Polícia
Homem é preso após ameaçar esposa grávida; quase 400 munições são encontradas na residência
Na tarde do último domingo, 30, a Polícia Militar apreendeu centenas de munições de diversos calibres durante o atendimento a uma ocorrência de violência doméstica no bairro Liberdade, em Ouro Preto do Oeste. A ação, que teve início com uma denúncia feita à central de operações, terminou com a condução do suspeito à unidade integrada de segurança pública.
Segundo o registro policial, ao chegar ao local da denúncia, os policiais encontraram o portão da residência aberto e notaram sinais visíveis de uma possível briga, incluindo uma porta de vidro quebrada e estilhaços espalhados pela área. Ao se aproximarem da casa, um homem veio dos fundos da residência e admitiu estar discutindo com a companheira.
A guarnição solicitou que o homem chamasse a mulher para averiguar sua integridade. Inicialmente relutante, ele afirmou que ela não queria conversar. Diante da demora e com o intuito de garantir a segurança da suposta vítima, os policiais adentraram o portão. Logo em seguida, a mulher se apresentou, visivelmente abalada e com os olhos vermelhos de chorar. Ela confirmou que houve uma discussão motivada pelo consumo de álcool por parte do companheiro, que faz uso de medicamentos controlados, mas negou ter sofrido agressões físicas.
Durante o atendimento, o homem passou a desacatar os militares, afirmando que possuía armas de fogo e proferindo ameaças graves. Em tom exaltado, ele declarou: “Se entrar aqui, mato vocês” e “Mesmo se for preso, quando sair mato todos”. Diante da situação, foi necessário o uso de equipamentos de menor potencial ofensivo e da força física moderada para conter o agressor.
vítima, que está grávida de cinco meses, confirmou à guarnição que o companheiro possuía armas de fogo. Diante das ameaças e da informação repassada, os policiais, com autorização da mulher, entraram na residência e localizaram um total de 399 munições de calibres diversos, como .380, .38, .40, 9 mm, .44, 12 e .357, além de diversos apetrechos para recarga de munições. Nenhuma arma de fogo foi encontrada.
O conduzido afirmou ser colecionador, atirador e caçador (CAC), mas não apresentou qualquer documentação legal que comprovasse tal condição ou autorizasse a posse das munições encontradas. Todo o material foi apreendido e encaminhado à Unidade Integrada de Segurança Pública (UNISP) para as providências legais.
Durante a elaboração da ocorrência, foi verificado que o suspeito é reincidente em casos de violência doméstica, envolvendo um relacionamento anterior.
Fonte: PMRO
Polícia
Médico rondoniense morre em acidente de trânsito em Minas Gerais
O médico rondoniense Abzair Zigue Eugênio, de 28 anos, morreu no último sábado (13) após se envolver em um acidente de trânsito em Minas Gerais. Natural de Cerejeiras, ele atuava no município de Chapada do Norte por meio do programa Mais Médicos.
De acordo com informações divulgadas por familiares, Abzair conduzia um veículo pela rodovia que liga os municípios de Minas Novas e Chapada do Norte quando perdeu o controle da direção e saiu da pista, colidindo contra um barranco em uma curva. As circunstâncias do acidente ainda estão sendo apuradas pelas autoridades.
A morte do jovem causou grande comoção entre familiares, amigos, colegas de profissão e moradores da região onde ele prestava atendimento médico. Dias antes do acidente, Abzair havia recebido a notícia da aprovação na primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida), uma importante conquista em sua trajetória profissional.
Filho do ex-vereador Ifraim Zigue, Abzair deixou Rondônia aos 18 anos para cursar Medicina no Paraguai. Após concluir a graduação, ingressou no programa Mais Médicos e passou a trabalhar em Minas Gerais, onde exercia a profissão havia cerca de três anos.
Em nota de pesar, a Prefeitura de Chapada do Norte destacou a dedicação e o comprometimento do profissional com a saúde da população, ressaltando o legado deixado por seu trabalho junto à comunidade.
O corpo de Abzair foi trasladado para Rondônia e sepultado na segunda-feira (15), em Cerejeiras, município onde nasceu e construiu parte de sua história.
Polícia
Vítima de ataque a tiros não resiste aos ferimentos e morre em hospital
A jovem Letícia da Silva Fernandes, de 19 anos, morreu na madrugada desta segunda-feira (15) após permanecer internada por mais de duas semanas em decorrência de ferimentos provocados por disparos de arma de fogo. Ela estava hospitalizada desde que foi vítima de um ataque criminoso ocorrido em uma residência no Setor 17, em Vilhena.
Na ocasião, dois homens armados invadiram o imóvel e abriram fogo contra as pessoas que estavam no local. Letícia foi atingida por tiros na cabeça e no joelho, sofrendo ferimentos graves. Ela chegou a ser socorrida e encaminhada para atendimento médico, mas não resistiu às lesões.
Outras duas pessoas também ficaram feridas durante a ação. Um homem de 62 anos, sogro da jovem, segue internado sob cuidados médicos. Já outro familiar baleado recebeu alta após passar por tratamento. O marido de Letícia estava na casa no momento do atentado, porém saiu ileso.
Conforme relatos de pessoas próximas, a vítima havia deixado a cidade de Jaru e se mudado para Vilhena há pouco tempo. Ela deixa um filho de apenas 2 anos.
Até o momento, a autoria e a motivação do crime permanecem desconhecidas. A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Homicídios, continua investigando o caso para identificar os envolvidos e esclarecer as circunstâncias do atentado.
O sepultamento da jovem está previsto para ocorrer nesta terça-feira (16), no município de Vilhena.
Fonte: Notícias Urgentes com informações do Rondônia Direto
Polícia
Polícia Civil deflagra operação contra armazenamento de pornografia infantil
Nesta terça-feira (16), a Polícia Civil de Rondônia, por meio da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), vinculada ao Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (DECCO), deflagrou, a Operação Ciber Querubins-I, voltada à repressão de crimes relacionados à posse e ao armazenamento de registros contendo cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente.
As investigações conduzidas pela unidade especializada, com apoio doLaboratório de Tecnologia contra Crimes Cibernéticos (Ciberlab), possibilitaram a identificação e localização de três pessoas investigadas pela prática do delito. No decorrer da operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nos municípios de Porto Velho e Ji-Paraná, com o objetivo de coletar elementos probatórios que subsidiem o aprofundamento das apurações.
O nome da operação faz referência ao ambiente digital em que os crimes foram identificados e investigados, bem como à proteção de crianças e adolescentes, simbolicamente representados pela expressão “querubins”, associada à inocência e à vulnerabilidade infantojuvenil.
A conduta investigada consiste na posse ou armazenamento de material contendo cenas de abuso sexual infantojuvenil, crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com pena de reclusão e multa.
A Operação passa a integrar uma linha permanente de atuação da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos, com ações contínuas voltadas à identificação, responsabilização e repressão de autores de crimes praticados contra crianças e adolescentes no ambiente virtual.
A Polícia Civil de Rondônia reafirma seu compromisso com a proteção integral de crianças e adolescentes, o enfrentamento qualificado aos crimes cibernéticos e a responsabilização daqueles que utilizam meios digitais para praticar condutas ilícitas.
Fonte: Polícia Civil
