Conecte-se conosco

Geral

Câmara aprova MP do programa Gás do Povo

Gratuidade do botijão deve chegar a 15 milhões de famílias

Publicado

em

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (2) a Medida Provisória (MP) que instituiu o programa Gás do Povo, que assegura gratuidade no botijão de gás de cozinha (GLP) de 13 quilos (kg) a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), e desde que tenha renda per capita de até meio salário mínimo.

Foram 415 votos a favor e 29 contra. A MP, cuja validade termina em 11 de fevereiro, segue agora para votação no Senado.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Gás do Povo deve estar em pleno funcionamento em março, quando 15 milhões de famílias serão beneficiadas. O programa pretende combater a pobreza energética, definida como a dificuldade de uma família em ter acesso a serviços de energia essenciais e modernos, como iluminação, aquecimento, refrigeração e energia para cozinhar. Atualmente, o programa está instalado em todas as capitais.

O Auxílio Gás, benefício atual que permite a compra de um botijão de 13 kg a cada dois meses por cerca de 4,4 milhões de famílias de baixa renda, será substituído. Em seu lugar, o Gás do Povo consolida a gratuidade do botijão em mais de 10 mil revendedoras credenciadas espalhadas pelo país.

“O Gás do Povo promove dignidade, desaperta o orçamento das famílias, garante segurança e inclusão energética”, afirmou o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanas-PB), durante a sessão de votação.

Fonte: Agência Brasil

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ação da Prefeitura fortalece cobertura vacinal na Escola Brasília 

Publicado

em

Por

Nem sempre a correria do dia a dia permite que pais e responsáveis levem os filhos até uma unidade de saúde para colocar a vacinação em dia. Pensando nisso, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), levou uma ação de imunização até a Escola Brasília, onde cerca de 400 alunos e servidores tiveram a oportunidade de atualizar a caderneta vacinal sem sair do ambiente escolar.

A iniciativa faz parte de um trabalho realizado em parceria com as escolas e tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes, além de facilitar o acesso às vacinas para toda a comunidade escolar.

O prefeito Léo Moraes destacou a importância de levar os serviços públicos até onde a população está.

“Nosso compromisso é facilitar o acesso da população à saúde. Quando levamos a vacinação para dentro das escolas, garantimos mais proteção aos estudantes, mais tranquilidade para as famílias e fortalecemos a prevenção, que é uma das ferramentas mais importantes para cuidar das pessoas”.

A técnica de enfermagem e vacinadora da Semusa, Soraya Eiki, explica que a ação vem sendo realizada regularmente e tem alcançado resultados importantes.

“Muitas vezes os pais não conseguem levar esses alunos até o posto de saúde. Então a equipe vem até a escola, sempre com autorização dos responsáveis, para fazer essa imunização. É um trabalho que já acontece há alguns anos e ajuda muito a manter a vacinação em dia”.

Nem sempre a correria do dia a dia permite que pais e responsáveis levem os filhos até uma unidade de saúde para colocar a vacinação em dia. Pensando nisso, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), levou uma ação de imunização até a Escola Brasília, onde cerca de 400 alunos e servidores tiveram a oportunidade de atualizar a caderneta vacinal sem sair do ambiente escolar.

A iniciativa faz parte de um trabalho realizado em parceria com as escolas e tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes, além de facilitar o acesso às vacinas para toda a comunidade escolar.

O prefeito Léo Moraes destacou a importância de levar os serviços públicos até onde a população está.

“Nosso compromisso é facilitar o acesso da população à saúde. Quando levamos a vacinação para dentro das escolas, garantimos mais proteção aos estudantes, mais tranquilidade para as famílias e fortalecemos a prevenção, que é uma das ferramentas mais importantes para cuidar das pessoas”.

A técnica de enfermagem e vacinadora da Semusa, Soraya Eiki, explica que a ação vem sendo realizada regularmente e tem alcançado resultados importantes.

“Muitas vezes os pais não conseguem levar esses alunos até o posto de saúde. Então a equipe vem até a escola, sempre com autorização dos responsáveis, para fazer essa imunização. É um trabalho que já acontece há alguns anos e ajuda muito a manter a vacinação em dia”.

“Tem pessoas que não têm tempo, e muitos pais acabam não conseguindo levar os filhos para vacinar. Então eu acho muito importante trazer a vacinação para dentro da escola, porque ajuda a proteger mais pessoas”.

Levar a vacinação até as escolas é uma estratégia que aproxima os serviços de saúde da população e contribui para aumentar a cobertura vacinal entre crianças, adolescentes e profissionais da educação.

A secretária da Semusa, Sandra Cardoso, reforçou que ações como essa facilitam o acesso à imunização e fortalecem a prevenção dentro do ambiente escolar.

“Quando a saúde vai ao encontro das pessoas, conseguimos ampliar a proteção e garantir que mais estudantes e profissionais estejam com a vacinação em dia. É uma ação simples, mas que faz diferença na prevenção de doenças e na promoção da saúde”.

Com a iniciativa, a Escola Brasília transformou salas de aula em um espaço de cuidado e prevenção, reforçando a importância da vacinação como uma das formas mais eficazes de proteger a saúde de toda a comunidade escolar.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Continue lendo

Geral

Rua do Hexa terá programação especial para corredores de rua e crianças nesta terça-feira (23)

Publicado

em

Por

A bola segue rolando na Copa do Mundo FIFA e a programação da Rua do Hexa para esta terça-feira (23) contará com muita animação e incentivo à prática esportiva com a realização de mais uma edição da Fun Pace, saindo em frente ao Prédio do Relógio.

Um grande treino educativo de corrida de rua será realizado para o público presente a partir das 18h. A largada dos corredores, que percorrerão um trajeto de cinco quilômetros pelas ruas do centro da cidade, está prevista para às 19h30.

Para a criançada, a estrutura de brinquedos infláveis, mesas de jogos e outros atrativos seguirá disponível durante toda a noite, garantindo diversão, saúde e lazer para toda a família.

“A Rua do Hexa é de toda a população porto-velhense, um espaço preparado com muito carinho para receber as famílias e proporcionar experiências memoráveis. Todos estão convidados. Não percam!”, destacou o prefeito Léo Moraes.

Localizada em um dos pontos mais históricos de Porto Velho, a Rua do Hexa funciona no cruzamento das avenidas Farquar e Sete de Setembro, reunindo esporte, entretenimento e integração comunitária em um ambiente seguro e acolhedor.

Participe e venha viver mais uma noite especial na Rua do Hexa!

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Continue lendo

Geral

Porto Velho terá quatro dias de cultura e muita animação

Publicado

em

Por

A partir das 17h da próxima quinta-feira (25), os portões do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré serão abertos para receber os visitantes da edição 2026 do Arraiá do Bera. Promovido pela Prefeitura de Porto Velho, o evento promete diversão, cultura e momentos especiais em família para os moradores da capital rondoniense.

A programação acontece entre os dias 25 e 28 de junho e contará com apresentações musicais, brinquedos para as crianças, espaço dedicado à economia criativa e uma grande variedade de comidas típicas da região Norte.

Durante todos os dias de festa haverá discotecagem com o DJ Lacaia, apresentação do Boto Madeirinho e shows de forró pé de serra. A tradicional competição entre quadrilhas também será um dos destaques do evento, com premiação total de R$ 45 mil para os grupos vencedores.

Segundo o prefeito Léo Moraes, serão quatro dias de celebração da cultura local em um dos espaços mais históricos da cidade, com uma estrutura especialmente preparada para proporcionar conforto, segurança e entretenimento ao público.

“Essa é a segunda edição do Arraiá do Bera, um evento que já se consolidou na agenda cultural da nossa cidade. Toda a população está convidada para participar dessa festa, celebrar a nossa história e manter acesa a chama do pertencimento de cada cidadão ao nosso município”.

A entrada é gratuita. Não perca essa grande festa e venha celebrar a cultura de Porto Velho no Arraiá do Bera 2026.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Continue lendo

Trending