Conecte-se conosco

Geral

Delegação de Rondônia encerra participação na VI Conferência Nacional Infantojuvenil e garante 1º lugar em gincana ambiental

Publicado

em

O ranking final da Gincana Ambiental na VI Conferência Nacional Infantojuvenil (CNIJMA), realizada em Luziânia, em Goiás, apresenta o estado de Rondônia em primeiro lugar com 1.942 pontos, seguido dos estados do Piauí, com 1.724 pontos e Goiás, em terceiro lugar, com 90 pontos. O evento aconteceu de 6 a 10 de outubro, com o tema “Vamos transformar o Brasil com educação e justiça climática”.

Os 11 representantes de Rondônia foram eleitos na conferência estadual organizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que agrupou estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), de diversas regiões do estado, junto à equipe de dois professores, dois membros da Comissão Organizadora Estadual (Coe) e dois jovens facilitadores. O projeto com tema de maior visibilidade da delegação de Rondônia, foi “Saúde Ambiental: o ar que respiramos”, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Altamir Billy Soares, de Urupá, vencedora da fase estadual em Porto Velho.

O projeto foi apresentado na nacional pela delegada Nicoly Cristina dos Santos, de Ouro Preto do Oeste, que destacou que participar da gincana foi uma experiência transformadora. “Fomos despertando para uma nova visão sobre o meio ambiente e sobre a própria conferência. Foi então que percebi que não estava ali apenas para contar histórias do que aconteceu, mas para levar aprendizados que posso compartilhar e colocar em prática com outras pessoas.”

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, “ver os estudantes se destacando em um evento nacional, debatendo temas tão importantes como a educação ambiental e a justiça climática, mostra que estamos no caminho certo ao investir em uma educação que prepara nossos jovens para cuidar do futuro do planeta”, ressaltou. 

A secretária da Seduc, Albaniza Oliveira, evidenciou a importância da participação de eventos como esse. “É uma oportunidade de troca de experiências e de fortalecimento do protagonismo juvenil. O compromisso de cada um desses jovens demonstra que a educação ambiental está viva nas nossas escolas e continua inspirando mudanças reais nas comunidades.”

De acordo com a gerente de Temas Contemporâneos Transversais da Seduc, responsável pela conferência estadual, Pura Moreno, essas vivências ampliam o olhar dos estudantes sobre o papel que exercem como agentes de mudança. “As experiências compartilhadas servirão como suporte para consolidar práticas sustentáveis e promover uma educação ambiental mais consciente e participativa”, pontuou.

ETAPA NACIONAL

O evento reuniu delegações de todo o país, fortalecendo o protagonismo de crianças e adolescentes em projetos que fortalecem a consciência do meio ambiente. A conferência contou com cinco dias de atividades, incluindo a “Missão dos Desafios”, rodas de conversas, noites culturais, oficinas, e a Feira de Projetos, que apresentou todas as iniciativas desenvolvidas de escolas do país. Entre os destaques, estavam oficinas sobre justiça climática, territórios saudáveis e autoproteção escolar. 

Fonte: Secom

Geral

MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026

Publicado

em

A edição 2026 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) permitirá o uso das notas das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – 2023, 2024 e 2025 – para a inscrição e classificação dos candidatos. A novidade está prevista no Edital nº 22/2025, publicado no Diário Oficial da União de 20 de outubro e disponível também na página do Sisu.

Para fins de classificação, o Ministério da Educação (MEC) levará em conta a nota da edição do Enem que apresentar a melhor média ponderada, conforme a opção de curso, desde que o participante não tenha participado como treineiro – aqueles que se inscrevem na prova antes do 3 º ano do ensino médio.

A medida é inédita e foi incluída no edital de adesão das instituições de ensino superior ao Sisu 2026, que começa na segunda-feira (27) e vai até 28 de novembro, por meio da plataforma Sisu Gestão.

Para preencher o termo de adesão, as instituições precisam ter encerrado a ocupação de vagas referentes à última edição do processo seletivo da qual tenham participado. Durante o período de adesão, a instituição poderá reabrir o termo eventualmente assinado e alterar as condições de participação.

O que é o Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada permite que os candidatos escolham e concorram gratuitamente, com uma única inscrição, a vagas em diversas universidades públicas, a partir dos resultados obtidos pelo estudante no Enem. O objetivo é ampliar o acesso ao ensino superior. 

Desde o ano passado, o Sisu passou a ser realizado em edição única. No processo seletivo único anual, as instituições públicas de ensino superior podem disponibilizar vagas para cursos de graduação cujo início das aulas seja no primeiro ou segundo semestre do ano.

Em 2025, foram ofertadas 261.779 vagas para 6.851 cursos de graduação em 124 instituições públicas de ensino superior de todo o país. De acordo com o MEC, a edição do Sisu de 2025 teve 254,8 mil candidatos aprovados, sendo 128 mil na ampla concorrência, 111 mil na modalidade de cotas e 14 mil por meio de ações afirmativas das próprias instituições de ensino superior.

Agência Brasil

Continue lendo

Geral

Mais de 1 milhão de inscritos fazem a primeira PND neste domingo

Publicado

em

A Prova Nacional Docente (PND) será aplicada pela primeira vez neste domingo (26), em 750 cidades de todos os estados e no Distrito Federal.

A aplicação da prova da PND seguirá o horário de Brasília-DF, conforme a descrição:

  • abertura dos portões: 12h
  • fechamento dos portões: 13h
  • início da prova: 13h30
  • término da prova: 19h

Ao todo, 1.086.914 de pessoas inscritas confirmadas farão a prova em 2025.

Apelida de CNU dos Professores ou Enem dos Professores, o exame é voltado para estudantes de licenciaturas que estão concluindo a graduação e para licenciados formados, interessados em ingressar no magistério da rede pública por meio de processos seletivos nos estados e municípios que aderiram à PND.

A PND tem o objetivo de estimular a realização de concursos públicos e aumentar o aumento de professores efetivos nas redes de ensino públicas do Brasil.

Locais de prova

O Cartão de Confirmação de Inscrição com o local da prova já está disponível no Sistema PND.

O documento confirma o número de inscrição, data e horários do exame. Nele consta, ainda, se o participante contará com atendimento especializado ou tratamento por nome social. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda levá-lo no domingo, dia do exame.

A prova de domingo

Com duração de cinco horas e trinta minutos, a prova tem a mesma matriz da avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas, que, desde a sua edição, em 2024, foca nos cursos de formação docente. 

De acordo com o edital da PND 2025, a PND será composta por duas partes: formação geral de todos os docentes e a outra de componente específico.

A formação geral inclui 30 questões objetivas e uma discursiva, elaboradas a partir de temas ligados à formação docente.

A parte específica conta com 50 questões de múltipla escolha, voltadas ao conteúdo e habilidades próprias de cada uma das 17 áreas da licenciatura. São elas: artes visuais; ciências biológicas; ciências sociais; computação; educação física; filosofia; física; geografia; história; letras (inglês); letras (português); letras (português e espanhol); letras (português e inglês); matemática; música; pedagogia e química.

Participantes

Segundo o MEC, o estado com maior número de inscritos confirmados é São Paulo (253.895), seguido de Minas Gerais (97.113) e Rio de Janeiro (72.230). 

Se considerados os municípios, o número de inscrições confirmadas é liderado pelo município de São Paulo (84.633), seguido pelo município do Rio de Janeiro (28.765) e por Brasília e demais cidades do DF (18.754).

A área de pedagogia lidera as inscrições na PND com 560.576 pessoas confirmadas.

Em segundo lugar, figura a área de letras – português, com 73.187 confirmações; seguida de matemática (72.530) e de educação física (65.911).

Seleção de professores

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, explica que as redes públicas de ensino poderão optar por usar as notas dos participantes como mecanismo único ou complementar de seleção dos docentes que fizerem a PND.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou que 1.508 municípios e 22 unidades da federação aderiram voluntariamente à prova.

As 22 redes de ensino estaduais são as seguintes: Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

A PND 

A PND faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no país. 

Fonte: Agência Brasil

Continue lendo

Geral

Dia do Servidor Público é celebrado pelo governo de RO com programação especial

Publicado

em

O governo de Rondônia iniciou nesta sexta-feira (25), a primeira etapa da gincana entre os servidores, em celebração ao Dia do Servidor Público, comemorado no dia 28 de outubro. As atividades recreativas e interativas, acontecem no pátio do Palácio Rio Madeira (PRM), em Porto Velho, e contam com programação focada no tema Retrô, com dj, provas recreativas, além de um campeonato de dança dos anos 70 e 80, tudo voltado ao reconhecimento e valorização do trabalho dos servidores que atuam em prol da população rondoniense.

Outra novidade para 2025, é a antecipação do feriado do dia do servidor (28), para a próxima segunda-feira (27), conforme determina o Decreto nº 29.900/2024, que definiu todos os feriados e pontos facultativos do calendário estadual de 2025.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa simboliza um momento de gratidão e celebração pelo trabalho de todos. “O evento para os servidores tem como objetivo reconhecer todos aqueles que fazer a gestão estadual funcionar. O servidor contribui diretamente para o desenvolvimento de Rondônia, e é o elo direto entre a Administração Pública e a população, sendo fundamental sua valorização e reconhecimento”, evidenciou.

Carmelita Carvalho veio a caráter, torcer pela Sesau nas atividades recreativas

ALEGRIA 

Carmelita Carvalho é servidora do estado há 40 anos, e não perde uma atividade do dia dos servidores. ”Estas atividades recreativas resgata o tempo esquecido, resgata a alegria e o desejo de continuar sendo servidora pública”, destacou.

Segundo o titular da Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), Silvio Luiz, realizar eventos voltados aos servidores traz muito contentamento. ”Para nós é uma honra participar da execução dessas atividades podendo homenagear a todos os trabalhadores que compõem a estrutura e os pilares do governo do estado, consolidando a robustez do Poder Executivo Estadual”, frisou.

CONFRATERNIZAÇÃO 

Samuel Ribeiro se fantasiou para participar das provas

Samuel Ribeiro participou das atividades representando a Secretária de Estado da Saúde (Sesau), e contou a experiência do seu primeiro dia da festa dos servidores. ”Eu gostei muito, fiquei em segundo lugar em uma das competições, é um dia diferente que a gente torce um pelo outro e confraterniza”, disse.

Com a programação especial, o governo de Rondônia externa seu reconhecimento e agradecimento a cada servidor pelo comprometimento diário em suas atividades, afinal estes trabalhadores são peças fundamentais para a máquina pública mover o estado a níveis cada vez melhores.

PROGRAMAÇÃO

No dia 28 de outubro, acontece a 2° etapa da programação, com o encerramento das gincanas, provas finais e anuncio dos campeões das atividades, sorteios de brindes, além da festa retrô, que acontece de 8h até às 11h.

Fonte: Secom

Continue lendo

Trending