Geral
Homem é condenado a 60 anos por matar enteado e tentar assassinar esposa em ataque de ciúmes

Em um caso que chocou a sociedade de Pimenta Bueno, o Ministério Público de Rondônia (MPRO) obteve, no Tribunal do Júri, a condenação de um réu pelo homicídio de seu enteado, tentativa de feminicídio de sua companheira à época dos fatos, e tentativa de homicídio contra outras três pessoas. Pelos crimes, praticados em contexto de violência doméstica, o homem foi sentenciado a 60 anos de reclusão, pena a ser cumprida em regime inicialmente fechado.
O julgamento foi realizado na última quarta-feira (2/4), naquela comarca, e teve a atuação das Promotoras de Justiça Luciana Maria Rocha Ponte Damasceno e Rafaela Afonso Barreto, que argumentaram as qualificadoras dos crimes: motivo torpe (ciúmes ); recurso que impossibilitou a defesa das vítimas e emprego de arma de fogo de uso restrito.
De acordo com a denúncia do Ministério Público, o réu exercia uma conduta violenta em relação à esposa e aos filhos dela – um jovem de 19 anos e uma adolescente de 14 anos, enteados do denunciado.
Em 24 de março de 2024, a mulher era socorrida pelo filho mais velho, após ter passado mal, quando foi surpreendida pelo réu, que, em estado de embriaguez, ao adentrar a residência, movido por ciúmes, atirou contra o enteado, na nuca. A vítima veio a óbito no local.
Conforme o MP, a mulher entrou em luta corporal com o denunciado, tendo, em certo momento, conseguido se desvencilhar e corrido para a casa de vizinhos, juntamente com a filha menor, ainda sob perseguição do réu.

A vítima e a vizinha, dona da casa, contiveram a porta da residência, impedindo que o agressor invadisse o local, mas foram atingidas por tiros, os quais só cessaram com a chegada da Polícia Militar.
Acatando os argumentos do Ministério Público, o conselho de sentença condenou o homem pelos crimes de homicídio; tentativa de feminicídio (duas vezes) e tentativa de homicídio (duas vezes) a 60 anos de reclusão, em regime inicial fechado.
Fonte:Gerência de Comunicação Integrada (GCI)
Geral
Cheia do rio Madeira afeta mais de 8 mil pessoas em Porto Velho

O rio Madeira alcançou 16,67 metros na medição desta sexta-feira (4), segundo monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (SGB). De acordo com a Defesa Civil Municipal de Porto Velho, 29 comunidades são diretamente afetadas, onde vivem 8.984 pessoas.
Na comunidade de Calama, uma das regiões mais afetadas, casas já foram completamente tomadas pela água. O mesmo ocorre no canal Santa Bárbara e no distrito de Fortaleza do Abunã. Para não ficarem isolados, os moradores fizeram uma estrada de acesso por dentro da mata.
Equipes da Prefeitura de Porto Velho realizam visitas nas comunidades e disponibilizam suprimentos às famílias, como cestas básicas, água potável, kits de higiene pessoas e hipoclorito de sódio.
De acordo com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o risco de catástrofe ambiental é considerado moderado. Já a previsão é de mais chuvas para a região até meados de abril. Além das comunidades diretamente afetadas, outras 36 comunidades com cerca de 32 mil pessoas estão em sinal de alerta. A Defesa Civil espera deslocar os moradores mais afetados para a zona urbana de Porto Velho, onde elas podem receber assistência.
Geral
Chuvas intercaladas irão marcar o final de semana em Rondônia

Entre sexta-feira (4) e o final de semana, as chuvas apresentarão padrão oscilatório, com maior volume em algumas regiões e menor em outras. Neste final de semana, as projeções apresentadas por estudos do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), da Divisão de Satélites e Sensores Meteorológicos (DISSM) e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) indicam os maiores níveis de chuva no norte do Nordeste.

Nesses dias, a variação de precipitação diminuirá, ficando entre 60% e 90%, apenas nas áreas indicadas. Nessas 48 horas, as chuvas afetarão Rondônia, provocando tempestades em três momentos. A de maior intensidade (grau 2) é prevista apenas para uma área mais ao norte, incluindo o município de Porto Velho.
Isso significa uma trégua para as chuvas que têm castigado, principalmente, os distritos da região do Baixo Madeira. O que se nota, pelo menos para as próximas horas, é uma redução das chuvas na região de Rondônia. Esse cenário deve persistir até o início da próxima semana.
Geral
Rio Madeira atinge 16,73 metros, a maior marca de 2025 em Porto Velho

Nesta sexta-feira (4), o rio Madeira atingiu o seu maior nível registrado desde que atingiu a cota de alerta em Porto Velho neste ano, chegando à marca de 16,73 metros, mostrando uma elevação de 10 centímetros nas últimas 24 horas.
Segundo a Prefeitura, as constantes chuvas que insistem em cair durante toda a semana na capital rondoniense, além da elevação das águas na bacia do vizinho país da Bolívia, vem influenciando diretamente nessa elevação do rio Madeira.
Porém, a projeção é de que o rio comece a reduzir em seu nível ainda neste mês de abril, mas antes disso, ainda deve apresentar mais uma evolução em seu nível, fator que já mobiliza a Sala de Situação da Defesa Civil Municipal para atuar na contenção dos impactos causados pela cheia.
Até o momento, 8.984 pessoas já foram atingidas pela cheia deste ano em Porto Velho. Entre as famílias, já são 2.702 impactadas. Os dados são apontados pela Defesa Civil Municipal, Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).
-
Geral23 horas atrás
Navio da Marinha sai de Manaus para garantir assistência hospitalar a comunidades ribeirinhas do Rio Madeira
-
Geral58 minutos atrás
Rio Madeira atinge 16,73 metros, a maior marca de 2025 em Porto Velho
-
Geral24 horas atrás
MPF entra com Ação Civil Pública para que a JBS pare de autorizar caminhões com excesso de peso nas BRs em Rondônia
-
Polícia48 minutos atrás
Ônibus com estudantes cai em ribanceira e deixa sete mortos
-
Polícia23 horas atrás
PF expulsa invasores de área na Terra Indígena Igarapé Lage, que estava sendo dividida por criminosos
-
Polícia24 horas atrás
Delegacia de Furtos e Roubos recupera rolo compactador roubado em Porto Velho
-
Geral42 minutos atrás
Cheia do rio Madeira afeta mais de 8 mil pessoas em Porto Velho
-
Polícia10 horas atrás
Grave colisão entre caminhão e van deixa seis mortos e 11 feridos