Polícia
PF deflagra operação para combater desmatamento ilegal em Rondônia
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira, 2/4 a Operação Sine Auctoritate, a fim de desarticular organização criminosa especializada na falsificação de documentos públicos, utilizados para dar aparência de legalidade à madeira extraída de forma ilegal, em Cujubim/RO.
A equipe composta por 19 policiais federais cumpriu cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela 3ª Vara Federal da Seção Judiciária de Rondônia, que resultaram na apreensão de três carros, quatro motocicletas, uma arma de fogo, R$ 4.300 em espécie e vários talões de cheque.
O trabalho de investigação teve início em 2021, após fiscalização do IBAMA que constatou o funcionamento de madeireiras sem licença de operação na região de Cujubim/RO.
Foram verificados indícios de que as madeiras encontradas no pátio das empresas fiscalizadas foram extraídas ilegalmente da Floresta Nacional do Jamari, Unidade de Conservação Federal, localizada próximo a Cujubim e Itapuã do Oeste.
Durante as investigações, verificou-se que a falsificação de Documentos de Origem Florestal (DOF) teria beneficiado vários envolvidos, dentre eles pessoas físicas e jurídicas, e permitido a comercialização no mercado nacional de madeiras extraídas ilegalmente com aparência de lícita.
A investigação leva a crer que existe uma organização criminosa em ação na região, cujo objetivo é a extração ilegal de madeiras e sua comercialização como lícita através da falsificação de Documento de Origem Florestal (DOF).
Os investigados responderão, na medida de sua participação, pelos crimes de falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, crimes contra o meio ambiente, receptação qualificada, sonegação fiscal e organização criminosa, cujas penas somadas podem chegar a 26 anos de prisão.
A Polícia Federal atua de forma constante para manter a integridade do meio ambiente, de forma que ações que atentem contra os interesses ambientais serão reprimidas com o rigor da lei penal.


Polícia
Ultrapassagem resulta na morte de motociclista em Rondônia
O motociclista que morreu em um grave acidente de trânsito registrado na quarta-feira (24), em uma estrada da zona rural de Alto Paraíso, em Rondônia, foi identificado como Valdomiro Calixto Severo, de 46 anos.
De acordo com informações apuradas pela equipe do Notícias Urgentes, a vítima conduzia uma motocicleta quando acabou se envolvendo em uma colisão durante o tráfego na via rural. O impacto foi fatal, e o condutor não resistiu aos ferimentos, morrendo ainda no local.
Equipes de socorro chegaram a ser acionadas, mas apenas puderam constatar o óbito. As circunstâncias exatas do acidente ainda serão apuradas pelas autoridades competentes, que devem investigar a dinâmica da ocorrência.
Polícia
Motociclista de 46 anos morre após ultrapassagem em Rondônia
Um motociclista de 46 anos morreu após um grave acidente de trânsito ocorrido na quarta-feira (24), em uma estrada da zona rural de Alto Paraíso, em Rondônia.
A vítima seguia em uma motocicleta logo atrás de um caminhão quando tentou realizar uma ultrapassagem. Durante a manobra, acabou colidindo de forma frontal com um carro que vinha no sentido oposto.
De acordo com informações repassadas pelas autoridades que atenderam a ocorrência, a poeira intensa na estrada pode ter prejudicado a visibilidade dos condutores, contribuindo para a colisão.
Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas, mas ao chegarem ao local apenas puderam constatar o óbito do motociclista.
O motorista do automóvel e um passageiro tiveram ferimentos leves e não precisaram ser encaminhados para atendimento hospitalar. O caso deve ser apurado pelas autoridades competentes.
Polícia
Casal em moto assalta vítima à mão armada no centro de Porto Velho – VEJA O VÍDEO
Imagens de câmeras de segurança registraram um assalto à mão armada ocorrido nesta quinta-feira (25), no cruzamento das ruas Gonçalves Dias com José do Patrocínio, na região central de Porto Velho; veja o vídeo
De acordo com as informações apuradas pela a equipe do Notícias Urgentes, a vítima caminhava em direção ao veículo quando foi surpreendida por um criminoso que chegou ao local em uma motocicleta, acompanhado de uma mulher. Sob ameaça, o suspeito exigiu os pertences da vítima e acabou levando uma bolsa com documentos, objetos pessoais e dinheiro.
Após a ação, o assaltante retornou à motocicleta e fugiu na companhia da comparsa, tomando rumo desconhecido.
A Polícia Militar foi acionada e realizou buscas na região, porém, até o momento, nenhum suspeito foi localizado ou preso.
As imagens do sistema de videomonitoramento já estão com as autoridades e devem auxiliar na identificação dos envolvidos e no avanço das investigações.


