Geral
Semtran organiza interdições temporárias para garantir segurança no Carnaval
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Semtran), iniciou a interdição temporária de trechos do circuito carnavalesco, como parte do planejamento para a realização segura dos eventos de Carnaval na capital. A medida integra um conjunto de ações voltadas à segurança viária, à organização do fluxo de veículos e pedestres e à garantia de que a população possa participar da programação com tranquilidade.
No local, equipes da Semtran atuam com interdição controlada das vias, instalação de grades, cones, banners e faixas informativas, além da orientação direta aos condutores e foliões. Agentes de trânsito acompanham toda a operação, organizando o fluxo e indicando rotas alternativas para minimizar impactos na mobilidade urbana durante o período festivo.
De acordo com Antônio Carlos, gerente de Operação de Trânsito da Semtran, todo o trabalho foi definido de forma integrada. “A Semtran vem realizando reuniões com as forças de segurança, a Prefeitura e os blocos carnavalescos, e ficou acordado que o fechamento das vias ocorre bem antes do início dos eventos, com a interdição começando cerca de três horas antes da concentração dos blocos”, explicou.
Antônio Carlos também destacou que a operação envolve diferentes frentes de atuação no percurso do Carnaval. “Nesse período anterior ao evento, a Semtran faz a desobstrução do trajeto, retirada de veículos estacionados irregularmente e remoção de sucatas ou entulhos abandonados. Quem permanecer no percurso interditado será autuado ou removido, cada órgão dentro da sua competência, com apoio da Polícia Militar e do Detran, inclusive com uso de guinchos quando necessário”, afirmou.
A Semtran orienta os foliões e motoristas a respeitarem a sinalização viária, seguirem as instruções dos agentes de trânsito e utilizarem caminhos alternativos durante as interdições. As ações fazem parte do planejamento da Prefeitura de Porto Velho para assegurar um Carnaval organizado, seguro e que valorize as manifestações culturais do município.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Geral
Ação da Prefeitura fortalece cobertura vacinal na Escola Brasília
Nem sempre a correria do dia a dia permite que pais e responsáveis levem os filhos até uma unidade de saúde para colocar a vacinação em dia. Pensando nisso, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), levou uma ação de imunização até a Escola Brasília, onde cerca de 400 alunos e servidores tiveram a oportunidade de atualizar a caderneta vacinal sem sair do ambiente escolar.
A iniciativa faz parte de um trabalho realizado em parceria com as escolas e tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes, além de facilitar o acesso às vacinas para toda a comunidade escolar.
O prefeito Léo Moraes destacou a importância de levar os serviços públicos até onde a população está.
“Nosso compromisso é facilitar o acesso da população à saúde. Quando levamos a vacinação para dentro das escolas, garantimos mais proteção aos estudantes, mais tranquilidade para as famílias e fortalecemos a prevenção, que é uma das ferramentas mais importantes para cuidar das pessoas”.
A técnica de enfermagem e vacinadora da Semusa, Soraya Eiki, explica que a ação vem sendo realizada regularmente e tem alcançado resultados importantes.
“Muitas vezes os pais não conseguem levar esses alunos até o posto de saúde. Então a equipe vem até a escola, sempre com autorização dos responsáveis, para fazer essa imunização. É um trabalho que já acontece há alguns anos e ajuda muito a manter a vacinação em dia”.
Nem sempre a correria do dia a dia permite que pais e responsáveis levem os filhos até uma unidade de saúde para colocar a vacinação em dia. Pensando nisso, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), levou uma ação de imunização até a Escola Brasília, onde cerca de 400 alunos e servidores tiveram a oportunidade de atualizar a caderneta vacinal sem sair do ambiente escolar.
A iniciativa faz parte de um trabalho realizado em parceria com as escolas e tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes, além de facilitar o acesso às vacinas para toda a comunidade escolar.
O prefeito Léo Moraes destacou a importância de levar os serviços públicos até onde a população está.
“Nosso compromisso é facilitar o acesso da população à saúde. Quando levamos a vacinação para dentro das escolas, garantimos mais proteção aos estudantes, mais tranquilidade para as famílias e fortalecemos a prevenção, que é uma das ferramentas mais importantes para cuidar das pessoas”.
A técnica de enfermagem e vacinadora da Semusa, Soraya Eiki, explica que a ação vem sendo realizada regularmente e tem alcançado resultados importantes.
“Muitas vezes os pais não conseguem levar esses alunos até o posto de saúde. Então a equipe vem até a escola, sempre com autorização dos responsáveis, para fazer essa imunização. É um trabalho que já acontece há alguns anos e ajuda muito a manter a vacinação em dia”.
“Tem pessoas que não têm tempo, e muitos pais acabam não conseguindo levar os filhos para vacinar. Então eu acho muito importante trazer a vacinação para dentro da escola, porque ajuda a proteger mais pessoas”.
Levar a vacinação até as escolas é uma estratégia que aproxima os serviços de saúde da população e contribui para aumentar a cobertura vacinal entre crianças, adolescentes e profissionais da educação.
A secretária da Semusa, Sandra Cardoso, reforçou que ações como essa facilitam o acesso à imunização e fortalecem a prevenção dentro do ambiente escolar.
“Quando a saúde vai ao encontro das pessoas, conseguimos ampliar a proteção e garantir que mais estudantes e profissionais estejam com a vacinação em dia. É uma ação simples, mas que faz diferença na prevenção de doenças e na promoção da saúde”.
Com a iniciativa, a Escola Brasília transformou salas de aula em um espaço de cuidado e prevenção, reforçando a importância da vacinação como uma das formas mais eficazes de proteger a saúde de toda a comunidade escolar.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Geral
Rua do Hexa terá programação especial para corredores de rua e crianças nesta terça-feira (23)
A bola segue rolando na Copa do Mundo FIFA e a programação da Rua do Hexa para esta terça-feira (23) contará com muita animação e incentivo à prática esportiva com a realização de mais uma edição da Fun Pace, saindo em frente ao Prédio do Relógio.
Um grande treino educativo de corrida de rua será realizado para o público presente a partir das 18h. A largada dos corredores, que percorrerão um trajeto de cinco quilômetros pelas ruas do centro da cidade, está prevista para às 19h30.
Para a criançada, a estrutura de brinquedos infláveis, mesas de jogos e outros atrativos seguirá disponível durante toda a noite, garantindo diversão, saúde e lazer para toda a família.
“A Rua do Hexa é de toda a população porto-velhense, um espaço preparado com muito carinho para receber as famílias e proporcionar experiências memoráveis. Todos estão convidados. Não percam!”, destacou o prefeito Léo Moraes.
Localizada em um dos pontos mais históricos de Porto Velho, a Rua do Hexa funciona no cruzamento das avenidas Farquar e Sete de Setembro, reunindo esporte, entretenimento e integração comunitária em um ambiente seguro e acolhedor.
Participe e venha viver mais uma noite especial na Rua do Hexa!
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Geral
Porto Velho terá quatro dias de cultura e muita animação
A partir das 17h da próxima quinta-feira (25), os portões do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré serão abertos para receber os visitantes da edição 2026 do Arraiá do Bera. Promovido pela Prefeitura de Porto Velho, o evento promete diversão, cultura e momentos especiais em família para os moradores da capital rondoniense.
A programação acontece entre os dias 25 e 28 de junho e contará com apresentações musicais, brinquedos para as crianças, espaço dedicado à economia criativa e uma grande variedade de comidas típicas da região Norte.
Durante todos os dias de festa haverá discotecagem com o DJ Lacaia, apresentação do Boto Madeirinho e shows de forró pé de serra. A tradicional competição entre quadrilhas também será um dos destaques do evento, com premiação total de R$ 45 mil para os grupos vencedores.
Segundo o prefeito Léo Moraes, serão quatro dias de celebração da cultura local em um dos espaços mais históricos da cidade, com uma estrutura especialmente preparada para proporcionar conforto, segurança e entretenimento ao público.
“Essa é a segunda edição do Arraiá do Bera, um evento que já se consolidou na agenda cultural da nossa cidade. Toda a população está convidada para participar dessa festa, celebrar a nossa história e manter acesa a chama do pertencimento de cada cidadão ao nosso município”.
A entrada é gratuita. Não perca essa grande festa e venha celebrar a cultura de Porto Velho no Arraiá do Bera 2026.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
