Conecte-se conosco

Polícia

“Falsos pastores” são presos após morte de mulher

Publicado

em

A Polícia Civil do Pará, por meio da Divisão Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) e da Delegacia de Enfrentamento ao Feminicídio (DEFEM), cumpriu, na manhã desta sexta-feira (4), em Belém, mandados judiciais de prisão preventiva e busca e apreensão contra um casal de “pastores” de um culto religioso, apontados como responsáveis pela morte de uma mulher de 43 anos, no último dia 19 de junho deste ano. Os suspeitos são investigados pelos crimes de violência psicológica e maus-tratos com resultado morte.

As investigações contra o casal tiveram início ainda no mês de maio, após denúncias apontando que a vítima estaria sob cárcere privado, com indícios de desnutrição e sendo forçada a realizar trabalhos domésticos.

cloudinary

“No mesmo dia, uma equipe policial diligenciou até o endereço informado, sendo recebida por um dos suspeitos, que chamou a vítima até o portão. A mulher, visivelmente debilitada e com aspecto físico extremamente magro, negou os fatos narrados, alegando manter relação de amizade com o casal e ser vítima de intolerância religiosa por parte de sua família. Ela afirmou, ainda, que realizava trabalho remoto e recusou-se a acompanhar os policiais à unidade policial”, detalhou a delegada Bruna Paolucci, titular da DEAM.

Diante da negativa, foi solicitada autorização para inspeção no cômodo onde a vítima residia, tendo sido constatadas condições precárias de moradia, além de indícios de possível alienação emocional.

“A partir de então, foram iniciadas diligências investigativas com o objetivo de apurar os fatos, sendo colhidos depoimentos de testemunhas, com o importante apoio da família da vítima, que confirmaram a situação de violência psicológica”, acrescentou Bruna Paolucci. No entanto, quando as investigações estavam próximas ao encerramento, com a representação por medidas cautelares contra os suspeitos, a equipe policial foi informada do falecimento da vítima por desnutrição grave, no dia 19 de junho.

“Segundo informações constantes no boletim de atendimento hospitalar, a vítima foi conduzida ao Pronto Socorro do Guamá pelo casal investigado, onde se apresentaram como vizinhos, deixando a vítima sem qualquer documentação e fugindo do local após serem informados pela assistente social da necessidade de registro da ocorrência”, informou a titular da DEAM.

Assim, a DEAM solicitou as prisões preventivas e medidas de busca e apreensão contra os investigados e a 1ª Vara de Inquéritos Policiais e Medidas Cautelares da Comarca de Belém expediu os mandados, cumpridos com êxito nesta sexta, em Belém. Os suspeitos foram conduzidos para a unidade policial para os procedimentos necessários e estão à disposição da Justiça.

“A Polícia Civil do Estado do Pará, por meio da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV) e da DEAM, reafirma seu compromisso institucional com a proteção à mulher, com a apuração célere e rigorosa de crimes de gênero e com a responsabilização de seus autores, sempre com respeito aos direitos fundamentais e com acolhimento humanizado às vítimas”, enfatizou a delegada Emanuela Amorim, titular da DAV.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Policiais militares perdem cargos após condenação por esquema de empréstimos ilegais e violência em RO

Publicado

em

Três policiais militares foram condenados e perderam os cargos por participação em um esquema de empréstimos ilegais e cobrança de dívidas com uso de ameaças e violência em Rondônia. Além deles, outros integrantes de uma organização criminosa também foram condenados.

A decisão faz parte da Operação Soldados da Usura, conduzida pelo Ministério Público de Rondônia (MP-RO). Os réus foram condenados por crimes como organização criminosa, usura, extorsão, falsidade ideológica e coação no curso do processo.

As penas variam de acordo com a participação de cada um e chegam a mais de 21 anos de prisão em regime fechado. Há ainda condenações superiores a 17, 15 e 14 anos de reclusão.

A Justiça também determinou o pagamento de indenizações às vítimas e fixou uma indenização por dano moral coletivo de R$ 100 mil, valor que será destinado ao Fundo de Reconstituição de Bens Lesados (FRBL).

A Operação Soldados da Usura foi deflagrada em fevereiro de 2025 e teve como alvo uma organização criminosa suspeita de praticar empréstimos ilegais, cobrar juros abusivos e usar violência para forçar o pagamento das dívidas.

Na primeira fase da operação, três policiais militares e outras seis pessoas foram presas preventivamente, suspeitas de liderar e lucrar com o esquema. Segundo o MP, mesmo após as prisões, parte do grupo que permaneceu em liberdade continuou atuando.

A segunda etapa da ação aconteceu em Porto Velho e Buritis. Ao todo, o objetivo é cumprir sete mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão. Também foram bloqueados bens, veículos e valores que somam mais de R$ 2,7 milhões.

As investigações apontam que os suspeitos agiam de forma extremamente agressiva, utilizando armas de fogo, ameaças e violência física para forçar as vítimas a pagar empréstimos com juros abusivos.

Na primeira fase da operação, três policiais militares e outras seis pessoas foram presas preventivamente, suspeitas de liderar e lucrar com o esquema. Segundo o MP, mesmo após as prisões, parte do grupo que permaneceu em liberdade continuou atuando.

A segunda etapa da ação aconteceu em Porto Velho e Buritis. Ao todo, o objetivo é cumprir sete mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão. Também foram bloqueados bens, veículos e valores que somam mais de R$ 2,7 milhões.

As investigações começaram após uma denúncia feita à Corregedoria-Geral da Polícia Militar de Rondônia contra policiais militares, apontando indícios de crimes de usura (cobrança de juros excessivos) e extorsão.

Operação Soldados da Usura — Foto: MPRO

De acordo com o Ministério Público, o grupo é suspeito de cometer crimes como lavagem de dinheiro, estelionato, falsidade ideológica, entre outros, que ainda estão em apuração.

G1

Continue lendo

Polícia

Equipe da Atividade Delegada impede furto de motocicleta no centro de Porto Velho

Publicado

em

Durante o patrulhamento preventivo realizado pela Atividade Delegada, na região central de Porto Velho, a equipe foi acionada por um cidadão que transitava pelo local com sua família. A presença ostensiva dos agentes na área permitiu uma resposta rápida logo após uma tentativa de furto ser interrompida por um popular.

O munícipe relatou ter avistado dois indivíduos em atitude suspeita, um deles portando uma mochila de entregas (“beg”), mexendo em uma motocicleta. Ao perceber a movimentação, o cidadão decidiu dar a volta com seu carro e, no momento em que os suspeitos ligaram o veículo, ele gritou anunciando uma abordagem, o que causou o pânico dos criminosos.

Assustados, os indivíduos abandonaram a motocicleta e fugiram em outro veículo que utilizavam para apoio. A equipe da Atividade Delegada chegou ao local no exato momento da fuga, prestando assistência imediata à testemunha e garantindo a segurança do perímetro onde o veículo foi deixado.

A motocicleta foi recuperada e encaminhada pelos agentes para as dependências da Prefeitura, onde permanece à disposição para os trâmites legais. Os agentes destacaram que, embora não tenha havido um confronto direto no momento da chegada, a ação foi fundamental para evitar a consumação do crime e recuperar o bem.

Após o registro da ocorrência e a guarda do veículo, a equipe informou que retornaria ao local do incidente para manter o monitoramento. A estratégia da Atividade Delegada visa coibir novas tentativas, uma vez que existe a possibilidade de os suspeitos retornarem à região para tentar reaver o veículo abandonado ou realizar novas infrações.

Continue lendo

Polícia

Homem é preso após PRF encontrar arma de uso restrito na BR-364

Publicado

em

Por

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia apreendeu, no início da noite de ontem (23), uma pistola calibre 9mm carregada com 10 munições. A ação ocorreu no KM 198 da BR-364, município de Pimenta Bueno.

Após análise de risco, uma equipe policial realizou abordagem a um veículo utilitário com dois ocupantes. Durante o início dos procedimentos de fiscalização, os homens foram questionados sobre a existência de ilícitos no automóvel, momento em que o motorista relatou haver um armamento no banco traseiro. Após buscas no local indicado por ele, os policiais encontraram uma arma de fogo, calibre 9mm, de uso restrito, carregada com dez munições e outro carregador vazio. Os materiais estavam acondicionados em uma maleta.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao indivíduo pela prática, em tese, do crime de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, previsto no art. 16 da Lei nº 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento). A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de  Pimenta Bueno/RO  para os procedimentos cabíveis.

Fonte: PRF

Continue lendo

Trending