com a participação de um Delegado de Polícia Civil, um Secretário Municipal de Infraestrutura e um advogado. Os envolvidos utilizavam-se de suas posições de confiança para desviar e comercializar bens apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal e que eram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil em Humaitá.
Naquela unidade policial, então, os proprietários dos carregamentos apreendidos, através do advogado alvo da operação, realizavam pagamento de propina, parte do qual era destinado ao Delegado de Polícia investigado, com o fito de reaver seus bens.
Para garantir o sucesso da empreitada criminosa, além de ludibriar o Ministério Público e o Poder Judiciário, os envolvidos simulavam a destinação das apreensões à Secretaria Municipal de Obras em Humaitá, em conluio com o secretário da pasta.
O trabalho investigativo apontou, ainda, a venda ilegal de aproximadamente três toneladas de cassiterita, minério responsável para produção de estanho, os quais também estavam sob custódia da Polícia Civil.
Entre os métodos fraudulentos, destacava-se a utilização de empresas de fachada para ocultar a origem dos valores ilícitos. O esquema gerou prejuízos significativos ao patrimônio público e ao meio ambiente.
Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e 1 mandado de prisão preventiva expedido em desfavor do Delegado de Polícia Civil, além da determinação de sequestro de bens, que totalizam aproximadamente R$ 10 milhões, valores estes obtidos pelos criminosos. As ações ocorreram simultaneamente em Manaus/AM, Itacoatiara/AM e Humaitá, visando a coleta de provas e a desarticulação completa do grupo criminoso.
Os envolvidos responderão pelos crimes de peculato, corrupção passiva e lavagem de dinheiro, com penas que poderão chegar a 34 anos de reclusão.
Polícia
Polícia Civil prende homem por porte ilegal de arma de fogo
Na última terça-feira (19), a Polícia Civil de Rondônia, por meio da Delegacia de Machadinho, cumpriu nesta semana um mandado de busca e apreensão contra um suspeito de envolvimento com tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
Durante as buscas realizadas no imóvel do investigado, os policiais localizaram uma arma de fogo, munições, uma réplica de arma de fogo e aparelhos celulares, itens que reforçam as suspeitas acerca de sua ligação com atividades criminosas.
As investigações continuam com o objetivo de aprofundar a apuração sobre o possível envolvimento do suspeito no tráfico de entorpecentes, evidenciando o compromisso da Polícia Civil de Rondônia com o combate ao crime organizado e a proteção da sociedade.
Polícia
Polícia Civil prende acusado de roubo em joalheria
Nesta terça-feira (19), a Polícia Civil de Rondônia, por meio da Delegacia de Monte Negro, deflagrou a Operação Aluvião, que resultou na identificação e prisão de um dos autores do roubo ocorrido em uma joalheria, em setembro deste ano. Na ação criminosa, foram subtraídos mais de R$ 300 mil em joias e relógios.
O mandado de prisão foi cumprido contra o investigado V.A.B., que marca um avanço na elucidação do caso e no combate às redes criminosas envolvidas em crimes patrimoniais.
A Polícia Civil de Rondônia reforça seu compromisso com a segurança pública e a proteção da sociedade.
Polícia
Homem condenado por roubo a carro forte é preso em operação que investiga homicídio na capital
Durante as investigações de um caso de homicídio qualificado tentado envolvendo facções criminosas, a Polícia Civil de Rondônia, por meio da 3ª DP, localizou e prendeu I.L. de S., inicialmente investigado por suspeita de envolvimento na compra de um veículo utilizado no crime.
No decorrer das averiguações, constatou-se que I.L. de S. tinha contra si um mandado de prisão expedido pela Comarca de Humaitá/AM, decorrente de sentença penal condenatória a 11 anos de reclusão em regime fechado. Ele foi condenado por roubos, realizados em associação criminosa para assaltar um veículo de transporte de dinheiro e valores no município de Humaitá/AM.
A ordem judicial foi devidamente cumprida, e o condenado foi encaminhado ao Sistema Penitenciário, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A Polícia Civil de Rondônia, reafirma seu compromisso em combater o crime organizado, garantindo que autores de delitos graves sejam responsabilizados e que a segurança pública seja preservada.
-
Polícia15 horas atrás
Empresário é preso suspeito de estuprar suas próprias filhas e uma sobrinha em Alvorada D’Oeste
-
Polícia19 horas atrás
Grave Acidente na Ponte da Amizade Mata Estudante de Medicina de Rondônia e Deixa Marido em Estado Grave
-
Polícia15 horas atrás
Motoboy é Preso em Porto Velho com Moto de Placa Furtada e Chassi Clonado
-
Polícia3 horas atrás
Acusados de matar socioeducador são condenados a 44 anos de prisão em Porto Velho
-
Polícia15 horas atrás
Apenado Monitorado é Preso Após Furtar Mochila em Estacionamento de Papelaria na capital
-
Empregos3 horas atrás
Confira as 14 vagas de emprego disponíveis no Sine Municipal nesta quinta-feira (21)
-
Polícia2 horas atrás
Polícia Civil apreende adolescente responsável por vendas de drogas
-
Polícia1 hora atrás
Homem condenado por roubo a carro forte é preso em operação que investiga homicídio na capital