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NATAL PORTO LUZ: Prefeito Hildon Chaves vistoria últimos ajustes dos preparativos no Parque da Cidade

O Natal Porto Luz se tornou cartão-postal da cidade de Porto Velho durante o período natalino. O projeto é realizado pela Prefeitura de Porto Velho, sob organização da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur). A 4ª edição tem gerado grandes expectativas, uma vez que a proposta é trazer novos adereços na decoração natalina. O prefeito Hildon Chaves esteve presente no Parque da Cidade, palco do evento, para conferir os últimos ajustes dos preparativos para o dia da abertura, programada para o próximo domingo, dia 10, a partir das 17h.
Em um tour pelo parque, o prefeito observou cada detalhe da decoração. Para ele, o sentimento é de gratidão por mais uma vez poder entregar aos porto-velhenses um Natal regado de muita luz, brilho e diversão. “Nos últimos anos temos entregado o melhor para a população e esse ano faremos ainda melhor. O cenário está ficando bem diferente das últimas edições e, com certeza, também será um sucesso para todas as famílias. Nossa expectativa é que o número de público ultrapasse o que foi registrado ano passado. Por isso esperamos todos os porto-velhenses aqui no próximo domingo para abrilhantar a abertura do Natal Porto Luz, que está maravilhoso”, disse.
PREPARATIVOS FINAIS
As equipes da Emdur estão com os trabalhos em andamento já em fase final. São mais de 200 colaboradores envolvidos na execução dos serviços empenhados a entregar o melhor para a população porto-velhense, com a segurança necessária. De acordo com o presidente da Emdur, Gustavo Beltrame, os trabalhos ocorrem conforme planejado.
“Tudo está sendo preparado dentro do cronograma previsto. Nesse momento estão em execução alguns ajustes finos da decoração, posicionando algumas peças no parque. O ambiente está ficando com um cenário diferente e cheio de novidades. Além da casa do Papai Noel e a famosa neve que tivemos ano passado, esta edição contempla uma roda gigante de 22 metros, toda iluminada e decorada, com 16 cabines. A empresa ganhadora da licitação está dentro do prazo para a chegada e montagem dessa grande novidade, que vai encantar a todos que visitarem o parque”, destacou Beltrame.
A programação de abertura do Natal Porto Luz contará com a chegada do Papai Noel e uma equipe de animadores com personagens infantis que estarão pelo parque interagindo com as crianças e famílias.

FOMENTO DA ECONOMIA
O Natal Porto Luz também tem atraído os olhares da população de outros municípios. A movimentação de pessoas é expressiva nesse período. E com o propósito de aquecer ainda mais o fluxo de visitantes, a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), por meio do Departamento de Fomento ao Turismo (Defotur), e em parceria com hotéis em Porto Velho desenvolveram o projeto que visa garantir descontos durante os meses de novembro e dezembro deste ano. O objetivo é que pessoas de todo o estado conheçam a decoração natalina instalada pela Prefeitura no Parque da Cidade. Conheça a lista de hotéis participantes aqui.
DECORAÇÃO TEMÁTICA
Neste ano, a novidade começa logo pela entrada principal, com o cenário montado, simbolizando a “Vila Natalina”. Os visitantes percorrerão o corredor iluminado com lâmpadas de LED, tendo acesso aos adereços de decoração até chegar à casa do Papai Noel. O espaço também contará com uma árvore de Natal de 35 metros.
Todo o ambiente contará com mais de 20 mil metros de cordões compostos com mais de dois milhões de lâmpadas de LED. Para quem passeia pelo Porto Velho Shopping, poderá ter acesso ao parque, através da ponte metálica com guarita que está sendo montada.

LOGÍSTICA
Os portões do Parque da Cidade estarão abertos durante 54 dias, das 17h às 23h, com segurança mantida para a tranquilidade da população, com a presença da equipe da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran) para garantir a segurança no tráfego da região, tanto para os motoristas quanto para os pedestres, uma vez que nesse período há uma movimentação expressiva de pessoas no local. O último dia de visitação está programado para o dia 5 de janeiro de 2025.
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
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Câmara Federal aprova aumento de punição a quem provocar incêndios florestais

A punição para quem provocar incêndio em floresta e em outras formas de vegetação poderá ser aumentada, passando de reclusão de 2 a 4 anos para reclusão de 3 a 6 anos e multa, conforme prevê o projeto de Lei (PL) 3330/24, aprovado nesta segunda-feira (2) pela Câmara dos Deputados. A proposta, que ainda precisa passar pelo Senado, também proíbe o infrator de contratar com o poder público pelo prazo de cinco anos, após o trânsito em julgado da sentença.
Os deputados aprovaram um texto substitutivo ao projeto do deputado Gervásio Maia (PSB-PB). A proposta, relatada pelo deputado Patrus Ananias (PT-MG), determina ainda o agravamento da pena de um terço à metade, se o crime for praticado expondo a perigo iminente e direto a população e a saúde pública em centros urbanos; atingindo áreas de unidades de conservação ou áreas sujeitas, por ato do poder público, a regime especial de uso; por duas ou mais pessoas.
O mesmo agravamento poderá incidir se o crime for praticado expondo a perigo iminente e direto espécies que constem em lista oficial de espécies raras ou ameaçadas de extinção e com a finalidade de obter vantagem pecuniária para si ou para outrem. A pena é aumentada até o dobro, se o crime resulta a morte de alguém.
No caso de ter sido praticado expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outro, o crime terá o aumento da pena de um sexto a um terço. Se for culposo, ou seja, praticado sem dolo ou intenção, a pena será de detenção, de um a dois anos, e multa.
Patrus Ananias disse que o projeto estabelece uma penalização mais adequada para os criminosos ambientais, com responsabilização penal, administrativa e econômica dos infratores.
“A continuidade dessas práticas, muitas vezes facilitada pela falta de punições mais eficazes, representa um desafio que precisa ser enfrentado com a colaboração de toda a sociedade e das autoridades públicas”, destacou o relator.
O projeto não aplica punição nos casos em que a queima for controlada e prescrita, nem devido a seu uso tradicional e adaptativo. Ou seja, quando for aplicada visando o devido manejo ambiental.
O deputado disse ainda que muitos incêndios são causados por grupos criminosos e que o crime compromete o desenvolvimento econômico sustentável, intensifica desigualdades sociais e afeta a saúde pública, em virtude da emissão de poluentes e da destruição de ecossistemas.
“Grande parte desses incêndios decorre de atos criminosos, com registros audiovisuais comprovando a ação deliberada de incendiários, frequentemente associados a organizações criminosas que exploram ilicitamente recursos naturais. Essas organizações, muitas vezes, são as mesmas que praticam grilagem de terras, extração ilegal de madeira, mineração clandestina e tráfico de animais silvestres, atividades que geram lucros elevados à custa de danos socioambientais irreparáveis”, apontou.
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Após exigências do MPF, usinas hidrelétricas implementam plano de emergência de barragens no Rio Madeira

As usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio elaboraram e testaram seus Planos de Ação de Emergência (PAE) relacionados à segurança das barragens. O trabalho foi realizado após demandas que o MPF fez, a partir de 2019, a diversas instituições. Foi quando o órgão passou a acompanhar os equipamentos, instalados no Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira.
Após cobranças do MPF ao Poder Público, aos órgãos reguladores e aos próprios empreendedores responsáveis pelos empreendimentos (Santo Antônio Energia e UHE Jirau), os planos foram instituídos em 2023 e testados efetivamente em 2024. Os PAEs definem protocolos claros de prevenção, monitoramento e resposta a possíveis situações de risco, protegendo tanto os trabalhadores das usinas quanto as comunidades localizadas nas áreas potencialmente afetadas.
Dentre outras ações, estão previstas: mapeamento das áreas de risco, sistemas de alerta, procedimentos para evacuação da população e treinamentos e simulações de emergência com o apoio da Defesa Civil e dos órgãos locais.
Após acompanhar os testes da aplicação dos planos, o MPF informou que os equipamentos seguem sob acompanhamento dos órgãos públicos responsáveis. “As medidas técnicas de fiscalização e monitoramento contínuo da execução do Plano são realizadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica, pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado de Rondônia e pela Coordenação de Defesa Civil do Município de Porto Velho”, informou o procurador Regional dos Direitos do Cidadão de Rondônia, Raphael Bevilaqua.
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On line: cidadãos podem consultar posicionamento em listas de espera do SUS em Rondônia

O governo de Rondônia agora passa a disponibilizar, no Portal da Transparência, lista de espera do Sistema Estadual de Regulação com acesso público. Isso permite aos cidadãos consultarem a lista de regulação nas filas ambulatoriais e de cirurgias eletivas. A ferramenta busca dar mais transparência e facilitar o acesso às informações sobre atendimentos na rede pública de saúde.
De iniciativa da Controladoria-Geral do Estado (CGE) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), o sistema permite ao cidadão realizar consultas utilizando o número do Cartão Nacional do SUS (CNS), o nome, o número do CPF ou ainda, pesquisando diretamente pelo tipo de procedimento solicitado. A identificação dos pacientes, no entanto, será feita de forma a preservar a privacidade.
Filas ambulatoriais e cirurgias eletivas
A plataforma consiste em dois painéis, fila ambulatorial especializada e de procedimentos cirúrgicos eletivos. As informações são coletadas do Sistema de Regulação (SISREG), disponibilizado pelo Ministério da Saúde e gerenciada através do SISREG Ambulatorial e Hospitalar, vinculada à Coordenadoria Estadual de Regulação (CREG).
A fila do SISREG é a lista de espera oficial do sistema público de saúde, onde os pacientes aguardam por consultas com especialistas, exames, procedimentos e cirurgias. O sistema é responsável por organizar e priorizar esses atendimentos com base em critérios clínicos e de urgência, além de controlar a oferta de vagas nas unidades de saúde, garantindo o uso eficiente dos recursos públicos e o atendimento mais adequado à necessidade de cada paciente.
Eficiência
A criação do sistema de consulta à lista de espera representa um importante avanço no fortalecimento da gestão da saúde pública e transparência, permitindo maior controle e planejamento por parte dos gestores. De acordo com o controlador do Estado, José Abrantes Alves de Aquino, a iniciativa marca um avanço significativo na comunicação entre a população e os serviços públicos de saúde. “Queremos proporcionar mais transparência e praticidade aos pacientes, permitindo que acompanhem a situação de seus atendimentos de maneira acessível e segura”, destacou.
O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, reforçou o papel da Sesau na parceria. “Essa é mais uma entrega que reforça nosso compromisso com uma saúde pública mais transparente, eficiente e centrada no cidadão”, pontuou.
O diretor de Transparência e Governo Aberto da CGE-RO, Marcos Astrê, ressaltou a importância da plataforma. “Estamos empenhados em tornar a saúde pública mais acessível e eficiente. Este sistema adicionado ao Portal representa mais um passo na aproximação da população aos serviços disponíveis, garantindo acesso a informações claras, seguras e confiáveis.”
Conforme a coordenadora Estadual de Regulação, Kenia Ribeiro Marinho, disponibilizar essas informações à população é um ato de cidadania. “Ao tornar a fila visível, damos ao cidadão condições reais de acompanhar seu atendimento, compreender sua situação e cobrar seus direitos com base em dados concretos”, afirmou.
Transparência
A divulgação pública das informações fortalece o objetivo da gestão estadual em promover maior transparência e controle social e também para planejamento do estado. O novo sistema já está disponível e pode ser acessado pelo Portal da Transparência do Estado de Rondônia. A Sesau reforça que, em caso de dúvidas ou dificuldades de acesso, os cidadãos podem entrar em contato pelo e-mail: creg@sesau.ro.gov.br.
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