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Energisa oferece opções facilitadas para renegociação de débitos

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A Energisa disponibiliza diversas alternativas para que seus clientes regularizem pendências financeiras de forma simplificada e acessível. Entre as opções, os consumidores podem parcelar faturas vencidas no cartão de crédito ou incluir os valores nas próximas faturas, garantindo mais flexibilidade no pagamento.

A renegociação pode ser feita de maneira totalmente digital, por meio do aplicativo ou da Agência Digital da Energisa. Para utilizar o cartão de crédito, é necessário que o cliente seja o titular ou responsável pela conta, com a possibilidade de parcelamento em até 12 vezes. Já a opção de inclusão dos valores nas próximas faturas está disponível exclusivamente para o titular da conta, com condições que variam conforme o perfil do consumidor.

O coordenador comercial da Energisa, Alan Gomes, destaca que a iniciativa visa oferecer mais praticidade aos clientes. “Nosso objetivo é facilitar o acesso dos clientes à negociação de débitos, disponibilizando condições flexíveis e ágeis. Com a possibilidade de parcelamento no cartão de crédito ou inclusão nas próximas faturas, buscamos oferecer alternativas que atendam à realidade de cada consumidor. Além disso, todo o processo pode ser realizado online, garantindo comodidade e segurança”, afirma.

A empresa orienta os consumidores a acessarem o aplicativo ou a Agência Digital da Energisa para conferir as condições disponíveis e regularizar eventuais pendências. Os clientes também podem entrar em contato pelos canais de atendimento para mais informações sobre as negociações disponíveis. Os canais digitais da Energisa incluem o site oficial, o aplicativo Energisa On, o WhatsApp Gisa pelo telefone (69) 99358-9673 e o Call Center no número 0800 647 0120.

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Banco Central registra o primeiro incidente com chaves Pix neste ano

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Um total de 25.349 chaves Pix de clientes da fintech QI SCD tiveram dados expostos, informou nesta segunda-feira (17) o Banco Central (BC). Esse foi o 18º incidente com dados do Pix desde o lançamento do sistema instantâneo de pagamentos, em novembro de 2020, e o primeiro neste ano.

Segundo o BC, o vazamento ocorreu de 23 de fevereiro a 6 de março e abrangeu as seguintes informações: 

  • Nome do usuário
  • CPF com máscara (CPF parcialmente coberto com asteriscos) 
  • Instituição de relacionamento
  • Aagência
  • Número e tipo da conta

O incidente, apontou o BC, ocorreu por causa de falhas pontuais em sistemas da instituição de pagamento. O vazamento ocorreu em dados cadastrais, que não afetam a movimentação de dinheiro. Dados protegidos pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos, não foram expostos.

Embora o caso não precisasse ser comunicado por causa do baixo impacto potencial para os clientes, a autarquia esclareceu que decidiu divulgar o incidente em nome do “compromisso com a transparência”.

Todas as pessoas que tiveram informações expostas ou vazadas serão avisadas por meio do aplicativo ou do internet banking da instituição. O Banco Central ressaltou que esses serão os únicos meios de aviso para a exposição das chaves Pix e pediu para os clientes desconsiderarem comunicações como chamadas telefônicas, SMS e avisos por aplicativos de mensagens e por e-mail.

Exposição de dados

A exposição de dados não significa necessariamente que todas as informações tenham vazado, mas que ficaram visíveis para terceiros durante algum tempo e podem ter sido capturadas. O vazamento indica que alguém chegou a consultar os dados. 

O BC informou que o caso será investigado e que sanções poderão ser aplicadas. A legislação prevê multa, suspensão ou até exclusão do sistema do Pix, dependendo da gravidade do caso.

Em todos os 18 incidentes com chaves Pix registrados até agora, foram expostas informações cadastrais, sem a exposição de senhas e de saldos bancários. Por determinação da Lei Geral de Proteção de Dados, a autoridade monetária mantém uma página em que os cidadãos podem acompanhar incidentes relacionados com a chave Pix ou demais dados pessoais em poder do BC.

Falha pontual

Em nota, a QI SDC informou que os dados foram expostos por uma “falha pontual, que foi imediatamente corrigida”. A fintech reiterou que, com base nas informações, não é possível ter acesso a contas ou a informações sensíveis.

“As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras. “Além disso, não permitem a realização de pagamentos ou transferências, nem o acesso a contas ou a outras informações de natureza bancária”, destacou o comunicado.

Fonte: Agência Brasil

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Casal é flagrado em ato sexual dentro de carro em estacionamento de shopping

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Na noite do último sábado, um casal foi flagrado mantendo relações sexuais dentro de um veículo estacionado no Balneário Shopping, localizado no bairro dos Estados, em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina. O episódio ocorreu por volta das 20h, horário de grande movimento no estabelecimento, e foi registrado em imagens por uma testemunha.

Segundo informações do Diarinho, a mulher que registrou a cena estava acompanhada do pai, de 85 anos, quando se deparou com a situação inusitada e ficou surpresa. O casal estava em uma das vagas localizadas na parte de trás do shopping.

As imagens mostram claramente o casal dentro do carro, e seguranças do estabelecimento foram alertados sobre a ocorrência. No entanto, não há informações sobre uma eventual abordagem ou medidas tomadas pela equipe de segurança do shopping.

A administração do Balneário Shopping foi procurada para comentar o ocorrido, mas até o momento não se manifestou.

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Semáforos são instalados no cruzamento da avenida Jatuarana com rua Açaí para reduzir acidentes

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A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), está implementando nova intervenção no cruzamento da avenida Jatuarana com a rua Açaí, na zona Sul da cidade. Desde a última segunda-feira (17), novos semáforos entraram em funcionamento no local.

De acordo com a Semtran, o objetivo é reduzir acidentes e melhorar a segurança de motoristas e pedestres na região. Segundo o secretário da Semtran, Iremar Torres de Lima, a medida foi adotada após estudos e diagnósticos do alto número de acidentes registrados no cruzamento.

“Essa é uma determinação do prefeito Léo Moraes, reorganizarmos o trânsito na nossa capital. Essa mudança no cruzamento foi feita após estudos técnicos, em que identificamos a necessidade de uma sinalização eficiente para organizar o trânsito e, principalmente, garantir mais segurança”, disse o secretário.

Outro ponto em destaque é que a conversão à esquerda foi proibida, e a recomendação da secretaria é que o condutor faça o “looping de quadra” (contorno na quadra à direita), para cruzar a via ou transitar na mesma, no sentido contrário, com maior conforto e segurança para veículos e pedestres.

Além dos novos semáforos, a conversão à esquerda foi proibida

A equipe implantou os semáforos de três tempos na avenida Jatuarana, para ficar sincronizado com a rua Açaí para melhorar a fluidez. Vale destacar que a avenida Jatuarana tem um movimento altíssimo de veículos. Equipes da Semtran continuam no local, orientando os motoristas e pedestres.

Também será realizada a implantação de sinalização, como a pintura da faixa de pedestres. Os equipamentos semafóricos atendem solicitações dos comerciantes e moradores, que enfrentavam dificuldades para transitar pela região por conta da grande movimentação, em especial nos horários de pico. Ainda segundo a pasta, outros cruzamentos da cidade também receberão os equipamentos semafóricos pelos próximos meses.

“A gente tem vários pontos em análise e muitos deles concluímos os estudos, sendo o principal motivo da necessidade o registro de acidentes. Além disso, também vamos remover semáforos onde a volumetria caiu drasticamente e não há necessidade de ter os equipamentos naqueles pontos”, finaliza o secretário.

Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

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