Esportes
Prefeitura entrega mais de 3 mil uniformes de programas esportivos
Esbanjando saúde, aos 78 anos, Josalete Araújo de Souza divide a rotina entre a hidroginástica, o basquete e o voleibol. E com tanta disposição, a manhã de sábado seguiu o mesmo ritmo. Ela acordou cedo para buscar o uniforme distribuído pela Prefeitura de Porto Velho aos participantes dos programas esportivos do município.
A entrega dos 3.100 uniformes aconteceu na Vila Olímpica Chiquilito Erse e contemplou os alunos dos programas Construindo Campeões, voltado a crianças e adolescentes; Sempre em Movimento, com atividades funcionais para adultos; e Viva Mais, com modalidades para idosos. As ações são coordenadas pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel). “Já passei até pela consulta médica e está tudo ok para eu continuar com as minhas atividades. Estava ansiosa por esse retorno, agora uniformizada”, disse a aposentada.
A expectativa também esteve presente entre os mais jovens. Lara Melissa Arrais, de 10 anos, é atleta de natação e recebeu das mãos do prefeito Léo Moraes o kit do Construindo Campeões, que inclui camiseta, short, squeeze e sacochila. Já os participantes do Sempre em Movimento e Viva Mais receberam camiseta e squeeze. “Eu estava muito animada para conferir o meu kit e ainda mais para retornar aos treinos. É muito bom poder participar”, contou a menina.
A programação incluiu apresentações de jiu-jitsu, capoeira e ginástica rítmica, além de atendimento médico com cinco profissionais, que avaliaram o estado de saúde dos participantes para identificar se estão aptos à prática de atividades físicas. “Quando nós investimos em esporte, economizamos em saúde e segurança. Cada real investido representa economia e melhora a qualidade de vida da população. Estamos ampliando o número de modalidades, os polos e o alcance dos programas em Porto Velho e nos distritos”, afirmou o prefeito Léo Moraes, que acompanhou as entregas.
Também participaram da solenidade o secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Paulo Moraes Jr., o secretário executivo de Turismo, Aleks Palitot, o deputado federal Coronel Crisóstomo, os vereadores Jeovane Ibiza e Breno Mendes, a secretária-adjunta de Saúde, Mariana Prado, e o presidente da Funcultural, Vanderley Maracá. As atividades dos programas retornam nesta segunda-feira (23), após recesso para revitalização dos espaços.
“Saímos de cerca de 160 idosos atendidos para mais de mil. Nossa estimativa é chegar a aproximadamente 4 mil participantes. Os polos foram revitalizados e estamos iniciando um novo ciclo com mais organização e qualidade para todos”, disse o secretário da Semtel, Paulo Moraes Jr., ao destacar a ampliação do atendimento e a estrutura entregue à população.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Esportes
Neymar treina sem restrições com o grupo pelo segundo dia seguido
A seleção brasileira realizou nesta segunda-feira (22) a primeira atividade com grupo completo voltada ao terceiro e último jogo da primeira fase da Copa do Mundo. O atacante Neymar, que passou o último mês tratando uma lesão grau dois na panturrilha direita, participou sem restrições das atividades pelo segundo dia seguido e está mais próximo de estrear na competição.

Na quarta-feira (24), às 19h (horário de Brasília), o Brasil enfrenta a Escócia, em Miami.
Como de praxe, a imprensa teve acesso somente aos primeiros 15 minutos dos trabalhos no Columbia Park, centro de treinamento do New York Red Bulls, em Nova Jersey. Durante esse tempo, o técnico Carlo Ancelotti dividiu o elenco em dois grupos com 12 jogadores, para atividades de movimentação e toque de bola rápido.
Neymar ficou junto do goleiro Weverton, do lateral Douglas Santos, dos zagueiros Marquinhos, Danilo e Léo Pereira, dos volantes Danilo Santos, Casemiro e Ederson, do meia Lucas Paquetá e dos atacantes Endrick e Igor Thiago. O grupo foi separado em dois times. O do camisa 10, de colete, ainda teve Danilo Santos, Endrick, Douglas Santos, Marquinhos e Casemiro.
Alisson poupado
O treino contou com 24 jogadores. Não estiveram em campo o atacante Raphinha, que sofreu uma lesão no músculo posterior da coxa direita na vitória por 3 a 0 sobre o Haiti, na última sexta-feira (19), na Filadélfia, e o goleiro Alisson. Segundo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o defensor foi poupado para “controle de carga”.
No domingo (21), Alisson foi um dos únicos titulares do jogo passado a participar da atividade no gramado. Os outros foram Lucas Paquetá e o atacante Vinícius Júnior.
O último treino antes da partida contra a Escócia será nesta terça-feira (23), às 10h30. Em seguida, a delegação brasileira viaja de Nova Jersey para Miami. A previsão é que Ancelotti e mais um jogador atendam à imprensa em entrevista coletiva a partir de 20h15, já no palco do jogo de quarta.
Fonte: Agência Brasil
Esportes
Atletas do Construindo Campeões representam Porto Velho em competição estadual de karatê
Os atletas do programa Construindo Campeões, da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), participaram da 2ª Copa dos Campeões de Karatê, realizada nos dias 20 e 21 de junho, em São Miguel do Guaporé. A delegação contou com 13 competidores, que levaram o nome da capital rondoniense para uma das principais competições da modalidade no estado e conquistaram resultados expressivos.
Ao final das disputas, os atletas garantiram duas medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze, resultado que reforça o trabalho desenvolvido pelo programa na formação esportiva de crianças e jovens do município.
O professor Gustavo Margonar destacou a dedicação dos atletas durante a preparação e a competição.
“Cada evento é uma oportunidade para que nossos alunos coloquem em prática tudo o que aprendem nos treinamentos. Ficamos muito felizes com o desempenho da equipe, que demonstrou disciplina, respeito e determinação dentro e fora dos tatames. As medalhas são importantes, mas o maior resultado é o desenvolvimento desses jovens por meio do esporte”.
O secretário da Semtel, Cássio Moura, ressaltou que a participação dos atletas demonstra a importância dos investimentos em projetos esportivos voltados à juventude.
“O Construindo Campeões é um projeto que transforma vidas e cria oportunidades para nossas crianças e adolescentes. Ver esses atletas representando Porto Velho e alcançando bons resultados mostra a força do esporte como ferramenta de inclusão, cidadania e desenvolvimento humano”.
O prefeito Léo Moraes destacou o impacto social do programa e o incentivo ao esporte no município.
“O esporte é uma ferramenta poderosa de transformação social. O Construindo Campeões mostra, na prática, como o investimento público pode mudar realidades, abrir caminhos e revelar talentos que orgulham nossa cidade. Seguiremos apoiando e fortalecendo iniciativas como essa”, afirmou o prefeito.
Desenvolvido pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Semtel, o programa Construindo Campeões oferece atividades esportivas gratuitas e tem como objetivo incentivar a prática esportiva, promover a qualidade de vida e contribuir para a formação de novos talentos no município.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Esportes
Homem é condenado a pagar R$ 10 mil ao Flamengo por anel falsificado
A juíza Ana Beatriz Brusco, da 9ª Vara Cível de Brasília, condenou o dono de um site a pagar R$ 10 mil ao Flamengo por danos morais. Segundo o processo, o homem realizou a venda de um anel masculino que tinha a marca do time sem autorização.
A decisão foi publicada na última segunda-feira (15/6). No processo, o Flamengo alegou que encontrou o site com “comercialização do produto com uso da marca, símbolo e características de propriedade exclusiva do time”.
O dono do site disse à juíza que “promoveu a imediata retirada do produto do ambiente virtual evidenciando postura colaborativa e alinhada aos deveres anexos da boa-fé objetiva”.
Porém, para a magistrada, a retirada do produto não descaracteriza a venda anterior. “Com efeito, não há outro caminho senão reconhecer a procedência do pedido autoral“, completou a juíza.
O valor de R$ 10 mil para a indenização, segundo a magistrada, “guarda proporcionalidade e razoabilidade ao gravame sofrido, além de sopesar as circunstâncias do fato, a capacidade econômica das partes e a extensão e gravidade do dano, em que devem ser observadas as funções preventiva, punitiva, compensatória e pedagógica do instituto”.
O homem ainda foi proibido de produzir, vender, manter estoque ou expor à venda produtos sem o devido licenciamento com a marca do Flamengo.
Fonte: Metrópoles
