Conecte-se conosco

Polícia

Operação da PF cumpre cinco mandados contra esquema de grilagem em terra indígena

Publicado

em

Um esquema de grilagem de terras públicas, associado a desmatamento em larga escala e incêndio criminoso, levou a Polícia Federal a deflagrar a Operação Lage em Chamas na Terra Indígena Igarapé Lage, localizada entre os municípios de Nova Mamoré e Guajará-Mirim, em Rondônia, nesta quarta-feira (10) e resultou no cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal.

As investigações apontam que um grupo criminoso promoveu a ocupação ilegal da área indígena, avançando sobre o território com abertura de clareiras, divisão da terra em lotes e venda irregular das áreas. Também há indícios de que os suspeitos tenham incendiado, em agosto de 2024, a residência de uma família indígena como forma de coação para que deixasse o local.

A Terra Indígena Igarapé Lage foi demarcada em 1981 e abriga cerca de mil habitantes distribuídos em mais de seis aldeias. Desde o final de 2022, mais de 800 hectares da área já foram desmatados em razão das invasões ilegais.

Segundo o apurado, o grupo investigado chegou a dividir clandestinamente aproximadamente 70 quilômetros quadrados do território indígena em 100 lotes, mesmo se tratando de área pertencente à União e destinada ao uso exclusivo das comunidades indígenas.

Entre 2024 e 2025, a Polícia Federal realizou 10 operações na região, com apoio de forças de segurança, órgãos ambientais e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). As ações resultaram na retirada de dezenas de invasores, inutilização de estruturas clandestinas, apreensão de equipamentos, madeira e veículos, além da destruição de pontos de extração ilegal e pontes utilizadas para facilitar novas invasões.

Em agosto de 2024, sete encapuzados invadiram a terra indígena, efetuaram disparos de arma de fogo e incendiaram uma residência e uma motocicleta, obrigando uma família indígena, que incluía crianças, a fugir do local.

Com base na análise de materiais apreendidos em ações anteriores, a investigação avançou na identificação de novos envolvidos, o que motivou o cumprimento dos mandados judiciais nesta quarta-feira. Os alvos da operação poderão responder por crimes relacionados à ocupação ilegal da área, ao desmatamento, à associação criminosa e ao ataque à família indígena.

Fonte: Rondoniagora

Polícia

BPChoque prende motorista de aplicativo e passageiro armados na região central

Publicado

em

Uma ação rápida de policiais do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) resultou na prisão de um motorista de aplicativo e de um passageiro armado na noite desta sexta-feira (19), na região central de Porto Velho.

De acordo com informações apuradas pela equipe do Notícias Urgentes, durante patrulhamento de rotina, os policiais avistaram um Ford Ka branco trafegando pela Rua Gonçalves Dias, esquina com a Rua José Camacho, no bairro Olaria, e realizaram a abordagem. Na revista, foi encontrado um revólver calibre .38 com seis munições intactas.

O motorista e o passageiro, com idades entre 19 e 31 anos, foram conduzidos ao Departamento de Flagrantes da Polícia Civil. Durante a checagem da documentação, foi constatado que o passageiro de 19 anos possuía um mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, que foi imediatamente cumprido.

A arma foi apreendida para verificação da procedência, e os envolvidos permaneceram à disposição da Justiça.

Fonte: Notícias Urgentes

Continue lendo

Polícia

Forças de segurança desarticulam organização criminosa no interior de RO

Publicado

em

A Polícia Civil de Rondônia, em ação integrada com a Polícia Militar e a Polícia Penal, desarticulou uma organização criminosa com atuação nos municípios de Colorado do Oeste e Cerejeiras. A ação é resultado de investigações iniciadas a partir de um flagrante registrado no dia 1º de outubro.

ENTENDA O CASO

O flagrante ocorrido no dia 1º de outubro deu início ao procedimento investigativo que possibilitou a identificação dos envolvidos, bem como o mapeamento da estrutura e do modo de atuação do grupo criminoso. À época, a Polícia Civil divulgou matéria sobre a ação em flagrante e, com o aprofundamento das investigações, foi possível chegar ao atual desdobramento.

No curso das apurações, foi constatada a prática de extorsões contra empresários locais, que eram coagidos a realizar pagamentos ilícitos mediante ameaças. Diante da recusa de uma das vítimas, o grupo determinou e executou incêndio criminoso contra dois estabelecimentos comerciais de uma provedora de internet, sendo um em Colorado do Oeste e outro em Cerejeiras, causando prejuízos patrimoniais e risco à segurança da população.

Como resultado das diligências, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em diversos endereços, com a apreensão de armas de fogo, munições, substâncias entorpecentes, veículos, valores em dinheiro, aparelhos celulares e outros materiais relacionados às práticas criminosas. Também foram expedidos 22 mandados de prisão, entre temporários e preventivos, sendo que dois investigados permanecem foragidos.

Os envolvidos responderão pelos crimes de organização criminosa, extorsão, incêndio criminoso, tráfico de drogas, entre outros delitos apurados no curso da investigação.

A ação contou com a participação de equipes policiais dos municípios de Colorado do Oeste, Cerejeiras, Vilhena, Pimenta Bueno e Cacoal.

A Polícia Civil de Rondônia mantém atuação permanente no enfrentamento às organizações criminosas, dentro dos limites legais e institucionais.

Fonte: Assessoria da Polícia Civil

Continue lendo

Polícia

“Meu Deus do céu”: pastor mata homem com disparo acidental em clube de tiro – VEJA O VÍDEO

Publicado

em

Um homem, de 51 anos, morreu após ser atingido por um tiro acidental disparado por um pastor em um clube de tiros no Mandaqui, zona Norte de São Paulo, na noite desta terça-feira (16).

Imagens mostram o momento da ocorrência. No vídeo é possível observar a vítima, de blusa rosa, entrando no local com duas bolsas pretas.

Logo em seguida, o pastor, que estava próxima a um balcão, vira com a arma e, por acidente, atira. O rapaz cai no chão no mesmo momento.

“Meu Deus do céu”, diz o sacerdote assustado após ter efetuado o disparo. Ele se aproxima da vítima e pede ajuda aos frequentadores do local.

Outro rapaz chega a se aproximar para ver se a vítima tinha sinais vitais, mas ele morreu ainda no local.

Veja o momento dos disparos;

O atirador foi preso, mas liberado após o pagamento da fiança. A arma também foi apreendida.

Samyr Enos de Almeida, de 65 anos, é pastor da Igreja Ministério Moriá, no Carandiru, também na zona Norte da capital paulista.

O caso foi registrado como homicídio culposo no 72º Distrito Policial (Vila Penteado), que requisitou perícia.

CNN Brasil

Continue lendo

Trending