Geral
Moraes proíbe Bolsonaro de dar entrevistas e ameaça com prisão em caso de descumprimento

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (21) novas restrições ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que agora está proibido de conceder entrevistas que possam ser transmitidas ou transcritas em redes sociais de terceiros.
De acordo com a decisão, caso a ordem seja descumprida, Bolsonaro poderá ter sua prisão decretada de forma imediata.
A medida se soma a outras determinações recentes impostas pelo ministro, como o uso obrigatório de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar entre 19h e 6h, proibição de acesso às redes sociais e restrições de contato com determinadas pessoas, incluindo seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), diplomatas e representantes de embaixadas.
As medidas foram solicitadas pela Polícia Federal e contam com parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Acusações
Bolsonaro é investigado por coação, obstrução de justiça e atentado à soberania nacional. As suspeitas se intensificaram após o ex-presidente norte-americano Donald Trump anunciar a imposição de uma tarifa de 50% contra o Brasil, alegando que a medida seria uma forma de proteger Bolsonaro. O próprio ex-presidente brasileiro confirmou a informação.
Na decisão, Moraes afirmou que as condutas de Bolsonaro indicam uma atuação dolosa e consciente, em conjunto com seu filho, para tentar submeter o funcionamento do Supremo Tribunal Federal à influência de um Estado estrangeiro, por meio de ações que classificou como hostis.
“A ousadia criminosa parece não ter limites, com diversas postagens em redes sociais e declarações à imprensa atentatórias à soberania nacional e à independência do Poder Judiciário”, afirmou o ministro.
Moraes ainda destacou que não há dúvidas quanto à materialidade e autoria dos crimes atribuídos a Bolsonaro, no contexto da investigação sobre tentativa de golpe de Estado. Segundo ele, o ex-presidente teria atuado de forma deliberada, por meio de declarações públicas e financiamento, para interferir na apuração de sua responsabilidade penal.
Geral
Nova diretoria da FEERO garante participação de representantes de RO no JEB’s Sub-18 de Futsal

O futsal feminino de RO será representado pela Escola Aluizio Pinheiro Ferreira, do município de Rolim de Moura.
O JEB’s é o maior e mais importante evento esportivo de cunho esportivo do país.
“O resultado destas campeãs já mostra o quanto temos potenciais representantes escolares para as competições nacionais. É claro que a Federação de Esporte Escolar está atuando para trazer mais competições e assim promover muitas experiências aos nossos alunos e filiados.” – Disse Evangelista Araújo, 1º vice presidente da FEERO.
O Campeonato Brasileiro de Futsal Sub-18 de 2025, é organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), terá suas etapas estaduais como seletivas para o campeonato nacional, que por sua vez, definirá os representantes brasileiros no Campeonato Mundial que acontecerá em Brasília-DF nos dias 11 a 19 de novembro de 2025.
O campeonato feminino será realizado em Aracaju, Sergipe, entre os dias 28 de julho e 4 de agosto conforme CBDE.

Geral
Anvisa proíbe comercialização de medicamentos e complemento alimentar

Os medicamentos Colágeno + Vitamina C; L-Treonato de Magnésio; Espinheira Santa e também o Xarope da Vovó Isabel ou apenas Xarope da Vovó foram retirados da comercialização pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Além desses produtos, a Agência proibiu também a venda do ingrediente alimentar Curcumyn Long e do lote L42158 do insumo farmacêutico “Dysport® (Toxina Botulínica A), 150 U”.
As resoluções de apreensão e recolhimento desses produtos são assinadas pelo gerente-geral de Inspeção e Fiscalização, Marcus Aurélio Miranda de Araújo, e publicadas no Diário Oficial da União, edição de sexta-feira, 18 de julho.
De acordo com a Resolução 2.703 da Anvisa, os medicamentos Xarope da Vovó Isabel e Xarope da Vovó são fabricados “por empresa desconhecida” e a comprovação da propaganda e comercialização do produto não possuem registro, notificação ou cadastro na Anvisa.
Já o fabricante do Colágeno + Vitamina C, L-Treonato de Magnésio e da Espinheira Santa – Grupo Nutra Nutri Ltda – “não possui autorização de funcionamento” da Anvisa. Os três produtos também não têm registro, notificação ou cadastro na agência.
No caso do lote L42158 do Dysport®, o problema é que a empresa fabricante Beaufour Ipsen Farmacêutica Ltda “não reconhece o lote como original, se tratando, portanto, de falsificação.”
Por fim, a Anvisa considerou que o suplemento alimentar Curcumyn Long “não atende às especificações referenciadas na legislação quanto à forma de obtenção”, conforme descreve Resolução 2.705.
Para mais esclarecimentos, acesse os canais de atendimento da Anvisa disponíveis no portal da Agência.
Geral
Câncer de intestino que vitimou Preta Gil é o 3º mais comum no país

Casos de câncer no intestino, como o que vitimou a cantora e empresária Preta Gil, geralmente só manifestam sintomas em estágio avançado, o que dificulta o tratamento e diminui as chances de cura. Por isso, pessoas com fatores de risco devem começar os exames de rastreamento antes dos 50 anos, que é a idade recomendada para a população em geral.
“Quando o paciente tem algum familiar com câncer diagnosticado, essa idade vai diminuindo cada vez mais, e sendo mais específico e individualizado para cada pessoa. O rastreio é feito com a análise da história de vida, com exame físico e os dois principais exames de triagem, são o exame de fezes, para ver se tem sangramento oculto, e a colonoscopia, que a gente vê dentro do intestino e procura nódulos, pólipos e câncer”, explica o cirurgião gastrointestinal Lucas Nacif, membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva.
Número
Os cânceres de cólon e reto, que atingem o intestino, são os terceiros mais frequentes do Brasil, com cerca de 45 mil novos registros por ano, de acordo com a estimativa do Instituto Nacional do Câncer para o triênio de 2023 a 2025. A incidência é maior na Região Sudeste – onde ele sobe para a segunda posição de novos casos – e entre as mulheres.
Nacif explica que o câncer geralmente se desenvolve a partir de lesões benignas, como pólipos, o que aumenta o alerta para pessoas com essa condição, e quadros como Doença de Crohn e outras inflamações intestinais crônicas. Além disso, o sedentarismo, a obesidade, o consumo regular de álcool, tabaco, superprocessados e a alimentação desequilibrada também são fatores de risco.
Infelizmente, de acordo com o especialista, ainda há um fator cultural que atrapalha o diagnóstico precoce: “As pessoas têm receio de procurar um médico para fazer essa triagem, porque o exame começa com a avaliação física, e o médico normalmente tem que fazer um toque retal. Mas, com uma pequena avaliação, o médico já pode ser muito específico nessa prevenção. E ele não está avaliando se é bonito, feio, grande, pequeno… ele está fazendo um exame técnico”, explica Lucas Nacif.
Alerta
O cirurgião gastrointestinal alerta, ainda, para os riscos de só procurar aconselhamento médico após o surgimento de sintomas.
“Os sinais de alerta normalmente são a alteração no trânsito intestinal, seja muita diarreia ou intestino preso, perda de peso, sangramento nas evacuações, alguma dor abdominal também pode ser presente. Mas essas situações geralmente acontecem quando o câncer já está maior, por isso é tão importante o rastreio”, finaliza.
Fonte: Agência Brasil
-
Polícia12 horas atrás
Jovem é morto a facadas após discussão em posto de combustível no interior de RO
-
Polícia7 horas atrás
Corpo é encontrado boiando no Rio Candeias
-
Polícia2 horas atrás
Jovem morre em acidente enquanto seguia para velório de amigo assassinado
-
Polícia4 horas atrás
Policial e suspeito são baleados em troca de tiros na capital
-
Polícia6 horas atrás
Corpo de homem é encontrado em balneário de Candeias do Jamari – VEJA VÍDEO
-
Polícia3 horas atrás
Sargento do BPTAR e suspeito ficam feridos após troca de tiros na zona sul da capital – VEJA O VÍDEO
-
Polícia9 horas atrás
Três pessoas são baleadas em ataques na zona leste de Porto Velho
-
Polícia8 horas atrás
Caminhoneiro é preso com quase meia tonelada de drogas na BR-364