Conecte-se conosco

Geral

Tecnogame é sucesso e coloca Porto Velho como capital da tecnologia da Amazônia

Publicado

em

Indescritível. Assim pode ser definido o sentimento de satisfação demonstrado pelo público que prestigiou o primeiro dia da edição de Porto Velho do Tecnogame, um evento que reúne as principais tendências de games, cultura geek e empreendedorismo, além de trazer grandes nomes das redes sociais do país.

A cada novidade apresentada, o entusiasmo do público — composto majoritariamente por jovens porto-velhenses — era evidente. A proximidade com as novas tecnologias e a interação com exposições e painéis tornaram a experiência ainda mais envolvente, criando, ao longo do final de semana, uma espécie de “mundo à parte” para os amantes desse universo, que representa o futuro.

Presente no Tecnogame, o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, afirmou que o legado do evento seguirá ao longo de todo o ano. Segundo ele, a capital de Rondônia passa a integrar, de forma definitiva, o rol de cidades que incentivam, investem e apoiam as novas tecnologias e os projetos da nova geração.

“É um dia histórico para a nossa comunidade. O Tecnogame é um marco que insere definitivamente Porto Velho no radar da tecnologia de ponta, da criação de games, do empreendedorismo geek, entre tantas outras vertentes que esse evento ressalta. São iniciativas como essa que demonstram o salto de modernidade pelo qual a capital rondoniense vem passando”, destacou Léo Moraes.

Para o secretário Paulo Moraes, responsável pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), pasta executiva que coordenou a realização do evento, o sucesso do Tecnogame é reflexo de um trabalho dedicado à população.

“É muito satisfatório perceber que o trabalho de toda a nossa equipe garantiu a realização de um evento tão importante, que contou com a adesão massiva dos porto-velhenses. É dessa forma que vamos construindo novas oportunidades e mostrando todo o potencial da capital rondoniense para o mundo”, celebrou Paulo Moraes.

O evento segue com apresentações, painéis, exposições, entre uma série de iniciativas responsáveis por atrair o expressivo público presente.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Porto Velho terá quatro dias de cultura e muita animação

Publicado

em

Por

A partir das 17h da próxima quinta-feira (25), os portões do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré serão abertos para receber os visitantes da edição 2026 do Arraiá do Bera. Promovido pela Prefeitura de Porto Velho, o evento promete diversão, cultura e momentos especiais em família para os moradores da capital rondoniense.

A programação acontece entre os dias 25 e 28 de junho e contará com apresentações musicais, brinquedos para as crianças, espaço dedicado à economia criativa e uma grande variedade de comidas típicas da região Norte.

Durante todos os dias de festa haverá discotecagem com o DJ Lacaia, apresentação do Boto Madeirinho e shows de forró pé de serra. A tradicional competição entre quadrilhas também será um dos destaques do evento, com premiação total de R$ 45 mil para os grupos vencedores.

Segundo o prefeito Léo Moraes, serão quatro dias de celebração da cultura local em um dos espaços mais históricos da cidade, com uma estrutura especialmente preparada para proporcionar conforto, segurança e entretenimento ao público.

“Essa é a segunda edição do Arraiá do Bera, um evento que já se consolidou na agenda cultural da nossa cidade. Toda a população está convidada para participar dessa festa, celebrar a nossa história e manter acesa a chama do pertencimento de cada cidadão ao nosso município”.

A entrada é gratuita. Não perca essa grande festa e venha celebrar a cultura de Porto Velho no Arraiá do Bera 2026.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Continue lendo

Geral

Inscrições para premiação do ProAR seguem abertas até 5 de julho

Publicado

em

Por

O governo de Rondônia publicou, o edital do processo seletivo para premiação do Programa Avança Rondônia (ProAR), na categoria Inovação em Práticas Pedagógicas, na sexta-feira (19). A iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem como objetivo reconhecer e valorizar projetos inovadores desenvolvidos por professores de Língua Portuguesa e Matemática da Rede Estadual de Ensino que contribuíram para a melhoria da aprendizagem e da proficiência dos estudantes ao longo de 2025.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 5 de julho, de forma on-line, por meio dos link´s disponibilizados no edital por cada Superintendência Regional de Educação (Super). Podem participar professores de Língua Portuguesa e Matemática da Rede Estadual que tenham desenvolvido, em 2025, práticas pedagógicas inovadoras de iniciativa própria. Cada candidato poderá inscrever apenas um projeto, acompanhado de relato de experiência, evidências e materiais comprobatórios da execução da ação.

O processo seletivo será composto por quatro etapas:

  • Triagem;
  • Seleção técnica pedagógica;
  • Seleção final; e
  • Premiação.

Conforme o edital, a iniciativa premiará as 20 melhores práticas, no valor de R$ 5 mil, por professor premiado.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, reconhecer iniciativas que promovem inovação em sala de aula é incentivar a busca contínua por práticas que contribuam para o desenvolvimento dos estudantes. “O ProAR impulsiona uma educação cada vez mais eficiente, inclusiva e voltada para resultados”, evidenciou. 

A secretário da Seduc, Massud Badra, destacou que a premiação busca evidenciar experiências exitosas desenvolvidas pelos docentes e estimular a disseminação de práticas que gerem impacto positivo na aprendizagem. “O reconhecimento das ações inovadoras amplia o protagonismo dos professores e contribui para a construção de um ambiente educacional mais dinâmico, criativo e alinhado às necessidades dos estudantes. O processo seletivo também possibilita compartilhar experiências que podem inspirar outras unidades escolares da rede.”

INDICADORES EDUCACIONAIS 

Instituído pela Lei nº 6.087, de 21 de julho de 2025, o Programa Avança Rondônia tem como foco a melhoria dos indicadores educacionais da Rede Estadual. Na categoria Inovação em Práticas Pedagógicas, serão avaliados projetos cuja concepção, planejamento e execução tenham sido realizados exclusivamente pelos professores, considerando metodologias e estratégias que apresentem melhorias significativas para o ensino e a aprendizagem nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática.

Fonte: Secom – Governo de Rondônia

Continue lendo

Geral

Anvisa aprova medicamento não hormonal contra sintomas da menopausa

Publicado

em

Por

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o fezolinetanto, terapia não hormonal no formato oral indicada para o tratamento das ondas de calor e suores noturnos, associados à menopausa.

O medicamento será vendido no Brasil com o nome comercial Veoza, produzido pela Astellas Farma. Em nota, o fabricante informou que o processo de aprovação incluiu três ensaios clínicos de fase 3 com mais de 3 mil indivíduos inscritos na Europa, nos Estados Unidos e no Canadá.

“Antes da menopausa, há um equilíbrio entre os estrogênios (hormônios produzidos pelos ovários da mulher) e a neurocinina B (NKB), uma substância química do cérebro. Essa estabilidade regula o centro de controle de temperatura do corpo localizado em uma área específica do cérebro”, destacou o laboratório.

“À medida em que o corpo passa pela menopausa, os estrogênios diminuem e esse equilíbrio é interrompido. Essa desarmonia pode levar às ondas de calor e aos suores noturnos”, completou.

Ainda de acordo com o fabricante, sintomas vasomotores moderados e intensos, os chamados fogachos, afetam até 80% das mulheres com idade entre 40 e 65 anos.

“No Brasil, 36,2% das mulheres na menopausa (40-65 anos) sofrem com SVM moderados a intensos, uma taxa que supera significativamente a média de 15,6% observada globalmente”.

De acordo com o laboratório, entre as mulheres que apresentam esses sintomas, quase 70% das brasileiras (69,9%) classificam as ondas de calor e os suores noturnos como intensos,”indicando um impacto severo na qualidade de vida, produtividade e sono”. 

Fonte: Agência Brasil

Continue lendo

Trending