Conecte-se conosco

Polícia

PF prende delegado envolvido em execução de delator do PCC

Publicado

em

A Polícia Federal (PF) prendeu em São Paulo, na manhã desta terça-feira (17), sete pessoas, inclusive um delegado e três policiais civis, na chamada Operação Tacitus. O trabalho envolve 130 policiais federais, apoiados pela Corregedoria da Polícia Civil e pelo Ministério Público, para dar cumprimento a oito mandados de prisão e 13 de busca e apreensão nas cidades de Bragança Paulista, Igaratá, Ubatuba e na capital.

Em nota, a Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo afirmou que a operação busca desarticular organização criminosa voltada à lavagem de dinheiro e crimes contra a administração pública (corrupção ativa e passiva).

A ação acontece no âmbito das investigações sobre a execução do delator Vinícius Gritzbach, em 8 de novembro, no aeroporto de Guarulhos. O esquema criminoso envolveria manipulação e vazamento de investigações policiais, venda de proteção a integrantes do PCC, além de lavagem de dinheiro para a organização criminosa.

Todos os alvos da Operação Tacitus teriam sido delatados por Gritzbach, por envolvimento em corrupção. O delegado detido é Fábio Baena Martin, juntamente com os investigadores Eduardo Lopes Monteiro, Rogério de Almeida Felício, Marcelo Ruggieri, Marcelo Bombom e mais três pessoas. Um policial, Rogério de Almeida Felício, ainda está foragido. Os demais presos são Ademir Pereira Andrade, Ahmed Hassan e Robinson Granger de Moura.

A defesa do delegado Baena considerou a prisão abusiva, mas disse que só se pronunciará após ter acesso aos autos do processo. A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que a Corregedoria da Polícia Civil está acompanhando a operação e que colabora tanto com a Polícia Federal quanto com o Ministério Público.

Conforme o Ministério Público, “os investigados, de acordo com suas condutas, vão responder pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva e ocultação de capitais, cujas penas somadas podem alcançar 30 anos de reclusão”.

O nome Tacitus foi escolhido pela PF por significar, em latim, “silencioso” ou “não dito”, em  referência  ao modo de atuar da organização criminosa.

Agência Brasil

Polícia

IDENTIFICADOS: Homens são mortos a tiros enquanto trabalhavam em propriedade rural 

Publicado

em

Os dois homens mortos a tiros nesta ultima segunda-feira (16), em uma comunidade rural Amigos do Campo em Machadinho D’Oeste (RO), foram identificados como Marcelo Paulo Gonçalves Dias, de 33 anos, e Celso Goularte Nogueira, de 49 anos. O duplo homicídio aconteceu enquanto Marcelo e Celso trabalhavam em uma propriedade.

Segundo a polícia, os homens foram encontrados por um popular, que acionou as autoridades. Após identificar o crime, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi chamado e confirmou as mortes.

No local do crime, a perícia encontrou um estojo deflagrado de calibre 357. A motivação do crime ainda não foi revelada. O duplo homicídio será investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Machadinho D’Oeste.

Local onde os corpos dos homens foram encontrados — Foto: Reprodução/Redes sociais

Continue lendo

Polícia

Polícia prende mafioso chinês que extorquia e matava lojistas da 25 de Março

A organização também é suspeita de matar comerciantes que não atenderam às suas exigências

Publicado

em

A Polícia Federal prendeu, nessa segunda-feira (16/12), um homem apontado como líder de grupo criminoso que estava foragido e tinha três mandados de prisão em aberto, expedidos pela Justiça Estadual de São Paulo.

Ele era procurado pelos crimes de homicídio, roubo qualificado, extorsão, extorsão mediante sequestro e organização criminosa. Informações indicavam que o homem estaria escondido na Venezuela havia pelo menos três anos.

As investigações apontam que o grupo criminoso, originário da província de Fujian, na China, extorquia dinheiro de comerciantes chineses na região central de São Paulo, principalmente nas regiões da Rua 25 de Março e da Rua Santa Ifigênia.

O indivíduo conseguiu escapar de uma grande operação policial realizada em São Paulo (SP), em 2017. A ação resultou no cumprimento de 20 mandados de prisão preventiva e 33 de busca e apreensão. Durante as diligências, as autoridades apreenderam sete armas de fogo com integrantes do grupo.

O capturado foi encaminhado à Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Boa Vista-RR), onde permanecerá à disposição da Justiça. O nome dele não foi informado.

Metrópoles

Continue lendo

Polícia

“André Maskara” é preso novamente em veículo de luxo roubado

Publicado

em

O criminoso identificado como André Luiz, mais conhecido como “André Maskara do CV” foi preso novamente em Porto Velho (RO).

Na noite desta terça-feira (17/12) policiais militares localizaram o acusado na Avenida Rio de Janeiro, bairro Nova Porto Velho. Os policiais descobriram que o veículo de luxo, BMW X6, que André dirigia havia restrição de roubo.

Diante dos fatos, André mais uma vez, foi conduzido ao Departamento de Flagrantes. O criminoso, que já estava solto com tornozeleira eletrônica, havia sido preso na tarde do último domingo (15) por posse ilegal de arma de fogo e receptação em uma residência na Rua Itatiaia, bairro Cascalheira, na zona Leste da capital de Rondônia.

Continue lendo

Trending