Conecte-se conosco

Política

10º Acelero Enem encerra ciclo do projeto da Elero em Guajará-Mirim com casa cheia e dicas para as provas

Publicado

em

O município de Guajará-Mirim recebeu, neste fim de semana, o 10º aulão Acelero Enem, promovido pela Escola do Legislativo (Elero), mantida pela Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero). O evento foi realizado no último sábado (1), no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tencnologia de Rondônia (Ifro) e marcou o encerramento das atividades do projeto Acelero Enem 2025, que percorreu diversas regiões do estado oferecendo aulas gratuitas de revisão e motivação a milhares de estudantes da rede pública.

O aulão em Guajará-Mirim foi uma solicitação da deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos), que participou do evento e destacou a importância da ação para a preparação dos jovens que buscam conquistar uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O aulão em Guajará-Mirim foi uma solicitação da deputada estadual Dra. Taíssa (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO) 

“O Acelero Enem é um projeto transformador, que oferece oportunidades reais para nossos estudantes se prepararem melhor para o futuro. Fico muito feliz em ver o comprometimento dos alunos e o apoio da Assembleia Legislativa em iniciativas que valorizam a educação. Quero agradecer toda a equipe da escola por estarem aqui e ao presidente da Assembleia, deputado Alex Redano, por permitir que Guajará-Mirim e região também fosse incluído nesta programação do Acelero, que está ajudando os estudantes em todas as regiões do estado”, afirmou a parlamentar.

Também esteve presente o deputado federal Fernando Máximo (União Brasil), que parabenizou a iniciativa da Assembleia Legislativa e enfatizou o papel fundamental da educação na construção de um futuro melhor. “O estudo é a chave que abre as portas das oportunidades. A busca por uma boa qualificação profissional transforma não apenas a vida do estudante, mas de toda a sua família. É gratificante ver projetos como o Acelero Enem incentivando nossos jovens a acreditarem no poder do conhecimento”, destacou o parlamentar.

A professora ministrou aula interativa com dicas e orientações estratégicas para os estudantes na reta final do Enem (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO)

Durante o aulão, os alunos tiveram a oportunidade de revisar os principais conteúdos cobrados no Enem, com professores renomados e experientes. As aulas foram ministradas por Antonio Marcos (Matemática), Gilvana Pontes (Física), Sandro Santos (Redação), Eulisson Nogueira (Linguagens e Códigos), Rose Vital (História), Regina Alves (Biologia) e Antonio (Matemática), que proporcionaram um verdadeiro intensivão de conhecimento, dicas e estratégias para a prova.

Estudantes acompanharam atentamente o conteúdo com o material didático disponibilizado pela Escola do Legislativo durante o Acelero Enem  (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO)

As provas do Enem 2025 acontecem nos dois próximos domingos e promete ter a maior participação de todos os tempos em Rondônia.

O auditório ficou lotado, reunindo estudantes das principais instituições de ensino do município, entre elas as escolas Rocha Leal, Simon Bolívar, Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM X), Ifro, Escola Salomão Silva, Escola Irmã Maria Celeste e Universidade Federal de Rondônia (Unir). O clima foi de entusiasmo e foco entre os participantes, que também receberam material de apoio, participaram de sorteios de brindes e vivenciaram momentos de descontração e incentivo à autoconfiança.

Jovens de diferentes escolas participaram com entusiasmo do aulão, reforçando o clima de preparação e foco nas provas do Enem (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO)

O estudante Manoel Jesus, da Escola Simon Bolívar, que foi o primeiro a chegar no auditório do Ifro, ressaltou a importância do Enem e o impacto do aulão na sua preparação.

A ação reuniu estudantes de várias instituições do município no auditório do Ifro (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO)

“O Enem é uma grande oportunidade para quem quer mudar de vida. Com o Acelero Enem, a gente aprende de forma mais prática, tira dúvidas e se sente mais confiante para enfrentar a prova. É uma chance que faz diferença para muitos estudantes da nossa cidade”, contou o aluno.

A estudante Camila Santos, da Escola Irmã Maria Celeste, também compartilhou sua experiência e destacou a importância do evento.

“Foi uma aula diferente, animada e muito esclarecedora. Os professores explicaram de um jeito que prende nossa atenção e ajuda a entender melhor o conteúdo. Saio daqui mais preparada e motivada a dar o meu melhor no Enem”, afirmou.

Diversos professores participam do projeto (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO)

O aluno João Pedro, do terceirão do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM X), elogiou a iniciativa e reforçou o quanto o Acelero Enem contribui para a preparação dos estudantes.

“O aulão trouxe conteúdos essenciais e dicas valiosas que vão nos ajudar muito nas provas. É uma oportunidade única para revisar com professores excelentes e trocar experiências com alunos de outras escolas. Essa ação mostra que a educação pode ser inspiradora e transformadora”, destacou João Pedro.

O diretor da Escola do Legislativo, Welys Assis, destacou a importância do programa como ferramenta de inclusão educacional e social.

O diretor da Escola do Legislativo, Welys Assis, destacou o compromisso da Alero com a educação e o alcance estadual do projeto Acelero Enem (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO)

“Nosso objetivo é democratizar o acesso ao conhecimento e contribuir para que os jovens de todo o estado possam realizar seus sonhos por meio da educação. Encerrar o Acelero Enem em Guajará-Mirim é simbólico, pois mostra que estamos alcançando todos os cantos de Rondônia”, afirmou.

O presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos), também ressaltou o impacto positivo do projeto.

“A educação é uma das nossas maiores prioridades. Investir nos jovens é investir no futuro de Rondônia. O sucesso do Acelero Enem mostra que a união entre o Legislativo e a sociedade pode transformar vidas”, declarou o parlamentar.

Equipe da Alero, Elero, e professores do projeto durante encerramento do ciclo 2025, em Guajará-Mirim (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO)

O Acelero Enem, criado pela Escola do Legislativo, tem como missão oferecer gratuitamente aulas preparatórias e revisões intensivas para estudantes de escolas públicas. Em 2025, o projeto alcançou recorde de participantes e percorreu dez municípios rondonienses, consolidando-se como uma das maiores ações educacionais itinerantes do estado.

O diretor Welys Assis também celebrou a realização da primeira edição do  projeto Acelero Enem, destacando o sucesso da iniciativa e o alcance regional obtido.

“Conduzir a primeira edição do Acelero Enem é motivo de grande satisfação para toda a equipe da Escola do Legislativo. Estivemos presentes nos municípios de Porto VelhoAriquemesRolim de MouraVilhenaJi-Paraná, CacoalOuro Preto do Oeste, Machadinho do Oeste e agora Guajará-Mirim, beneficiando estudantes de todas as regiões do estado. Esse resultado mostra que a educação, quando apoiada pelo poder público, realmente transforma vidas e abre caminhos para o futuro”, afirmou o diretor.

De acordo com Welys Assis, a previsão é de que em 2026 o projeto ganhe ainda mais força e alcance.

“Para o próximo ano, a proposta é realizar novos aulões, em novas cidades, com uma abordagem ainda mais inclusiva e com melhores recursos técnicos e tecnológicos, permitindo a participação de um número maior de estudantes. O Acelero Enem é um projeto que veio para ficar e continuar transformando a educação em Rondônia”, concluiu o diretor.

Além disso, todo o material didático utilizado nas edições do Acelero Enem e as aulas completas estão disponíveis no canal do YouTube da Assembleia Legislativa de Rondônia e também no portal oficial da Alero, ampliando o acesso ao conteúdo e permitindo que estudantes de todo o estado possam se preparar com qualidade, mesmo à distância.

Dinâmicas e perguntas ao público marcaram o Acelero Enem, incentivando a participação ativa dos estudantes (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO)

Com o encerramento em Guajará-Mirim, o Acelero Enem 2025 conclui mais um ciclo de sucesso, reafirmando o compromisso da Assembleia Legislativa com a formação dos jovens rondonienses e o fortalecimento da educação como pilar de desenvolvimento social.

Secom ALE/RO

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Eleições 2026: TSE já recebeu 141 denúncias; 9 tratam sobre uso de IA

Publicado

em

Por

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já registrou ao menos 141 denúncias neste ano. As queixas tratam sobre pesquisas eleitorais, propaganda e impulsionamento irregular e até mesmo o uso de Inteligência Artificial (IA).

Levantamento feito pelo Metrópoles mostra que o TSE já registrou ao menos nove denúncias envolvendo o uso de IA. A maioria delas foi representada pela Federação Brasil da Esperança, que reúne o PT, PCdoB e PV. Ao todo, a federação registrou cinco denúncias onde alega o uso da ferramenta em manipulação de vídeos ou imagens.

Em uma delas, a federação acusa o senador Marcos do Val (Avante-ES) de publicar uma imagem manipulada por IA que mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) associado ao banqueiro Daniel Vorcaro. A foto faz alusões ainda aos bancos Master e BTG.

O caso foi analisado pelo ministro André Mendonça, que determinou a remoção do conteúdo das redes sociais. Na decisão, Mendonça esclarece que o conteúdo não foi removido pela crítica a Lula, mas por entender que houve uso de imagem aparentemente gerada por inteligência artificial sem a transparência exigida pela legislação eleitoral.

Em outro caso, a federação entrou com uma ação contra o Partido Liberal (PL), o senador Flávio Bolsonaro (PL) e o vereador Carlos Bolsonaro (PL) por publicarem conteúdo manipulado com IA que associava o presidente Lula a facções criminosas.

O caso foi relatado pela ministra Estela Aranha que determinou a remoção dos conteúdos por entender que havia indícios de desinformação e de propaganda eleitoral antecipada negativa. A magistrada determinou ainda a retirada dos três vídeos apontados pela Federação Brasil da Esperança e proibiu a republicação até o julgamento definitivo do caso — que ainda tramita na corte eleitoral.

TSE nas eleições de 2026

  • O TSE é presidido pelo ministro Kassio Nunes Marques, que assumiu a presidência da corte eleitoral em maio. André Mendonça é o vice-presidente do TSE.
  • As eleições deste ano ocorrem em meio ao desafio e a preocupação sobre o uso de Inteligência Artificial (IA). A ferramentas pode ser utilizada para manipular imagens, vozes e pessoas — o que aumenta a preocupação sobre o compartilhamento de notícias falsas.
  • Há ainda preocupação com os “deepfakes”, conteúdo manipulado por IA para imitar, de forma realista, a imagem, a voz ou os gestos de uma pessoa. A ferramenta pode gerar grande prejuízo para a imagem dos candidatos e dificultar a identificação do que é verdadeiro e o que é falso.

O TSE, por meio da Resolução nº 23.755/26, já proibiu que sistemas de IA façam comparativos, recomendações ou priorizem candidatos, mesmo que a pedido do eleitor, visando conter viés automatizado.

Deepfake

Ainda nesta semana, o TSE determinou a remoção de uma publicação deepfake — conteúdo manipulado por inteligência artificial para imitar, de forma realista, a imagem, a voz ou os gestos de uma pessoa — com imagem falsa sobre o senador Flávio Bolsonaro.

A ação foi movida contra o perfil de uma pessoa física que publicou uma imagem apresentada como: “foto vazada de um brunch organizado por Daniel Vorcaro“. A legenda dizia ainda que a foto apresentava Ciro Nogueira (PP) e Rogério Marinho (PL), apontados como articuladores da candidatura de Flávio Bolsonaro. O registro era falso.

A denúncia foi registrada pelo PL, que argumentou ainda que havia a probabilidade de 78% de a imagem ter sido gerada por Inteligência Artificial (IA). O caso foi analisado por André Mendonça que determinou a remoção do conteúdo.

No voto, o magistrado alegou que não considerou ilegal a crítica feita pelo internauta, mas defendeu que o uso de imagem criada por inteligência artificial, publicada como imagem verdadeira, “caracteriza, em tese, desinformação eleitoral e justifica a remoção imediata da publicação até o julgamento definitivo do caso”.

PT e PL lideram denúncias no TSE

O levantamento feito pelo Metrópoles mostra ainda que entre o período de 1º de janeiro até essa sexta-feira (26/6), a corte eleitoral havia registrado ao menos 141 denúncias. Deste total, cerca de 86% foram protocoladas pelo PL ou pela federação do PT.

Na comparação entre as duas siglas, os números são praticamente idênticos: o PL protocolou 61 representações, enquanto o PT apresentou 60.

Na maior parte das denúncias, os partidos dos dois principais candidatos à presidência da República trocam acusações. Das ações do PL, mostram os dados disponibilizados pelo TSE, oito delas citam diretamente o presidente Lula. Do outro lado, das 60 ações protocoladas pela federação do PT, 18 citam Flávio Bolsonaro.

Fonte: Metrópoles

Continue lendo

Política

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Construída com emenda parlamentar de R$ 1 milhão destinada pela deputada, a unidade está em fase de acabamento e vai ampliar a qualidade do atendimento na rede pública de saúde do município.

Publicado

em

Por

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade para vistoriar as obras da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Urbana, que já se encontra em fase de acabamento. A construção do novo complexo foi viabilizada por meio de uma emenda parlamentar de R$ 1 milhão indicada pela deputada, atendendo a um pedido antigo da comunidade e das lideranças locais.

A nova estrutura foi planejada para substituir as instalações antigas e limitadas, oferecendo um ambiente moderno, amplo e totalmente equipado para o atendimento da população. Durante a visita técnica, Cristiane Lopes esteve acompanhada pelo vice-prefeito Everaldo Gabaldo, pelos vereadores Elissandra e Romário, e pelo secretário municipal de Saúde, Rodrigo.

Para a deputada Cristiane Lopes, ver o avanço físico do projeto representa o cumprimento de um compromisso essencial com o bem-estar dos moradores.”Que alegria retornar a Alto Paraíso e ver essa obra já quase finalizada. O recurso caiu na conta e a execução já está acontecendo de forma célere. A nossa principal missão no mandato é cuidar das pessoas, e investir na saúde básica é garantir dignidade. A população é quem ganha com um atendimento ágil, seguro e humanizado”, destacou a parlamentar.

O impacto positivo da nova UBS foi unânime entre as autoridades municipais que acompanharam a vistoria. O vice-prefeito Everaldo Gabaldo fez questão de agradecer publicamente o empenho e a sensibilidade da deputada com as demandas do município.”É com muita alegria mesmo, deputada, que a gente agradece essa emenda colocada no município. Isso vem trazer grandes benefícios para a população de Alto Paraíso”, afirmou Gabaldo.

O vereador Romário reforçou que os investimentos em saúde têm sido o grande diferencial da atual gestão e do apoio parlamentar na região:”Saúde é prioridade aqui em Alto Paraíso, e a senhora está sendo uma pessoa que está ajudando a gente demais. A nossa deputada não mede esforços para ajudar a cidade, então só temos a deixar o nosso agradecimento. Por toda a sua estrutura, aqui vai ser praticamente um hospital para nós.”

A vereadora Elissandra, que acompanhou de perto as demandas da comunidade que originaram o pedido da obra, se emocionou ao falar sobre a transição para a nova sede.”É a realização de um sonho. É um sonho sair daquele ‘puxadinho’ que é o prédio no qual estamos hoje com a nossa UBS Urbana, e vir para uma construção dessa qualidade. Tudo isso graças ao recurso da senhora. Nosso muito obrigada”, celebrou a vereadora.

O secretário de Saúde do município, Rodrigo, pontuou a importância da parceria técnica e da correta aplicação do dinheiro público para que a obra saísse do papel:”Com certeza, deputada, somente gratidão à senhora por esse recurso destinado a Alto Paraíso, que com certeza vai atender muito melhor a nossa população. Só temos a agradecer por esse e por tantos outros recursos que a senhora tem mandado para o município.”

A construção da nova UBS faz parte de um pacote robusto de investimentos que a deputada Cristiane Lopes tem direcionado para Alto Paraíso. Ao todo, as emendas e recursos viabilizados pela parlamentar para o município já somam quase R$ 5 milhões, abrangendo diferentes setores estratégicos, com destaque absoluto para o fortalecimento da rede de saúde pública municipal.

Fonte: Assessoria

Continue lendo

Política

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Publicado

em

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próxima quinta-feira (26), às 9h, uma Audiência Pública destinada ao debate e ao aprimoramento das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência. A iniciativa é do presidente da Casa de Leis, deputado estadual Alex Redano (Republicanos), e reunirá representantes da sociedade civil, conselhos de direitos, entidades representativas, gestores públicos, familiares e demais segmentos envolvidos com a temática.

Durante o encontro, também será apresentado o resultado de um trabalho desenvolvido ao longo dos últimos dois anos pela equipe do gabinete parlamentar, período em que foram realizados levantamentos, estudos e reuniões para identificar os principais desafios enfrentados por esse público no estado.

Para o deputado Alex Redano, o momento será fundamental para garantir a participação direta das pessoas com deficiência na formulação de políticas públicas. “Nosso objetivo é garantir que as pessoas com deficiência tenham voz e participação ativa na construção das políticas públicas. Queremos ouvir as demandas, conhecer as dificuldades enfrentadas no dia a dia e buscar, de forma conjunta, caminhos que promovam mais dignidade, respeito e oportunidades para todos”, destacou o parlamentar.

Segundo o presidente da Assembleia Legislativa, o encontro proporcionará um amplo debate sobre temas essenciais, como saúde, educação, acessibilidade, mobilidade urbana, inclusão no mercado de trabalho, esporte, cultura e assistência social.

Participação social fortalece construção de políticas públicas

A iniciativa recebeu apoio de representantes de entidades que atuam na defesa dos direitos das pessoas com deficiência. O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) de Porto Velho, José Hélio dos Santos, destacou a importância da audiência como instrumento de fortalecimento da participação social.

“É um chamamento importante para dar visibilidade e credibilidade às pessoas com deficiência. Precisamos discutir nossas barreiras e construir soluções junto à sociedade e ao poder público”, afirmou.

José Hélio dos Santos, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Porto Velho, destacou que a expectativa é de que a audiência pública resulte em ações concretas em favor das pessoas com deficiência (Foto: Arquivo Pessoal)

José Hélio ressaltou ainda que a expectativa é de que os debates resultem em ações concretas para enfrentar desafios relacionados à acessibilidade, mobilidade urbana, transporte público, empregabilidade e combate ao preconceito.

“Fico muito feliz em ver a disposição do deputado Alex Redano em abrir as portas para esse público, que muitas vezes ainda é esquecido. Esperamos que essa audiência marque o início de novas conquistas”, acrescentou.

Famílias defendem avanços em áreas essenciais

Mãe atípica e integrante do Conselho da Pessoa com Deficiência de Ji-Paraná, Valquíria Rodrigues acredita que a audiência pública será um importante espaço de escuta e construção de soluções para as famílias que convivem diariamente com os desafios da inclusão.

“Essa iniciativa permite que as famílias sejam ouvidas e que, a partir do diálogo com o poder público, sejam encontradas formas de efetivar direitos que já existem na legislação, mas que muitas vezes não são garantidos na prática”, destacou.

Integrante do Conselho da Pessoa com Deficiência de Ji-Paraná, Valquíria Rodrigues acredita que a audiência pública será um importante espaço de escuta, diálogo e construção de soluções voltadas ao fortalecimento das políticas públicas de inclusão (Foto: Arquivo Pessoal)

Entre as prioridades apontadas por Valquíria estão a ampliação do acesso a diagnósticos precoces, consultas especializadas e terapias na área da saúde, além do fortalecimento da educação inclusiva com profissionais qualificados para atender às necessidades dos estudantes.

“Temos leis que garantem direitos, mas muitas famílias ainda enfrentam uma longa luta para acessá-los. Esperamos que essa audiência contribua para que as propostas saiam do papel e cheguem efetivamente à vida das pessoas e das famílias”, afirmou.

Plano de ação

A Audiência Pública integra um processo mais amplo de elaboração de um Plano de Ação voltado ao fortalecimento da política estadual de promoção e garantia dos direitos das pessoas com deficiência. As contribuições e encaminhamentos construídos durante o encontro servirão de base para futuras iniciativas legislativas e institucionais.

O evento será realizado no Auditório Deputado Amizael Gomes da Silva, no Palácio Marechal Rondon, sede da Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho.

Ao promover a audiência pública, a Alero reafirma seu compromisso com a construção de uma sociedade mais inclusiva, acessível e justa, fortalecendo a participação das pessoas com deficiência na formulação das políticas públicas e na defesa de seus direitos.

Texto: Assessoria Parlamentar
Foto: Arquivo Secom ALE/RO

Continue lendo

Trending