Conecte-se conosco

Geral

TCE-RO aponta falhas no João Paulo II e problemas estruturais no HB; Cemetron e Retaguarda apresentam avanços

Publicado

em

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) realizou, neste domingo (7/9), uma fiscalização em quatro hospitais gerenciados pelo Estado: João Paulo II, Hospital de Retaguarda, Cemetron e Hospital de Base Ary Pinheiro.

A ação teve como propósito avaliar de perto a qualidade do atendimento oferecido à população e as condições de trabalho dos profissionais de saúde, reforçando o papel do Tribunal de induzir melhorias reais no sistema público.

FALHAS PERSISTEM NO JOÃO PAULO II

No Pronto-Socorro João Paulo II, os auditores constataram falhas graves: equipamentos de tomografia e ultrassonografia sem funcionamento, falta de medicamentos e insumos básicos.

O corpo técnico do TCE também identificou escalas com profissionais ausentes.

Suenilda Cerqueira destacou que a atuação do TCE é importante para verificar as condições de trabalho e de atendimento

“A atuação do TCE-RO é muito importante para ver como estão sendo tratados os pacientes e acompanhantes”, disse Suenilda Nilas Cerqueira, acompanhante.

AVANÇOS NO CEMETRON E NO HOSPITAL DE RETAGUARDA

No Cemetron, a fiscalização verificou avanços: escalas organizadas, ambientes limpos, resíduos descartados corretamente e exames laboratoriais em dia.

O Cemetron foi uma das unidades vistoriadas pelo Tribunal de Contas

“A fiscalização é muito boa porque está melhorando muito. Para o que era antes, agora está muito bom mesmo. O Cemetron está muito bonito!”, comentou a aposentada Rita Cordeiro Teixeira, que foi ao hospital visitar um vizinho internado.

Rita Teixeira: “A fiscalização do TCE-RO é muito boa”

Apesar disso, a falta de profissionais no Cemetron ainda preocupa. Na clínica feminina, por exemplo, 12 pacientes eram atendidos por apenas dois técnicos de enfermagem.

Já no Hospital de Retaguarda, as falhas apontadas em fiscalizações anteriores começaram a ser corrigidas. Persistem, no entanto, problemas de falta de medicamentos e insuficiência de profissionais.

“É importante ter uma fiscalização, para estar acompanhando, porque o dia a dia passa e ninguém sabe o que acontece”, disse Manoel Setuba da Silva, acompanhante.

“É importante ter uma fiscalização, para estar acompanhando”, diz Manoel Setuba da Silva, acompanhante

PROBLEMAS ESTRUTURAIS NO HOSPITAL DE BASE

Na fiscalização ao Hospital de Base Ary Pinheiro, foram observadas deficiências na Clínica de Cardiologia e nas UTIs.

O Trabalho do Tribunal de Contas é destacado pelos profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes nas unidades de saúde

Camas novas já apresentavam defeitos, colchões afundados, falta de equipamentos de monitoramento e equipes de enfermagem abaixo do número necessário.

A enfermeira Flora Lemos: “Tribunal de Contas está de parabéns”

“A fiscalização é boa porque podemos expor nossas dificuldades e buscar melhorias. Estão de parabéns”, afirmou Flora Lemos de Farias Filha, enfermeira.

GESTÃO DEVE ADOTAR MEDIDAS IMEDIATAS

As fiscalizações reforçam a necessidade de ações urgentes por parte da gestão estadual, garantindo a segurança assistencial, o cumprimento de protocolos e a integridade da infraestrutura hospitalar.

“É o Tribunal de Contas fazendo a diferença na vida do cidadão”, destacou o secretário-geral de Controle Externo, Marcus Cézar Filho, que coordenou a ação.

Ainda nesta semana o TCE-RO se reunirá com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para apresentação dos resultados dos pontos levantados na fiscalização. Caso não sejam atendidas as determinações, o Tribunal de Contas representará a gestão estadual.


Equipe de fiscalização do TCE-RO em ação para melhoria do atendimento à população e das condições de trabalho para os profissionais de saúde

As fiscalizações do Tribunal vão continuar, sempre com rigor técnico e sensibilidade social, para induzir melhorias que assegurem mais dignidade no atendimento à população e melhores condições de trabalho para profissionais de saúde. 

Geral

Bolas confeccionadas no projeto Pintando a Liberdade são entregues pelo governo de RO durante “Natal de Luz”

Publicado

em

Em um gesto que une solidariedade, cidadania e reintegração social, o governo de Rondônia realizou, na segunda-feira (3), a entrega de 100 bolas confeccionadas por reeducandos do sistema prisional, durante a tradicional abertura do “Natal de Luz 2025”, realizada na área frontal do Palácio Rio Madeira (PRM), em Porto Velho.

Com a participação da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), que coordenou a confecção das bolas através do projeto Pintando a Liberdade, a ação tem como objetivo oferecer oportunidades de trabalho, capacitação e ressocialização a pessoas privadas de liberdade.

A entrega dos itens foi realizada por meio da Superintendência de Gestão dos Gastos Públicos Administrativos (Sugesp) às crianças durante a festividade, representando a esperança, a solidariedade e o espírito de confraternização que caracteriza o Natal.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, além do caráter social, a atividade reforça as políticas públicas voltadas à reinserção social. “Quando a administração pública promove ações como essa, une dois propósitos muito importantes: o de levar alegria às crianças e a ressocialização. É um gesto simbólico, mas carregado de significado social”, ressaltou.

CELEBRAÇÃO NATALINA

O “Natal de Luz” é um dos eventos mais tradicionais do calendário estadual estendendo-se durante todo o período natalino, reunindo servidores, familiares e a comunidade em geral para celebrar o espírito de Natal, com apresentações culturais, distribuição de presentes e ações solidárias.

De acordo com o secretário da Sejus, Marcus Rito, a iniciativa representa mais do que um simples ato de doação. “Cada bola confeccionada simboliza a reintegração social por meio do trabalho, além de contribuir de forma positiva com a sociedade. Essa é a essência do projeto Pintando a Liberdade: transformar o tempo de reclusão em oportunidade de recomeço e cidadania”, destacou.

Secom

Continue lendo

Geral

Campanha de vacinação contra a gripe começa em 10 de novembro em Rondônia

Publicado

em

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que a Campanha de Vacinação contra a Gripe terá início no próximo dia 10 de novembro, em todo o estado de Rondônia.

A ação segue a orientação do Ministério da Saúde e, nesta primeira fase, será voltada aos grupos prioritários.

Embora as doses já tenham sido entregues ao estado, o início da campanha foi adiado devido a ajustes na logística de distribuição e à necessidade de capacitar as equipes de saúde que atuarão na imunização, tanto na capital quanto nos demais municípios.

Durante esta semana, os profissionais da rede municipal participam de treinamentos técnicos e operacionais com o objetivo de garantir um processo seguro e eficiente de vacinação.

Segundo a coordenadora de Imunização da Semusa, o foco inicial é proteger as pessoas com maior risco de complicações causadas pelo vírus da gripe. “Estamos concluindo a organização da logística para que a campanha aconteça de forma segura e acessível. É importante que quem faz parte dos grupos prioritários procure as unidades de saúde a partir do dia 10 de novembro”, reforçou.

Grupos prioritários

De acordo com o Ministério da Saúde, podem se vacinar nesta etapa:

Idosos com 60 anos ou mais;
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
Gestantes e puérperas;
Profissionais de saúde;
Povos indígenas e quilombolas;
Pessoas em situação de rua;
Professores do ensino básico e superior;
Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;
Profissionais das Forças Armadas;
Pessoas com deficiência permanente;
Caminhoneiros;
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros (urbanos e de longo curso);
Trabalhadores portuários e dos Correios;
População privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adolescentes de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

Pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais, como:

Doenças respiratórias crônicas;
Doenças cardíacas crônicas;
Doenças renais crônicas;
Doenças neurológicas crônicas;
Diabetes;
Imunodeficiência congênita ou adquirida;
Imunossupressão por doenças ou uso de medicamentos;
Transplantados (órgãos sólidos ou medula óssea);
Portadores de trissomias (síndrome de Down, síndrome de Klinefelter, síndrome de Warkany, entre outras).

A vacinação contra a gripe é a forma mais eficaz de prevenir casos graves e reduzir internações causadas pela infecção do vírus influenza, uma doença respiratória aguda de alta transmissibilidade, capaz de causar epidemias sazonais e, em casos mais graves, levar ao óbito.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porto Velho estarão preparadas para iniciar a aplicação das doses conforme o cronograma oficial da campanha.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação ( Secom)

Continue lendo

Geral

XI Mostra Cultural reúne alunos dos CMACEs em um grande espetáculo de arte, música e dança em Porto Velho

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio dos Centros Municipais de Arte, Cultura e Educação (CMACEs) Laio, Som na Leste e Jorge Andrade, realiza nos dias 11, 12 e 13 de novembro, sempre a partir das 19h, a XI Mostra Cultural, no Teatro Palácio das Artes, localizado na avenida Presidente Dutra, 4183, bairro Olaria, em Porto Velho.

O evento é um dos mais tradicionais da rede municipal de ensino, reunindo alunos e professores em uma celebração que valoriza o talento, a criatividade e o aprendizado artístico desenvolvido ao longo do ano letivo. Nesta edição, o público poderá apreciar uma programação diversificada, com apresentações de dança, música e coral, envolvendo crianças, jovens e adultos.

Cada dia da Mostra é dedicado a um dos centros participantes:

11/11 – CMACE Laio
12/11 – CMACE Som na Leste
13/11 – CMACE Jorge Andrade

Entre as atrações estão as apresentações de Baby Ballet, com coreografias como “Festa no Safari”, “Leoas” e “Asa Branca”, sob orientação da professora Tailô Cristina. A dança também estará presente com performances do Ballet Juvenil e grupos de dança criativa e street dance, coordenados pelos professores Marcos Assunção, Elisângelo, Monika e Isaura.

Na área musical, o público poderá prestigiar o trabalho das bandas, corais e grupos de musicalização infantil e juvenil, com repertórios que vão do clássico “Hallelujah” (G. F. Handel) à energia de “It’s My Life” (Bon Jovi), além de sucessos nacionais como “Aquarela do Brasil”, “Pra Não Dizer que Não Falei das Flores” e “Voando pro Pará”.

Professores como Maestro Matusalém Costa, Alessandra, Dirceu Rodrigues, Álvaro Ramalho, Natan Nery, Raquel Cabral, Bernardo, Rodrigo e Rômulo coordenam as apresentações musicais, que destacam a diversidade de estilos e instrumentos, incluindo violão, guitarra, flauta, saxofone e canto coral.

Segundo o secretário da Semed, Leonardo Leocádio, a XI Mostra Cultural reafirma o compromisso da Semed e dos CMACEs com a educação integral, unindo arte e aprendizado em experiências que fortalecem a expressão, a sensibilidade e a convivência. “O evento é gratuito e aberto ao público, com apresentações que prometem encantar pela beleza e emoção das produções artísticas escolares”, destacou.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Continue lendo

Trending