Polícia
Facção que torturava e executava vítimas por videochamada é alvo de operação em RO
Na manhã desta sexta-feira (23), a Polícia Civil de Rondônia deflagrou a Operação “Incinerando” para desarticular uma célula de facção criminosa envolvida em homicídios qualificados, ocultação de cadáveres e na condução de um “tribunal do crime” na região do Cone Sul do Estado. A ação teve abrangência interestadual, com mandados cumpridos em Porto Velho, Pimenta Bueno e no Estado de Mato Grosso.
A operação foi coordenada pela 1ª Delegacia de Polícia Civil de Pimenta Bueno, em conjunto com a 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (2ª DRACO), vinculada ao Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (DECCO), com apoio da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC), Delegacia Regional de Cacoal, Polícia Militar, CORE, Departamento de Polícia do Interior (DPI) e Ministério Público de Rondônia.
Foram mobilizados cerca de 50 policiais civis e militares para o cumprimento de sete mandados de prisão temporária e cinco de busca e apreensão domiciliar, expedidos pela 1ª Vara Criminal de Pimenta Bueno. Os investigados respondem por homicídio qualificado, ocultação de cadáver e organização criminosa.
As investigações indicam que o grupo mantinha um sistema paralelo de “justiça”, no qual pessoas eram torturadas e executadas após “julgamentos” realizados por lideranças da facção via videoconferência, com posterior ocultação dos corpos.
A operação integra a Rede Nacional de Combate ao Crime Organizado (RENORCRIM), fortalecendo o trabalho conjunto entre as Polícias Civis de diferentes estados no enfrentamento às facções interestaduais.
O nome da operação faz alusão à “incineração” das estruturas do crime organizado, simbolizando a eliminação das células criminosas que ameaçam a paz social.
A Polícia Civil de Rondônia reafirma seu compromisso com a defesa da vida, a aplicação da lei e a integração entre as instituições de segurança pública no combate ao crime organizado.
Fonte: Assessoria da Polícia Civil
Polícia
Foragido é preso armado em “boca de fumo” no interior de RO
Nesta quinta-feira, 23 de outubro de 2025, por volta do meio-dia, uma operação integrada entre o Núcleo de Inteligência, Patrulhamento Móvel e equipes do Patrulhamento Tático Móvel (PATAMO) da Polícia Militar de Rondônia resultou na prisão de um foragido da Justiça e na apreensão de uma arma de fogo em Cacoal.
A ação foi deflagrada após informações precisas indicarem que o suspeito, foragido por crime de homicídio tentado e integrante de uma facção criminosa atuante no Estado, estaria escondido em uma residência no bairro Vilage do Sol, em Cacoal. Durante a operação, o indivíduo tentou fugir pulando muros de residências vizinhas e desobedeceu às ordens de parada dos policiais, resistindo ativamente à prisão. Diante da situação, a equipe policial utilizou força moderada e técnicas de imobilização, conforme os princípios da legalidade, necessidade e proporcionalidade, conseguindo contê-lo com segurança.
No interior do imóvel, as equipes localizaram uma pistola calibre 9 mm com carregador contendo 11 munições, além de três pés de planta semelhante à maconha, um simulacro de arma de fogo e uma filmadora sem procedência comprovada. No local também estavam outras duas pessoas, entre elas um menor de idade, ambos suspeitos de envolvimento com o grupo criminoso e com a tentativa de homicídio registrada dias antes em Espigão do Oeste.

Todos os detidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Cacoal para as medidas legais cabíveis.
A Polícia Militar destacou que a operação demonstra o comprometimento da corporação no enfrentamento à criminalidade organizada e na manutenção da ordem pública em toda a região. As ações de inteligência e patrulhamento seguirão sendo intensificadas para garantir mais segurança à população de Cacoal e municípios vizinhos.
Polícia
Boliviano é preso em flagrante ao desembarcar com droga em Rondônia
A Polícia Militar de Rondônia, por meio do Batalhão de Polícia de Fronteira e Divisas (BPFRON), realizou na última quinta-feira (23) mais uma ação no âmbito da 33ª Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, que resultou na apreensão de 7,3 quilos de maconha e na prisão de um cidadão de nacionalidade boliviana.
Durante patrulhamento terrestre às margens do Rio Mamoré, em uma região de portos clandestinos no município de Guajará-Mirim, a equipe do BPFRON avistou um homem desembarcando em um porto conhecido como “Pérola”. O suspeito carregava uma sacola de estopa azulada e, logo após, acionou um moto-táxi. Diante da atitude suspeita, os policiais realizaram a abordagem e encontraram diversos tabletes de substância vegetal esverdeada, com odor e características semelhantes à maconha.
O homem de 48 anos, natural da Bolívia, confessou já ter sido preso anteriormente pelo crime de tráfico de drogas. Ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado, junto com o material apreendido, à Delegacia da Polícia Federal de Guajará-Mirim para as devidas providências legais.
Além da droga, os militares apreenderam uma carteira contendo documentos pessoais e 130 bolivianos (equivalentes a cerca de R$ 100,00), além de um aparelho celular da marca Samsung. O prejuízo estimado ao crime é de aproximadamente R$ 37 mil.
A ação reforça o compromisso da Polícia Militar de Rondônia, por meio do BPFRON, com o enfrentamento ao tráfico de drogas e a segurança nas áreas de fronteira. BPFRON — Que não ouse invadir nossas fronteiras. Somos os guardiões da fronteira.
Fonte: Assessoria da Polícia Militar
Polícia
Polícia Militar prende dupla após tiroteio no bairro Lagoa
Dois homens foram presos na noite desta sexta-feira (24) após um intenso cerco policial na Rua Dourado, bairro Lagoa, zona leste de Porto Velho (RO).
De acordo com as primeiras informações, equipes da Polícia Militar foram acionadas após uma denúncia relatando um tiroteio na região. Testemunhas informaram que os suspeitos, ao perceberem a chegada das viaturas, teriam tentado fugir pulando muros de várias residências.
Durante a varredura, os policiais conseguiram localizar os dois suspeitos escondidos dentro de uma casa. Com eles, foram encontradas duas armas de fogo, que foram apreendidas.
Os detidos e o material apreendido foram encaminhados à Central de Flagrantes para as providências cabíveis.

Matéria em atualização.
LEIA MAIS:
-
Polícia21 horas atrásHomem mata ex-esposa e atual companheiro e foge levando o filho
-
Polícia14 horas atrásAcusado de matar ex-mulher e atual namorado é preso pela Polícia Civil
-
Polícia13 horas atrásPolícia intensifica buscas por foragido de facção que executava vítimas após tribunal do crime
-
Polícia11 horas atrásPolícia Militar prende dupla após tiroteio no bairro Lagoa
-
Polícia10 horas atrásForagido é preso armado em “boca de fumo” no interior de RO
-
Geral21 horas atrásInfluenciadora de Ji-Paraná condenada por injúria racial anuncia que vai recorrer da decisão judicial
-
Polícia13 horas atrásPolícia Federal realiza operação contra ex-vice-reitora da UNIR por falsificação de diplomas
-
Polícia10 horas atrásBoliviano é preso em flagrante ao desembarcar com droga em Rondônia

