Conecte-se conosco

Polícia

Acusados de matar socioeducador são condenados a 44 anos de prisão em Porto Velho

Publicado

em

Nesta segunda-feira (18/11), dois réus foram condenados por homicídio quadruplamente qualificado e destruição de cadáver. As penas fixadas pelo Tribunal foram de 31 anos e 1 mês para um dos réus e 13 anos para o outro. O caso envolveu a morte de um socioeducador e contou com a atuação do Promotor de Justiça Fábio Rodrigo Casaril no júri popular.

O homicídio ocorreu em fevereiro do ano passado e teve características de extrema violência. A vítima, um servidor da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), foi morta com golpes de terçado e esgorjamento, sofrendo intenso sofrimento antes de sua morte. Após o assassinato, o corpo foi queimado em um terreno baldio para tentar ocultar o crime.

As investigações apontaram a ligação dos acusados com uma facção criminosa. O crime foi cometido por motivo torpe, com meio cruel e recursos que dificultaram a defesa da vítima, que estava desarmada e em desvantagem numérica.

A Polícia Civil deflagrou a Operação Artrox em março, visando prender os envolvidos no assassinato. Foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária e 13 de busca e apreensão. Além dos dois condenados, outras pessoas foram investigadas por participação no crime, sendo uma delas morta em confronto com a polícia.

Segundo o Promotor de Justiça Fábio Rodrigo Casaril, as penas aplicadas reafirmam o compromisso da instituição com a segurança da sociedade e a aplicação das leis. “O Ministério Público atua para que crimes como esse não fiquem impunes. A condenação fortalece o direito da sociedade à justiça e à segurança pública.” O Promotor disse ainda que, no caso do réu condenado a 13 anos em regime fechado, o MPRO recorreu para aumentar a pena.

O direito da sociedade a segurança é garantido por ações como essa, em que o MPRO age na defesa do direito à vida, à justiça e à segurança pública, protegendo a ordem social e garantindo que a lei seja cumprida. O Ministério Público segue atuante no combate ao crime organizado, reafirmando seu compromisso com a ordem pública e a aplicação das leis penais.

Polícia

Trabalhador Morre Após Cair do Telhado de Empresa em Porto Velho

Publicado

em

Na manhã deste sábado (23), um trabalhador, ainda não identificado, morreu ao cair do telhado de uma empresa localizada na Avenida Imigrantes, no bairro Costa e Silva, em Porto Velho (RO).

De acordo com informações preliminares, o homem realizava serviços no local quando perdeu o equilíbrio e sofreu uma queda de grande altura. O impacto foi fatal, e ele morreu no momento da queda.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas, mas, ao chegarem, apenas puderam constatar o óbito.

As circunstâncias do acidente estão sendo apuradas pelas autoridades. A área foi isolada para a realização da perícia técnica e posterior remoção do corpo ao Instituto Médico Legal (IML).

Mais informações serão divulgadas à medida que o caso for atualizado.

Continue lendo

Polícia

Operação nacional combate comunicação ilegal em unidades prisionais de Rondônia

A ação é originária da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) e aconteceu em todo país até sexta-feira (22)

Publicado

em

Com objetivo combater a comunicação ilícita e possíveis ações de organizações criminosas dentro das unidades prisionais, foi realizada na quarta-feira (20), a 6ª etapa da operação “Mute”, em Porto Velho, com a participação de 31 policiais penais federais e do Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (Gape). A ação é originária da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) e aconteceu em todo país até sexta-feira (22). A “Mute” ocorre em colaboração com a operação “Acautelar II”, que compartilha o mesmo objetivo, e acontece, em todo o estado, desde o início de novembro, com encerramento em janeiro de 2025.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou a relevância das operações nacionais para segurança local, ressaltando que elas fortalecem a presença policial e o combate à comunicação ilícita nas unidades prisionais. “As ações tornam os estabelecimentos penais mais seguros, garantindo condições adequadas, tanto para o cumprimento de pena da população privada de liberdade quanto à segurança dos servidores.”

COLABORAÇÃO

A operação “Acautelar” teve como base para sua criação, a operação “Mute”, realizada pela primeira vez no ano de 2023, e vem com alguns aprimoramentos, como as blitz que acontecem no perímetro das unidades prisionais, com o intuito de inibir lançamentos de objetos como celulares, carregadores, entorpecentes, entre outros itens ilegais.

O responsável pela Gerência Especializada em Operações Penais (Geop), Reginaldo Barbosa, que coordenou a ação do Grupo de Atendimento a Perícias Especiais em conjunto à Sennapen, informou que a operação acontece de forma simultânea em todo o país, e que neste ano pode retirar até 5,5 mil celulares das mãos de internos, que entram de maneira ilegal nas unidades. A operação conta com aproximadamente 20 mil policiais penais de todo o Brasil.

O secretário da Sejus, Marcus Rito evidenciou que, as operações nacionais são grandes oportunidades para implementação de novos recursos de segurança no estado. “Por meio dessas ações, conseguimos desenvolver projetos que não apenas mantêm a segurança, mas também avançam nas medidas de prevenção contra possíveis fugas, comunicações ilegais e movimentações de grupos criminosos dentro e no entorno das unidades prisionais.”

Continue lendo

Polícia

Homem mata a esposa com várias facadas no inteiror de Rondônia – VEJA O VÍDEO

Publicado

em

Discussão entre casal acaba em tragédia no município de Cacoal na madrugada deste sábado (23/11). Uma mulher de 49 anos, foi morta a facadas, na rua Anísio Serrão, bairro Floresta, em Cacoal (RO). O crime foi registrado por câmeras de monitoramento.

A vítima foi identificada como Marcia Fátima de Oliveira. Ela morreu no local, sem chances de receber atendimento médico.

Segundo informações, eles teriam discutido em um evento onde estavam e ele veio na frente, deixando a esposa para trás, que chega a pé e a começa a bater num automóvel e em seguida começa a esfaqueá-la. Após cometer o crime, o homem fugiu do local.

Continue lendo

Trending