Polícia
Reestruturação da Patrulha Maria da Penha amplia proteção às mulheres em Rondônia
A atuação da Patrulha Maria da Penha (PMP) foi ampliada em Rondônia após a criação do Batalhão de Policiamento de Enfrentamento à Violência Doméstica (BPVID) e do Núcleo de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (NUPEVID). A mudança estratégica resultou no aumento dos atendimentos e no fortalecimento da rede de proteção às mulheres com Medidas Protetivas de Urgência (MPU).
A nova estrutura, vinculada à Coordenadoria de Atividades Sociais (CAS) da PMRO, trouxe especialização e gestão integrada, permitindo que as ações da patrulha fossem centralizadas e otimizadas. O Governo de Rondônia investiu mais de R$ 16,8 milhões no Fundo Estadual de Segurança Pública, com a entrega de 14 viaturas, 250 computadores e novas tecnologias de apoio à fiscalização e acompanhamento das vítimas.
INVESTIMENTO E FORTALECIMENTO DA REDE DE PROTEÇÃO
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os investimentos reforçam o papel do estado na defesa das mulheres, com ações concretas que unem tecnologia, presença policial e acolhimento humanizado. “O objetivo é salvar vidas e romper o ciclo da violência”, ressaltou.
Segundo o titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Vital, a ampliação da estrutura é resultado da integração entre as forças de segurança. “A reestruturação da PMRO e os investimentos realizados pelo governo do estado proporcionaram condições para que a Patrulha Maria da Penha ampliasse seu alcance e eficiência, garantindo uma atuação mais presente e comprometida na proteção das mulheres em situação de vulnerabilidade”, destacou.
Com atuação em 10 municípios, incluindo Porto Velho, Ji-Paraná, Vilhena e Cacoal, a Patrulha Maria da Penha conta com 13 patrulhas ativas e 32 policiais militares. Somente nos primeiros seis meses de 2025, foram realizadas 7.188 visitas de acompanhamento, sendo 2.406 em Porto Velho, assegurando o cumprimento das medidas protetivas.
PROGRAMAS DE APOIO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
O fortalecimento da política pública também ocorre com os programas Mulher Protegida, que concede auxílio financeiro e suporte psicossocial às vítimas, e o S.O.S Mulher Rondônia, aplicativo lançado em junho de 2025 que permite acionar a Polícia Militar em tempo real por meio do “botão do pânico” virtual.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Régis Braguin, enfatizou que os resultados comprovam a eficiência da nova estrutura. “A criação do BPVID e a integração com o NUPEVID possibilitaram uma resposta mais rápida e humanizada às vítimas, fortalecendo o vínculo de confiança entre a sociedade e a Polícia Militar”.
Fonte: Secom
Polícia
Acusado de matar professora terá prisão preventiva e deverá ser levado ainda hoje ao presídio
Durante audiência de custódia realizada em regime de plantão na manhã deste sábado (7), a Justiça decidiu converter a prisão em flagrante em prisão preventiva do acusado de matar a professora e escrivã de polícia Juliana Santiago. O investigado deverá ser encaminhado ainda hoje ao sistema prisional.
O crime ocorreu na sexta-feira (6), dentro de uma sala de aula de uma faculdade particular de Porto Velho, e causou grande comoção entre a comunidade acadêmica e a sociedade.
Fonte: TJRO
Polícia
Após morte de professora, Faculdade Fimca emite nota e decreta luto de três dias
Após a morte da professora Dra. Juliana Mattos Lima Santiago, vítima de um crime brutal ocorrido na sexta-feira (06), a Faculdade Fimca, por meio da Direção do Grupo Aparício Carvalho, emitiu nota oficial manifestando profundo pesar pela perda, que abalou familiares, amigos e toda a comunidade acadêmica.
Na nota, a instituição destacou a trajetória da professora, ressaltando seu compromisso com a formação jurídica, a excelência acadêmica, a ética e a dignidade. O comunicado também reforça que, embora a violência tenha silenciado sua voz, seu legado permanecerá vivo por meio do exemplo e da dedicação deixados ao longo de sua carreira.
Em solidariedade aos que sofrem com a perda, o Grupo Aparício Carvalho decretou luto institucional de três dias, no período de 07 a 09 de fevereiro de 2026, com a suspensão das atividades acadêmicas em suas unidades. A instituição reafirmou ainda que a educação jamais será vencida pela violência.
Polícia
Polícia Civil lamenta morte de professora após ataque em faculdade
A Polícia Civil de Rondônia manifesta profundo pesar pelo falecimento da Escrivã de Polícia Juliana Mattos de Lima Santiago, também professora de Direito Penal.
Profissional dedicada, construiu uma trajetória marcada pelo compromisso com a segurança pública, com a Justiça e com a formação de novos profissionais.
Neste momento de dor, a instituição se solidariza com familiares, amigos e colegas de trabalho.
RELEMBRE O CASO:
-
Polícia15 horas atrásProfessora de direito é assassinada a facadas dentro da faculdade Fimca – VEJA O VÍDEO
-
Polícia14 horas atrásAcadêmico afirma ter matado professora após descobrir que ela reataria com ex-marido – VÍDEO
-
Polícia16 horas atrásMulher é atacada a facadas dentro da faculdade FIMCA
-
Polícia17 horas atrásMorte de influenciador é investigada: o que se sabe até agora?
-
Geral2 horas atrásDentista morre durante o parto em Porto Velho
-
Geral20 horas atrásPrefeitura exonera funcionário após agressão a morador de rua
-
Polícia20 horas atrásAdolescente de 17 anos é abordado pela PM dirigindo veículo sem habilitação
-
Polícia20 horas atrásForagido da Justiça é capturado pela Polícia Militar em Rondônia

