Polícia
Seis feminicídios são registrados em uma hora na sexta-feira santa no RS
A sexta-feira santa foi marcada por uma série de ocorrências de feminicídios no Rio Grande do Sul. Foram registrados ao menos seis crimes dessa natureza no Estado. Em comum, todos os crimes têm como suspeitos os companheiros ou ex-companheiros das vítimas. Na maioria dos casos, as mulheres foram mortas dentro das próprias casas.
Os casos ocorreram nos municípios de Feliz, Parobé, São Gabriel, Bento Gonçalves, Viamão e Santa Cruz do Sul. Confira mais detalhes sobre os crimes.
Feliz: duplo homicídio em residência
Um duplo homicídio, ocorre por volta da 1h30min na cidade de Feliz, no Vale do Caí. O crime ocorreu no distrito de Arroio Feliz, no interior de uma moradia, às margens da ERS 452.
As vítimas foram identificadas como sendo Raíssa Müller, de 21 anos, e Éric Richard de Oliveira Turato, de 24 anos. O casal foi morto a facadas pelo ex-namorado de Raíssa, Vinicius Britz, de 27 anos, que não aceitava o fim do relacionamento.
De acordo com a Brigada Militar, o ataque ocorreu na cozinha da residência, onde os corpos foram encontrados. O autor do crime foi encontrado caído na piscina da casa, com um ferimento grave na cabeça causado por faca.
Parobé: grávida morta a facadas na rua
Uma mulher de 25 anos, grávida, foi assassinada a facadas nesta madrugada, em Parobé, no Vale do Paranhana. A vítima foi encontrada caída na via pública com diversos ferimentos provocados por arma branca.
Moradores acionaram o 190, relatando gritos e pedidos de socorro no local. Quando os policiais militares chegaram, a mulher já havia morrido. O principal suspeito do crime é o ex-companheiro da vítima, que fugiu após o ataque.
São Gabriel: mulher degolada em casa
Uma mulher de 47 anos foi morta com golpes de faca na região do pescoço pelo ex-companheiro dentro de casa, no Centro de São Gabriel. O fato ocorreu por volta das 12h desta sexta-feira. A vítima foi encontrada morta dentro da residência, próxima à Unidade Básica de Saúde Brandão Júnior.
O suspeito do crime é um ex-companheiro da vítima, que tem 54 anos. Ele foi localizado na casa de familiares na vila Tiaraju. Com ele, a Brigada Militar encontrou ainda a arma utilizada no feminicídio.
Bento Gonçalves: mulher morta a facadas
Por volta das 15h35, uma mulher de 54 anos foi morta a facadas em Bento Gonçalves, na Serra. Os golpes foram desferidos na região do pescoço. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou a ser acionada para atender a ocorrência, mas a vítima não resistiu aos ferimentos.
A Brigada Militar compareceu ao local e realizou a prisão do suspeito, de 64 anos. Na casa, também foi localizada a faca utilizada no crime.
Viamão: morta a tiros dentro de casa
Uma mulher de 50 anos foi morta a tiros dentro de casa no bairro Santa Isabel, em Viamão. O principal suspeito é o ex-companheiro da vítima. A polícia acredita que o crime tenha sido motivado pelo término da relação. O autor do crime teria fugido do local após o feminicídio, deixando no local a arma utilizada.
Santa Cruz do Sul: assassinada a golpes de facão
Uma mulher foi morta, no bairro Bom Jesus, em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. O crime ocorreu na tarde desta sexta-feira. A vítima teria sido morta com golpes de facão.
O ex-companheiro foi preso ainda no local do crime. Ele estava ferido e foi encaminhado para atendimento no Hospital Santa Cruz.
Fonte: Correio do Povo
Polícia
Médico rondoniense morre em acidente de trânsito em Minas Gerais
O médico rondoniense Abzair Zigue Eugênio, de 28 anos, morreu no último sábado (13) após se envolver em um acidente de trânsito em Minas Gerais. Natural de Cerejeiras, ele atuava no município de Chapada do Norte por meio do programa Mais Médicos.
De acordo com informações divulgadas por familiares, Abzair conduzia um veículo pela rodovia que liga os municípios de Minas Novas e Chapada do Norte quando perdeu o controle da direção e saiu da pista, colidindo contra um barranco em uma curva. As circunstâncias do acidente ainda estão sendo apuradas pelas autoridades.
A morte do jovem causou grande comoção entre familiares, amigos, colegas de profissão e moradores da região onde ele prestava atendimento médico. Dias antes do acidente, Abzair havia recebido a notícia da aprovação na primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida), uma importante conquista em sua trajetória profissional.
Filho do ex-vereador Ifraim Zigue, Abzair deixou Rondônia aos 18 anos para cursar Medicina no Paraguai. Após concluir a graduação, ingressou no programa Mais Médicos e passou a trabalhar em Minas Gerais, onde exercia a profissão havia cerca de três anos.
Em nota de pesar, a Prefeitura de Chapada do Norte destacou a dedicação e o comprometimento do profissional com a saúde da população, ressaltando o legado deixado por seu trabalho junto à comunidade.
O corpo de Abzair foi trasladado para Rondônia e sepultado na segunda-feira (15), em Cerejeiras, município onde nasceu e construiu parte de sua história.
Polícia
Vítima de ataque a tiros não resiste aos ferimentos e morre em hospital
A jovem Letícia da Silva Fernandes, de 19 anos, morreu na madrugada desta segunda-feira (15) após permanecer internada por mais de duas semanas em decorrência de ferimentos provocados por disparos de arma de fogo. Ela estava hospitalizada desde que foi vítima de um ataque criminoso ocorrido em uma residência no Setor 17, em Vilhena.
Na ocasião, dois homens armados invadiram o imóvel e abriram fogo contra as pessoas que estavam no local. Letícia foi atingida por tiros na cabeça e no joelho, sofrendo ferimentos graves. Ela chegou a ser socorrida e encaminhada para atendimento médico, mas não resistiu às lesões.
Outras duas pessoas também ficaram feridas durante a ação. Um homem de 62 anos, sogro da jovem, segue internado sob cuidados médicos. Já outro familiar baleado recebeu alta após passar por tratamento. O marido de Letícia estava na casa no momento do atentado, porém saiu ileso.
Conforme relatos de pessoas próximas, a vítima havia deixado a cidade de Jaru e se mudado para Vilhena há pouco tempo. Ela deixa um filho de apenas 2 anos.
Até o momento, a autoria e a motivação do crime permanecem desconhecidas. A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Homicídios, continua investigando o caso para identificar os envolvidos e esclarecer as circunstâncias do atentado.
O sepultamento da jovem está previsto para ocorrer nesta terça-feira (16), no município de Vilhena.
Fonte: Notícias Urgentes com informações do Rondônia Direto
Polícia
Polícia Civil deflagra operação contra armazenamento de pornografia infantil
Nesta terça-feira (16), a Polícia Civil de Rondônia, por meio da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), vinculada ao Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (DECCO), deflagrou, a Operação Ciber Querubins-I, voltada à repressão de crimes relacionados à posse e ao armazenamento de registros contendo cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente.
As investigações conduzidas pela unidade especializada, com apoio doLaboratório de Tecnologia contra Crimes Cibernéticos (Ciberlab), possibilitaram a identificação e localização de três pessoas investigadas pela prática do delito. No decorrer da operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nos municípios de Porto Velho e Ji-Paraná, com o objetivo de coletar elementos probatórios que subsidiem o aprofundamento das apurações.
O nome da operação faz referência ao ambiente digital em que os crimes foram identificados e investigados, bem como à proteção de crianças e adolescentes, simbolicamente representados pela expressão “querubins”, associada à inocência e à vulnerabilidade infantojuvenil.
A conduta investigada consiste na posse ou armazenamento de material contendo cenas de abuso sexual infantojuvenil, crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com pena de reclusão e multa.
A Operação passa a integrar uma linha permanente de atuação da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos, com ações contínuas voltadas à identificação, responsabilização e repressão de autores de crimes praticados contra crianças e adolescentes no ambiente virtual.
A Polícia Civil de Rondônia reafirma seu compromisso com a proteção integral de crianças e adolescentes, o enfrentamento qualificado aos crimes cibernéticos e a responsabilização daqueles que utilizam meios digitais para praticar condutas ilícitas.
Fonte: Polícia Civil
