Geral
Produtoras de Rondônia vencem 1º e 2º lugares no maior concurso de café do Brasil
Mais uma vitória rondoniense marcou a premiação do Concurso Nacional Florada Premiada, realizado durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte (MG). Rondônia brilhou no pódio, comprovando a excelência e a qualidade superior de seus grãos, com as produtoras Ângela Maria Coutinho, do município de Seringueiras e Fabiana Souza Leal, de Espigão do Oeste, conquistando, respectivamente, o 1º e 2º lugar da competição.
A vitória representa um marco histórico que não apenas celebra a qualidade do café rondoniense, mas também reforça o protagonismo feminino na cafeicultura nacional. Ao garantirem as duas primeiras posições, superando cafeicultoras de todo o país, Ângela e Fabiana colocam o nome de Rondônia no mais alto patamar da produção de cafés especiais. A terceira colocação ficou com uma produtora do Espírito Santo, outro estado tradicional no setor.
“O que celebramos com este resultado do ‘Florada Premiada’ não é sorte, mas sim a colheita do que plantamos, com políticas públicas sérias e investimentos contínuos realizados pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), em parceria com Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) e Agência de Defesa Agrosilvopastoril (Idaron), disse o governador Marcos Rocha.
Para o governador, o Governo de Rondônia tem um compromisso ao investir em programas como o ‘Plante Mais’, entrega de equipamentos e implementos para cafeicultura do estado, a realização 2ª edição da Feira Robustas Amazônicas e premiação do 10º Concafé, e também em assistência técnica qualificada e na modernização da nossa infraestrutura. “Estamos garantindo que o Robusta Amazônico continue a ser o motor da nossa economia. Nossas conquistas, como este pódio, são a prova de que estamos no caminho certo para consolidar Rondônia como a nova fronteira global do café especial, gerando mais renda, emprego e orgulho para cada família rondoniense”, ressaltou Marcos Rocha.

MULHERES NO CAFÉ
O Concurso Florada Premiada, conhecido por valorizar o trabalho das mulheres produtoras rurais e incentivar a qualidade, serve como vitrine para o mercado global. Com essa conquista, os cafés de Seringueiras e Espigão do Oeste ganham destaque e abrem portas para a valorização e, consequentemente, para o aumento da rentabilidade nas propriedades.
Mais do que troféus e reconhecimento, essa premiação é um símbolo da transformação que a dedicação e o aprimoramento técnico têm gerado no campo em Rondônia. As cafeicultoras demonstram que a inovação e o cuidado com cada etapa da produção resultam em um produto de sabor inigualável, capaz de competir e vencer em âmbito nacional.
Segundo o secretário de agricultura, Luiz Paulo, o feito de Ângela e Fabiana é uma grande inspiração para toda a cadeia produtiva do estado. “Ele motiva outras mulheres a investirem na qualidade, na sustentabilidade e no empreendedorismo rural, reafirmando o potencial da cafeicultura de Rondônia como motor de desenvolvimento econômico e social”, disse o Luiz Paulo.
RONDÔNIA EM 2024
Em 2024, a SIC consagrou as produtoras de Rondônia campeãs nos três primeiros lugares. O sucesso da participação foi coroado com a conquista total do pódio no pódio, onde as produtoras rondonienses Suely da Graça Rezende, Josiele Rodrigues Werneck e Angélica Alexandrino Nicolas garantiram, respectivamente, o 1º, 2º e 3º lugares, validando a excelência da cafeicultura de Rondônia no cenário nacional e internacional.
Geral
Joelma revela nova luta contra a Covid-19 e relembra internação
Cantora relembrou período em que chegou a ficar no hospital por sequelas da doença; ‘Deus me deu mais uma chance’; paraense explica que novo susto serviu como alerta, mas também como motivo de gratidão
Aconteceu de novo. Joelma, 50, se emocionou ao falar sobre sua saúde e o impacto que a Covid-19 teve em sua vida nos últimos anos. A cantora contou que precisou interromper por alguns dias a agenda da turnê Isso é Calypso Tour após receber, pela décima vez, o diagnóstico da doença.
A paraense explicou que o novo susto serviu como um alerta, mas também como um motivo de gratidão. “Peguei Covid dez vezes. No mês passado, acabei de pegar outra, mas agora já sei lidar e estou bem”, afirmou ao Gshow.
Segundo Joelma, ela já está bem e retomou sua rotina. “Voltei a treinar, estou com a energia no topo de novo. Deus me deu mais uma chance de vida. Só tenho a agradecer”.
A artista também aproveitou o momento para relembrar um período mais delicado de sua trajetória recente. Em 2023, ela precisou ser internada três vezes devido às sequelas deixadas pelas infecções anteriores.
“Quando veio o Covid, eu estava na minha melhor forma física. Pensei que ia ser leve… De leve? Quase que eu vou! Foi sério. Fiquei internada três vezes, foi bem difícil. Achei que não voltaria a cantar, mas a chave virou”, desabafou.
Apesar dos sustos, Joelma garantiu que o episódio a fez repensar prioridades e valorizar ainda mais a saúde e o público que a acompanha há décadas. “Aprendi a respeitar meu corpo, a ouvir os sinais e a não parar de agradecer. Tudo o que vivi me tornou mais forte”, disse a cantora, que segue firme com a agenda de apresentações e o sucesso da nova fase de sua carreira.
Fonte: Notícias ao Minuto
Geral
Monitora escolar sofre queimadura após celular explodir no bolso
A monitora de uma escola particular no Cruzeiro (DF) sofreu queimaduras nas mãos e nas pernas após o celular que ela carregava no bolso da calça explodir. O caso aconteceu na manhã desta quarta-feira (12/11), por volta das 9h50, em uma escola localizada na SHCES 609.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), as equipes foram acionadas após relatos de uma explosão dentro da escola. Os primeiros socorros foram realizados ainda no local e, posteriormente, o transporte da mulher para o hospital de referência.
O Metrópoles apurou com fontes da escola que a mulher está bem e fora de perigo.
Ainda não há informações sobre o modelo do celular ou as causas do acidente.
Fonte: Metrópoles
Geral
Clínica de Bem-Estar Animal supera expectativas nos primeiros dias de atendimento
A recém-inaugurada Clínica de Bem-Estar Animal, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, superou as expectativas nos primeiros dias de funcionamento, registrando grande procura por parte dos tutores e da comunidade local. Em 10 dias úteis de atendimento já foram realizados cerca de 400 procedimentos.
Com foco na saúde, qualidade de vida e bem-estar dos animais, a clínica oferece serviços veterinários essenciais e atendimento humanizado, contando com uma equipe de profissionais qualificados e estrutura moderna com salas equipadas para consultas veterinárias, internamento, raio-x, castração, ultrassom, mesa cirúrgica e outros instrumentos de ponta.
A coordenadora Natália Macedo destacou que a clínica foi planejada para oferecer conforto e segurança a pets e tutores. “A procura superou as expectativas e mostra que o serviço atende uma demanda importante da cidade”, afirmou.

É a primeira unidade pública da região Norte, sob a gestão da Prefeitura. Com mais de 500 metros quadrados de área construída, a clínica abriga ambientes amplos, climatizados e totalmente adaptados às normas de biossegurança. Conta com centro cirúrgico completo, equipamentos modernos de diagnóstico, canis de internação, consultórios clínicos, farmácia veterinária e setor administrativo.
CASTRAÇÃO
A Clínica de Bem-Estar Animal oferece castração gratuita de cães e gatos, com agendamento para famílias de baixa renda. Em menos de 15 dias, já foram realizados mais de 70 procedimentos.
O cirurgião Lucas Riguetto destaca que a castração evita o abandono e previne doenças. “O tutor agenda, traz o animal para exames e, estando tudo certo, realiza a castração. Tudo é feito para garantir o bem-estar do animal”, afirmou.

A cozinheira Alice Dantas, moradora do Arigolândia, elogiou o serviço: “Fui muito bem recebida, e o cuidado com os animais é visível em cada detalhe”.
CAUSA ANIMAL
A Clínica de Bem-Estar Animal está localizada na avenida Mamoré, nº 1120, bairro Lagoinha, na zona Leste da cidade, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Vale destacar que o tutor precisa apresentar o comprovante do CadÚnico, documento com foto e ainda comprovante de residência. A Prefeitura de Porto Velho amplia ações de bem-estar animal, com castrações, vacinas e novos pontos de atendimento, buscando fazer da capital um modelo de cuidado e respeito aos animais.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
-
Polícia15 horas atrásEmpresário sequestrado por falsos policiais civis é encontrado morto em área rural
-
Polícia18 horas atrásMulher é atingida a tiros em operação Policial em Rondônia
-
Polícia14 horas atrásBebê de sete dias é salva após se engasgar em casa na zona Leste de Porto Velho
-
Empregos16 horas atrásEnergisa abre novas vagas de emprego e estágio em Porto Velho e outros municípios
-
Polícia14 horas atrásAdvogado é morto e ex-PM baleado durante briga com morador de rua
-
Polícia16 horas atrásHomem reage a roubo e expulsa ladrões de açougue com banco de madeira
-
Geral16 horas atrásInscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo estado encerram nesta quinta-feira
-
Geral15 horas atrásAVC: jovem de 20 anos relata único sintoma que sentiu antes de derrame

