Conecte-se conosco

Geral

Servidores federais receberão reajuste retroativo a janeiro em 2 de maio

Publicado

em

Os servidores públicos do Executivo Federal receberão em 2 de maio o reajuste salarial retroativo a janeiro, confirmou nesta sexta-feira (10) o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Os percentuais serão os da Medida Provisória 286, editada no fim do ano passado, como resultado das negociações do governo com as diversas carreiras do funcionalismo.

Segundo o MGI, o reajuste e os ajustes de carreira terão impacto de R$ 17,9 bilhões no Orçamento deste ano e R$ 8,5 bilhões, no de 2026. Apesar de ter sido substituída por um projeto de lei, conforme acordo entre o governo e o Congresso, a MP 286 continua vigente até 2 de junho.

O MGI confirmou o pagamento do reajuste após a sanção do Orçamento Geral da União de 2025. Por causa do atraso na aprovação do Orçamento pelo Congresso, o aumento acertado no ano passado não poderia começar a ser pago sem que a lei orçamentária estivesse sancionada.

A MP 286 formalizou os acordos das mesas de negociação entre o MGI e os representantes das carreiras civis do Poder Executivo Federal ao longo do ano passado. Segundo o ministério, as negociações de 2024 e os acordos anteriores garantiram a recomposição salarial para 100% dos servidores ativos, aposentados e pensionistas da União.

Em 2023, o governo havia concedido reajuste linear aos servidores do Poder Executivo Federal de 9% nos vencimentos e de 43,6% no tíquete alimentação. No ano passado, não houve atualização.

Planos de carreira

Além dos aumentos salariais, os acordos para 2025 e 2026 preveem ajustes de carreira e mudanças estruturais no serviço público. Em relação aos planos de carreira, o tempo para que os servidores atinjam o topo da progressão foi atualizado, para adequar a evolução funcional à realidade fiscal e às novas exigências de gestão pública.

Na reestruturação do serviço público federal, o governo substituiu 14.989 cargos obsoletos por 15.670 funções, que, segundo o MGI, são mais compatíveis com as demandas de um setor público mais moderno, sendo 10.930 voltados à área da educação. A última rodada de negociação ampla ocorreu em 2015, no governo da ex-presidente Dilma Rousseff.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Sancionadas leis que concedem reajuste salarial a servidores do MP e do TCE

Publicado

em

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, sancionou duas leis que concedem reajuste de 5% nos vencimentos de servidores públicos estaduais do Ministério Público (MP-RO) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO). As medidas, publicadas na edição do Diário Oficial desta nesta terça-feira (15), têm como objetivo recompor perdas inflacionárias e serão aplicadas a partir de 1º de maio de 2025, desde que observados os limites legais de gasto com pessoal.

A Lei Complementar nº 1.273/2025 garante a revisão geral dos vencimentos dos servidores efetivos e comissionados do Ministério Público. O texto altera os anexos de leis anteriores e condiciona a aplicação do reajuste à observância do limite prudencial de 1,90% da Receita Corrente Líquida (RCL) do Estado destinado ao MP. Ou seja, a reposição será implementada apenas se houver margem dentro desse teto previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Já a Lei nº 6.001/2025 assegura a reposição salarial de 5% aos servidores ativos e inativos do Tribunal de Contas, incluindo os aposentados com direito à paridade. Assim como no caso do MP, a efetivação do reajuste depende de análise técnica da própria Corte de Contas, que deve comprovar, com base na arrecadação estadual atual e projetada, que o aumento não ultrapassará o limite prudencial de 0,99% da RCL.

Continue lendo

Geral

Funcionamento dos serviços em Porto Velho durante a Semana Santa e o feriado de Tiradentes

Publicado

em

Somente os serviços essenciais permanecerão com atendimento em Porto Velho durante o feriado prolongado: quinta-feira (17), ponto facultativo; sexta-feira (18), feriado da Paixão de Cristo; e segunda-feira (21), feriado de Tiradentes. As datas seguem o Decreto n.º 20.692, de 16 de dezembro 2024, que estabelece o calendário de feriados e pontos facultativos para todo o ano de 2025.

Ainda segundo o decreto, o funcionamento de repartições de serviços essenciais, como as secretarias municipais de Saúde (Semusa), de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), de Obras e Pavimentação (Semob), de Agricultura e Abastecimento (Semagric), e de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), devem continuar em escala de plantão de forma que não tenha a interrupção da continuidade dos serviços prestados.

Funcionamento dos serviços em Porto Velho durante a Semana Santa e o feriado de Tiradentes - News Rondônia

Unidades do “corujão” permanecem com atendimento normal a partir das 18h

Durante o feriado prolongado, as Unidades Básicas e de Saúde da Família (UBS e USF) tanto na zona urbana quanto rural não estarão abertas ao público, e os serviços de atendimento especializado também fecham (Caps, CRSM, Cimi, SAE, CEM, CER, Policlínica Rafael Vaz e Silva). Já as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Sul, Leste, Jaci-Paraná, Ana Adelaide e José Adelino continuam com atendimento 24 horas, assim como a Maternidade Municipal e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). As Unidades que fazem Corujão, Hamilton Gondim e Osvaldo Piana, vão funcionar todos os dias, das 18h à meia noite.

Já o serviço de transporte coletivo, operado pela Companhia de Ônibus Municipal, funcionará na quinta-feira (17) com a frota dos dias úteis normalmente, e na sexta-feira Santa (18) e segunda (21), funcionará com a frota de sábado. No final de semana, não há alterações, conforme o cronograma já estabelecido. Os usuários do serviço poderão consultar e acompanhar os itinerários no site da Semtran.

Continue lendo

Geral

Nível do Rio Madeira atinge 16,59 metros e se afasta da cota de inundação

Publicado

em

O rio Madeira vem demonstrando uma tendência de queda desde o início da semana e no final da manhã desta terça-feira (15) marcou a cota de 16,59 metros, se distanciando cada vez mais do seu nível histórico de inundação, que é de 17 metros.

Mesmo assim, a situação de emergência segue nas comunidades ribeirinhas, isso porque dentro dessas localidades, a partir do momento em que o rio chega à cota de 14,5 metros, já é possível registrar o avanço das águas do rio Madeira sobre o perímetro urbano dessas regiões.

Porém, vale destacar que a máxima histórica para esse mesmo período foi de 19,03 metros, o que aponta que o rio não chegará às marcas registradas na grande cheia de 2014, que abalou de forma considerável dezenas de bairros dentro da cidade de Porto Velho.

De acordo com dados apontados pela Agência Nacional de Águas (ANA), o nível médio do rio Madeira neste mês de abril é de 15,04 metros, ou seja, se encontra a 2,37 metros abaixo do nível máximo e a 1,62m acima do nível médio.

S.O.S Ribeirinhos

A campanha S.O.S Ribeirinhos segue coletando doações da sociedade civil organizada para a mitigação dos impactos da cheia. As doações podem ser entregues diretamente na Defesa Civil Municipal, localizada na avenida Rafael Vaz e Silva, 1402, bairro Nossa Senhora das Graças, ou através do telefone (69) 8473-2112.

Continue lendo

Trending