Conecte-se conosco

Geral

Inscrições abertas até o dia 17 para cursos remotos em todos os municípios de Rondônia

Publicado

em

Estão abertas até o dia 17 de junho as inscrições para cursos remotos ofertados pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), em todos os municípios de Rondônia. As matrículas podem ser realizadas pelo link https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/cursos-remotos-inscricoes-abertas-ate-17-6/
As aulas acontecem na plataforma Google Classroom e são híbridas, sendo duas horas na modalidade remota e duas horas com atividades na plataforma. Os participantes receberão certificados mediante a participação em todas as atividades.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância do ensino online na ampliação da oferta de mão de obra em todas as regiões do estado. “Com o avanço tecnológico, o governo do estado está levando ensino profissionalizante aos mais diversos locais, garantindo oportunidade de crescimento profissional a toda população rondoniense”, destacou.

Segundo a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, a consolidação do ensino online, que se expandiu na pandemia devido ao distanciamento social, está cada vez mais atraindo os estudantes. “Hoje, com a dinâmica da vida moderna, quando as múltiplas tarefas ocupam o tempo do cidadão, os cursos remotos se tornaram uma grande tendência para quem quer estudar com planejamento e comodidade”, destacou.

A estudante Karla Priscila Besserte Candido, de 16 anos, que mora em Espigão do Oeste, está tendo a chance de se preparar para o mercado de trabalho, fazendo o Curso Técnico em Agroecologia, no Centro Técnico Estadual de Educação Rural (Centec Abaitará), unidade do Idep localizada em Pimenta Bueno.

“Estou fazendo o curso por ser muito importante e atual, tendo em vista a grande necessidade, quando cada vez mais está sendo priorizada a preservação do meio ambiente. Precisamos produzir de forma sustentável”, pontuou a jovem, cuja família tem propriedade rural com cultura predominante do café.

Cursos remotos ofertados

Empreendedorismo;
Auxiliar Administrativo;
Automaquiagem; e
Inglês Instrumental.

Geral

Jovem passa por situação inusitada após ficar com tampa de caneta presa no ânus

Publicado

em

Um caso inusitado movimentou a zona rural de Ouro Preto do Oeste (RO) na madrugada da última segunda-feira (10). Um jovem precisou de ajuda após ficar com a tampa de uma caneta presa no ânus enquanto tentava aliviar um incômodo na região íntima.

De acordo com relatos, o rapaz vinha sentindo coceira na região anal havia alguns dias e, para tentar aliviar o desconforto, utilizou a tampa de uma caneta como instrumento improvisado. Porém, o objeto acabou sendo sugado e ficou alojado internamente, impossibilitando a remoção manual.

Desesperado, o jovem buscou ajuda de familiares. Uma parente que já atuou como auxiliar de enfermagem no interior do Acre conduziu uma espécie de atendimento emergencial caseiro. Ela administrou laxantes potentes e, após algumas horas, a tampa foi expelida naturalmente, sem necessidade de atendimento médico especializado.

Apesar do constrangimento, o caso terminou sem complicações clínicas.

Outros casos semelhantes registrados em Rondônia

Este não foi o único episódio do tipo registrado nesta semana no estado. Um empresário de Rondônia e outro homem, em Porto Velho, procuraram atendimento médico após ficarem com frascos de desodorante presos no ânus.

VEJA OS CASOS:

Continue lendo

Geral

Tradicional iluminação natalina nas avenidas é retomada em Porto Velho

Publicado

em

A cidade de Porto Velho estará toda encantada e iluminada para o Natal de 2025. Um anúncio feito pelo prefeito Léo Moraes nesta semana confirmou o retorno do que um dia foi uma das ações de Boas Festas mais tradicionais do Executivo Municipal: a iluminação natalina nas avenidas Sete de Setembro, José Amador dos Reis e Jorge Teixeira.

Esquecidas por mais de uma década pela decoração de Natal oficial do município, essas três importantes avenidas terão atenção especial neste final de ano, com destaque para a recém-entregue Praça Jonathas Pedroza, que receberá iluminação específica, incluindo uma árvore de Natal de seis metros.

Outra novidade anunciada foi o inédito serviço de decoração natalina nos distritos porto-velhenses, o que irá integrar a população mais afastada do centro urbano ao espírito de confraternização das festas de fim de ano. “Aquele costume de ver só o Parque da Cidade decorado ficou para trás. Agora o Natal chega para mais gente, com mais atrações, mais alcance e ainda custando menos que no ano passado, tudo com responsabilidade, amor e gestão”, argumentou Léo Moraes.

O cidadão porto-velhense terá neste ano uma das mais completas programações natalinas já disponibilizadas. Aproveite com sua família e participe desta celebração de união entre os povos.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Continue lendo

Geral

EUA reduzem tarifas para café, laranja, carne bovina e outros produtos

Publicado

em

A Casa Branca emitiu nesta sexta-feira (14) um decreto do presidente Donald Trump para isentar determinados produtos agrícolas de tarifas recíprocas, que estão em vigor desde abril.

De acordo com nota publicada pela Casa Branca, entre os produtos que deixarão de estar sujeitos às tarifas recíprocas estão: café e chá; frutas tropicais e sucos de frutas; cacau e especiarias; bananas, laranjas e tomates; carne bovina; e fertilizantes adicionais (alguns fertilizantes nunca foram sujeitos às tarifas recíprocas).

O decreto faz parte de um grande esforço de Trump e de suas principais autoridades para atender às crescentes preocupações dos norte-americanos com os preços persistentemente altos dos alimentos.

De acordo com a agência Reuters, as novas isenções — que entram em vigor retroativamente à meia-noite de quinta-feira — marcam uma forte reviravolta para Trump, que há muito insiste que suas tarifas de importação não estão alimentando a inflação. Elas vêm depois de uma série de vitórias dos democratas em eleições estaduais e municipais na Virgínia, Nova Jersey e Nova York, onde a acessibilidade econômica foi um tópico importante.

Segundo a Casa Branca, a medida modifica “o escopo das tarifas recíprocas que ele [Donald Trump] anunciou inicialmente em 2 de abril de 2025”. Na ocasião, o presidente dos Estados Unidos impôs um tarifaço global a produtos importados de vários países, e confirmou uma taxa de 10% para os produtos brasileiros. No evento, ele comunicou a aplicação de tarifa de 20% sobre a União Europeia, 34% sobre a China e 46% sobre o Vietnã.

Ainda não foi divulgado em quanto a tarifa será reduzida. 

Repercussões

O Brasil pode ser beneficiado com a redução das tarifas. No entanto, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços informou que ainda está analisando a Ordem Executiva assinada por Trump. 

Em nota, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) informou que está avaliando se a Ordem Executiva se aplica “à tarifa base de 10%, à de 40% [adicional] ou a ambas”. 

“O Cecafé está em contato com seus pares americanos, neste momento, para analisar, cuidadosamente, a situação e termos noção do real cenário que se apresenta”, diz o comunicado.

Já a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) considerou positiva a decisão do governo norte-americano de reduzir as tarifas aplicadas à carne bovina brasileira.

“A medida reforça a confiança no diálogo técnico entre os dois países e reconhece a importância da carne do Brasil, marcada pela qualidade, pela regularidade e pela contribuição para a segurança alimentar mundial”, informou. 

Agência Brasil

Continue lendo

Trending