Política
Governador Marcos Rocha inaugura e coloca em funcionamento o novo hospital de Guajará-Mirim

O dia 8 de março de 2025 marcou a história de Guajará-Mirim com a inauguração do Hospital Regional pelo governador de Rondônia, Marcos Rocha. Acompanhado da primeira-dama e secretária da Seas, Luana Rocha, ele destacou o impacto da nova unidade para a saúde pública, garantindo atendimento de qualidade com infraestrutura moderna e profissionais qualificados.
A cerimônia contou com a presença do vice-governador Sérgio Gonçalves, autoridades locais, deputados, secretários e a comunidade. Rocha enfatizou que o hospital representa um grande avanço e faz parte de um conjunto de investimentos na cidade, incluindo segurança, educação, infraestrutura e ações sociais.
“O estado de Rondônia está crescendo em todos os segmentos, e Guajará-Mirim está dando um salto. É uma honra entregar essa grande obra que trará dignidade à população”, afirmou o governador. Ele também anunciou a ampliação dos serviços com a inclusão de hemodiálise e UTI.
O hospital, nomeado em homenagem ao Dr. Júlio Pérez Antelo, conta com 4.674 m² e está integrado ao SUS. Possui 50 leitos adultos, 12 pediátricos, oito para lactantes e dois de emergência, além de estrutura para comunidades indígenas, salas de cirurgia e parto.
O secretário de Saúde, Jefferson Ribeiro, reforçou que a unidade será referência na região, reduzindo a necessidade de deslocamento para outros municípios. A obra foi concluída pelo UNOPS, órgão da ONU especializado em infraestrutura.

Com essa entrega, Marcos Rocha reafirma seu compromisso com a ampliação dos serviços públicos, projetando até 900 atendimentos diários, incluindo consultas, exames, cirurgias e internações.
A solenidade contou com a presença também das seguintes autoridades: diretor-geral do DER, Éder André; deputado estadual Ribeiro do Simpol; deputado estadual Luiz do Hospital; deputada estadual Cláudia de Jesus; deputada estadual Thaíssa Souza; defensor público geral do Estado de Rondônia, Victor Hugo; deputado estadual Edvaldo Neves; deputada federal Cristiane Lopes; prefeito de Guayará-Merim Angel Freddy; deputado estadual Ezequiel Neiva; presidente da Mediall Brasil de Gestão Hospitalar, Roberto Garcia; diretor-geral do Hospital de Guajará-Mirim, Lucieldo Silva; prefeito de Nova Mamoré, Marcelino Brasileiro; Secretário da Sepat, David Inácio; secretário da Seosp, Elias Resende, vice-prefeito de Nova Mamoré, Sérgio Belmonte; deputado estadual Jean Oliveira; secretário da Sesdec, Felipe Vital; secretário da Seagri Luiz Paulo; presidente do Cremero, Lucas Levi; presidente da Fhemeron, Reginaldo Girelli; prefeito de Guajará-Mirim, Fábio Garcia; secretário adjunto da Saúde, Élcio Barony; secretário subchefe da Casa Militar, coronel Viana; secretário executivo Regional de Guajará-Mirim, Flávio Derzete, Comandante geral do Corpo de Bombeiros, cel Nivaldo de Azevedo Ferreira e a secretária de Estado da Comunicação, Rosângela Castelo.
Por NewsRondonia
Política
Prefeito Léo Moraes combate o comércio ilegal de fiação elétrica em Porto Velho

Na manhã desta quinta-feira (8), o prefeito de Porto Velho (RO), Léo Moraes (PODE), começou os trabalhos executivos no pátio do Comando Geral da Polícia Militar, onde, em parceria com o Governo do Estado, deu o start para a deflagração da operação “Fio Desencapado”.
Percebendo uma sociedade exausta com os seguidos furtos de fios, e materiais da rede de iluminação pública, além de tampas de bueiros, placas de sinalização, entre outros, o prefeito Léo Moraes acionou as forças de segurança do Estado, e foi prontamente atendido.
Com um efetivo de aproximadamente duzentas pessoas, entre policiais militares, civis e bombeiros, além de servidores da prefeitura de Porto Velho, Léo Moraes bateu pesado na importância do combate a essa prática de furto e receptação de fios da rede de iluminação pública.
“A população está cansada, a prefeitura não aguenta mais, e quando a gente combate diretamente esses comércios, conseguimos inibir os marginais que trazem esses problemas à população. Espero que a gente possa atacar frontalmente o coração da criminalidade para que a gente consiga resgatar nosso patrimônio, nossa honra e a nossa segurança das atividades do dia a dia. Quem acha que é dono da cidade vai dar com os burros na água”, bradou Léo Moraes.
O prefeito seguiu o comboio coordenado pela Polícia Militar até os pontos suspeitos de receptação desses materiais, entre eles, um empreendimento de grande porte dentro da região central de Porto Velho, onde foram localizados, entre outras coisas, postes da rede municipal de iluminação.
Além das batidas policiais, esses ferros velhos também tiveram de apresentar suas devidas permissões e licenças de funcionamento aos agentes da prefeitura de Porto Velho que participaram da operação.
Esse é um dos mais duros golpes aplicados pela prefeitura de Porto Velho contra o comércio criminoso de fios roubados. Um relatório será apresentado pelas autoridades policiais nos próximos dias.
Política
Vereadora Sofia Andrade participa de ato a favor da anistia a condenados do 8 de janeiro em manifestação em Brasília

A vereadora Sofia Andrade (PL) participou nesta quarta-feira (6), em Brasília, da manifestação nacional a favor da anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. Ela foi a única vereadora de Rondônia presente no ato, que reuniu parlamentares e apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Alinhada às pautas da direita, Sofia defendeu a anistia como um gesto de justiça e pacificação. “Muitos brasileiros estão presos injustamente. O que aconteceu no 8 de janeiro não pode ser usado para perseguir cidadãos que estavam se manifestando. A anistia é um passo para reestabelecer o equilíbrio e a liberdade no país”, afirmou.
A proposta de anistia em discussão no Congresso visa perdoar judicialmente os envolvidos nas manifestações que culminaram na invasão das sedes dos Três Poderes. Para a vereadora, a punição tem sido desproporcional e marcada por viés político.
“Não podemos aceitar que pais e mães de família continuem presos enquanto verdadeiros criminosos estão soltos. Essa manifestação é um clamor por justiça e liberdade. Rondônia não ficará calada diante dessa injustiça”, concluiu Sofia, que também preside a Comissão de Segurança Pública da Câmara de Porto Velho.
Fonte: Assessoria
Política
Deputada Cristiane Lopes participa de homenagem ao Duelo na Fronteira e reforça apoio à cultura e ao desenvolvimento de Guajará-Mirim

Um momento histórico para a cultura rondoniense foi registrado na Assembleia Legislativa de Rondônia com a entrega do voto de louvor às agremiações Flor do Campo e Malhadinho, responsáveis pelo tradicional festival de boi-bumbá Duelo na Fronteira, realizado anualmente em Guajará-Mirim.
A homenagem, proposta pela deputada estadual Dra. Taíssa Sousa, contou com a participação especial da deputada federal Cristiane Lopes, que tem se destacado por seu trabalho em defesa da cultura e do desenvolvimento da região.
Durante a solenidade, Cristiane Lopes destacou a importância da valorização das manifestações culturais típicas de Rondônia e ressaltou o orgulho que sente por apoiar iniciativas como o Duelo na Fronteira.
“Momento histórico para a cultura do estado de Rondônia e eu estou muito feliz em poder participar aqui na Ale/RO desta justa homenagem aos membros do Boi Flor do Campo e também do Malhadinho, ao lado da deputada Taíssa Sousa”.
Cristiane ressaltou que o reconhecimento às agremiações é mais do que merecido, por tudo o que representam para a cultura rondoniense.

“É uma homenagem bonita para esses dois bois que fazem parte da história não só de Guajará-Mirim, mas de Rondônia. Eu sempre digo que aqui também temos uma cultura linda, que é motivo de orgulho para todos nós”.
Além de prestigiar a solenidade, Cristiane Lopes reafirmou seu compromisso com o fortalecimento da cultura local, destacando a destinação de R$ 450 mil em emenda parlamentar para apoiar dois grandes eventos do calendário de Guajará-Mirim: o festival Duelo na Fronteira e a Marcha para Jesus 2025.
“O Duelo da Fronteira é uma tradição importante para nossa história e cultura que deve ser preservada e incentivada. A cada ano, o evento fica maior e mais bonito”.
A deputada também defendeu que Guajará-Mirim tenha um calendário cultural permanente, capaz de impulsionar ainda mais o turismo, movimentar a economia local e valorizar as raízes do povo da fronteira.
“Hoje é dia de festa e reconhecimento para todos que se dedicam o ano inteiro a fazer essa celebração acontecer. Guajará-Mirim merece um calendário cultural de janeiro a janeiro, para alavancar o turismo e preservar nossas origens”.
A solenidade reuniu autoridades e representantes culturais, como os deputados estaduais Taíssa Sousa e Luizinho Goebel, o secretário da Sejucel, Paulo Higo, o influenciador digital e embaixador do Duelo na Fronteira, Rato, além dos presidentes das agremiações, Ricardinho Maia (Flor do Campo) e Camila Prado (Malhadinho).

Para a deputada Dra. Taíssa Sousa, o voto de louvor simboliza esse reconhecimento. “O Duelo na Fronteira é um patrimônio cultural do nosso povo. As agremiações Flor do Campo e Malhadinho mantêm viva a tradição do boi-bumbá com dedicação, talento e muito amor pela cultura. Essa homenagem é mais do que merecida”.
Cristiane Lopes lembrou ainda de sua presença no Duelo na Fronteira em 2024, quando participou da celebração ao lado da população e destacou os investimentos realizados em Guajará-Mirim.
Ao todo, a deputada já destinou mais de 1,7 milhão em emendas para áreas essenciais do município, como saúde, educação, cultura, turismo e assistência social.
“Guajará-Mirim sempre esteve no meu coração. Cada valor das emendas que destinei aqui foi pensado para melhorar a vida da nossa gente, com foco em ações concretas que tragam benefícios reais para a população”.
Fonte: Assessoria
-
Polícia16 horas atrás
Homem passa mal e morre em calçada no bairro Agenor de Carvalho
-
Polícia3 horas atrás
Mãe de 26 anos é presa após morte por asfixia de bebê em Porto Velho
-
Empregos3 horas atrás
Prefeitura de Porto Velho abre processo seletivo com mais de 600 oportunidades e salários que chegam a R$ 9,3 mil
-
Polícia4 horas atrás
Bebê de dois meses morre asfixiado enquanto dormia com a mãe
-
Política21 horas atrás
Prefeito Léo Moraes combate o comércio ilegal de fiação elétrica em Porto Velho
-
Geral21 horas atrás
Rondônia Rural Show Internacional: governo de RO garante transporte gratuito para agricultores dos 52 municípios
-
Polícia15 horas atrás
Suspeito de crimes sexuais contra criança é preso no baixo Madeira em Porto Velho
-
Política21 horas atrás
Vereadora Sofia Andrade participa de ato a favor da anistia a condenados do 8 de janeiro em manifestação em Brasília