Empregos
CNU 2025: mais de 760 mil candidatos fazem as provas objetivas hoje
As provas objetivas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) serão aplicadas no turno vespertino, neste domingo (5), de forma simultânea, em todos os estados brasileiros, mais o Distrito Federal.

Os 761.545 inscritos confirmados são moradores de 4.951 cidades. Eles farão as provas em 1.284 locais, como escolas e faculdades, em 228 municípios escolhidos pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). As cidades estão em um raio de até 100 quilômetros (km) da residência dos candidatos, para reduzir custos e promover a acessibilidade.
Cartão de confirmação
Para saber onde fará a prova da primeira fase do CNU 2025 neste domingo, o candidato deve acessar o cartão de confirmação de inscrição, onde está a informação do endereço completo do local de aplicação local de prova e até o número da sala.
O documento está disponível no site da banca examinadora do certame da Fundação Getúlio Vargas, ou na Página de Acompanhamento, com login e senha pelo portal único de serviços digital do governo federal, o Gov.br.
O cartão traz ainda o horário de apresentação, número de inscrição e informações adicionais, como a necessidade de atendimento especializado ou uso de nome social, quando solicitado.
Levar o cartão impresso é opcional, mas é recomendado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Provas objetivas
As provas objetivas serão dos nove blocos temáticos de nível superior e médio, que agrupam cargos de áreas afins.
Neste domingo, a primeira fase será composta por 90 perguntas de múltipla escolha, para o nível superior, e por 68, para o nível intermediário.
Somente os candidatos habilitados nesta primeira etapa serão convocados para fazer a prova discursiva em 7 de dezembro.
Horários
O Ministério da Gestão orienta o candidato a chegar ao local das provas com, pelo menos, duas horas de antecedência para o início de cada turno de provas, munidos de documento oficial com foto e caneta preta fabricada em material transparente.
Neste domingo, os portões irão abrir e fechar, respectivamente, às 11h30 e 12h30, no horário de Brasília.
Em nenhuma hipótese os candidatos poderão acessar os locais de prova após o fechamento dos portões.
O início da aplicação está marcado para 30 minutos depois, pontualmente às 13 horas, tanto para quem concorre a cargos de nível superior, quanto para os de nível intermediário (médio e técnico).
Os participantes que prestarão as provas em locais com fuso horário diferente do de Brasília, deverão seguir o horário oficial, da capital federal.
Duração
Para todos os cargos de nível superior, as provas objetivas terão a duração de cinco horas. Neste 5 de outubro de 2025, serão aplicadas das 13h às 18h, no horário de Brasília.
E os candidatos de todos os cargos de nível intermediário, farão as provas objetivas das 13h às 16h30, ou seja, com duração de 3 horas e 30 minutos.
Mas, para o candidato que teve aprovada a solicitação de tempo adicional será de mais 60 minutos.
O candidato somente poderá levar o caderno de prova, caso a sua saída ocorra durante a última hora do horário determinado para o término das provas.
As três últimas pessoas candidatas a terminarem as provas deverão permanecer juntas na sala de aplicação, sendo liberadas somente após as três terem entregado os materiais de prova e terem seus nomes registrados na ata de sala.
Segurança e logística
Neste domingo, cerca de 85 mil colaboradores estarão envolvidos na logística e segurança da aplicação do chamado Enem dos Concursos.
O certame também conta com a segurança reforçada em uma rede de aplicação integrada por diversos órgãos públicos.
Do total de colaboradores, 11 mil são agentes da área de segurança da rede formada pela Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
A Força Nacional também está apoiando a realização do concurso, atuando nos estados do Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Acre.
Toda a dinâmica e ocorrências da primeira fase do CNU 2025 será monitorada no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, localizado em Brasília.
Perfil dos concorrentes
Entre os 761 mil participantes do CNU 2025, as mulheres representam 60% dos inscritos. Um aumento de 3,8%, em relação à edição anterior, quando correspondiam a 56,2% do total de candidatos.
Para esta edição, o governo federal anunciou a implementação de medidas específicas para incentivar a participação feminina no certame. Na prática, no mínimo, 50% das vagas da segunda etapa, de provas discursivas, sejam preenchidas por mulheres, desde que haja candidatas aprovadas nessa fase, com as notas mínimas necessárias nas provas objetivas.
As candidaturas de pessoas autodeclaradas negras somam 210.882 – o equivalente a 27,7% dos mais de 760 mil inscritos, em 4.951 municípios. Na primeira edição do CNU, o número de pessoas negras inscritas foi 20%.
Entre as pessoas com deficiência – que têm reserva de vagas garantida pela lei 8.112/90 – foram registradas 30.053 inscrições, 3,9% do total de inscritos.
As regiões Sudeste (247.838) e Nordeste (229.436) concentram o maior número de inscrições, seguidas pelas regiões Centro-Oeste (150.870), Norte (84.651) e Sul (48.733).
Entre os blocos temáticos, o nono, com cargos de nível intermediário de escolaridade, registrou o maior número de inscrições: são 177.598 homologadas.
CNU 2025
A FGV executa a segunda edição do CPNU, sob coordenação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e do MGI.
Do total de vagas ofertadas, há 3.144 para o nível superior e 508 para o nível intermediário. Serão 2.480 vagas imediatas e 1.172 vagas para provimento no curto prazo após a homologação dos resultados.
Fonte: Agência Brasil
Empregos
Inscrições para cursos na Escola Móvel de Frigorífico e Piscicultura estão abertas até o dia 18, em Nova Mamoré
Com uma das maiores produções bovinas e de peixes de cultivo no Brasil, o estado de Rondônia vem aumentando as oportunidades para quem quer atuar profissionalmente nos nichos de mercado que exploram tais produtos. Diante dessa demanda, o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) está com inscrições abertas até o dia 18 de novembro para cursos na Escola Móvel de Frigorífico e Piscicultura, em Nova Mamoré. Para se inscrever, o candidato pode acessar o link disponibilizado no site da instituição.
Quem se capacita nesses cursos fica habilitado, entre outras competências, para executar e supervisionar o processamento e conservação da matéria – prima e produto. O aluno aprende ainda, a aplicar soluções tecnológicas para aumentar a produtividade e desenvolvem produtos e processos que permitem a sua inserção no mercado de trabalho.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, um dos objetivos da democratização do ensino profissionalizante em Rondônia é justamente preparar o cidadão rondoniense para aproveitar as oportunidades que a economia local pode gerar devido as suas potencialidades do estado. “Precisamos capacitar nossa população para que ocupe os empregos ou empreenda no ritmo dos avanços que estamos tendo em várias setores”, salientou.
ÁREA TECNOLÓGICA
É justamente para aproveitar esse cenário otimista no que tange ao surgimento de novos postos de trabalho, que Rosane Alves Guimarães, de 56 anos, atualiza o currículo. A moradora do bairro Agenor de Carvalho concluiu o Curso Técnico em Segurança do Trabalho no segundo semestre de 2024 e voltou ao banco escolar neste ano para buscar conhecimento na área tecnológica. “Fiz recentemente o Curso de Excel do Básico ao Avançado e atualmente estou cursando Informática Básica para ficar sempre atualizada”, justifica a estudante.
A presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, destaca que a descentralização da educação profissional é uma das estratégias do governo de Rondônia para levar qualificação de mão de obra a todas as regiões do estado. “As unidades flexíveis itinerantes é um grande diferencial no processo ensino aprendizagem, porque oportuniza ao estudante condições de se capacitar próximo da sua comunidade, inclusive a Escola Móvel de Frigorífico e Piscicultura se constituiu no espaço ideal para quem busca se capacitar nessas áreas”, ressaltou.
CURSOS OFERTADOS
- Produto de Embutidos – Charcutaria
- Operador de Processamento de Pescado – Desossa de Peixe
Fonte: Secom
Empregos
Sine Municipal anuncia novas vagas de emprego nesta sexta-feira
O Sine Municipal divulgou na manhã desta sexta-feira (13/11), mais de 80 vagas de empregos disponíveis para a capital. A inscrição pode ser feita online, ou presencialmente.
Para realizar a inscrição online, o candidato deverá preencher um formulário com dados pessoais e profissionais, em seguida, terá que encaminhar os documentos como RG,CPF, carteira de trabalho, comprovante de residência além de um currículo atualizado.
Para os candidatos que não possuem internet, a inscrição pode ser feita presencialmente em um dos endereços do Sine. O atendimento é das 07h30 às 13h30.
Endereços Sine
Sine Centro: rua General Osório, nº 81, Centro
Sine Leste: rua Antônio Fraga Moreira, nº 8250, bairro Juscelino Kubitschek
Confira as vagas
- Ajudante De Carga e Descarga de Mercadoria
- Atendente de Balcão
- Manicure
- Escovista
- Fiscal de Prevenção e Perdas
- Costureira em Geral
- Montador de Andaime
- Soldador
- Carpinteiro de Obras
- Encarregado de Obras
- Empregada Doméstica
- Auxiliar de Operação
- Auxiliar de Produção
- Fiscal de Armazém
- Cozinheira
- Técnico de Segurança do Trabalho
- Gari
- Consultor de Vendas
Empregos
Prefeitura publica edital de convocação para servidores voluntários na Sema
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), publicou na quarta-feira (12) o edital de convocação dos candidatos aprovados no processo seletivo para serviço voluntário.
Os convocados devem se apresentar até o dia 19 de novembro na sede da Sema, localizada na rua General Osório, nº 81, 3º andar, Centro, Porto Velho/RO, munidos de toda a documentação exigida no edital.
De acordo com o prefeito Léo Moraes, os novos servidores voluntários reforçarão as ações desenvolvidas pela Sema em todo o município, contribuindo para o fortalecimento das políticas ambientais.
“Ficamos muito satisfeitos em trazer para o serviço público pessoas comprometidas em colaborar com a nossa cidade. É dessa forma, juntos, que conseguiremos elevar os índices de qualidade de vida e mostrar que é possível transformar a nossa realidade”, destacou o prefeito.
A administração municipal reforça que o não comparecimento dentro do prazo estabelecido resultará na desclassificação automática do candidato e na convocação do suplente, conforme a ordem final de classificação.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
-
Polícia23 horas atrásHomem é atendido no Hospital João Paulo II após introduzir frasco de desodorante no reto
-
Polícia22 horas atrásEmpresário procura atendimento após frasco de desodorante ficar preso no reto
-
Polícia21 horas atrásOperação contra furto de energia leva polícia a estourar boca de fumo em bar de fachada
-
Política23 horas atrásMP-RO cobra explicações após município de Rondônia gastar mais de R$ 1,4 milhão em diárias
-
Polícia3 horas atrásCriança sofre ataque de pitbulls e caso termina em prisão na Capital
-
Polícia4 horas atrásPRF que iniciou carreira em Rondônia morre após passar mal durante teste físico em Sergipe
-
Polícia18 horas atrásPolícia Civil apreende mais de 100 kg de drogas em Porto Velho
-
Geral22 horas atrásInep libera gabarito do primeiro dia do Enem 2025

