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Tudo Aqui da Zona Leste amplia funcionamento até às 20h; saiba quais são os serviços disponíveis

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Para aproximar mais os serviços do governo de Rondônia dos moradores da Zona Leste de Porto Velho, e proporcionar acesso facilitado aos moradores de residenciais populares da região, em fortalecimento ao Programa Aliança pela Vida (PAV), foi instalado há pouco mais de um mês, o Tudo Aqui no IG Shopping. No local, já foram realizados mais de 6,8 mil atendimentos e, desde segunda-feira (29), o funcionamento começa às 8h e se estende até às 20h.

Foi pela proximidade com o local onde mora, o condomínio Porto Belo IV, que a profissional da área da beleza, Maria de Fátima Souza, conseguiu finalmente resolver a questão do acesso à nova Carteira de Identidade Nacional. “A distância para buscar o serviço me impedia de resolver essa situação, mas agora, com o Tudo Aqui próximo da minha casa, estou saindo daqui com a minha identidade. O atendimento foi ótimo e rápido”, disse.

Morador do condomínio Porto Belo II, o encarregado de obras, José Barbosa, destacou o conforto de resolver serviços mais próximos de casa. “Antes a gente tinha que se deslocar lá para o centro, então a presença do Tudo Aqui na Zona Leste para mim e para minha família é muito boa. O ambiente e o atendimento estão aprovados.’’

Outro que também teve o serviço facilitado pelo Tudo Aqui da Zona Leste foi o produtor rural, Maurício Rui Barbosa. Ele cancelou uma compra que fez por aplicativo, mesmo assim as faturas chegaram, e foi aí que entrou em cena o apoio do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-RO). “Eu moro distante 50km, na área rural, mas minha mãe tem uma casa aqui próximo, e eu teria que me deslocar muito mais se fosse no centro. Foi bem prático, cheguei, peguei a senha e já fui chamado. O atendimento é com qualidade e o ambiente é aconchegante”, afirmou.

MAIS DIGNIDADE

Produtor rural Maurício Rui Barbosa aprovou o novo endereço do Tudo Aqui

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o ambiente climatizado e moderno é acolhedor para a população e representa mais dignidade para os moradores da região, facilidade logística e melhor atendimento. “O Tudo Aqui, mais perto dos moradores da Zona Leste, proporciona mais conforto, dignidade e facilidade para o acesso a serviços importantes, e fortalece o compromisso do governo do estado com políticas públicas responsáveis e que fazem bem para a população”, ressaltou.

A titular da Superintendência de Gestão dos Gastos Públicos Administrativos (Sugesp), Semáyra Gomes do Nascimento, explicou que o Tudo Aqui é referência no atendimento integrado, reunindo em um mesmo lugar serviços importantes para a sociedade. “Na Capital, estamos com duas unidades do Tudo Aqui, uma no centro, na Sete de Setembro, e essa outra na Zona Leste, melhorando a logística para acesso aos serviços, e ainda temos unidades também em Ariquemes, Ji-Paraná, Rolim de Moura; e a mais nova unidade foi inaugurada em Cacoal, levando o governo cada vez mais perto da população.”

No Tudo Aqui no IG Shopping, a população tem acesso aos serviços dos seguintes órgãos:
Procon – 8h às 20h.Sistema Nacional de Emprego (Sine) – 8 às 20h.Sugesp/Balcão Multisserviços – 8h às 20h.Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO) (Passe Livre) – 8h às 18h.Instituto de Identificação Civil e Criminal (IICC) (Carteira de Identidade Nacional) – 8h às 17h20.Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia (Caerd) – 8h às 19h.Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat) – 8 às 14h.Programa de Microcrédito Produtivo Orientado (Proampe) -8h às 14hCartão de Transporte (Comcard) – 8h às 18h.

MAIS PRÓXIMO

Das 8h às 10h, o público tem acesso ao Tudo Aqui pela entrada do supermercado, e, a partir das 10h, a entrada também pode ser diretamente pelo shopping

Segundo a gerente do Tudo Aqui na Zona Leste, Francis Granjeiro, das 8h às 10h, o público tem acesso ao Tudo Aqui pela entrada do supermercado, e, a partir das 10h, a entrada também pode ser diretamente pelo shopping. Basta recolher a senha na recepção e aguardar atendimento. Com exceção do serviço de Carteira de Identidade Nacional (CIN). Para esse, o agendamento começa online, por meio do link https://agendamento.iicc.ro.gov.br/agendamento/. Com dia e horário marcados, o público deve comparecer ao local.

“O programa Aliança pela Vida, voltado para fortalecer as políticas públicas do governo de Rondônia nos residenciais populares, foi o ponto inicial para a transferência do Tudo Aqui para a região da Zona Leste, beneficiando uma das regiões mais populosas de Porto Velho. Entregamos senhas diariamente, não temos limitações para os atendimentos e eles acontecem conforme o horário específico de cada órgão. Aliás, com a mudança, passamos a ter mais um órgão para reforçar os atendimentos, a Caerd. Estamos à disposição para atender a população de Porto Velho de forma acolhedora e com serviços eficientes’’, disse a gerente do Tudo Aqui na Zona Leste.

BALANÇO DOS ATENDIMENTOS:

O Tudo Aqui da Zona Leste já realizou 6.885 atendimentos

Desde que foi inaugurado, o Tudo Aqui da Zona Leste já realizou 6.885 atendimentos; a maior demanda é pela Carteira de Identidade Nacional.  Ele está localizado na Avenida Amazonas, nº 8.338, Bairro Tiradentes, e os esclarecimentos de informações podem ser feitos pelo número (69) 32128018.

  • 1ª VIA DA CIN: 1.508
  • AGENDAMENTO: 1.547
  • BALCÃO MULTISERVIÇOS: 320
  • CAERD: 90
  • CIN: 160
  • COMCARD: 1.912
  • DER: 259
  • ENTREGA DA CIN: 507
  • PROCON: 200
  • RETORNO CIN: 28
  • SEPAT: 202
  •  SINE: 272

Veja quais serviços estão disponíveis no Tudo Aqui da Zona Leste:

CAERD

  • Instruções sobre o uso dos sistemas disponibilizados ao cidadão;
  • Parcelamento de débitos;
  • Alteração da data de vencimento;
  • Emissão de segunda via da fatura;
  • Reclamação de fatura;
  • Certidão negativa de débitos;
  • Religação de água proveniente de corte;
  • Restabelecimento de supressão parcial e total;
  • Ligação de ponto de água;
  • Registro de vazamento;
  • Solicitação de vistoria;
  • Troca de titularidade
  • Concessão de tarifa social;
  • Comunicado de furto de hidrômetro;
  • Consultas diversas.

DER-RO

  • Emissão de passe livre intermunicipal do idoso;
  • Emissão de passe livre intermunicipal da pessoa com câncer;
  • Emissão de passe livre intermunicipal do deficiente;
  • Entrega de passe livre;
  • Renovação de passe livre intermunicipal do idoso;
  • Renovação de passe livre intermunicipal da pessoa com câncer;
  • Renovação de passe livre intermunicipal do deficiente.

SINE

  • Cadastramento e captação de vagas do empregador;
  • Cadastramento do trabalhador;
  • Informações sobre o número de identificação social (NIS);
  • Habilitação de seguro-desemprego;
  • Dúvidas e informação;
  • Intermediação de mão de obra;
  • Qualificação profissional;
  • Cadastro nacional de informações sociais (CNIS);
  • Auxílio no app da carteira de trabalho;
  • Cadastro, atualização e alteração na CTPS.

PROCON

  • Recebimento de reclamações com registro de queixas na compra de produtos;
  • Orientação ao consumidor;
  • Abertura de processos para reclamações e denúncias;
  • Acompanhamento de processos reclamados.

PROAMPE 

  • Oferta de linha de crédito para pequenos negócios do Estado de Rondônia;
  • Orientação, capacitação e assistência técnica.

SEMTRAN/COMCARD

  • Primeira e segunda via do cartão COMCARD do idoso;
  • Primeira e segunda via do cartão COMCARD do estudante;
  • Primeira e segunda via do cartão COMCARD do deficiente;
  • Primeira e segunda via do cartão COMCARD de uso comum;
  • Consulta de saldos e reembolso do cartão COMCARD;
  • Renovação do cartão do idoso;
  • Renovação do cartão do estudante;
  • Renovação do cartão do deficiente;
  • Desbloqueio do cartão COMCARD;
  • Informações gerais sobre o COMCARD.

SEPAT

  • Cadastro social para abertura de processos administrativos de Regularização fundiária de interesse social;
  • Consulta de processo administrativo individualizado de Reurb;
  • Atualização de documentos pendentes no processo Reurb;
  • Consulta acerca de imóveis inseridos em poligonais;
  • Regularização fundiária;
  • Entrega de notificações para atualização de documentos;
  • Pendentes Reurb.

IICC

  • Primeira via da Carteira de Identidade Nacional (CIN);
  • Entrega da CIN;
  • Informações gerais da CIN.

SUGESP/BALCÃO MULTISSERVIÇOS

  • Emissão de DARE;
  • Certidões negativas estaduais e federais;
  • Consulta à conta GOV;
  • Segunda via do CPF;
  • Segunda via do título;
  • Triagem para a CIN;
  • Atendimento ao telefone, informações e outros.
  • Fonte: Secom

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Congresso exige exame toxicológico para motoristas de categorias A e B

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O Congresso Nacional manteve na íntegra três vetos presidenciais e derrubou apenas um após acordo entre governo e oposição nesta quinta-feira (4). Em um quinto veto analisado, deputados e senadores mantiveram um e rejeitaram três dos dispositivos vetados.

Os vetos foram incluídos como extra pauta durante sessão marcada exclusivamente para apreciar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026.

Ao rejeitar um dos vetos, o Parlamento estabeleceu a obrigatoriedade de exame toxicológico para primeira habilitação dos motoristas das categorias A e B da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

As categorias A e B são destinadas para motoristas de carros, vans e motos de passeio. Até então, o exame toxicológico era exigido apenas para os motoristas das categorias C e D, que são aqueles que fazem transporte de carga ou de passageiros.

Com a derrubada deste veto, todos os tipos de motorista devem apresentar exame toxicológico negativo para adquirir a primeira CNH. No caso dos motoristas das categorias C e D, o exame é exigido ainda na renovação da habilitação.

O veto derrubado foi aplicado na sanção da Lei 15.153 de 2025 que destina o uso de multas de trânsito para financiar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de pessoas de baixa renda inscritas no Cadastro Único do governo federal.

Pessoas com deficiência

Um dos vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantidos pelo Parlamento foi o que barrou o dispositivo que limitava a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) apenas nos casos de deficiência consideradas moderadas ou graves. O BPC é pago aos idosos de baixa renda ou pessoas com deficiência em situação de pobreza.

Com a manutenção do veto, fica permitida a concessão do BPC também para pessoas com deficiência considerada leve. O veto foi o referente à Lei 15.077 de 2024, que altera normas ligadas a assistência social, previdência e programas de transferência de renda.

Pedófilos e predadores sexuais

Também por acordo, foi mantido o veto do Executivo que derrubou o dispositivo que previa que os dados dos condenados no Cadastro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais ficariam disponíveis para consulta pública por 10 anos após o cumprimento da pena.

Com a manutenção do veto, a lista dos condenados por crimes sexuais fica aberta enquanto durar o cumprimento da pena. O veto mantido é referente à Lei 15.035.

Embrapa

Também por acordo, foi rejeitado o veto presidencial integral ao projeto de lei que isentava a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) do pagamento de taxas e contribuições cobradas pelos órgãos reguladores em pedidos feitos pela estatal.

O governo alegou no veto que a medida previa benefício tributário sem apresentar medidas compensatória de impacto orçamentário, afetando o equilíbrio financeiro das entidades reguladoras.

Por outro lado, os defensores do projeto defendem que a medida facilita inovação no setor agropecuário ao reduzir os custos da Embrapa. Com a derrubada do veto, a isenção do pagamento de taxas será sancionada como Lei.

Fonte: Notícias ao Minuto

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Semagric leva mutirão de emissão do CAF à zona rural e facilita acesso dos agricultores

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A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), realizou nesta quinta-feira (4) um mutirão para emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) na Associação de Produtores e Produtoras Rurais Chacareiros e Moradores da Estrada dos Periquitos e Entorno. A ação aproximou o serviço das famílias rurais e garantiu que dezenas de agricultores pudessem regularizar sua documentação sem precisar se deslocar até a cidade.

Para a coordenadora estadual do MMC, Sebastiana Cláudia, a presença da equipe da Semagric representa mais do que praticidade, significa acesso real às políticas públicas.

“A importância do CAF é que ele abre portas. Para nós do MMC, é o checkmate. As mulheres foram contempladas com 30 unidades do Terra-Mesa e a primeira exigência para acessar o programa é ter o CAF. Sem ele, nada anda. Agora, com a secretaria vindo até aqui, tudo fica mais acessível, até mesmo para quem quer fazer Pronaf ou comprovar renda para estudar numa universidade pública”, destacou.

O presidente da associação, Arivelton da Silva, reforça que muitos produtores enfrentam dificuldades para ir até a área urbana resolver pendências. “Tem produtor que não tem condições de ficar indo pra rua. A burocracia é grande. A vinda do secretário Rodrigo com a equipe facilita demais. É um trabalho de extrema importância para a agricultura familiar aqui da Estrada dos Periquitos”, afirmou.

O agricultor José Solimar de Lima Bastos, que produz coentro hidropônico, também comemorou a iniciativa. “Eu quero crescer, investir mais. O CAF ajuda a gente a conseguir financiamento. A Semagric vindo até a comunidade facilita muito. Pra gente ir e voltar da cidade é complicado. Eles vindo aqui é uma grande força”, disse.

Para muitos moradores, a dificuldade não é apenas a distância, mas as tentativas frustradas de resolver tudo na cidade, como relatou a agricultora Ângela Vitória Santa Rosa de Brito. “Eu já tentei tirar o CAF antes e não consegui. Aqui fica muito mais fácil. Se faltar algum documento, a gente corre em casa e volta. Ajuda demais, porque sem esse documento a gente não consegue investir na produção”, afirmou.

O CAF é o RG do produtor”, diz secretário

O secretário municipal da Semagric, Rodrigo Ribeiro, destacou que o mutirão é uma orientação direta do prefeito para aproximar a secretaria das comunidades rurais.

“Essa ação é para facilitar a vida dos agricultores. O CAF é como o RG da propriedade. É por meio dele que os produtores conseguem acessar programas da Semagric e do governo federal. Começamos essa primeira emissão em comunidade, mas será a primeira de muitas. Nosso compromisso é estar dentro das comunidades”, afirmou.

Ação deve se ampliar em 2026

O diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural e Técnicas Agrícolas, Paulo Neri, reforçou que o mutirão representa um avanço na descentralização das políticas públicas. “A importância desse mutirão é levar comodidade à comunidade. O CAF é a identidade do produtor rural. Com ele, o agricultor tem acesso a crédito, programas federais e municipais. Estamos identificando quem realmente é agricultor familiar para direcionar melhor os benefícios”, explicou.

Ele ainda detalhou a documentação necessária para quem não participou desta etapa. “É preciso um documento da propriedade ou uma autodeclaração. A renda também pode ser autodeclarada ou comprovada com notas fiscais. A emissão leva cerca de 30 minutos. Quem quiser pode procurar a secretaria das 7h30 às 13h30. Esse foi nosso primeiro mutirão, e no ano que vem queremos fazer em todo o município”, concluiu.

Fonte: Secretaria Municpal de Comunicação (Secom)

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Ação reforça diálogo direto entre passageiros e a Agência de Regulação

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A Agência de Regulação e Desenvolvimento de Porto Velho (ARDPV) iniciou uma ação importante de aproximação com os usuários do transporte coletivo: a instalação de adesivos informativos em toda a frota de ônibus da capital, oferecendo aos cidadãos um canal direto com a Ouvidoria da Agência.

Os adesivos, fixados na parte externa dos veículos, exibem de forma clara e acessível o telefone de contato (69) 3901-6331, que também funciona via WhatsApp. A Ouvidoria está disponível para receber reclamações, sugestões, elogios e denúncias relacionadas ao transporte público e aos demais serviços regulados pela ARDPV.

A iniciativa reforça o compromisso da Agência com a transparência, a participação social e a melhoria contínua dos serviços que fazem parte do dia a dia da população. Ao tornar o contato da Ouvidoria visível para todos, a ARDPV facilita o registro imediato de ocorrências e incentiva a fiscalização cidadã, elemento essencial para elevar a qualidade do transporte coletivo e dos serviços públicos delegados.

Mais que uma ação de comunicação, trata-se de um gesto de proximidade. Ao encontrar o número da Ouvidoria no ônibus, o passageiro entende que sua opinião tem importância e que a Agência está aberta ao diálogo, acolhendo cada manifestação com seriedade, respeito e empatia. A proposta é transformar o cotidiano do transporte coletivo em um espaço de escuta ativa, onde cada contribuição do cidadão ajuda a identificar falhas, aprimorar rotas e promover melhorias reais.

A medida integra o processo de modernização da ARDPV, fortalecendo os canais oficiais de atendimento e ampliando a capacidade de resposta às demandas da sociedade. Quando a população participa e compartilha informações, o trabalho de fiscalização se torna mais rápido, preciso e eficiente.

Com a instalação dos adesivos, a ARDPV convida a população a participar ativamente da construção de um transporte coletivo mais organizado, seguro e eficiente.

Ouvidoria ARDPVTelefone: (69) 3901-6331WhatsApp 24 horas

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

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