Política
Reforma administrativa enxuga a máquina e traz agilidade para serviços públicos

Como medida inicial para reduzir o tamanho da máquina pública, promovendo economia, dinamizando a gestão e assegurando a capacidade de investimentos e ações da Prefeitura de Porto Velho, o prefeito Léo Moraes encaminhou para a apreciação da Câmara de Vereadores o projeto de lei complementar 1553/2025, que reduz de 16 para 12 o número de secretarias municipais, entre outras mudanças administrativas.
“Temos uma grande responsabilidade e a população anseia por mudanças. Mas, para transformar nossos projetos e compromissos em ações reais, é preciso planejar, modernizar e agilizar os processos e utilizar novas ferramentas de gestão, sem deixar de observar as leis. Por isso, encaminhamos essa reforma administrativa, que foi aprovada pelos vereadores”, destacou Léo Moraes.
O prefeito exaltou o empenho de sua equipe, que já nos primeiros dias de trabalho apresentou essa proposta de reforma, e agradeceu aos vereadores pela sensibilidade em conhecer, apreciar e votar a matéria, atendendo de imediato à convocação do Executivo.
“Foi um trabalho do Executivo, construído com muita seriedade, mas não posso deixar de exaltar o comprometimento dos vereadores, que de pronto estiveram na sessão extraordinária e aprovaram essa matéria tão importante nesse início de nossa gestão”, completou o prefeito, que esteve pessoalmente na noite desta sexta-feira (3), acompanhando a votação e conversando com os vereadores.
MUDANÇAS
A reestruturação conta com a mudança do número de secretarias de 16 para 12Além da redução do número de secretarias de 16 para 12, com a fusão e incorporação de algumas, entre as mudanças também está a extinção das Agências Municipais de Regulação (ARPV) e de Desenvolvimento (ADPVH).
De acordo com a matéria aprovada na Câmara, ficam criadas a Secretaria de Inclusão e Assistência Social, Secretaria de Turismo Esporte e Lazer, Secretaria de Infraestrutura e a Secretaria de Comunicação. Também ficam criados a Secretaria de Governo e o Gabinete de Governança.
A Secretaria de Segurança Transporte e Mobilidade, assim como a Secrearia de Inclusão, é uma das promessas de campanha do prefeito, e abranger a Guarda Municipal, Central de Comando e Controle, Defesa Civil e Trânsito. Foi criada a Secretaria de Contratos, Convênios e Licitações, abrangendo contratos, convênios e serviços.
A Secretaria de Desenvolvimento da Cidade, será responsável pelo planejamento urbano, regularização fundiária e edilício. A Sempog e a Semfaz vão se fundir, criando a Secretaria de Economia, encarregada da administração tributária, administração financeira e contábil e o planejamento orçamentário.
APRESENTAÇÃO
A matéria foi aprovada por unanimidade pelos vereadores, em sessão extraordinária, convocada para esta finalidade. Antes, a proposta de reforma administrativa foi apresentada aos edis. A mudança estabelece a nova organização básica dos órgãos da administração direta e indireta, criando novas codificações, nomenclatura e competência dos cargos. Coube a Fabio Cammarota, proprietário e consultor sênior em gestão voltada para resultados da Facamm Consultoria em Gestão Empresarial e Administração Pública, que elaborou um abrangente estudo apontando as necessidades e deficiências administrativas.
Os secretários municipais de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempog), Márcio Gabriel; de Fazenda (Semfaz), Wagner Garcia, de Resolução Estratégica de Convênios e Contratos (Semesc), Antonio Prata e o superintendente Municipal de Comunicação, Paulo Afonso, estavam presentes à apresentação.
“A ideia é alinhar a estrutura organizacional e administrativa, com as melhores práticas de gestão país afora. Ter uma estrutura mais enxuta e nos preparando para a reforma tributária que está batendo às portas. Mais agilidade e uma economia direta e a indireta, com o aproveitamento de estruturas que serão unificadas”, explicou o secretário Wagner Garcia.
OBJETIVOS
A Prefeitura pontuou três objetivos principais da reforma administrativa: Eficiência e modernização, valorização do servidor municipal e gestão por resultados.Na eficiência e modernização, a meta é aprimorar a eficiência, transparência e qualidade dos serviços públicos, consolidando Porto Velho como referência em gestão pública moderna e sustentável.
Na gestão por resultados, o foco é adotar indicadores e metas para medir a eficiência das políticas públicas e da utilização dos fundos municipais, promovendo uma cultura de resultados e transparência. E a valorização do servidor é a sustentação dos outros dois objetivos, através da criação de mecanismos de capacitação contínua e estabelecer critérios claros para a ocupação de cargos, privilegiando profissionais com experiência e formação adequadas.
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Política
Cristiane Lopes solicita e o DNIT realiza o alteamento da BR-425
A iniciativa atende apelo urgente de moradores e traz esperança para comunidades afetadas por cheias e isolamento no interior de Rondônia

No início deste mês a deputada federal Cristiane Lopes esteve em Brasília com o Diretor-Geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão, e entregou pessoalmente ofícios solicitando providências urgentes para a recuperação de quatro importantes rodovias federais em Rondônia: BR-425, BR-435, BR-429 e BR-364, e tão logo as obras emergenciais de elevação do leito da BR-425, no km 30, nas proximidades do distrito de Araras, em Nova Mamoré começaram.
A parlamentar esteve pessoalmente no local para acompanhar o andamento dos serviços e dialogar com os responsáveis pela execução. “Esse resultado é fruto de diálogo e compromisso. Agradeço a equipe do DNIT por compreender a gravidade da situação e agir com rapidez para proteger a população. Essa obra emergencial vai garantir a trafegabilidade da BR-425, uma rodovia essencial que conecta Porto Velho aos municípios de Nova Mamoré e Guajará-Mirim”, afirmou.
A intervenção da deputada ao DNIT se deu diante da situação crítica enfrentada por moradores da região, que vinham sofrendo com alagamentos recorrentes provocados pela cheia do Rio Madeira. O trecho foi considerado intransitável pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), afetando diretamente o tráfego entre Nova Mamoré, Guajará-Mirim e a fronteira com a Bolívia.
A deputada também ressaltou a urgência de um planejamento definitivo para o trecho, que sofre com os mesmos problemas todos os anos durante o período de cheias.
“Com a elevação do Rio Madeira, trechos da BR frequentemente ficam submersos, isolando comunidades e prejudicando o escoamento da produção, o acesso a serviços e o direito de ir e vir. Isso não pode continuar. Precisamos de um estudo técnico completo para garantir o alteamento definitivo da rodovia, evitando que a população continue refém das enchentes”.
A deputada garantiu que continuará acompanhando de perto os desdobramentos dessas ações e cobrando do governo federal medidas efetivas.

Fonte: Assessoria
Política
Ieda Chaves segue agenda de visitas e confirma recursos para Alta Floresta e Santa Luzia

Durante o cumprimento de sua agenda oficial em cidades do interior, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) passou por Alta Floresta D’Oeste na última quarta-feira (9). Por lá, participou de um bate-papo com o prefeito Gio Damo (União) que abordou temáticas diversas, entre elas, saúde, assistência social, educação e a causa animal.
A parlamentar também aproveitou o momento para conhecer a estrutura administrativa da prefeitura e a cidade. “Aproveito para parabenizar Gio Damo pela sua gestão e reeleição para seguir cuidando da cidade como ela merece. Reafirmo o meu compromisso em seguir dando suporte para o bem-estar das pessoas”, disse.
Ieda Chaves destinou mais de R$ 200 mil para aquisição de berços aquecidos e incubadoras de transporte neonatais, câmaras para conservação de vacinas para atender a Secretaria Municipal de Saúde (Semsau), com recursos via Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Entrevista
Aproveitando a passagem pela cidade, Ieda Chaves também esteve em reunião com o vereador e presidente da Câmara Municipal, Natã Soares (PSB), além de outros vereadores. Em seguida, concedeu entrevista à Rádio Verdes Floresta FM 97.9.

Santa Luzia D’Oeste
Já em Santa Luzia D’Oeste, a visita institucional aconteceu com o prefeito Jurandir de Oliveira (UNIÃO) e com o vereador Professor Reginaldo (PODE), um parceiro local. Na ocasião, Ieda Chaves reafirmou o seu compromisso com o município e fez o anúncio de duas emendas parlamentares que vão contribuir com ações voltadas ao esporte e à agricultura familiar.
Os recursos que superam o montante de R$ 139 mil foram viabilizados via Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) destinados à aquisição de kits esportivos e; pela Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) foram enviados R$ 100 mil para compra de pulverizadores (600 litros), um equipamento agrícola que ajuda a proteger as lavouras dos efeitos das pragas e doenças.
Cronograma
As visitas ao interior integram o projeto “Pé na Estrada”. As cidades de Parecis, Alto Alegre dos Parecis e Espigão do Oeste também fazem parte do radar.
Fonte: Assessoria
Política
Projeto de Lei de Alex Redano garante prioridade em matrícula escolar para mulheres vítimas de violência doméstica e seus dependentes

Está em tramitação na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) o projeto de lei de autoria do deputado estadual Alex Redano (Republicanos) que assegura prioridade na transferência, matrícula e rematrícula em instituições da rede estadual de ensino para mulheres em situação de violência doméstica e familiar, bem como para seus filhos ou dependentes.
De acordo com o texto, a prioridade será garantida sempre que a mudança de domicílio for necessária em razão da violência sofrida, como forma de assegurar proteção e continuidade na vida escolar das crianças e adolescentes, além de amparar as vítimas no processo de reconstrução de suas rotinas. “Esse projeto nasce da necessidade urgente de oferecer condições reais para que mulheres vítimas de violência doméstica e seus filhos possam recomeçar suas vidas com dignidade, segurança e acesso à educação”, destacou o deputado Alex Redano.
Para ter direito à prioridade, a mulher deverá apresentar um dos seguintes documentos: boletim de ocorrência; medida protetiva expedida por autoridade competente; comprovante de tramitação de processo judicial relacionado à violência doméstica. A proposta também estabelece que as escolas deverão preservar o sigilo das informações que justificarem a matrícula ou transferência, garantindo a proteção da vítima e de sua família.
Amparo na Lei Maria da Penha:
O projeto reforça diretrizes já previstas na Lei Federal nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), especialmente no artigo 9º, §7º, que trata da prioridade na matrícula para filhos de mulheres em situação de violência. A iniciativa de Alex Redano tem como objetivo assegurar a aplicação concreta deste direito no âmbito estadual. “A violência doméstica não afeta apenas a mulher, mas toda a estrutura familiar. Precisamos garantir que o Estado cumpra seu papel de proteger e dar suporte para essas famílias”, afirmou Redano ao justificar a proposta.
Tramitação:
O projeto foi apresentado e aguarda parecer das comissões temáticas da Alero, especialmente da Comissão de Educação e da Comissão de Direitos Humanos. A expectativa é de que, com o apoio dos parlamentares, a matéria seja votada em plenário nas próximas semanas.
O deputado Alex Redano conclui ressaltando: “Garantir o acesso à educação é uma forma de romper o ciclo da violência. É dever do poder público atuar com sensibilidade e responsabilidade diante dessa realidade que atinge milhares de mulheres em Rondônia.”
Fonte: Assessoria
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