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Governo instala totens de monitoramento em residenciais populares de Porto Velho

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Com o objetivo de fortalecer as ações da segurança pública, o governo de Rondônia instalou sistemas de monitoramento interativo (totens) em quatro conjuntos habitacionais de Porto Velho. A ação foi concluída na terça-feira (18), e os moradores foram orientados sobre o funcionamento e a importância dos equipamentos, que deverão contribuir para a redução dos índices de criminalidade nos locais instalados. O sistema possui duas funções principais, promover o monitoramento por câmeras e o contato direto do cidadão com o Centro Integrado de Operações (Ciop), vinculado à Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).

Conforme o diretor do Centro Integrado de Operações, tenente-coronel PM Alex Miranda, os postos de segurança, conhecidos como totens, funcionam 24 horas. Cada um possui entre quatro e cinco câmeras fixas, com visualização em 360°, o que garante uma visão total da área. Além de câmera com tecnologia de zoom avançado, o sistema permite a comunicação com a população mediante alertas sonoros em situações emergenciais, e mensagens orientativas de segurança. Também há no totem um botão de emergência.

‘‘Todo cidadão, diante da necessidade de um atendimento de emergência em decorrência de ter sido vítima de um crime, como exemplo o roubo de celular, pode fazer a denúncia acionando o botão de emergência do totem; e será atendido por uma equipe policial. É mais um recurso do governo de Rondônia utiliza para fortalecer a segurança pública com ostensividade, e ampliar a comunicação junto à população’’, pontuou o diretor do Ciop.

PRÁTICAS INOVADORAS

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os totens fazem parte das boas práticas inovadoras do governo do estado. ‘‘Com essa tecnologia é possível monitorar e identificar as situações de riscos em tempo real, e agir de forma rápida e efetiva na proteção do cidadão’’, salientou.

Segundo o secretário da Sesdec, Felipe Bernardo Vital, os totens funcionam como um posto policial avançado, conectado diretamente ao Ciop, e monitorando tudo em tempo real, 24 horas por dia. “É uma ferramenta para inibir o crime e solucionar ocorrências com mais eficiência”, ressaltou.

BOTÃO DE EMERGÊNCIA

Ao apertar o botão de emergência do totem a pessoa é direcionada para atendimento via telefone no viva-voz

  • Quando uma pessoa aperta o botão de emergência do totem é direcionada para atendimento via telefone no viva-voz, com o operador de videomonitoramento da Central de Operações do Ciop, que imediatamente cria protocolo de atendimento no Sistema de Segurança (Siseg);
  • Ao ver o protocolo da denúncia no sistema, o operador do teledespacho, imediatamente, seleciona a equipe que atenderá à ocorrência de forma ágil;
  • A equipe da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), devido à tecnologia embarcada dentro da viatura, é alertada de que existe um protocolo para atendimento, e se desloca rapidamente até o local onde está o solicitante.

Em 2023, o Ciop registrou cerca de 300 atendimentos por conta do acionamento do botão do Posto de Segurança (totem) no estado. Os casos mais registrados são de roubo, furto e acidentes de trânsito. O tempo de resposta leva cerca de oito minutos, em média, segundo o Centro Integrado de Operações.

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Governo abre incrições para cursos profissionalizantes nos 52 municípios até segunda-feira, 8

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Estão abertas até segunda-feira (8), inscrições para cursos profissionalizantes remotos que vão contemplar todos os 52 municípios. As inscrições podem ser realizadas pelo link https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/cursos-remotos-formacao-inicial-e-qualificacao-profissional-inscricoes-abertas-ate-8-7/. Neste cronograma, são ofertados cursos na área de gestão. Para se matricular, o candidato deve ter idade mínima de 15 anos, enquanto a escolaridade mínima exigida é o ensino fundamental II.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, capacitar o profissional no setor administrativo, além de preparar o trabalhador em funções estratégicas de uma organização, serve de incentivo para quem quer empreender. “A qualificação da mão de obra na área da gestão abre um leque de oportunidades, porque o jovem em início de carreira ou o profissional que já tem uma carreira consolidada, fica habilitado para ocupar cargos de relevância em empresas ou abrir o próprio negócio”, pontuou.

PRATICIDADE E PLANEJAMENTO

O estudante Gabriel Inácio Pimentel da Silva, 17 anos, que mora no Bairro Tancredo Neves, depois de estudar remotamente no Idep matriculou-se em um curso presencial. “Fiz o curso remoto de assistente administrativo e agora estou cursando o Técnico em Programação de Jogos Digitais,” relatou.

Na avaliação da presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, o estudante que opta pelos cursos remotos otimiza tempo, estudando com praticidade e planejamento. “O ensino online tornou-se um forte aliado para quem busca conciliar as atividades do cotidiano com os estudos, em uma era marcada pela velocidade da informação”, destacou.

CURSOS OFERTADOS

  • Ética e Cidadania Organizacional;
  • Desenvolvimento Humano Organizacional;
  • Gestão da Propriedade Rural;
  • Empreendedorismo; e
  • Assistente de Recursos Humanos.

Fonte: Secom

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Mega-Sena sorteia nesta terça-feira R$ 120 milhões

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As seis dezenas do concurso 2.744 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio está acumulado em R$ 120 milhões.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas Casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.

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Começa a valer a portabilidade do saldo devedor do cartão de crédito

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A partir desta segunda-feira (1º), os donos de cartão de crédito poderão transferir o saldo devedor da fatura para uma instituição financeira que oferecer melhores condições de renegociação. É que entra em vigor uma resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) – aprovada em dezembro do ano passado – que busca diminuir o endividamento e melhorar a capacidade de o consumidor se planejar.

A resolução é a mesma que, desde janeiro, limitou os juros do rotativo do cartão de crédito a 100% da dívida. Não estava prevista na lei do programa Desenrola a portabilidade do saldo devedor da fatura que foi aprovada na última reunião do CMN do ano passado.

Operação de crédito

A medida também vale para os demais instrumentos de pagamento pós-pagos, modalidades nas quais os recursos são depositados para pagamento de débitos já assumidos. A proposta da instituição financeira deve ser realizada por meio de uma operação de crédito consolidada (que reestruture a dívida acumulada). Além disso, a portabilidade terá de ser feita de forma gratuita.

Caso a instituição credora original faça uma contraproposta ao devedor, a operação de crédito consolidada deverá ter o mesmo prazo do refinanciamento da instituição proponente. Segundo o Banco Central (BC), a igualdade de prazos permitirá a comparação dos custos.

Transparência

O CMN também aumentou a transparência nas faturas do cartão de crédito. Também a partir de hoje, as faturas deverão trazer uma área de destaque, com as informações essenciais, como valor total da fatura, data de vencimento da fatura do período vigente e limite total de crédito.

As faturas também deverão ter uma área em que sejam oferecidas opções de pagamento. Nessa área deverão estar especificadas apenas as seguintes informações: valor do pagamento mínimo obrigatório; valor dos encargos a serem cobrados no período seguinte no caso de pagamento mínimo; opções de financiamento do saldo devedor da fatura, apresentadas na ordem do menor para o maior valor total a pagar; taxas efetivas de juros mensal e anual; e Custo Efetivo Total (CET) das operações de crédito.

O CMN também obrigou as instituições financeiras a enviar ao titular do cartão a data de vencimento da fatura por e-mail ou mensagem em algum canal de atendimento. O aviso terá de ser remetido com pelo menos dois dias de antecedência.

Por fim, as faturas terão uma área com informações complementares. Nesse campo, devem estar informações como lançamentos na conta de pagamento; identificação das operações de crédito contratadas; juros e encargos cobrados no período vigente; valor total de juros e encargos financeiros cobrados referentes às operações de crédito contratadas; identificação das tarifas cobradas; e limites individuais para cada tipo de operação, entre outros dados.

Fonte: Agência Brasil

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